Powered By Blogger

sábado, 15 de janeiro de 2011

A VIDA



1.- "Qualquer ameaça contra o homem, contra a família e a nação me atinge. Ameaças que têm sempre sua origem em nossa fraqueza humana, na forma superficial de considerar a vida." 2.- Queremos AMAR COMO TU, que dás a vida e a comunicas com tudo o que es. Quiséramos dizer como São Paulo: «Minha vida é Cristo» (Fl. 1,21). Nossa vida não tem sentido sem ti. 3.- "A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta desde o momento da concepção. A partir do primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos seus direitos de pessoa, entre os quais está o direito inviolável de todo ser inocente à vida". 4.- O respeito à vida é fundamento de qualquer outro direito, inclusive o da liberdade. 5.- Todo ser humano, desde sua concepção, tem direito de nascer, quer dizer, a viver sua própria vida. Não só o bem-estar, mas também, de certo modo, a própria existência da sociedade, depende da salvaguardia deste direito primordial. Se a criança por nascer tem negado este direito, será cada vez mais difícil reconhecer sem discriminações o mesmo direito a todos os seres humanos.
 João Paulo II 
Fonte: www.acidigital.com

A LIBERDADE

1.- "Estamos no mundo sem ser do mundo, constituídos entre os homens como sinais da verdade e da presença de Cristo para o mundo. Entregamo-lhe todo nosso ser concreto como expressão sua, para que Ele continue fazendo o bem". (Cf. At 10,38) 2.- "O verdadeiro conhecimento e autêntica liberdade encontram-se em Jesus. Deixai que Jesus sempre faça parte de vossa fome de verdade e justiça, e de vosso compromisso pelo bem-estar de vossos semelhantes". 3.- "A liberdade, em todos seus aspectos, deve se basear na verdade. Quero repetir aqui as palavras de Jesus: "E a verdade vos libertará" (Jo 8,32). É, pois, meu desejo que vosso senso de liberdade possa estar sempre de mãos dadas com o um profundo senso de verdade e honestidade sobre vós mesmos e das realidades de vossa sociedade". 4.- "Só a liberdade que se submete à Verdade conduz a pessoa humana a seu verdadeiro bem. O bem da pessoa consiste em estar na Verdade e em realizar a Verdade".  (Enc. Esplendor da Verdade)
 João Paulo II

 Fonte: www.acidigital.com

17 de janeiro-Dia dos Tribunais de Contas do Brasil

17 de janeiro
 Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
A história do controle do dinheiro público no Brasil começou no período colonial, com a criação das Juntas das Fazendas das Capitanias e da Junta da Fazenda do Rio de Janeiro, as quais prestavam contas a Portugal. O regente D. João criou o Erário Régio, em 1808, e o Conselho da Fazenda, que deveria inspecionar a despesa pública. Com a Independência, o Erário Régio foi transformado no Tesouro, por meio da Constituição de 1824, gerando os orçamentos e balanços gerais. A necessidade da criação de um Tribunal de Contas foi levantada em 1826, com o projeto do Visconde de Barbacena e de José Inácio Borges, apresentado ao Senado do Império. As discussões em torno da necessidade de um órgão independente para controlar as contas públicas se estenderam por mais de um século. A partir da queda do Império, as reformas político-administrativas da jovem República criaram o Tribunal de Contas da União, por iniciativa do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, mediante o decreto no 966-A, de 7/11/1890, conferindo-lhe autonomia na fiscalização e poder de julgamento e vigilância. A função primordial de um tribunal de contas é regular e fiscalizar as contas do governo. Há três tipos de tribunais de contas: Tribunal de Contas da União (TCV) Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas do Município, onde houver. De acordo com o artigo 71 da Constituição, compete ao TCU: - Apreciar as contas anuais do Presidente da República; - Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos; - Apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal e de concessões de aposentadorias, reformas e pensões civis e militares; - Realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria ou por decisão do Congresso Nacional; - Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais; - Fiscalizar a aplicação de recursos da União repassados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios; - Prestar informações ao Congresso Nacional sobre fiscalizações realizadas; - Aplicar sanções e determinar a correção de ilegalidades e irregularidades em atos e contratos; - Assinar prazo para prestação de contas de órgão ou entidade; - Sustar a execução do ato impugnado, se não for atendido; - Representar sobre irregularidades ou abusos apurados, ao poder competente; - Decidir a respeito de medidas cabíveis ao ato de sustentação, caso o Congresso Nacional ou o Executivo não façam dentro de noventa dias; - Encaminhar relatório trimestral e anual ao Congresso Nacional. O Tribunal de Contas Estadual complementa a atuação do TCU fiscalizando a utilização e o investimento do dinheiro público no estado e nos municípios deste, respectivamente.
Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
 A função primordial de um tribunal de contas é regular e fiscalizar as contas do governo. Há três tipos de tribunais de contas: Tribunal de Contas da União (TCV) Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas do Município, onde houver.
Referência:
Fonte: www.paulinas.org.b

Dia Mundial da Paz 2011


O Papa Bento 16, cristãos de outras denominações e líderes de grandes tradições religiosas se reunirão para rezar pela paz.
O encontro acontece em Assis, na Itália, em outubro deste ano - exatos 25 anos após iniciativa similar do então Papa João Paulo Segundo, que também se reuniu com expoentes cristãos e de diversas religiões em 1986.
Na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2011, Bento 16 escolheu como tema Liberdade religiosa, caminho para a paz.
O Pontífice também explicou que quem caminha em direção a Deus não pode não transmitir a paz, bem como que quem constrói a paz não pode não se aproximar de Deus.
Fonte: radioamerica.arquidiocesebh.org.br

Beatificação de Irmã Dulce


A Irmã Dulce vai ser beatificada no dia 22 de maio de 2011, em missa que será celebrada no Parque de Exposição, em Salvador.
A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador.
De acordo com a assessoria, o arcebispo de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, designou o padre Manoel Filho para coordenar o evento.
Fonte: radioamerica.arquidiocesebh.org.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


O tema será “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”.

“A Campanha da Fraternidade deste ano (2011), reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, disse Dom Dimas.

 "O objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta" , afirma o Padre Luiz Carlos Dias.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, e se estende por toda a Quaresma.

Fonte: catequesedefatima.webnode.com 

CNBB divulga nota solidariedade às vitimas das chuvas e lança campanha SOS SUDESTE

CNBB divulga nota solidariedade às vitimas das chuvas e lança campanha SOS SUDESTE

15 de janeiro Dia Mundial do Compositor



15 de janeiro

Dia Mundial do Compositor


A música é um sistema de signos sonoros que se combinam e se transformam em linguagem: a linguagem musical, que é uma das mais antigas desenvolvidas pelo ser humano. 


Como forma de comunicação, a linguagem musical sempre exerceu influência na vida das pessoas, ou seja, em suas relações pessoais, no entretenimento, no trabalho e, sobretudo na religião. Além disso, como expressão de linguagem e de arte, a música evoluiu e se modificou com os avanços da sociedade e com as mudanças dos padrões estéticos e culturais. 

É nesse contexto extremamente dinâmico e mutável que se encontra o ofício do compositor. Mais que um agente de comunicação, ele é um artista que se divide entre a música e a poesia. Sua mais importante função, atualmente, é contribuir para uma tomada de consciência. O compositor deseja enviar uma mensagem e se fazer entender. Sua obra, ao comunicar uma idéia, contribui para o alargamento da consciência e, conseqüentemente, para a modificação do ser humano e da sociedade. 

Percebe-se, pois, quão importante se torna o trabalho do compositor nos dias de hoje, visto ser ele formador de opinião e modelo de comportamento para vários grupos. Os jovens, que são especialmente influenciados pela linguagem musical, demonstram como a música afeta o seu modo de agir e pensar, haja vista os grupos que se identificam com a mensagem de amor, paz e solidariedade das músicas construtivas, e os grupos que se identificam com uma ideologia destrutiva, com o consumo de drogas e com o estímulo à violência, temas de inúmeros gêneros musicais. 

Em razão da influência da linguagem musical sobre a sociedade e da importância do compositor, é justo dedicar-se um dia para homenageá-lo. É com essa consciência que as Paulinas, enquanto promotoras da comunicação para a vida e da divulgação do Evangelho, se inserem no campo musical, estimulando o trabalho de muitos compositores e artistas cristãos. Procuram, dessa forma, influenciar positivamente os jovens, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, intimamente ligada ao projeto de Deus.

Dia Mundial do Compositor
Como forma de comunicação, a linguagem musical sempre exerceu influência na vida das pessoas, ou seja, em suas relações pessoais, no entretenimento, no trabalho e, sobretudo na religião. 

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sorrindo pra Vida - 11/01/2011

Sorrindo pra Vida - 10/01/2011

Nunca te detenhas (Madre Tereza de Calcutá)


Nunca te detenhas
(Madre Tereza de Calcutá) 


Tem sempre presente, que a pele se enruga,
que o cabelo se torna branco,
que os dias se convertem em anos,
mas o mais importante não muda !

Tua força interior e tuas convicções não têm idade.
Teu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha.

Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada trunfo, há outro desafio.

Enquanto estiveres vivo, sente-te vivo.
Se sentes saudades do que fazias, torna a fazê-lo. 

Não vivas de fotografias amareladas.
Continua, apesar de alguns esperarem que abandones.

Não deixes que se enferruje o ferro que há em você.
Faz com que em lugar de pena, te respeitem.

Quando pelos anos não consigas correr, trota.
Quando não possas trotar, caminha.
Quando não possas caminhar, usa bengala.

Mas nunca te detenhas!
www.amelhoridade.kit.net

Revolução da Alma (Paulo Roberto Gaefke)


Revolução da Alma
Paulo Roberto Gaefke
Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
Se você anda repetindo muito "você é a razão da minha vida", cuide-se.
Remova essas palavras e, principalmente, a ação dessas palavras da sua vida, pois fazem muito mal ao seu "eu" interior.
A razão da sua vida é você mesmo. A sua paz interior é a sua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo muito, remete seu pensamento
para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você.
Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.
Não coloque objetivos longe demais de suas mãos, abrace os que
estão ao seu alcance hoje.
Se andas desanimado por problemas financeiros, amorosos ou de
relacionamentos familiares, busca em seu interior a resposta para acalmar-se.
Você é reflexo do que pensas diariamente. Pare de pensar mal de você
mesmo e seja seu melhor amigo sempre.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.
Com um sorriso no rosto, as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo que está para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de exigir das pessoas
aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais.
E, não se esqueça nunca, de agradecer.
Quando você agradece, Deus recebe seu coração.
Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.
Nossa compreensão do universo ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja. Por fim, acredite que não estamos sozinhos um instante sequer.
Você pode, através de uma oração simples e de coração, buscar aquele que é maior que quaisquer problemas.
Unir-se a Deus nos momentos de alegria, garante uma facilidade maior de contato nos momentos menos alegres.
Pense nisso, não se destrua por falta, se erga na falta, mostre a cada um a cor do seu sorriso
www.meuanjo.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Frase de João Guimarães Rosa


Reze e trabalhe, fazendo de
 conta que esta vida é um dia de
 capina com sol quente, que às
 vezes custa muito a passar, mas
 que sempre passa. E você ainda
 pode ter um muito pedaço bom
 de alegria (...) Cada um tem a
 sua hora e a sua vez: você há de
 ter a sua.
João Guimarães Rosa
Imagem (Meramente ilustrativa)
Fonte: www.frazz.com.br

A Oração De Janeiro


Neste mês, o sonho, a Paz Universal. Suplicamos, Senhor, a Paz que só tu podes dar: Paz entre os indivíduos, no coração dos lares, entre as nações. Infunde em nós o espírito de paz de Francisco de Assis, que sonhava cantigas de paz e amor, trovava pelos caminhos da Úmbria, como instrumento da paz. Dá-nos os olhos cristalinos de tua graça, para abraçarmos o lobo dentro de nós, como Francisco e que possamos buscar a justiça, concórdia, perdão, fraternidade, paz em cada coração. Queremos ser instrumento da Paz. Sonhamos com a tua graça, para que a paz seja o corpo alimentado, a casa para morar, salário digno; paz seja o trabalho pela justiça. Sonhamos, Senhor, um mundo de verdadeiros irmãos! Amém.
Frei Walter Hugo de Almeida, OFM – Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
Imagem (Meramente ilustrativa)

Ano de 2011

*Ano com 365 dias

*122º ano da Proclamação da República

*189º ano da Independência do Brasil

*511 ano do Descobrimento do Brasil

*519º ano do Descobrimento da América

Campanha da Fraternidade de 2011

 Tema: “Fraternidade e a vida no planeta.”

Lema: “A criação geme em dores de parto”. (Rm 8,22).

2011 para ONU – Ano Internacional das Florestas.

Datas Comemorativas

As comemorações podem sofrer alterações porque a Folhinha é feita com um ano de antecedência.
(Editado conforme o novo acordo ortográfico.)

Imagem (Meramente ilustrativa)

Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Hino da CF 2011



CNBB


Letra do Hino:

Tema: Fraternidade e a vida no planeta

Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)

L.: Pe. José Antônio de Oliveira

M.: Casimiro Nogueira


1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

_

Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!
_


2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.


3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!


4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.


5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!
PARA BAIXAR O ÁUDIO DO Hino da Campanha da Fraternidade 2011 CLIQUE NO SEGUINTE LINK:

http://www.4shared.com/audio/L­lJ8jDcm/HINO_DA_CAMPANHA_DA_FR­ATERNIDA.htm
PARA BAIXAR O ÁUDIO DO Hino da Campanha da Fraternidade 2011 CLIQUE NO SEGUINTE LINK:
http://www.4shared.com/audio/N­F-JQtC0/HINO_DA_CAMPANHA_DA_FR­ATERNIDA.htm
PARA ADQUIRIR MATERIAIS SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 ACESSE O SEGUNTE LINK: http://www.cnbb.org.br/site/co­mponent/docman/cat_view/241-cf­-campanha-da-fraternidade/349-­cf-2011