Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Para refletir...


Fevereiro
07- Cada um deve conhecer a si mesmo para saber onde e como poderá encontrar a serenidade e a paz.
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
08- - Não olhes para ti. Olha para o céu, para Jesus, para Maria, para o sacrário.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)

09- A ciência mais íntima do amor é a doação. Deus que é Amor, doa-se nas criaturas que Ele criou para o amor.
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
10- A oração mental não é senão uma íntima relação de amizade, um freqüente entretenimento a sós com Aquele que sabemos nos amar.
 (Santa Teresa de Jesus)
11- Não pertençamos mais que a nosso Dono soberano. Só Ele é capaz de nos saciar. Seu amor é infinito. Não tem limites.
 (Santa Teresa dos Andes)
12- Jamais creiais que adquiristes uma virtude, enquanto não a tiverdes provado com aquilo que lhe é contrário. 
(Santa Teresa de Jesus)
Fonte: www.mosteirosaojose.com.br



Mensagem do Meu Anjo - Quem vai ceder?



Por Paulo Roberto Gaefke em 24 de Janeiro de 2011

Num sonho, desses que se sonha acordado, me vi diante de Deus, e Ele em uma única pergunta me desconcertou e começou uma das mais belas lições que já ouvi.
Sua pergunta ainda ecoa na minha mente: Ele simplesmente indagou:
- Quem vai ceder?
E eu sem entender, retruquei: - Como?
Ele em voz poderosa, mas ao mesmo tempo suave, repetiu:
- Quem vai ceder!
- Quem de nós dois vai ceder, ou deve ceder as exigências que um e outro fazem?

Eu peço humildade,
você pede a conquista de cargos, salários, bens e mais bens materiais, como se isso trouxesse contentamento.

Eu peço amor ao próximo,
você vive pedindo pelo amor de uma pessoa específica, dizendo que  não vive sem fulano, sem ciclana, não como quem ama alguém, mas como quem possui algo.

Eu peço serenidade nas atitudes,
você me pede paciência para "não matar" alguém que simplesmente contrariou o seu "pensar".

Eu peço justiça,
e você por vezes, tem me pedido decisões favoráveis para a sua situação,  sempre vendo somente o momento, sem analisar o passado e sem nenhum olhar para o futuro.

Eu peço a paz,
e muitas vezes tenho visto você criando guerras estúpidas, pela posse de um pedaço de terra, por uma vaga em um estacionament. Por coisas tão banais que me desespero, e olhe que eu sou Deus!

Eu lhe peço merecimento,
mas volta e meia, ao invés de estudar, de trabalhar um pouco mais, você tenta colar numa prova, leva um atestado de doença ao trabalho, atestado mais fajuto que a sua cara de pau naquele dia...

Eu peço honestidade,
e você, as vezes quer me "enrolar", se fingindo de santo, de anjo de candura, quando lá no fundo, até a sua "consciência" sabe que você não está certo.

Eu peço bondade,
e olha, se tudo acima falhar, se todas as qualidades ainda não estão em você, você sabe, eu perdôo, mas falta de caridade é a representação de tudo o que há de "secura" na "semente" que é o ser humano. Por isso, Jesus, este filho amado, falou palavras tão duras para a figueira que coberta de folhas, não tinha um fruto sequer.

Então, volte e aprenda...
Faça florescer os frutos da caridade na sua vida. Por onde for espalhe boas sementes, seja gentil até com aqueles que querem o seu mal. Tudo na vida da carne é passageiro. Os anos da sua vida são fagulhas no tempo, poeira que fica na sandália do sábio que tudo vê, observa e faz um julgamento que ultrapassa o seu tempo. Tempo que não pode ser medido com diplomas, conjecturas, dogmas e nem ensaios vãos.

Quem vai ceder?
Serei eu, será você?

De todas as minhas leis, a que Eu mais gosto, é a do livre arbítrio, você é livre para decidir, é livre para agir, pode plantar o que quiser, mas uma única coisa eu institui, e nem Eu mesmo posso mudar, por isso fique ciente que o que plantares, terás que colher, e comerás do fruto, seja amargo ou doce, até o seu final.
Deixo-lhe então, um recado amoroso do amado filho:

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16).
Que assim seja!

Eu acredito em você
Paulo Roberto
Gaefke em 24 de Janeiro de 2011
22:38 24/01/2011

Paulo Roberto Gaefke
www.meuanjo.com.br
"Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão."
PS. Recebi por email

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aquela gota de orvalho Pe. Zezinho, scj

Era manhã. Acordei ouvindo o canto dos primeiros pássaros nos arvoredos ao redor. Janela aberta, pude ver uma gota de orvalho numa folha, colada ao parapeito. Tremeluzia, refletindo o raio-de-sol que se apresentava tímido. 

Fiquei pensando comigo... Deus faz isso todos os dias. E fez mais uma vez. Fiz uma prece ao Criador e disse a mim mesmo: Desde que Deus criou e desde que formou as árvores, Ele as alimenta. Vão buscar seu alimento no fundo da terra, e buscam também a umidade do ar. Vão bebendo e se alimentando para depois me darem os frutos. 

Quem criou os frutos? Quem quis a laranja? Quem quis a maçã? Quem quis a pêra? Quem lhes deu aquele gosto peculiar? Por que tanta diversidade? Com que finalidade? É porque havia seres que ele alimentaria. 
Quem quis a melancia daquele tamanho? Quem quis a abóbora? Será por acaso que existem abóboras, melancias, mandiocas, laranjas, pêras, maçãs? Quem criou a terra sabia o que queria. Fez a terra girar para a direita e para a esquerda, para o lado, para cima, para baixo, para se banhar o suficiente do calor do Sol e para não ficar gelada por demais e, assim, produzir alimentos. 
Quem fez a terra girar na exatidão em que gira, para ter essa temperatura? Quem fez o oceano balançar para frente e para trás com regularidade de milésimos de segundos? Quem fez todos os astros dançarem? Quem, aqui na terra criou o ciclo das águas? Quem criou esta folha e esta gota de orvalho, para que houvesse frutos? 
Quem criou tudo isso é muito inteligente. Criou por causa de alguém, porque Deus não come. Eu sou esse alguém. Meu irmão idoso e enfermo, aquela criança arteira são esse alguém que Deus queria alimentar. 
Então eu disse a mim mesmo: Deus me deu esta gota de orvalho! Louvado seja Deus que pensa em tudo e sabe porque faz o que faz! Não há nenhuma gota de orvalho que nasça por acaso e se forme por acaso. O objetivo é o alimento que nós homens comeremos. Louvado seja Deus que pensou em todos os detalhes! Deus nos ama! 
www.padrezezinhoscj.com 
Imagem (Meramente ilustrativa)
 Fonte: www.paulinas.org.br 

14 de fevereiro-Dia Internacional do Amor (Valentine's Day)

14 de fevereiro
Dia Internacional do Amor (Valentine's Day)
O Dia Internacional do Amor é comemorado em todos os países, exceto no Brasil, onde se festeja, no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados. 

Há várias versões sobre o surgimento dessa comemoração, que nos reportam às festas romanas pagãs e às manifestações de fé dos cristãos. Na versão mais conhecida, a comemoração teria se originado nas lupercálias, festas pagãs celebradas, na antiga Roma, que se iniciavam no dia 14 de fevereiro, dedicadas a Luperco ou Pã (deus protetor dos rebanhos e dos pastores) e a Juno (deusa do amor). Na Idade Média, dizia-se que esse era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam essa ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada. 

No século III, também em Roma, o padre Valentim celebrava matrimônios, contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido casamentos durante as guerras, por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes. A punição foi inevitável: padre Valentim ficou preso na casa do prefeito de Roma, que era pagão, assim como sua família. Esse prefeito tinha uma filha cega, que foi curada pelo padre; desse modo, ele conseguiu converter toda a família. Quando o imperador soube do ocorrido, condenou Valentim à morte, pois este se recusara a renunciar a Cristo. O padre foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 286. 

Surgiram, então, algumas lendas sobre Valentim, fazendo de sua vida religiosa uma história romântica. Uma delas diz que ele teria se apaixonado pela jovem cega e escrito uma carta endereçada a ela, antes de morrer. 

Existe outro Valentim, que também morreu em Roma, no mesmo período. Foi o primeiro bispo de Terni, famoso pelo dom da cura e do conselho. Os casais brigados, depois de se aconselharem com ele, costumavam voltar para oficializar a união. O bondoso bispo, já idoso, foi preso por defender alguns cristãos. Morreu pela fé em Cristo, em 14 de fevereiro de 273. 

A Igreja católica declarou santos os dois mártires, que os fiéis devotos cultuam como os padroeiros do amor. 

No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim para presentear a pessoa amada ou se reconciliar com ela. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, com o nome de Valentine´s Day.
Na China, o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês é o Qi iao Jie, "A noite dos sete", que é equivalente ao Dia do Amor. 
No Japão, o amor é comemorado em dois dias. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e parentes. O segundo é 14 de março, quando os homens retribuem a elas os presentes recebidos. No dia 7 de julho, há também outra festa - o Tanabata -, que celebra o encontro de duas estrelas, que simbolizam o encontro dos apaixonados.
Referência:








13 de fevereiro-Criação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)


13 de fevereiro
Criação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)


O IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, atendendo às necessidades não só dos mais diversos segmentos da sociedade civil, como também dos órgãos dos âmbitos federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visão completa e atual do país, ao desempenhar suas principais funções: 

- Produzir e analisar as informações estatísticas; 
- Coordenar e consolidar essas informações; 
- Produzir e analisar as informações geográficas; 
- Coordenar e consolidar essas informações; 
- Estruturar e implantar um sistema de informações ambientais; 
- Documentar e disseminar todas as informações colhidas; 
- Coordenar os sistemas estatístico e cartográfico nacionais. 

Durante o período imperial, foi criada, em 1871, a Diretoria Geral de Estatística, único órgão com atividades exclusivamente estatísticas. Com o advento da República, o governo ampliou essas atividades, sobretudo depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos. 

De 1871 a 1934, esse órgão mudou de nome várias vezes, até ser extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes. 

Em 1934 foi criado o Instituto Nacional de Estatística (INE), com a missão de articular e coordenar as pesquisas estatísticas. Suas atividades foram iniciadas em 29 de maio de 1936. No dia 13 de fevereiro de 1937, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE. Este passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao qual compete identificar e analisar o território, fazer o censo demográfico, demonstrar como a economia evolui por meio do trabalho e da produção das pessoas e revelar como elas vivem. Desse modo, o IBGE retrata o Brasil de forma fidedigna, prestando "informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania", de acordo com o artigo 2º de seu Regimento Interno.
Veja também:
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br


10 de fevereiro-Dia do Atleta Profissional


10 de fevereiro
Dia do Atleta Profissional

Deve-se ao barão de Coubertin a reintrodução das Olimpíadas na era moderna, iniciativa que se revelou importante para tornar o esporte um fator de integração entre as pessoas e as nações. 


A atividade física, quando bem planejada e aplicada corretamente, repercute no desenvolvimento da criança, seja no aspecto físico, seja no psicológico ou social. É importante observar que a prática esportiva, por mais saudável que seja, deve ser adotada com moderação, respeitando-se a faixa etária, as preferências e as limitações de cada ser humano. 

Antes dos 5 anos de idade, a criança não deve praticar apenas uma modalidade esportiva, mas todas, sem esforço. Assim, por volta dos 12 anos, poderá optar pelo esporte que lhe aprouver. Exigir um bom desempenho antes dessa idade desestimula o atleta mirim, pois sua estrutura emocional ainda não está preparada para lidar com sentimentos de derrota. A partir daí, o futuro do atleta será a soma de trabalho físico, alimentar e, sobretudo, psicológico. 

As descobertas científicas têm contribuído para melhorar o desempenho dos atletas, mas é a força mental que faz a diferença, visto que um bloqueio mental pode levar o melhor atleta à imobilidade física. Cientificamente, não há comprovação de que o uso intenso da força mental provoque alguma descarga de substância química capaz de interferir na atuação do atleta. Na verdade, o encorajamento, e o aumento de sua determinação trazem benefício, eliminando seu receio de não conseguir ter êxito. Portanto, é preciso haver equilíbrio entre o corpo e a mente. 

Hoje, a luta pelas melhores marcas passou a ser dividida entre o atleta e a ciência. O objetivo do atleta é quebrar de um recordes; o dos cientistas especializados é estudar a evolução biológica da raça humana, descobrir novas substâncias químicas que dêem mais vigor ao corpo humano e adequar piscinas, quadras e pistas ao esporte, para melhorar o desempenho dos atletas.

Apesar de esbarrar em questões éticas, a formação de um superatleta já é aceita entre os principais cientistas do esporte. Desse modo, as competições tornaram-se desleais entre os países ricos e os países pobres, pois a disputa entre atletas está cada vez mais reforçada pelos laboratórios. Assim, o país que investe mais tem a possibilidade de ver seus atletas conquistarem mais medalhas.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br