Powered By Blogger

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mensagem do Meu Anjo - Sabe que dia é hoje?




Por Paulo Roberto Gaefke 

Sabe que dia é hoje?

Hoje é o dia perfeito para você secar lágrimas,
tomar resoluções difíceis,
aprender com os passos errados,
refazer caminhos, se reencontrar.

Hoje, e não amanhã, é dia de refazer,
contar uma nova história, olhar para a frente,
saber que atrás vem gente.
Que o tempo não para, 
não apita na curva,
não espera ninguém...

E você, alma querida, não é "ninguém",
não é o "vaso da sala" que alguém deixou,
não é a "poeira da sola de sapato" de um qualquer.
Você é marca divina, é registro da Providência,
um misto de beleza, força e inteligência,
você é o resumo de toda a ciência.

Valorize-se!
Porque é o hoje o dia, em que diremos adeus;
adeus ao passado que teima em resistir,
adeus a dor que teima em não sair,
adeus a desvalorização que você insiste em seguir,
adeus a solidão que não nasceu para você,
adeus a velha criatura que acaba de morrer.

Você renasce agora, livre, pronto para ser feliz.
E hoje, Deus em sua infinita sabedoria,
escolheu como o seu dia, o dia de recomeçar,
crescer, amar e levar a certeza de que você é muito mais,
você pode muito mais do que você mesmo acreditava.

Hoje é o seu dia!
Amanhã?
Amanhã está longe e será apenas um reflexo deste momento.
O seu momento!
Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke


"Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão."

Imagem (Meramente ilustrativa)
PS. Recebi por email

BLOG DO FÁBIO ARRUDA: Entenda como funciona o horário de verão

BLOG DO FÁBIO ARRUDA: Entenda como funciona o horário de verão: "Quanto de energia um país pode economizar em uma hora e outras curiosidades À meia-noite do sábado (19) relógios devem ser atrasados em u..."

Bom Fim De Semana! :)


Você é uma princesa ou príncipe só é preciso encontra – los dentro de si mesmo e tenha certeza você vai encontrá-los e verá que tesouro maravilhoso acabou de encontrar e que este tem um valor inigualável.

Meditação da semana

 

21- Aqueles que entendem o que é a cruz de Cristo, devem carregá-la em nome de todos. 
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
22- Olhar somente a Ele, receber como vindo diretamente de seu amor tanto a alegria como a dor; isso estabelece a alma nas alturas serenas.
(Beata Elizabete da Trindade)
23- A maior necessidade que temos para progredir é calar, diante deste grande Deus, o apetite e a língua, pois a linguagem que Ele mais ouve é a do amor silente.
 (São João da Cruz)
24- Não é possível separar alguém por distância de espaço, quando estamos unidos a Deus. 
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
25- O que não se deixa levar pelos apetites, voa ligeiro segundo o espírito, tal como a ave a que não faltam penas.
 (São João da Cruz)
26- A perfeição consiste em fazer a vontade de Deus, em ser o que Ele quer que sejamos. 
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
27- A virtude é uma força que supera o mal.
 (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
28- O caminho para a vida interior é Cristo.
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
Fonte: www.mosteirosaojose.com.br

Perdoa-me se eu orar errado! Pe. Zezinho, scj


Perdoa-me se eu orar errado! 
Pe. Zezinho, scj 

Oro sem saber orar. Falo contigo, a quem eu nunca vi, cuja voz jamais ouvi e cuja presença às vezes não sinto. A Ti, a quem nós que seguimos Jesus chamamos de Pai. Não entendendo o mistério de um só Deus que é três pessoas eu falo da minha vontade de conhecer-te e de aprender a falar contigo. Nem sempre sei o que dizer, e não sei dizer o que sinto. Meus diálogos contigo padecem do meu limite de não saber conversar com alguém que nunca vi. 

Assim sendo, perdoa-me, se eu orar errado; se disser coisas que não correspondem aos fatos, ou se me referir a Ti de maneira errada ou inconveniente. Acontece que não sei como és, não conheço o som da tua voz e vivo da fé que recebi dos meus antepassados, fé que a Igreja me oferece. Não sei crer sozinho. Preciso de outros para desenvolver e expressar a minha fé. Mas os outros também não sabem tudo. Então, cremos e oramos como sabemos e dentro dos nossos limites. 

É o meu primeiro pedido: que me ensines a falar contigo. Ainda não sei me dirigir a Ti. Mentiria se dissesse que sei.



Imagem: (Meramente ilustrativa)

 Fonte: www.paulinas.org.br

A graça de perseverar Pe. Zezinho, scj


A graça de perseverar 
Pe. Zezinho, scj 

Volúvel é o ser humano. Não se fixa em muitas coisas. Muitas vezes se fixa é no pecado, no qual não deveria perseverar enquanto abandona e trai a virtude, esta sim, motivo para perseverar. Não poucas vezes, o casal começa com juras de amor e de carinho eterno. Vem a dificuldade e um deles desiste. Pai ou mãe chora de emoção com o nascimento do filho no hospital. Vem a dificuldade e, ele ou ela, acaba fugindo de casa, sem o filho por quem chorou no dia do nascimento. 

O religioso se compromete, faz os votos. Vem a dificuldade e ele opta por outro caminho. Não agüentava mais aquele sacrifício. Descobriu que não estava pronto para tamanho peso. Assim, os que trocam de empresa, de profissão, de amor, de família! Todos eles seguiram outro caminho, ou porque o achavam melhor ou porque o outro estava difícil demais. 

Ninguém pode condenar alguém porque mudou. Sem conhecer todos os porquês, não há como emitir um julgamento. Na verdade, jamais conheceremos todos os porquês de uma pessoa. 

Fato é fato. A nossa é uma sociedade em que pouco se favorece o dom da perseverança. Pelo contrário, muitíssimas mensagens sugerem que se busque o novo. Embutido na proposta, o conselho de que quando as coisas ficam difíceis não faz sentido continuar ... É graça que se deve pedir. 


www.padrezezinhoscj.com 

 Imagem (Meramente ilustrativa)
 Fonte: www.paulinas.org.br

22 de fevereiro-Dia Nacional da Criação do Instituto Brasieiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)


22 de fevereiro

Dia Nacional da Criação do Instituto Brasieiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)


Não havia no Brasil preocupação exclusiva com os aspectos ambientais. Até a década de 1950, As normas existentes se limitavam aos aspectos relacionados com o saneamento, a conservação e a preservação do patrimônio natural, histórico e artístico, e à solução de problemas provocados por secas e enchentes. 

Na I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia, foi elaborada a Declaração sobre o ambiente humano, documento que reconhece a importância da educação ambiental como elemento crítico para o combate à crise ambiental existente no mundo, ressaltando a urgência de os povos reordenarem suas prioridades. Somente após a participação da delegação brasileira nessa Conferência da ONU, é que foram tomadas medidas efetivas com relação ao meio ambiente no Brasil. 

Com a promulgação da Constituição de 5 de outubro de 1988, foi possível elaborar a política ambiental brasileira. Na história das nações, nunca existiu uma Constituição que dedicasse um capítulo inteiro ao meio ambiente e que dividisse entre o governo e a sociedade a responsabilidade pela sua preservação e conservação. 

A partir dessa Constituição, o governo criou o Programa Nossa Natureza e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio da lei nº. 7.735, de 22/2/1989. O (IBAMA) surgiu mediante a fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: a Secretaria Especial do Meio Ambiente, a Superintendência da Borracha, a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. 

O (IBAMA) passou a ser o único órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a política nacional do meio ambiente e da preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e manutenção dos recursos naturais renováveis. Além disso, o (IBAMA) tem o encargo de construir um novo quadro de funcionários, a partir dos que pertenciam às antigas agências, embora apenas tivessem experiência no trato de problemas ambientais. 

Preocupadas com a exigência, por parte da sociedade mundial, do cumprimento das teses propostas na II Conferência Mundial sobre meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), promovida pela ONU, no Rio de Janeiro, as autoridades brasileiras criaram o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O (IBAMA) ficou subordinado a esse ministério desde 1992, para poder cumprir sua função principal: estruturar definitivamente a política nacional do meio ambiente do Brasil.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br

21 de fevereiro-Dia Internacional da Língua Materna


21 de fevereiro

Dia Internacional da Língua Materna


Falar é uma das faculdades mais importantes do ser humano, pois o diferencia dos animais irracionais. Não se sabe com certeza quantas diferentes línguas há no mundo, porém, sem dúvida, são mais de quatro mil. Na África, por exemplo, são faladas 1.300 línguas, entre 560 milhões de pessoas; na Europa, falam-se mais de trinta. 

A língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos que permite expressar a consciência dessa coletividade; a linguagem é o sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre as pessoas. A língua materna, portanto, expressa a cultura, a alma de um povo. 

A língua portuguesa espalhou-se pelo mundo todo como resultado das conquistas territoriais efetuadas pelos navegadores portugueses. Nos séculos XV e XVI, Portugal possuía colônias na África, em ilhas da China e na América do Sul, ou seja, em terras brasileiras. Com a expansão marítima de Portugal, único país de língua portuguesa da Europa, o português tornou-se a língua oficial de suas novas possessões e passou a ser ensinado nas escolas e falado nos lares, sobretudo no Brasil. Nas outras colônias as populações continuaram utilizando dialetos bem diferentes. 

O português ocupa a 8ª posição entre as dez línguas mais faladas do mundo; calcula-se que seja falado por cerca de 230 milhões de pessoas. 

É fato comprovado que uma língua se nutre de outras, pois as palavras que atravessam fronteiras provêm, em geral, de uma cultura dominante. A riqueza do português falado no Brasil se deve ao fato de ter incorporado vários termos estrangeiros e de ter recebido a influência de outros idiomas. O Nordeste sofreu a invasão dos holandeses e dos franceses e incorporou expressões desses povos. As regiões Sul e Sudeste acolheram imigrantes italianos e alemães, e isso se reflete no modo sulista de falar. Há ainda a influência de línguas indígenas e africanas. 

Um idioma desaparece quando a sociedade que o fala se extingue. Foi o que aconteceu com o idioma de certas tribos indígenas brasileiras. O latim é um caso diferente. Atualmente, nenhuma sociedade se expressa em latim, que, apesar disso, continua sendo usado, de certa maneira, pelos povos que falam as chamadas "línguas latinas ou românicas": português, espanhol, francês, italiano, romeno etc. As línguas estão em constantes transformações que espelham a evolução da história, haja vista o português do século XII, que era diferente do atual; o do futuro também será diferente. 

Alguns países têm se esforçado para manter o purismo de seu idioma. A França tem resistido aos estrangeirismos e conseguiu substituir com sucesso alguns termos técnicos na área de informática. O Brasil - único país de língua portuguesa no continente americano -, para proteger sua língua da influência estrangeira, teria de se unificar com os outros países de idioma português. Isso é quase impossível, pois, mesmo dentro do território brasileiro, não só a língua falada como também a escrita são diferenciadas pelos regionalismos.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia da Tomada de Monte Castelo
Fonte: www.paulinas.org.br

Salve Ronaldo! Eternamente dentro dos nossos corações.

Salve Ronaldo! Eternamente dentro dos nossos corações.

Sejam todos bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PACIÊNCIA


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria 
gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia. 
Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que 
lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo? 
O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo
ajuda a tumultuar... 
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o 
jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido 
uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma
tortura, a escola uma chatice. 
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela. 
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava 
demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a 
cabeça, inconformado... 
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem 
sequer ler o título, dizendo que era longo demais. 
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem 
tempo para Deus. 
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética 
dos calmantes está cada vez mais em alta. 
Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer 
chegar? 
Qual é a finalidade de sua vida? 
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta. 
E você? 
Onde você quer chegar? 
Está correndo tanto para quê? 
Por quem? 
Seu coração vai agüentar? 
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar? 
A empresa que você trabalha vai acabar? 
As pessoas que você ama vão parar? 
Será que você conseguiu ler até aqui? 
Respire... Acalme-se... 
O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia 
vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência... 

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL... 

SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...


 Imagem (Meramente ilustrativa)

Paulo Roberto Gaefke
 Fonte: mensagensdeamor.webnode.com


Mensagem do Meu Anjo - Prosseguir


Por Paulo Roberto Gaefke em 15 de Janeiro de 2011

Quando tudo aponta o caminho da derrota, 
quando tudo diz: desiste; 
uma névoa de lágrimas é removida, 
e a gente que aposta no amor, insiste... 

Queremos prosseguir, ainda que sem rumo, 
sem ter para onde ir, perdido no mundo. 

Nesta hora em que todos somem, 
olhamos para o céu todo acinzentado, 
e buscamos uma réstia de nuvem branca, 
um pedacinho de céu azul, 
para ali, firmarmos o pensamento, 
pedirmos ajuda, e acreditar, 
que podemos um pouco mais, 
que nada está terminado, 
que tudo pode ser transformado. 

E, movidos por uma força maior, 
vencemos às barreiras, pulamos obstáculos, 
enfrentamos os leões na arena, 
os acusadores, os difamadores, 
e sem pedras na mão, sem revolta, 
oferecemos o nosso melhor, de coração, 
oferecemos o perdão... 

Passamos pela estrada sem dar volta, 
sentindo no vento a esperança, 
no luar, a luz que guia a nossa criança, 
no dia que nasce, 
a verdadeira oportunidade de crescer. 

E é assim, 
diante da superação das próprias dificuldades, 
que deixamos para trás o medo da luta, 
para dor, damos adeus, 
e finalmente, saindo dos espinhos, 
descobrimos o quão maravilhoso é Deus. 
Não desista dos seus sonhos. 
Jamais!

 Eu acredito em você 


*Paulo Roberto Gaefke* 
www.meuanjo.com.br 
"*Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu 
coração de compaixão.*" 

Fonte: groups.google.com


19 de fevereiro-Dia do Esportista


19 de fevereiro

Dia do Esportista

Iniciar a criança na vida esportiva é oferecer-lhe aprendizagens fundamentais que serão úteis para o resto da sua vida: ter consciência de si mesma, dos próprios potenciais e limites e desenvolver a forma de lidar com o outro - seja parceiro, adversário, técnico, professor ou torcedor -, para viver numa sociedade de forma equilibrada. Além disso, a prática de esportes, desde a infância, evita problemas que podem surgir somente na fase adulta. A criança, contudo, deve ter a iniciativa de escolher o esporte que vai praticar, com total liberdade.

Quando se trata de esporte escolar, cai-se no binômio educação física e esporte. No meio esportivo, as pessoas costumam entender aquela como continuidade deste. No meio acadêmico, porém, existe certo preconceito contra a competição. Como resultado disso, atualmente não existe uma linha nem de esporte, nem de atividade física dentro das escolas brasileiras. A educação física não é valorizada como disciplina curricular, apesar de ser a única que interage e complementa o restante do conteúdo escolar.

O esporte é uma rica fonte de relacionamentos e colabora para a saúde física e mental. Distúrbios futuros como altos níveis de colesterol, problemas de pressão e, em alguns casos, dificuldades de se relacionar em grupo podem ser evitados ou atenuados com a prática de algum esporte, em qualquer faixa etária.

A diferença entre um esportista de fim de semana, que pratica o esporte de vez em quando, e um esportista profissional está na preparação adequada, que evita o risco de lesões. Começar a praticar um esporte ou uma atividade física significa obter orientação apropriada, seguir uma disciplina antes, durante e depois dos exercícios. É fundamental não só ter uma alimentação balanceada, como também usar roupas e calçados adequados.

Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, queima calorias, ajuda no condicionamento físico e induz a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina. Além disso, melhora a auto-estima e acrescenta mais saúde e qualidade de vida às pessoas.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br


Canção Nova promove alternativa católica para o Carnaval e concurso de marchinhas

Canção Nova promove alternativa católica para o Carnaval e concurso de marchinhas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

APOSTOLADO TRADIÇÃO EM FOCO: Frases dos Santos sobre o Carnaval.

APOSTOLADO TRADIÇÃO EM FOCO: Frases dos Santos sobre o Carnaval.

O blog do Google Brasil

O blog do Google Brasil

Pode acreditar: o carnaval tem origem cristã.


Muitos se perguntam qual é a verdadeira origem do carnaval.
O carnaval se originou da palavra “Carne vale”, também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. A liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, fez com que os católicos criassem um nome para tal festividade.
Papa São Gregório Magno, teria dado ao ultimo domingo antes da Quaresma, o título de “dominica ad carnes levandas”; a expressão haveria sido sucessivamente, carneval ou carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
A cada ano que passa o verdadeiro sentido do carnaval vai perdendo-se. A festa passa ter um sentido somente da carne, carne humana. Muitos buscam realizar os prazeres da carne nesse tempo, como bebendo desmasiadamente, tendo relações sexuais antes do casamento… mas quando passa o período carnavalesco o vazio interior bate. Um vazio de uma vida que não se teve sentido.
É hora de revermos como estamos vivendo o nosso carnaval. Estamos buscando entrar nas ciladas que o inimigo armou para nós, fazendo que caiamos nos prazeres da carne ou estamos deixando Deus nos conduzir para que possamos viver verdadeiramente o início de uma quaresma a ser bem vivida?
Pense nisso!
Deus abençoe!
Pe. Vicente scj
Fonte: blog.cancaonova.com/padrevicente/

O católico deve ou não comemorar o carnaval?

José Augusto Júnior
 Canção Nova Notícias, RJ
 A partir de hoje o noticias.cancaonova.com vai mostrar a verdadeira origem do carnaval. O início, o nome da festa, os personagens e muita história. A interferência da Igreja e o que diz o Evangelho. Muitos se pergutam qual é a verdadeira origem do carnaval? Outros se questionam, por que o carnaval todo ano tem uma origem diferente? Essas perguntas serão respondidas na primeira reportagem da série " Carnaval e os Cristãos". A liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, fez com que os católicos criassem um nome para tal festividade. A "Carnevale", também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. Período em que os critãos celebravam uma data importante dentro do calendário religioso. Nos anos antes de Cristo, o carnaval era considerado um evento pagão. Com o advento do cristianismo, a festa passou a ser regida pelo calendário lunar. Até hoje o ano litúrgico, o mesmo utilizado pela Igreja católica, é que determina quando deve ser realizado o carnaval. Afinal, o católico deve ou não comemorar o carnaval? Quais são as opções? Serão quatro matérias com depoimentos e a opinião de quem entende do assunto. E pode acreditar: o carnaval tem origem cristã.
Assista a reportagem:

   
Na segunda reportagem da série, você vai saber como o carnaval chegou ao Brasil. O início dos desfiles e as tradicionais marchinhas que embalaram gerações.
 Fonte: noticias.cancaonova.com

Carnaval...


Carnaval no mundo

Não se conhece ao certo a origem do carnaval, assim como a origem do nome. Historicamente trata-se de uma festa popular coletiva, transmitida oralmente através dos séculos como herança das festas pagãs, realizadas entre 17 de dezembro (Saturnais - em honra a deus Saturno, na mitologia grega) e 15 de fevereiro (Lupercais - em honra a Deus Pã, na Roma Antiga).

Cada corrente de estudiosos adota uma provável origem. Há os que afirmam que a comemoração do carnaval tem suas raízes em alguma festa primitiva, de caráterorgíaco, realizada em honra do ressurgimento da
 primavera.

Em certos
 rituais agrários da Antigüidade (10 mil anos AC), homens e mulheres pintavam seus rostos e corpos, entregando-se à dança, à festa e à embriaguez. Outros autores acreditam que o carnaval tenha se iniciado nas alegres festas doEgito. Os egípcios festejavam o culto à Ísis (2 mil anos AC).

No início da
 Era Cristã, a Igreja deu uma nova orientação às festividades do carnaval. O Catolicismo não adotou o carnaval, mas deu à festa popular um novo sentido, já que ela foi anexada ao calendário religioso antecedendo a Quaresma. É uma festa de características pagãs que termina em penitência, na dor de quarta-feira de Cinzas.

O
 Papa João Paulo II, no século XV, foi um dos mais tolerantes, permitindo que se realizassem comemorações na Via Lata, rua próxima ao seu palácio.

O baile de máscaras, introduzido pelo papa Paulo II, adquiriu força nos séculos XV e XVI, por influência da
 Commedia dell'Arte. Era sucesso na Corte de Carlos VI. As máscaras também eram confeccionadas para as festas religiosas como a Epifania (Dia de Reis).

Carnaval no Brasil

No Brasil, o carnaval chegou no período da colonização como herança da entrada dos portugueses. Anos mais tarde, no início do século XX, a festa foi incrementada com elementos africanos, que contribuíram na originalidade.

Foi também no Brasil que o carnaval passou a ser um momento oportuno para um encontro pessoal com
 Deus. Quatro dias de alegria, música e diversão longe dos confetes e serpentinas. Milhares de fiéis católicos se reúnem pelos quatro cantos do país em pequenos ou grandes encontros, promovidos pela Igreja.

Espalhados por todo Brasil, os
 mosteiros acolhem os fiéis que querem aproveitar a data para reflexão e interiorização. Os grupos de jovens também recebem os que desejam ser renovados pelo amor e pela oração.

 

Origem do nome

As raízes do termo que dá nome à festa de Carnaval também têm sido objeto de discussão. Para uns, a palavra carnaval vem da expressão latina "carrum novalis" (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações.

Para outros, a palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale!" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma.
Imagem: (Meramente ilustrativa)
Fonte: wiki.cancaonova.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"A você com carinho”.


"ACASO”
"Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso. "
(Antoine de Saint-Exupéry)
...
Caricatura

o aperto no peito
perto de tanta gente
o enjeito dói e o jeito
é tentar ser diferente
mas a consciência busca a essência
e ante o quase demente
me recolho, encolho
e no fundo do olho
o ser que de repente
ninguém vê o que sente
é caricatura da criatura
que finge estar presente
(Cesar Veneziani)
...
NÃO SEI...
Não sei... se a vida é curta...
Não sei...
Não sei...
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo:
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura...
enquanto durar.
Autora: Cora Coralina
...
AMOR FEINHO

Eu quero amor feinho.
Amor feinho não olha um pro outro.
Uma vez encontrado, é igual fé,
não teologa mais.
Duro de forte, o amor feinho é magro, doido por sexo
e filhos tem os quantos haja.
Tudo que não fala, faz.
Planta beijo de três cores ao redor da casa
e saudade roxa e branca,
da comum e da dobrada.
Amor feinho é bom porque não fica velho.
Cuida do essencial; o que brilha nos olhos é o que é:
eu sou homem você é mulher.
Amor feinho não tem ilusão,
o que ele tem é esperança:
eu quero amor feinho.
(Adélia Prado)
...
Mudar de Vida

Só um lembrete do Quintana...

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já se passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.

Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo,
pois a única falta que terá,
será desse tempo que infelizmente não voltará mais.
 (Mário Quintana)
...

16 de fevereiro-Dia do Repórter


16 de fevereiro

Dia do Repórter

O repórter é uma das mais importantes pessoas que trabalham nos meios de comunicação. Ele pode exercer a função de locutor, enviado especial ou mensageiro. O repórter é a testemunha ocular de um acontecimento. Mediante sua atuação, podem ser vivenciadas as emoções do fato que está acontecendo. Ele busca a informação, colhe os dados, verifica as fontes, entrevista ou confronta as pessoas. Depois apura e organiza esses dados, para que se transformem em matéria viável. 


O repórter que está no início de carreira, ou recém-formado, é chamado de "foca".

Os repórteres fotográficos e cinematográficos não redigem a notícia, mas fornecem as imagens documentais do fato. Seu trabalho, é necessário e importante, às vezes é premiado pela originalidade ou mesmo pela audácia da imagem gravada. Esses profissionais se complementam dentro da redação. Alguns coletam os dados e verificam as fontes, outros escrevem e revisam o texto final; os demais documentam os acontecimentos em imagens, sejam fotos ou vídeos. Tudo isso faz da profissão do jornalista-repórter um leque de oportunidades e especializações que abrigam todos os talentos.

Para ser repórter, é necessário ter o curso superior de jornalismo, dentro da área da Comunicação Social. As atividades dos repórteres e jornalistas, na verdade, se confundem e respeitam a mesma ética e os mesmos objetivos.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Desconhecido, preciso de ti


Todos os dias, no caminho da vida, encontro centenas de rostos. 
Tenho esperança de encontrar um rosto que se fixe em mim. 
Alguém que se torne meu amigo. 
Alguém que tenha tempo para sorrir-me. 
Alguém que saiba captar minhas mensagens. 
Alguém que aceite refletir comigo. 

Desconhecido, te esperei inutilmente... 
Estavas perdido na multidão... 
Estavas tão entretido com tuas coisas... 
Não percebestes minha solidão. 
Nem minha presença. 
Não soubeste ver além das aparências. 
Não tiveste tempo para parar. 
Ontem encontrei um rosto que se fixou em mim. 
Alguém que se aproximou de mim. 
Alguém que me deu liberdade de olhar. 
Alguém que compreendeu meus sentimentos. 
Alguém que acolheu meus medos com respeito. 
Alguém que acendeu uma luz em meu caminho. 
Alguém que auscultou o pulsar do meu coração. 
Alguém que me comoveu com sua ternura. 

Desconhecido! 
Se queres encher tua vida, acompanha-me. 
Se sabes partilhar, eu preciso de partilha. 
Se amas os pobres, lembra-te de mim. 
Se acolhes os fracos... pensa também em mim. 

Desconhecido, gostaria de dar um rosto a teu nome. 
Não esqueça minha voz nem meu olhar. 

 Arnaldo Pangrazzi



Referência: Cinco minutos com Deus e Madre Teresa
Veja também:
Título em branco
Fonte: www.paulinas.org.br