Powered By Blogger

sábado, 19 de março de 2011

22 de março-Dia Mundial da Água



22 de março
Dia Mundial da Água



A Assembléia Geral da ONU designou o dia 22 de Março como o Dia Mundial da Água, em 1993. 

"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos." Esse alerta, contido no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, é um desafio para a humanidade. 

De toda a água existente no planeta, 97,5% é salgada, encontrada nos oceanos e mares, e 2,493% é doce, de difícil acesso, porque essa água doce forma as geleiras inacessíveis e está armazenada nos lençóis subterrâneos, rios e lagos. Somente 0,007% de água doce é de fácil acesso; o atual estoque mundial de água potável é de 12,5 mil km3. O Brasil detém 8% de toda água doce superficial do planeta; a maior parte, cerca de 80%, está localizada na região Amazônica. Os 20% restantes se distribuem de forma desigual pelo país, atendendo 95% da população. 

Se o mundo continuar no caminho do desenvolvimento predatório dos recursos naturais, a vida se tornará impossível para a humanidade, dentro de cinqüenta anos. Desde 1970 e 1995 até os dias atuais a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu de maneira preocupante, alertando até a ONU. 

A cada oito segundos, morre uma criança acometida de doença relacionada à água, como disenteria e cólera. No mundo, 80% das enfermidades são contraídas por causa da água poluída. Outro sinal é a carência de água, que já atinge 1,680 bilhões de pessoas, que vivem em áreas de seca permanente e não têm acesso à água limpa. Esse número deve dobrar até o ano 2025; a falta de água potável afetará metade da humanidade. 

Para tentar solucionar o problema de desabastecimento de água, o Banco Mundial estima a necessidade de investimentos maciços para os próximos anos. Já a ONU calcula um custo de cinqüenta dólares por pessoa e também confirma a previsão de guerras no Oriente, perto do ano 2021. Essas guerras acontecerão devido à disputa da água, não mais em razão do petróleo. A água já é parte fundamental no conflito existente entre Israel e o povo palestino. 

O corpo humano é constituído por 70 % de água, mas perde-a por meio da urina, do suor, dos dejetos sólidos e até pelos pulmões, na expiração. Ao deixar de beber água, uma pessoa vive só três dias, porque perde 13 litros da água do corpo e morre. A água é mais essencial à sobrevivência do que a comida. Sem alimento, uma pessoa pode resistir até quarenta dias. 

A população precisa atingir um grau de conscientização que implica a mudança de mentalidade e de hábitos. Se todos economizarem, os riscos de falta d'água serão retardados. A água é um recurso natural importantíssimo para todos, sem o qual seria impossível a vida do ser humano, dos animais e das plantas. 

Padre Marcelo Barros, monge beneditino, diz com muita propriedade: "Devemos ser estimulados a cuidar da terra e da água, não apenas por razões políticas e circunstanciais, mas porque a fé nos torna capazes de ver, em cada fonte de água, um sinal do amor de Deus pelo Universo".


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br/diafeliz



21 de março-Dia Mundial das Florestas

21 de março

Dia Mundial das Florestas



Florestas são extensos conjuntos de árvores. Existem vários tipos de floresta, para cada tipo de clima. 

As florestas temperadas são mais abertas e têm árvores de menor porte. Perdem suas folhas no inverno, e são chamadas de florestas de folhas caducas ou caducifólias. Essa vegetação, já bastante destruída pelo ser humano, chegou a cobrir quase todo o leste da Ásia, a Europa ocidental, o leste e o nordeste da América do Norte. 

As florestas boreais ou de coníferas são características de clima frio e se concentram no hemisfério norte, onde ocupam o norte e o oeste da Rússia, a Escandinávia e o Canadá. Também conhecidas como taiga, compõem-se de uma única espécie de árvore: o pinheiro, cujas folhas, pequenas e grossas, estão adaptadas ao frio e podem resistir às tempestades de neve e às baixas temperaturas. Seus frutos, as pinhas, têm o formato de um cone. No Brasil, os pinheiros já recobriram grandes áreas da região Sul, onde formavam a mata de araucária, bastante destruída pelo ser humano. No passado, essa mata ocupou uma área equivalente a cem mil km2. As árvores, que chegavam a alcançar até trinta metros de altura, foram derrubadas para dar lugar às plantações de milho e de trigo. 

As florestas tropicais são o principal centro de diversidade mundial. Estão diminuindo no Brasil, que só perde para a China no item "desmatamento". Sem elas, muitas espécies da fauna e da flora desaparecerão. Essa devastação ambiental deve-se ao fato de o ser humano desejar abrir fronteiras agrícolas, criar áreas de pastagem, ou até manter o comércio de peles de animais selvagens. 

A floresta tropical Amazônica apresenta duas características básicas não é homogênea, concentra uma grande variedade de espécies e é latifoliada, ou seja, suas folhas largas permanecem verdes o ano todo. Grande produtora de látex no passado, hoje é considerada a maior vitrine de espécies vivas do planeta. Possui trinta mil tipos de plantas, 2.500 variedades de árvores e uma grande diversidade de animais - 17% de todas as espécies de aves e 10% dos anfíbios e mamíferos existentes no mundo pertencem à fauna brasileira. 

Os mangues são florestas tropicais litorâneas de água salobra, localizadas perto de estuários e baías. São ambientes de beira-mar, muito quentes, em que a temperatura média gira em torno de 27 oC. Úmidos e bem iluminados, os mangues têm solo lodoso, salino e pobre em oxigênio. Compõem um ecossistema intermediário que liga o ambiente terrestre ao marinho. Distribuem-se, no Brasil, entre o Amapá, na região Norte, e Santa Catarina, na região Sul. Algumas das principais áreas de mangue ameaçadas pela ocupação urbana são: Recife, em Pernambuco, e Santos, no estado de São Paulo. 

A mata Atlântica é a floresta tropical mais ameaçada de extinção deste século, mesmo protegida por lei como Unidade de Conservação. Tem cerca de 25 mil espécies vegetais e quase duzentas mil espécies vivas entre vegetais e animais. Na Europa, uma floresta temperada tem cerca de dez espécies por hectare, enquanto a mata Atlântica tem 150 espécies por hectare, razão pela qual é considerada a floresta mais diversificada do planeta. 

No início do século XXI, verificou-se que sua área total estava praticamente destruída devido à ação humana: loteamentos clandestinos, pólos industriais, agricultura não-sustentável e turismo predatório. É preciso que, o ser humano tome consciência de estar destruindo o seu próprio planeta e, sobretudo, a si mesmo. Resta a esperança de que futuramente haja leis mais rígidas para coibir os abusos contra a natureza, para que as matas recuperem seu equilíbrio e continuem a oferecer sua biodiversidade aos seres humanos.



Referência:

Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia Internacional de luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Fonte: www.paulinas.org.br/diafeliz

20 de março-Início do Outono


20 de março

Início do Outono



No hemisfério sul, o início do outono se dá quando o Sol está sobre o círculo do equador e atinge, desse modo, o equinócio de março, no dia 20, caminhando do hemisfério norte para o sul. 

"Equinócio", palavra que vem do latim aequinoctiu, significa "noite de igual duração". Isso quer dizer que, nesses dias, a duração da noite é igual à do dia. 

Enquanto no hemisfério sul é outono, no hemisfério norte é primavera. As estações do ano acontecem porque o eixo da rotação terrestre está inclinado num ângulo de, mais ou menos, 23,5º. Em certa época do ano, se visualizarmos os raios solares que chegam à Terra, poderemos perceber que um dos hemisférios receberá maior quantidade de raios solares em função dessa inclinação. Enquanto isso, no outro hemisfério, essa quantidade de luz será menor. Num intervalo de, aproximadamente, 182 dias, quando a Terra se encontra na posição oposta à anterior em sua órbita, há uma inversão dessa quantidade de raios solares: o hemisfério que recebeu maior quantidade de luz receberá menor, e o que recebeu menor, receberá maior quantidade. Por esse motivo, as estações do ano nos dois hemisférios são opostas. 

Quanto mais próxima estiver a região do equador, menos as diferenças das estações do ano serão notadas. Ao contrário, quanto mais afastada estiver a região do equador e mais próxima dos pólos, com mais clareza, essas diferenças serão percebidas. 

A palavra "outono" vem do latim autýmum que significa "amadurecer". No outono, as plantas amadurecem e dão frutos. Nessa época do ano, frutas, verduras e legumes são mais saborosos e o céu é de um azul mais intenso e vibrante. 

No outono, o ciclo de vida das plantas está completo e muitas delas perdem suas folhas; muitos animais hibernam e outros buscam esconderijos mais quentes para se protegerem no inverno.




Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br/diafeliz



sexta-feira, 18 de março de 2011

Penafiel: Comemorações Dia Mundial Floresta

Penafiel: Comemorações Dia Mundial Floresta

Frase do dia...


Não conheço pessoa que deveras lhe seja devota (de São José) e Lhe renda particulares obséquios que não a veja crescer em virtude, porque muitíssimo ajuda ele às almas que se encomendam ao seu patrocínio.
 (Santa Teresa de Jesus)
2011-03-19

O caminho da cruz

*O consolo está, e a vida,
Só na cruz;
E ao Céu é a única senda
Que conduz.
*A santa Cruz é oliveira
Mui preciosa,
Seu óleo nos unge e inunda
De luz radiosa;
Ó minh’alma, pressurosa,
Abraça a cruz:
Pois ao Céu é a única senda
Que conduz.
*Desde que na Cruz foi posto
O Salvador,
Só na cruz se encontra glória,
Honra e louvor;
Vida e consolo na dor
Dá-nos a cruz,
E ao Céu é a estrada segura
Que conduz.”
(Santa Madre Teresa d’Ávila)
Fonte: www.mosteirosaojose.com.br

Quaresma



“PONDE OS OLHOS NO CRUCIFICADO E TUDO VOS PARECERÁ POUCO”

(Santa Madre)

“A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho. Enquanto olha para o encontro definitivo com o seu Esposo na Páscoa eterna, a Comunidade eclesial, assídua na oração e na caridade laboriosa, intensifica o seu caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor” (Santo Padre Bento XVI)
Fonte: www.mosteirosaojose.com.br


HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

São José - cancaonova.com - Santo do Dia!.flv

19 de março-Dia do Carpinteiro e ou Dia do Artesão


19 de março

Dia do Carpinteiro e ou Dia do Artesão



Neste dia são homenageados o carpinteiro, o marceneiro e os artesãos em geral. O carpinteiro é o profissional que atua geralmente na construção de habitações e estruturas de madeira. O marceneiro trabalha com arte, dando forma às madeiras mais nobres. 

Durante muito tempo, o carpinteiro foi um dos profissionais mais requisitados, pois do seu trabalho dependiam vários ofícios. Os móveis da casa, os carros de bois ou puxados a cavalos, as ferramentas agrícolas de madeira etc. Esse ofício sobreviveu ao progresso, mas o carpinteiro teve de se adaptar aos novos tempos, recorrendo a equipamentos automáticos e alterando as suas produções. As antigas ferramentas tornaram-se, em grande parte, obsoletas, ainda que muitas delas mantenham as feições dos séculos passados. De modo geral, as antigas oficinas evoluíram para pequenas ou médias fábricas, e o artesão se transformou em operário. 

O mais famoso carpinteiro foi Jesus que, na sua imensa humildade, aprendeu a arte da carpintaria com são José, homem simples e trabalhador, escolhido por Deus, em seu grandioso plano de redenção para a humanidade, para ser o pai terreno e tutor do Menino Jesus, em sua tão sublime missão. Maria era noiva de José, quando o anjo Gabriel lhe anunciou a chegada de Jesus. José, assustado, pensou em deixá-la secretamente, sem contar nada a ninguém. 

Depois de sonhar com o anjo, que lhe revelou ser a criança o filho de Deus, José atendeu ao conselho e a acolheu, protegendo-a, bem como seu filho. Essa decisão marcou o fim do Antigo Testamento. José sempre esteve ao lado de Maria e de Jesus nas maiores provações; a sua proteção foi primordial para que Jesus crescesse, atingisse a idade adulta e cumprisse sua Paixão. 

Pouco se sabe sobre a morte de José, mas esse valoroso homem mereceu da Bíblia um valioso título: o de homem justo. São José é, também, o padroeiro dos carpinteiros e dos artesãos. 

Os artesãos, de fato, são pessoas premiadas por Deus com um dom especial. Eles são, antes de tudo, artistas operários, que participam de todo o processo do trabalho, até da comercialização, cujo resultado será para manter a si e a sua família. 

O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões empregados em cada época e região. Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações. 

A modernidade quer que o artesão seja visto como um precursor do microempresário, que trabalha com a família para o seu sustento. Mas ele não pode ser confundido com um simples vendedor de rua, cujo tabuleiro está repleto de quinquilharias, pois seu valor social é outro. 

Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado o patrimônio cultural de uma nação. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.


Referência:
Fonte: www.paulinas.org.br






terça-feira, 15 de março de 2011

Eu ouvi Deus


Levantei chateado já pensando nos inúmeros problemas que eu tinha para resolver naquele dia, um gosto amargo na boca, dores pelo corpo e uma angústia esquisita me invadia a alma e dizia que eu não havia dormido bem. Eu parecia uma barata tonta, não tinha idéia de “por onde começar”…
Quando sai para a rua fui surpreendido por um dia maravilhoso, um sol “gostoso” iluminava um céu azul quase sem nuvens, e eu tive a impressão de que Deus queria falar comigo.
Continuei caminhando e nas árvores da praça perto de casa, dezenas de passarinhos cantavam alegres e disputavam alimentos com uma barulheira festiva, e senti que Deus queria falar comigo.
Olhei para as flores daquele Jardim e me lembrei de Jesus falando aos antigos: “(LC 12:27) “Olhai os lírios no campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.”, e mais uma vez senti que Deus queria falar comigo.
Angustiado com meus problemas que pareciam ser os mesmos sempre, parecia que eu nunca iria sair daquele círculo de aflições, quando percebi que minhas pernas estavam me levando por todos os lugares que eu queria, mesmo sem eu ordenar nada, que meus braços eram fortes e eu poderia utilizar essa força para o trabalho, e que meu cérebro possuía ainda um raciocínio muito rápido, e mais uma vez percebi que Deus queria falar comigo.
Mais a frente, vi um menino de no máximo 3 anos, com os bracinhos esticados e nas pontas dos pés pulando para alcançar uma maçã no alto de uma árvore. Mesmo com todo o seu esforço, empenho e alegria, eu percebi que ele nunca iria conseguir alcançar aquela maçã, e nesse momento eu ouvi Deus me falar que nós somos iguais aquela criança, na maioria dos nossos dias, colocamos nossa felicidade, nossos melhores sonhos, em lugares tão altos como aquela maçã estava para o menino, perseguimos frutos que não estão ao nosso alcance, e desprezamos o belo, as coisas boas que a vida nos oferece e nem damos a devida atenção.
Percebi então, quanto tempo eu estava perdendo amando quem não me amava, trabalhando onde não me sentia feliz, fazendo coisas somente para agradar quem nunca mereceu, desejando coisas que eu nem sabia se me fariam felizes, buscando um Deus da guerra para vencer meus inimigos, quando Deus é só amor. Então compreendi que a felicidade está onde nós estamos, onde está o nosso coração e nesse dia eu ouvi Deus.
Eu acredito em você, sempre!
Paulo Roberto Gaefke escrita em Nov. de 2002
Imagem: (Meramente ilustrativa)
www.meuanjo.com.br

15 de março-Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


15 de março

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Consumidor é a pessoa que adquire bens para uso próprio, ou seja, a pessoa que consome. Hoje em dia, quem adquire artigos de consumo ou utiliza serviços é protegido, por lei, contra os abusos ou práticas incorretas do comércio. A história, porém, revela que a conquista dos direitos dos consumidores percorreu caminhos tortuosos.

A prática de abusos contra o consumidor já é bastante antiga. Desde os primórdios, as pessoas começaram a se relacionar com mercadorias e se dividiram entre as que vendiam e as que compravam. Essa relação fez surgir, conseqüentemente, a desonestidade e a exploração comercial para se obter maior lucro. Trata-se de um reflexo natural de uma faceta humana: o egoísmo. Em face desse problema, as leis começaram a ser criadas para regular essas relações comerciais, de modo a proteger as partes mais fracas do processo, geralmente os consumidores.

O Código de Hamurábi (1780 a.C.), elaborado pelo rei Hamurábi, da Babilônia, foi o primeiro sistema de leis que também protegeu o consumidor. O código regulamentava, por exemplo, as construções: se uma casa desabasse e matasse o seu morador, o construtor seria punido com a pena de morte.

Passados mais de 2.200 anos, esse tipo de legislação mudou; modernizou-se e ganhou a ajuda de organismos especialmente voltados para a defesa do consumidor. No Brasil, merecem destaque o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), a Delegacia do Consumidor (DECON), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e, dando suporte e legitimação a todos, o Código de Defesa do Consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor, lei nº 8.078, de 11/7/1990, tem sido o principal marco legislativo brasileiro para assegurar os direitos do consumidor - uma necessidade não só para o avanço do processo democrático, dos direitos humanos e da cidadania, como também para um justo desenvolvimento econômico e social do país. Uma economia aberta e cada vez mais globalizada precisa de consumidores participantes, capazes de exigir serviços e produtos com preço justo e qualidade adequada, possibilitando a satisfação deles nas relações de consumo e uma qualidade de vida cada vez melhor.

O Código de Defesa do Consumidor iniciou uma nova fase na história do Brasil ao exigir uma melhora do mercado de consumo, ao estimular o controle de qualidade dos produtos e ao oferecer instrumentos capazes de coibir os abusos comerciais, a venda de produtos que podem oferecer riscos à saúde ou à segurança e o uso de publicidade enganosa. Criou, também, meios necessários para assegurar direitos e responsabilizar culpados, por meio dos Juizados de Pequenas Causas e das Promotorias de Justiça Especiais, com acesso rápido e gratuito de todos os cidadãos à justiça.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br


Tempo da Quaresma

Tempo da Quaresma