Powered By Blogger

sábado, 4 de dezembro de 2010

Dia Nacional da Pastoral da Criança-05 de dezembro

A Pastoral da Criança celebra no próximo dia 05 de dezembro seus 26 anos de presença nas comunidades mais pobres do Brasil. Este ano, a data é triplamente comemorada. Dia 05 de dezembro é o Dia Nacional da Pastoral da Criança, Dia Internacional do Voluntariado e Dra. Zilda Arns Neumann, Coordenadora e Fundadora da Pastoral da Criança Internacional também celebra seu Jubilei de Ouro de formatura na faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
Nos 26 anos de sua existência, a Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil e em mais 20 países. São mais de 240 mil voluntários capacitados e atuando em 40.853 mil comunidades organizadas de 4.016 municípios. Mensalmente são acompanhadas quase 95 mil gestantes e mais de 1.689.000 crianças pobres menores de seis anos de idade, recebendo orientações sobre o valor nutritivo dos alimentos, ajudando a identificar a desnutrição, a fortalecer o aleitamento materno, controle de doenças respiratórios e diarréia, a prevenção de acidentes domésticos e tantos outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis. Do total de voluntários, 134,393 são líderes comunitários, pessoas simples, em sua maioria mulheres (92%), que vivem nas próprias comunidades onde atuam.


O Dia Internacional do Voluntário e Dia Nacional da Pastoral da Criança
Em 1985, a Assembléia Geral das Nações Unidas escolheu o dia 5 de dezembro como a data oficial para a celebração do trabalho voluntário. Desde então, centenas de países aderiram à data para celebrar o esforço voluntário e suas conquistas.
No Brasil, além desta data mundial, 05 de dezembro é o Dia Nacional da Pastoral da Criança, instituído por meio da Lei nº 11583/2001. Em todo o pais, centenas de comunidades estão organizando ações e mobilizações para lembrar a data.
Para marcar esse dia tão especial, Dra. Zilda Arns Neumann gravou uma mensagem de motivação e agradecimento pelo trabalho dedicado por tantos voluntários em todos os lugares do Brasil. 
Mensagem em MP3

Imagem: (Meramente ilustrativa)
Fonte: www.cnbbs2.org.br



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A espiritualidade do Advento

A cada tempo litúrgico da Igreja há uma espiritualidade própria. Neste tempo de Advento vivamos com intensidade a espiritualidade contida nesse período de expectativa.
Neste vídeo, professor Felipe Aquino nos apresenta a maneira como devemos nos preparar. Assim como preparamos a nossa casa, no aguardo de alguém querido que regressa, da mesma forma nesse tempo, devemos nos preparar para a vinda de Jesus, a luz do mundo.

A ORAÇÃO DE DEZEMBRO

por: Frei Walter Hugo de Almeida, OFM

Advento: Vivemos tua vinda, Senhor, dentro da vida! Vieste há dois mil anos. A Igreja vive, nos fatos felizes e tristes de nossa estrada! Estás presente no que acontece no mundo, na Igreja. Vens, estás presente naqueles que praticam o amor, a caridade, o perdão, a reconciliação e a paz. Tua mensagem incomoda, a luz espanta a noite! Vens, continuas vindo, mas a gente se pergunta: Estamos preparados, de olhos abertos, para percebermos tua vinda? Vem nascer, Senhor, na Belém das drogas, da violência, da corrupção; na Belém da prostituição do menor, da família desmoronada! Vem nascer nas misérias do mundo atual! Então provaremos teu Natal, coroando este tempo do Advento! Amém.
Retirada da Fonte: www.paroquiasantoestevao.org.br 





quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO TRIGO E DA UVA

CRESCENDO NAS DIFICULDADES


Um dia um velho fazendeiro foi a Deus e disse:

       -Olha! O Senhor pode ter criado o mundo, mas preciso lhe dizer uma coisa.

       O Senhor não é fazendeiro, não sabe nada sobre agricultura, tem muito que aprender.

       Deus respondeu:

       -Filho, o que você sugere?

       -Dê-me um ano, e me permita que as coisas sejam feitas de acordo com a minha vontade, e veja o que acontecerá.

        Não haverá mais pobreza.

      Um ano foi dado ao fazendeiro, naturalmente ele pedia e pensava somente no melhor, nada de ventos, trovões, nenhum perigo na para-safra.

       Tudo confortável, aconchegante.

O fazendeiro estava muito feliz, o trigo crescia tanto. Quando havia sol, havia sol.

       Quando quisesse chuva tinha chuva, o tanto que quisesse. Nesse ano tudo estava certo.

        Matematicamente preciso. 

        O trigo estava crescendo muito, então o fazendeiro procurou Deus e disse:

       -Veja! Veja! Olha, desta vez a safra será tão grande que por dez anos mesmo que as pessoas não trabalhem haverá comida  o suficiente, chegou o dia da colheita e para surpresa do fazendeiro, não havia grãos e perguntou o que havia acontecido e saído de errado.

       E Deus bondosamente respondeu:

       - Meu filho!  Por não existir desafio, conflito, atrito, já que você evitou tudo de ruim, o trigo permaneceu impotente.
       Uma pequena dificuldade, às vezes, é preciso.

       Uma tempestade, trovoadas.

       Eles agitam a alma dentro do trigo. Há momentos em que daríamos tudo pra pedir a Deus para não corrermos risco, muito menos passarmos por dificuldades, mas queridos os riscos são necessários, o importante é enfrentar a provações.

(Padre Marcelo Rossi)
Fonte: www.rnssaojose.correiovip.com.br

« Dia dos Trabalhadores em Minas de Carvão- 4 de dezembro »

A humanidade utiliza o carvão desde o século II a.C. Embora seja o mais poluidor dos combustíveis fósseis, continua a ser explorado como fonte de energia, prejudicando a saúde de milhares de pessoas que trabalham nas minas subterrâneas, em condições precárias. Devido ao aumento de gases no ambiente de trabalho, seus pulmões são afetados, levando-as à morte precoce. Durante séculos, o carvão foi a grande matéria-prima da economia industrial e importante fator para a organização da classe operária em sindicatos, haja vista a repercussão internacional dos movimentos de classe efetuados pelos mineiros de carvão da Rússia, da Suécia, do País de Gales, do Chile e do Brasil. Com o advento da Revolução Industrial, em 1760, aproximadamente, houve a substituição da mão-de-obra manual pela tecnologia. Tal fato fez do carvão um combustível de uso doméstico. Em decorrência disso, os níveis de emprego reduziram-se. Hoje, os mineiros de carvão representam 0,1% da força de trabalho do mundo todo. Têm de lutar sozinhos contra a sua exploração, pois não contam com o apoio da opinião pública mundial. Continuam a expor a própria vida nesse trabalho, visto não haver opção para sua sobrevivência.
Dia dos Trabalhadores em Minas de Carvão
 Durante séculos, o carvão foi a grande matéria-prima da economia industrial e importante fator para a organização da classe operária em sindicatos, haja vista a repercussão internacional dos movimentos de classe efetuados pelos mineiros de carvão da Rússia, da Suécia, do País de Gales, do Chile e do Brasil.

Datas comemorativas: cívicas e históricas
Imagem: (Meramente ilustrativa)

Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência-3 de dezembro

A 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 14 de outubro de 1992, em comemoração ao término da Década, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por meio da resolução A/RES/47/3. Com este ato, a Assembléia considera que ainda falta muito para se resolver os problemas dos deficientes, que não pode ser deixado de lado pelas Nações Unidas. A data escolhida coincide com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembléia Geral da ONU, em 1982. As entidades mundiais da área esperam que com a criação do Dia Internacional todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da comunidade de portadores de deficiência que devem estabelecer estratégias para manter o tema em evidência.
 IDÉIAS PRÁTICAS EM APOIO AO 3 DE DEZEMBRO:
 DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Adoniran Barbosa e Elis Regina - Tiro ao Álvaro

Dia Nacional do Samba-2 de dezembro :) ♫♫♫


2 de dezembro

Dia Nacional do Samba

O samba é o gênero musical mais representativo do povo brasileiro. Sua cadência tem origem africana. 

Para alguns estudiosos, a palavra "samba" vem do umbundo (semba = "dança em que os bailarinos se encontram e se separam"), língua banta falada pelos ovibundos, que habitavam a região Sul e Central de Angola. Para outros, vem do quimbundo (samba = "umbigada"), língua banta falada pelos ambundos, em Angola. Há outros que afirmam vir do quioco (samba = "brincar, cabriolar"), língua banta, falada pelos lunda-quiocos), ou vir do quicongo (samba = "dança em que os bailarinos se embatem à altura do peito"), língua banta falada pelos quicongos. 

Como dança de roda, o samba surgiu em meados do século XIX. No início do século XX, surgiram variações que continuam a evoluir e a agradar a todos os gostos: samba batido, samba corrido, samba de balanço (ou sambalanço), samba de breque, samba-choro, samba de enredo (ou samba-enredo), samba de morro, samba de partido-alto (ou partido-alto), samba de quadra (ou de terreiro), samba de roda, samba no pé, samba raiado, samba-cancão. 

O primeiro samba a ser gravado em disco foi "Pelo telefone", de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida, em 1917. A partir de então, o samba tem sido gravado em todas as suas variantes, tornando-se sucesso comercial até hoje.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

1º de Dezembro: Dia mundial de Luta contra a AIDS

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da organização das nações Unidas - ONU. No brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde. A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, com o tema "Viver com HIV/AIDS" e o slogan "A vida é mais forte que a AIDS", tem como base o conceito de Prevenção Positiva. O objetivo é mostrar que, a partir do tratamento, as pessoas infectadas têm uma maior qualidade de vida e novas perspectivas, uma questão que envolve toda a sociedade. Daí a importância de combater a discriminação, o preconceito e o estigma que envolvem a doença, e reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas. Por que o laço vermelho como símbolo? O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupos de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids. O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/AIDS, divulgar as necessidade dos que vivem com HIV/AIDS e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumentos de marketing e perder sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a AIDS, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia. Para mais informações acesse o portal informativo do programa Nacional de DST e AIDS: www.aids.gov.br
 Fonte: www.sesifarmacias.com.br

Navegar é Preciso



Navegar é Preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: 
"Navegar é preciso; viver não é preciso". 

Quero para mim o espírito [d]esta frase, 
transformada a forma para a casar como eu sou: 

Viver não é necessário; o que é necessário é criar. 
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. 
Só quero torná-la grande, 
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. 

Só quero torná-la de toda a humanidade; 
ainda que para isso tenha de a perder como minha. 
Cada vez mais assim penso. 

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue 
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir 
para a evolução da humanidade. 

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. 

"Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]
Fonte: vonrickhy.sites.uol.com.br







Dia de...

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".[1] Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma. Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente". Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I don't know what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Imagem(Meramente ilustrativa)

Avira 2010 - Antivírus Grátis download

Avira 2010 - Antivírus Grátis download

Dia do Imigrante-1 de dezembro


1 de dezembro 
 Dia do Imigrante
Imigrante é a pessoa que entra em um país estranho e nele constrói a sua vida, em razão de não ter encontrado em seu país de origem soluções para seus problemas socioeconômicos, ou por espírito de aventura, guerras, razões políticas, ou mesmo para poder estudar etc. No Brasil, a imigração se tornou muito intensa. Teve início quando o governo percebeu, depois da Independência, que era preciso garantir as fronteiras, visto ser o país muito extenso. Os portugueses vieram como imigrantes para o Brasil em 1853 e se fixaram em São Paulo, sobretudo nas fazendas de café, mas se espalharam também pelo interior do país, estabelecendo padarias, mercearias, serralherias etc. Italianos, alemães, russos, poloneses e ucranianos, entre outros povos europeus, dirigiram-se para o Sul, povoando as serras e os vales dos rios. A leva de italianos - mais de um milhão - chegou entre 1884 e 1903. A maioria deles assentou em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Um número pequeno foi para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os alemães chegaram em 1924 e fundaram colônias no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. Neste estado, fundaram Joinville, Blumenau e Brusque. Os japoneses chegaram ao Brasil em 1908, em razão de problemas socioeconômicos. Foram para o interior de São Paulo, para trabalhar nas fazendas de café, mas também se dirigiram para as zonas agrícolas de outros estados brasileiros. Os que ficaram nas cidades, como São Paulo, estabeleceram-se como pequenos comerciantes. Os imigrantes difundiram a pequena propriedade, a policultura, o trabalho familiar, o cultivo da uva e a mentalidade empresarial. Exerceram influência não só na nossa língua, na arquitetura, nos usos e costumes, como também contribuíram na formação do povo brasileiro, em virtude da miscigenação. A imigração sempre aconteceu e continuará acontecendo em todo o mundo, sobretudo depois da globalização, pois todos podem se comunicar, via internet ou satélite, com pessoas das mais diversas culturas. Embora o Dia do Imigrante tenha sido instituído no estado de São Paulo pelo decreto no 30.128, de 14/11/1957, assinado por Jânio Quadros, os imigrantes costumam ser lembrados também no dia 25 de junho, que encerra a semana das festividades da colônia japonesa, iniciada em 18 de junho, Dia Nacional da Imigração Japonesa.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas



domingo, 28 de novembro de 2010

“... Novembro 2010”.


"O Natal vem outra vez e Cristo anseia por ser acolhido pelos seus. Portanto, não se comportem como os hospedeiros indiferentes, como os burgueses bem nutridos na sua ostentação prepotente, mas abram suas portas e seus corações a cada necessidade que é a necessidade de Cristo." PadreWerenfried (1913-2003)
   Leia na íntegra!
 link  http://www.ais.org.br/info/boletim/item/257-boletim-novembro-2010

Imagem (Meramente ilustrativa)