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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Citação do dia

Ave, Maria!
Ave, carne florescida em Jesus.
Ave, silêncio radioso,
urdidura de paciência
onde Deus fez seu amor inteligível!
Adélia Prado

Professora cala deputados em audiência pública em favor da educação


Ela descreveu a situação da educação no Estado e no Brasil

Mickaell Clygens – Estagiário

A Professora Amanda Gurgel silenciou Deputados do Rio Grande do Norte em audiência pública a favor da educação nesta semana.
Durante uma audiência pública em favor da educação, a professora Amanda Gurgel surpreendeu os deputados apresentando seu contracheque de R$ 930 reais em depoimento do quadro da educação no Brasil que segundo ela estar precária. Ela falou sobre condições péssimas de trabalho no Estado e no País.
Segundo ela os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no Estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. “Não agüentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo e sai governo e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo Estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade”, disse a professora.

 Confira o vídeo

Imagem: (Meramente ilustrativa)
Fonte: primeiraedicao.com.br

Depoimento da professora Amanda Gurgel

quinta-feira, 19 de maio de 2011

24 de maio-Dia do Telegrafista

24 de maio
Dia do Telegrafista

O telegrafista trabalha nas estações telegráficas, transmitindo e recebendo mensagens, por meio de um código próprio, o código Morse, assim chamado em homenagem ao inventor do aparelho e do seu código de comunicação. 

O telégrafo foi o primeiro aparelho uitlizado para comunicação a distância. Foi inventado em 1832 pelo norte-americano Samuel Morse (1791-1872) e patenteado em 1840. Em 1866, o primeiro cabo telegráfico submarino passou a ligar permanentemente a Europa à América. Daí em diante, as tecnologias de comunicação a distância evoluíram com rapidez. Guilherme Marconi criou o telégrafo sem fio em 1896, emitindo e captando sinais a centenas de metros de distância. Esse foi o passo decisivo para a expansão das telecomunicações. 

Antes de inventar o telégrafo, Samuel Morse foi pintor de grande talento. Estudou artes na Inglaterra, fez exposições na Academia Real de Londres, pintou retratos de muitos cidadãos importantes de sua época e foi professor catedrático de pintura e escultura na Universidade de Nova York. 

Quando esteve em Paris, Morse começou a estudar eletricidade e se tornou físico, desenvolvendo seus próprios experimentos num pequeno laboratório improvisado. Seu objetivo era criar um sistema elétrico capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Assim, acabou inventando o telégrafo, um aparelho capaz de transmitir sinais através de um circuito eletromagnético. 

Depois, Morse inventou um código: um sistema de pontos e espaços que, combinados, podem representar letras e números. Quando atingiu seu máximo aperfeiçoamento, o código Morse pôde ser transmitido a uma velocidade de dez palavras por minuto. 

Embora o telégrafo não seja utilizado tão largamente nos dias de hoje, o código Morse continua a ser empregado nos aviões e nos navios, sobretudo quando há necessidade de comunicação em situações de emergência.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br



23 de maio-Dia da Juventude Constitucionalista e Dia do Soldado Constitucionalista (MMDC)

23 de maio

Dia da Juventude Constitucionalista e 
Dia do Soldado Constitucionalista (MMDC)


O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Em 1932, quatro estudantes paulistas - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - foram mortos nessa data, num confronto com a polícia, quando se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas. 

A morte dos quatro estudantes foi o estopim da revolta paulista contra o governo e a favor de uma Constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo, que eclodiu no dia 9 de julho e passou para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 1932. Essa revolução foi uma espécie de revide dos grupos que tinham sido derrotados pela Revolução de 1930. Esses grupos, ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP), defendiam a instalação imediata da Assembléia Constituinte e acusavam Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país, almejando recuperar o poder que haviam perdido com a vitória política de Vargas. 

O movimento MMDC mobilizou cerca de cem mil homens; a maioria era representante da classe média. Os paulistas se organizaram em frentes de combate e se posicionaram nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no vale do Paraíba. Aguardaram em vão o apoio de outros estados. No dia 3 de outubro, as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais. 

Em São Paulo, foi construído um monumento em homenagem aos quatro estudantes. Trata-se do obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu para seus corpos. Pode ser avistado da avenida vinte e três de Maio, que recebeu esse nome como parte da homenagem aos heróis de 1932. 

O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela Constituição; por isso, nele se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Nesse dia, recordam-se não só a participação dos jovens no movimento, como também os quatro estudantes vitimados pelos repressores. Em São Paulo, em 9 de julho, MMDC são especialmente honrados no Dia do Soldado Constitucionalista, festa que ocorre só nesse estado.



Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br

22 de maio-Dia do Apicultor


22 de maio
Dia do Apicultor

Dá-se o nome de "apicultura" à arte de criar abelhas. Pode ser praticada como hobby ou de modo profissional. É uma atividade muito antiga, originária do Oriente. A China, o México e a Argentina são os principais países exportadores de mel, e a Alemanha e o Japão são os maiores importadores.

A apicultura sempre foi feita de maneira muito rudimentar. Os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel; era preciso refazê-los a cada ano. Com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com as abelhas é diferente.

O apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar os produtos proporcionados pelas abelhas. As colméias artificiais que o ele fornece às abelhas são muito variadas e têm evoluído com o tempo. As mais rústicas eram simples troncos ocos ou cestos de vime; hoje, utilizam-se diferentes tipos de caixas, muito mais práticas e fáceis de manejar. O verdadeiro trabalho do apicultor começa após a instalação de suas primeiras colméias. É a partir desse momento que surgem as diferenças entre a apicultura racional e a pilhagem ou exploração de enxames que vivem em estado natural.

O papel do apicultor é amparar suas abelhas nos momentos mais difíceis, para poder se beneficiar nos estágios em que as colméias se encontram na plenitude produtiva. Para tanto, é preciso que ele entenda que a colônia vive em constante ciclo; nos períodos de escassez de alimento, a família definha, os zangões são expulsos da colméia, cai a postura da rainha e, conseqüentemente, diminui ou cessa a produção de mel, pólen, geléia real, própolis e cera.

Nesse momento, entra em ação o apicultor, que socorre a colônia providenciando alimento artificial para as abelhas, reduzindo a entrada do orvalho nos períodos de frio, auxiliando na manutenção da temperatura do interior da colméia, fornecendo cera, verificando o estado dos favos etc.

Os maiores produtores de mel estabelecem suas colméias em zonas de agricultura intensiva de laranja ou de eucalipto, pois não é prático cultivar plantas para a produção de mel. Nas épocas de floradas, a produção de mel da colônia é farta. O apicultor colhe boa parte, sem causar prejuízo às abelhas. Cresce também a produção de pólen, cera, geléia real e própolis, que deve ser explorada racionalmente. Assim a colônia cresce, permitindo ao apicultor desenvolver e ampliar seu apiário, fortalecer enxames fracos, desdobrar colônias mais vigorosas e criar novas rainhas para substituir as idosas, cansadas e decadentes.

O apicultor precisa saber qual é o melhor momento para colher o mel e qual a quantidade que pode extrair sem prejudicar as abelhas. Ele deve tirar unicamente os favos que contêm mel maduro, colocando-os em uma máquina centrífuga, que extrai o mel sem quebrá-los, para que depois possam ser utilizados novamente. Antes de engarrafar o mel, o apicultor precisa filtrá-los, para que fique livre dos restos de cera.

Não basta apenas ter algumas colméias para ser apicultor. É preciso entender o comportamento social das abelhas, sua biologia e estar sempre se atualizando sobre as técnicas de manejo e produção. Isso torna essa arte ainda mais nobre e cativante, pois as descobertas se renovam.

A importância do mel para a humanidade é indiscutível, pois é o adoçante mais antigo de que se tem notícia. Os arqueólogos encontraram vestígios de mel em peças de barro que datam de 3400 a.C. Mas os cientistas afirmam que deve ser muito mais antigo, visto que a origem das abelhas data de 42 milhões de anos.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br



21 de maio-Dia da Língua Nacional

21 de maio
Dia da Língua Nacional

A nossa língua nacional, o português, é um idioma derivado do latim, que se dividia em latim clássico e latim vulgar. O latim clássico era falado e escrito pelas pessoas cultas. Foi muito pouco divulgado, por isso, hoje é conhecido apenas por meio da literatura e dos documentos históricos. O latim vulgar era utilizado pela maioria da população. Espalhou-se durante a expansão do Império Romano e foi se diversificando nas regiões conquistadas, dando origem aos dialetos que criaram outras línguas, denominadas "neolatinas" ou "românicas", entre as quais há o português, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o provençal, o italiano e o romeno. 

Desde que surgiu, a língua portuguesa foi se modificando com o passar dos anos, em razão de ter recebido influências de outras línguas. Essa transformação continua a ocorrer, pois a língua se enriquece com palavras de diferentes origens. Em cada país em que é falado, o português apresenta variações que se manifestam tanto no vocabulário utilizado quanto na pronúncia, na morfologia e na sintaxe. Essas variações ocorrem também dentro de um mesmo país, de região para região, em conseqüência de fatores sociais, econômicos e culturais. 

A língua portuguesa não é apenas falada em Portugal e no Brasil. Durante a expansão marítima e a colonização portuguesa, a língua conquistou também a África, a Ásia e a Oceania. Atualmente, os países que têm como idioma o português são: Portugal, Brasil, Açores, ilha da Madeira, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste. O português é também falado em algumas regiões que estiveram fora do domínio político de Portugal, como alguns povoados espanhóis, uruguaios e comunidades de imigrantes em diversos países.


Referência:
Fonte www.paulinas.org.br



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto de beatificação de Irmã Dulce é apresentado

Projeto de beatificação de Irmã Dulce é apresentado

Peregrino da esperança e da paz

Peregrino da esperança e da paz

Documentário sobre a vida de Irmã Dulce será exibido no dia da beatificação da irmã baiana

Documentário sobre a vida de Irmã Dulce será exibido no dia da beatificação da irmã baiana

18 de maio-Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio
  Dia Nacional de Combate ao Abuso
 e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 No dia 18 de maio de 1998, durante o I Encontro da Ecpat (End Child Prostitution, Child Pornograply and Traffiking of Children for Senual Purposes) - organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças no Brasil e em outros países -, realizado na Bahia, cerca de oitenta entidades públicas e privadas se reuniram. Ao final do encontro, decidiram criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído legalmente, por meio da lei no 9.970, de 17/5/2000. A criação da data teve o objetivo de repudiar o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil e de não ser esquecida a história de Araceli Cabrera Sanches, que aos 8 anos de idade foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muitos brasileiros acompanharam essa trágica história desde o início, mas ninguém ousou denunciar os criminosos, decretando, assim, a impunidade dos assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do empenho de alguns jornalistas, o Caso Araceli ficou impune. Sua morte, porém, ainda causa indignação e revolta. O dia 18 de maio é marcado pela mobilização de toda a sociedade, com o objetivo de lutar contra esses abusos. Há muitas campanhas de incentivo à denúncia, reforçando o slogan "Esquecer é permitir. Lembrar é combater". Tais campanhas divulgam o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), por meio do seu Laboratório de Estudos da Criança, constatou que a cada ano há, invariavelmente, mais de mil ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes. No mesmo período a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) registrou 1.500 denúncias de abuso sexual; 58% dos casos aconteceram dentro da própria família da vítima. Há outros dados: em 80% dos casos de abuso sexual, a vítima é do sexo feminino; 49% dessas crianças têm entre dois e cinco anos de idade. A exploração sexual infanto-juvenil é a utilização de crianças e adolescentes com fins lucrativos; o abuso sexual diz respeito às situações em que a criança ou o adolescente é submetido, forçosamente e sob ameaça, à prática sexual com o adulto. O número de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual é crescente e assustador. Além disso, como em muitas situações o crime é praticado por membros da família da vítima, geralmente o caso é abafado e não é denunciado às autoridades competentes. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o único representante do Poder Judiciário que integra a comissão de trabalho interministerial que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Tal comissão tem como objetivos principais implantar uma política nacional de enfrentamento a esses abusos e estabelecer um cronograma de ação conjunta de entidades governamentais e não-governamentais para coibi-los. A lei no 9.970, de 17/5/2000, instituiu este dia de comemoração nacional, por meio do projeto criado pela deputada Rita Camata, com sanção e promulgação do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia Internacional dos Museus
Dia das Raças Indígenas da América
Dia dos Vidreiros
Fonte www.paulinas.org.br


Childnet International - Cyber Bullying (legendado pt)

17 de maio-Dia Mundial das Telecomunicações

17 de maio
Dia Mundial das Telecomunicações


O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em Paris, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT). A partir daí, o simbolismo das barreiras de tempo e espaço foi superado. O principal instrumento dessa transformação, que marcou o final do século XX e o alvorecer do século XXI, foram as telecomunicações, que constituem uma infra-estrutura essencial ao desenvolvimento econômico, social e das atividades culturais, políticas e religiosas. 

Há datas importantes que remetem aos primórdios das telecomunicações: 
1791 - Claude Chappe faz em Paris, as primeiras demonstrações do funcionamento do telégrafo óptico. 
1794 - A construção da linha telegráfica Paris-Lille é concluída com o emprego do telégrafo óptico de Chappe. 
1800 - Alessandro Volta, físico italiano, inventa a pilha elétrica. 
1832 - Samuel Morse inventa o telégrafo elétrico (patenteado em 1840). O telégrafo óptico já tinha atingido cinco mil km de linhas na França. 
1850 - França e Inglaterra ligam seus portos (Calais e Dover), no canal da Mancha, por cabo submarino para transmissões telegráficas. 
1854 - David Hughes, físico inglês, inventa um telégrafo impressor, o teletipo. 
1865 - A União Telegráfica Internacional é fundada em Paris, em 17 de maio. Em 1930, transforma-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT), com sede em Genebra. 
1876 - Alexander Graham Bell obtém a patente da invenção do telefone, concedida no dia 10 de março. 
1878 - O primeiro telefone público do mundo é instalado nos Estados Unidos. 
1879 - D. Pedro II autoriza, mediante decreto, o funcionamento da Empresa de Telefonia no Brasil. Começam a funcionar os primeiros telefones no Rio de Janeiro. 
1895 - Guilherme Marconi produz o primeiro aparelho de rádio. 
1896 - Marconi obtém, em Londres, a primeira patente mundial para o telégrafo sem fios. 
1920 - Nasce a radiodifusão. 
1922 - É efetuada a primeira transmissão radiofônica no Brasil. 
1926 - As primeiras demonstrações de televisão são realizadas por Baird, na Inglaterra, e pelos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos. 
1928 - Baird faz as primeiras transmissões de televisão em cores. 
1930 - A primeira vídeo conferência pública é efetuada em Nova York. 
1936 - A estação Britsh Broadcasting Corporation (BBC) inicia suas transmissões regulares de TV, em Londres. 
1939 - O americano Guilherme González Camarena demonstra, na Cidade do México, o funcionamento da primeira TV em cores, embora Baird seja considerado pioneiro. 
1946 - O Electronic Numerical Integrator and Calculator (Eniac), primeiro computador eletrônico do mundo, começa a funcionar na Universidade da Pensilvânia, utilizando 18 mil válvulas a vácuo. 
1947 - Três cientistas dos Laboratórios Bell inventam o transistor. 
1950 - A TV Tupi, Canal 3, primeira estação de televisão da América Latina, entra em funcionamento em São Paulo. 
1951 - Os norte-americanos fazem a primeira transmissão de um programa de TV em cores do mundo. 
1952 - O cinerama é apresentado pela primeira vez publicamente. 
1957 - O primeiro satélite artificial, o Sputnik-I, é lançado pela ex-união das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 
1962 - O primeiro satélite mundial de telecomunicações, o Telstar, é construído pelos Laboratórios Bell. 
1962 - No Brasil, a lei no 4.117, de 27/8/1962, cria o Código Brasileiro de Telecomunicações e o Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel). 
1965 - A Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) é criada com a finalidade de explorar industrialmente os serviços de telecomunicação. 
1967 - O decreto-lei no 200, de 25/2/1967, cria o Ministério das Comunicações. 
1969 - A nave Apollo-XI é lançada ao espaço e o ser humano pisa pela primeira vez na Lua, em 20 de julho, com transmissão ao vivo pela TV. 
1978 - A telefonia móvel celular é ativada no Japão. 
1990 - O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a usar a telefonia móvel celular. 
1991 - O serviço de videoconferência é implantado no Brasil. 
1992 - O primeiro telefone público com cartão é implantado no Rio de Janeiro, na Feira Eco-92. 
1995 - A Rede Mundial de Computadores, a internet, é implantada no Brasil. 
1997 - O primeiro serviço celular digital da Banda B começa a operar em Brasília. 
2000 - O serviço Assymetric Digital Subscriber Line (ADSL) internet de alta velocidade é implantado no Brasil. 

Esse avanço fantástico da tecnologia fez do presente uma era em que as relações internacionais se transformaram em uma necessidade social e econômica. É comum que um grande número de pessoas dos países desenvolvidos viaje para todos os cantos do planeta, tornando imprescindível o estudo de idiomas, aproximando povos e culturas. Caem as barreiras comerciais e a economia desenvolve-se num mercado mundial. Os satélites artificiais e a fibra óptica permitem que todo tipo de informação - imagem, som, ou texto - circule quase instantaneamente entre os países. Essa rede de telecomunicações, constituída pelas infovias, vem produzindo, cada vez mais, mudanças significativas no modo de vida das sociedades.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br