Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

** CAMPANHA ANTI-TABAGISMO **

QUEM FUMA DANÇA

Da Natureza cósmica,
a beleza da Vida.
Da orquestra que toca
a incerteza vivida.
Do vício que sufoca
o fumo escraviza.
Do palco, aplaudida
a dança do tango:
"Fumar é um prazer,
sensual, divinal..."
O casal dança e fuma.
Aplauso sensacional...
Fumar é morrer,
aos poucos, sem saber!
Faz sofrer ao perceber
que não há tempo a perder...
O exemplo é imortal,
na fumaça que dança.
O pulmão que é mortal,
oxigênio não alcança,
com sobrevida irreal,
perde a fé e a esperança.
Ao casal que fuma e dança,
no leito, a dor é real.
Já não existe Aliança,
porque o vício é fatal.
Autora
Sílvia Araújo Motta

11 minutos de vida

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

 O uso do cigarro é um vício que não traz benefício algum para as pessoas, sejam elas fumantes ou não. Por essa razão, foi instituído este dia por meio da lei no 7.488, de 11/6/1986, assinada pelo presidente José Sarney. 

O consumo de cigarros é a mais devastadora causa de doenças e mortes prematuras da história da humanidade, pois provoca, a cada ano, a morte de quatro milhões de pessoas no mundo, ou seja, uma a cada oito segundos. Por hora, dez pessoas morrem no Brasil em razão de doenças relacionadas ao cigarro, fato que constitui um quadro com conseqüências graves para a saúde da população, bem como para a economia e o meio ambiente.

Os malefícios do tabaco são provenientes, em grande parte, das minúsculas partículas de alcatrão nele existentes. O cigarro contém substâncias cancerígenas. Além disso, a fumaça do cigarro é composta de 2% a 6% de monóxido de carbono, gás tóxico que dificulta o transporte e a utilização do oxigênio, e altera o funcionamento dos microscópicos cílios do sistema respiratório. Essa fumaça também contém ciliotoxinas, que produzem irritação nos olhos, no nariz e na garganta e ocasionam alergia respiratória em fumantes e não-fumantes.

O tabagismo também é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, causador de milhares de mortes por ano no país. No pulmão, além de câncer, o uso do cigarro promove outras doenças graves, como o enfisema. O cigarro está também relacionado com a causa de tumores malignos em vários órgãos como: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga. Os fumantes correm quase o dobro do risco dos não-fumantes de sofrer um infarto do miocárdio ou morte por doenças coronarianas (derrame).

O fumante passivo não fuma, porém respira a fumaça emitida pelos fumantes. As crianças são as maiores vítimas do fumo passivo. Os filhos de mães que fumaram durante a gravidez tendem a nascer com peso e altura inferiores aos filhos de mães não-fumantes. A criança que convive com fumantes está mais sujeita a se tornar um fumante e a fumar mais precocemente.

Os prejuízos causados ao meio ambiente estão diretamente relacionados ao cultivo do tabaco. O desmatamento em larga escala, para obtenção da lenha usada nas estufas em que é feita a cura (secagem) das folhas do tabaco, contribui para a ocorrência de erosões e destruição do solo. Este se empobrece, ao se tornar exposto às chuvas fortes e à insolação, fato que contribui para a perda de matéria orgânica.

Nesse processo, queimam-se muitas árvores, na proporção de uma árvore para cada trezentos cigarros produzidos. Além disso, as árvores também são sacrificadas para a fabricação do papel utilizado na manufatura do cigarro. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não serão refeitas as condições naturais necessárias à flora e à fauna da mata virgem.

A par disso, há os incêndios provocados por cigarros, que constituem um importante agravo ao meio ambiente: pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são relacionados a pontas de cigarros, que não foram apagadas.
A lei no 10.167, de 28/12/2000, alterada pela lei no 10.702, de 14/7/2003, restringe a propaganda do cigarro à parte interna dos locais de venda do produto, ficando proibidos os anúncios em quaisquer meios de comunicação, em outdoors, em placas e em cartazes luminosos. Essa lei disciplina também o uso de produtos derivados do tabaco.

Além disso, eleva o valor das multas a serem aplicadas em caso de descumprimento e determina aos órgãos competentes que exerçam a fiscalização do cumprimento da lei no 9.294, de 15/7/1996, que trata de produtos fumígeros.

A diminuição do tabagismo está relacionada não só com a diminuição do número e da gravidade de doenças cardiovasculares e pulmonares, do câncer, e das hospitalizações, como também com o menor número de recém-nascidos de baixo peso e com a menor incidência de distúrbios físicos, cognitivos e emocionais que afetam os filhos de mães que fumaram durante a gestação. Ou seja, para o governo, é melhor e mais barato gastar com o combate ao fumo do que cuidar dos problemas decorrentes dele, visto que haverá mais recursos para investir em outras áreas da saúde.

Grande parte dos fumantes (80%) deseja parar de fumar, mas não consegue. Esses fumantes usam a droga em quantidades maiores do que desejariam e mantém o seu uso, apesar de conhecerem os danos físicos e psicológicos que advêm dela. Embora a maioria dos fumantes já tenha enfrentado algum problema físico em função do cigarro, livrar-se deste hábito é uma das tarefas mais difíceis que um ser humano pode enfrentar, o que demonstra que as manifestações da dependência da nicotina são muito semelhantes às de outras drogas pesadas, embora seu uso não produza manifestações psíquicas. Ainda que fumar não torne a pessoa mais agressiva nem eufórica, o seu padrão de consumo é típico de uma droga que produz dependência.

Fonte:  www.paulinas.org.br/ 




    

28 de agosto - Dia Nacional do Voluntariado



Qualquer homem ou mulher pode ser voluntário (a). Todos podem participar e contribuir: o que cada pessoa faz bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
O trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal, mas uma relação humana, enriquecedora e solidária.

O voluntário é uma pessoa criativa e decidida. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz. A contribuição do voluntário, porém, deve se ajustar às necessidades e procedimentos da entidade que o recebe.

As formas de ação voluntária são variadas. Durante muito tempo, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. Hoje em dia, surgiram novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência etc. Cada necessidade é uma oportunidade de ação voluntária.

Cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. No entanto, cada compromisso assumido tem de ser cumprido. Ademais, o voluntariado não compete com o trabalho remunerado, nem com a ação do Estado. Sua função não é tapar buracos nem, apenas, compensar carências. Ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania.

Voluntários de curto prazo são utilizados por muitas organizações para maximizar a participação de pessoas dentro de uma profissão. Dessa maneira, as comunidades se beneficiam das habilidades e do conhecimento de grande variedade de profissionais que, por sua vez, se beneficiam da oportunidade de experimentar a vida nessas comunidades. Na verdade, ser voluntário significa estar consciente de tais diferenças socioculturais e ser capaz de trabalhar, eficientemente, em uma atmosfera com valores e expectativas divergentes dos seus próprios.

O voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com atividade maçante, monótona, triste, motivada por sentimento de culpa, visto ser uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante.

Cada voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha, em troca, contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras situações, de aprender coisas novas e de ter a satisfação de se sentir útil.
Fonte:www.paulinas.org.br/

DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

26 de agosto - Dia Internacional da Igualdade Feminina



O Brasil nunca teve uma lei específica que assegurasse à mulher as garantias contra os abusos cometidos em função de sua condição feminina. As diversas Constituições brasileiras revelam o crescimento pelo respeito às mulheres, na medida em que estas foram se fazendo presentes, de forma cada vez mais marcante na sociedade, até atingir o nível atual de igualdade de direitos e deveres legais entre homens e mulheres.

Desde a Independência, em 1822, o país consolidou sete Constituições, entre 1824 e 1988. A primeira, de 1824, é omissa quanto à mulher. Nela prevalecia a vontade masculina; os direitos sociais estavam voltados, exclusivamente, para o homem. A mulher não tinha direito ao voto, muito menos a se candidatar a um cargo público ou a um mandato eletivo, por exemplo. Não possuía direito trabalhista específico, nem proteção a sua condição feminina. Entretanto, com a Constituição Federal de 1988, consolidou-se a igualdade entre os sexos, a proibição de distinções de qualquer natureza, dentre outras vantagens para as mulheres. Como principais avanços relacionados diretamente à mulher, destaca-se o inciso I do art. 5o, que consagrou o sonho de igualdade de direitos e deveres de todas as pessoas, independentemente de cor, raça, sexo etc.: "I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição".

É com base nessa Carta Maior que estão apoiadas todas as leis vigentes no Brasil, sobretudo a lei n? 10.872, de 10/9/2001, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 11/9/2001, estabelece medidas que asseguram a igualdade feminina, vedando sua discriminação e dando providências sobre seu não-cumprimento.

Desde a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, adotada pela resolução no 34/180, assinada pela Assembléia Geral da ONU, em 18/12/1979, o movimento feminista internacional deu visibilidade à violência praticada contra a mulher ao longo dos anos e a tornou pública para todo o mundo na Conferência Mundial dos Direitos Humanos, em Viena, em 1993, quando a ONU declarou que "os direitos das mulheres são direitos humanos" e que "a violência contra a mulher constitui um obstáculo ao desenvolvimento e um atentado aos direitos humanos".

Dessa maneira, e ainda mais pressionados pelos movimentos feministas internacionais, os países passaram a nomear, viabilizar, denunciar e propor políticas para a eliminação da violência contra a mulher.

No Brasil, desde meados da década de 1980, foram criados: delegacias especiais de atendimento à mulher, centros de saúde para dar atenção a mulheres vítimas de violência física e abrigos destinados a mulheres que sofrem violência doméstica. A manutenção desses serviços, porém, exige um esforço permanente do movimento de mulheres junto ao Estado e à sociedade internacional, visto que as sociedades machistas resistem aos novos valores.
Fonte: http://www.paulinas.org.br/

Sou VOLUNTÁRIO do Vida Urgente!

Sou VOLUNTÁRIO do Vida Urgente!

Matérias Especiais: Dia 28 de agosto é dia do bancário. Manifestações e festividades estão agendadas - Jornal Sindinotícias — O Jornal dos Trabalhadores

Matérias Especiais: Dia 28 de agosto é dia do bancário. Manifestações e festividades estão agendadas - Jornal Sindinotícias — O Jornal dos Trabalhadores

ZENIT - Apelo de Bento XVI diante dos massacres na Somália

ZENIT - Apelo de Bento XVI diante dos massacres na Somália

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia do psicólogo - 27 de agosto

Oração dos Psicólogos


 Senhor,
Só Você conhece em profundidade a criatura humana
Só Você é verdadeiro psicólogo.
Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante.
Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar,
E quando eu falhar - sei que isso acontecerá -
venha depressa, Senhor, sanar o mal que fiz.

Dê-me um entranhado amor e respeito
pela criatura humana.

Não permite que a rotina, o cansaço
torne-me frio e indiferente ao outro.

Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros,
perdoa as ofensas e ajuda-me a
atribuir os êxitos a Você.

Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão,
eu possa dizer em verdade:
Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para
ajudar ao meu irmão.

Obrigado, Senhor!

27 de agosto - Dia dos Psicólogos –

Fonte: Mensagens e Poemas

SER PSICÓLOGO...

Ter consciência e ética no FAZER,
Disponibilidade de escuta no processo de CONHECER,
 
Busca constante do SABER,
Incessante OBSERVAR-ANALIZAR-DIZER!
Atuar com coerência e sensibilidade no instigante VER,
O rapport ESTABELECER,
Na interação com um ser VIVER:
Um encontro respeitoso ACONTECER,
Na possibilidade do próprio eu DESCONHECER,
Partes deste eu PERECER,
Ou mesmo se RESTABELECER,
Nesse complexo FAZER!
Uma atuação responsável EXERCER,
E assim a categoria profissional ENALTECER,
Suas técnicas e instrumentos científicos DEFENDER,
Com comprometimento ético sua prática DESENVOLVER,
Nas diferentes áreas de atuação a saúde PROTEGER,
Para que a profissão cada vez mais possa se RECONHECER,
Com práticas de intervenção, prevenção e promoção de saúde se COMPROMETER,
Objetivando o equilíbrio e o bem estar integral do ser humano RESTABELECER,
Na profissão fazer ACONTECER:
A construção de um novo SABER-SER!
Niamey Granhen Brandão da Costa


DIA DO PSICÓLOGO

27 de Agosto

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64.


A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, a psicologia estuda a alma humana. Durante toda sua história, o homem buscou respostas para questões existenciais. A filosofia sempre se ocupou desta procura por respostas. Mas estas questões, por mais humanas que fossem, diziam respeito ao conjunto da sociedade, à humanidade como um todo.


Por outro lado, a psicologia buscava não uma definição do homem enquanto ser coletivo, mas sim do homem indivíduo, de suas angústias, suas inquietações.

Apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos, foi apenas no século XVI que apareceu pela primeira vez o termo psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publica A psicologia do pensamento humano.


Ainda assim, um conceito de psicologia, tal como conhecemos hoje, só veio surgir no século XIX, através das formulações de Wilhelm Wundt que, em 1879, criou o primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig , na Alemanha. Suas idéias, porém estavam ainda muito atreladas a conceitos fisiológicos e não avançaram muito.


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Para refletir: Madre Tereza de Calcutá

A vida é beleza: admire-a
A vida é uma oportunidade: aproveite-a
A vida é bem-aventurança: experimente-a.
A vida é um sonho: faça dele uma realidade
A vida é um desafio: enfrente-o
A vida é um compromisso: cumpra-o
A vida é um jogo: dispute-o
A vida é preciosa: cuide dela com desvelo
A vida é uma riqueza: conserve-a
A vida é amor: doe-a
A vida é um mistério: descubra-o
A vida é compromisso: cumpra-o
A vida é tristeza: supere-a
A vida é um hino: cante-o
A vida é uma luta: aceite-a
A vida é uma aventura: arrisque-a
A vida é felicidade: mereça-a
A vida é a vida: defenda-a
Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá (1/11)

Índia: festival cinematográfico dedicado a Madre Teresa de Calcutá


A cidade indiana de Calcutá vai realizar, de 26 a 29 de agosto, um festival de cinema em homenagem a Madre Teresa de Calcutá. Serão três salas de exibição à disposição de um público estimado em 50 mil pessoas. Ao todo, serão 15 filmes provenientes de sete países.

O festival comemora os 100 anos de nascimento de Madre Teresa. Quem organiza é a congregação fundada por ela - as Missionárias da Caridade - juntamente com a Arquidiocese de Calcutá. A cerimônia de abertura será presidida pelo cardeal-arcebispo de Ranchi, Telesphore Toppo, e pelo arcebispo de Calcutá, Dom Lucas Sircar.
Entre os filmes, a pré-estréia mundial dos documentários de Dephine Prunault “Revelações em Calcutá” e “Missionárias da Caridade”, e o documentário “Uma Vocação na Vocação”, produzida pela Conferência Episcopal da Índia, em 2003, por ocasião da beatificação de Madre Teresa.
O evento é aberto ao público e gratuito.
Madre Teresa nasceu na Albânia, em 26 de agosto de 1910. Depois de fazer seus votos, em 1928, mudou-se para a Índia, onde fundou a “Congregação das Missionárias da Caridade” em 1950. Vencedora do Nobel da Paz em 1979, faleceu em 5 de setembro de 1997. Seis anos depois, em 2003, foi proclamada beata pelo Papa João Paulo II.



Poema da Paz

0 dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? 0 medo
0 erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? 0 egoísmo
A distração mais bela? 0 trabalho
A pior derrota? 0 desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais
0 mistério maior? A morte
0 pior defeito? 0 mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
0 sentimento pior? 0 rancor
0 presente mais belo? 0 perdão,
0 mais imprescindível? 0 lar
A estrada mais rápida? 0 caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
0 resguardo mais eficaz? 0 sorriso
0 melhor remédio? 0 otimismo
A maior satisfação? 0 dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais

A coisa mais bela

MADRE TERESA DE CALCUTÁ - Frases



Madre Teresa, em sua caminhada, deixou-nos muitas preciosidades escritas, as quais sempre irão nos incentivar em nossa caminhada pessoal. Confira algumas delas:


"Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor."

"Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos Aids, mas matar crianças inocentes não nos assusta".

"O amor, para ser verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita, é preciso dar até que isso nos machuque."

"Nunca compreenderemos o quanto um simples sorriso pode fazer."

"Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos."

"Como Jesus, pertencemos ao mundo inteiro, vivendo não para nós mesmos, mas para os outros. A alegria do Senhor é a nossa força".

"Buscando a face de Deus em todas as coisas, em todas as pessoas, em todos os lugares, durante todo o tempo, e vendo a Sua mão em cada acontecimento - isso é contemplação no coração do mundo".

"Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.".

"Amar, ser verdadeiro, deve custar - deve ser árduo - deve esvaziar-nos do ego."

"Famintos de amor, Ele olha por vocês. Sedentos de amabilidade, Ele pede por vocês. Privado de lealdade, Ele espera em vocês. Desabrigados de asilo em seu coração, Ele procura por vocês. Você será esse alguém para Ele?"

"Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estar famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nossos corações."

"Mas eu sinto que o maior destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança - um assassinato direto da criança inocente - assassinato pela própria mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo sua própria criança, como nós podemos dizer para outras pessoas que não matem uns aos outros?..."

"A pior calamidade para a humanidade não é a guerra ou o terremoto. É viver sem Deus. Quando Deus não existe, se admite tudo. Se a lei permite o aborto e a eutanásia, não nos surpreende que se promova a guerra!"

"Um país que aceita o aborto não está apto a ensinar os seus cidadãos a amar, mas a usar a violência para obter o que querem. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto."

"O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente, segundo os cientistas e pesquisadores, para todos; existe riqueza mais que de sobra para todos. É só uma questão de reparti-la bem, sem egoísmo. O aborto pode ser combatido mediante a adoção. Quem não quiser as crianças que vão nascer, que as dê a mim. Não rejeitarei uma só delas. Encontrarei uns pais para elas. Ninguém tem o direito de matar um ser humano que vai nascer: nem o pai, nem a mãe, nem o estado, nem o médico. Ninguém. Nunca, jamais, em nenhum caso. Se todo o dinheiro que se gasta para matar, fosse gasto em fazer com que as pessoas vivessem, todos os seres humanos vivos e os que vêm ao mundo viveriam muito bem e muito felizes. Um país que permite o aborto é um país muito pobre, porque tem medo de uma criança, e o medo é sempre uma grande pobreza."


ZENIT - Principais eventos do centenário do nascimento da Madre Teresa

ZENIT - Principais eventos do centenário do nascimento da Madre Teresa

25 de agosto - Dia do Soldado e Dia de Duque de Caxias


25 de agosto
Dia do Soldado e Dia de Duque de Caxias


O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Ele foi um grande herói militar; graças às suas qualidades, tornou-se o símbolo do herói brasileiro. 

No dia 6 de janeiro de 1833, o major Luís Alves se casou com Ana Luísa de Loreto Carneiro Viana, de 16 anos. A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro, num Dia de Reis, sem o consentimento dos pais da noiva. Inicialmente, a mãe de Ana não aprovou a união, pois Luís Alves não vinha de família nobre e era 14 anos mais velho que Ana. 

Enfim, o casamento foi aceito e a cerimônia civil acabou sendo realizada com a presença de um padre. Na lua-de-mel, Ana propôs que Luís deixasse o Exército para viverem sem ausências repentinas. A esposa temia que as campanhas afastassem o marido de casa por muito tempo. Quando Luís ia entregar ao Ministro da Guerra seu requerimento de dispensa, Ana voltou atrás e o incentivou a fazer carreira. 

Tiveram duas filhas, que eram chamadas de Anicota e Aniquinha. O único filho morreu aos 14 anos. Caxias o chamava de cadete, cadete Luisinho ou Luisinho. Entre os familiares, Caxias era tratado como Luís. 

Caxias também teve um filho de criação a quem deu seu nome, Luís Alves. Era um índio, órfão de mãe, que veio do Maranhão. Ele foi companheiro do filho legítimo de Caxias. Quando ficava triste, o menino passava dias vagando na floresta. Em testamento, Caxias deixou-lhe todas as suas roupas. 

Caxias recebeu o epíteto de O Pacificador, pois pacificou o Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, províncias assoladas, no século XIX, por graves rebeliões internas. Também comandou o exército em três campanhas externas. Na Batalha de Lomas Valentinas, a mais difícil delas, em 1868, tomado de justo orgulho, bradou aos seus soldados: "O Deus dos Exércitos está conosco. Eia! Marchemos ao combate, que a vitória é certa, porque o General e o amigo que vos guia até hoje não foram vencidos!". 

Caxias organizou o Exército Brasileiro, fez-se político, governou províncias e o próprio Brasil, pois foi Presidente do Conselho de Ministros por três vezes. 

Foi o vulto mais exponencial de seu tempo. Depois de participar de fatos marcantes da história brasileira, já com idade avançada, decidiu voltar à terra natal, o Rio de Janeiro. Instalou-se na Fazenda Santa Mônica, na Estação Ferroviária do Desengano. O local, que hoje é conhecido como Juparanã, fica próximo a Vassouras. 

Caxias morreu no dia 7 de maio de 1880, às 20h30. Seu corpo foi vestido com um uniforme modesto de marechal-de-exército, com apenas duas de suas condecoração de bronze no peito: a do Mérito Militar e a Geral da Campanha do Paraguai. 

Seus desejos, expressos em testamento, foram respeitados. Ele pediu um enterro sem pompa, com dispensa de honras militares, féretro conduzido por seis soldados antigos e de bom comportamento, pertencentes à guarnição da Corte. 

O enterro foi pago pela Irmandade da Cruz dos Militares. O corpo não foi embalsamado. Ao ser transportado do 1o ao 10o Batalhão de Infantaria, o caixão foi conduzido por seis praças. 

A data de seu nascimento, 25 de agosto, foi adotada como Dia do Soldado do Exército Brasileiro, em homenagem aos sessenta anos de serviço prestado por ele à corporação. Desde 1931, os cadetes do Exército da Academia Militar das Agulhas Negras levam como arma privativa o espadim de Caxias, uma cópia da espada usada por ele. A arma original está guardada no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde 1925. 

Em 13 de março de 1962, Duque de Caxias foi eleito Patrono do Exército Brasileiro, por meio do decreto federal no 51.429. Seus restos mortais, juntamente com os da sua esposa, estão no Panteão a Caxias, em frente ao Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. 

O saudoso e venerando jornalista Barbosa Lima Sobrinho chamava Duque de Caxias de O Patrono da Anistia, e o povo brasileiro, em espontânea consagração, popularizou o vocábulo "caxias" para apelidar as pessoas que cumprem, irrestritamente, os seus deveres. 

O sociólogo Gilberto Freyre ao reconhecer as excelsas virtudes de Duque de Caxias, assim se expressou: "Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os caxias devem ser tanto paisanos como militares. O caxiismo deveria ser aprendido tanto nas escolas civis quanto nas militares. É o Brasil inteiro que precisa dele".



Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas


domingo, 22 de agosto de 2010

O QUE POUCA GENTE TEM CORAGEM DE ESCREVER. - DIA DO SOLDADO... | sardinhainnaldo.spaceblog.com.br

O QUE POUCA GENTE TEM CORAGEM DE ESCREVER. - DIA DO SOLDADO... | sardinhainnaldo.spaceblog.com.br

Rede BOM DIA - Retrato do artista quando jovem

Rede BOM DIA - Retrato do artista quando jovem

Datas comemorativas por profissão - FLORES ESPECIAIS - PRESENTES FINOS, ARRANJOS FLORAIS E ESPECIAIS, BLUMENAU-SC, BALNEÁRIO CAMBORIU-SC E REGIÃO, SANTA CATARINA

Datas comemorativas por profissão - FLORES ESPECIAIS - PRESENTES FINOS, ARRANJOS FLORAIS E ESPECIAIS, BLUMENAU-SC, BALNEÁRIO CAMBORIU-SC E REGIÃO, SANTA CATARINA

Eros Biondini canta Civilização do Amor - Cristo é o Show 2010

ZENIT - Diante da violência, Bento XVI implora civilização do amor

ZENIT - Diante da violência, Bento XVI implora civilização do amor