Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2011

31 de maio-Dia Mundial de Combate ao Fumo

31 de maio
Dia Mundial de Combate ao Fumo

O hábito de fumar, ou tabagismo, causa dependência física e psicológica, originada pela nicotina presente no cigarro, bem como outras uma série de problemas desencadeados por outras substâncias tóxicas. 

Está provado científica e clinicamente que cerca de 90% dos casos de câncer pulmonar são ocasionados pelo uso freqüente do cigarro. Mas outros órgãos do corpo humano podem ser afetados: boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas, rins e bexiga. 

O câncer não é a única doença causada pelo tabagismo. A fumaça do cigarro é composta de 2% a 6% de monóxido de carbono, gás tóxico que corrompe as hemácias do sangue, dificultando o transporte e a utilização do oxigênio. Assim, o fumante sempre está mais propenso a adquirir moléstias do sistema respiratório, como a bronquite e o enfisema. 

Das mortes causadas pelo fumo, cerca de 25% têm como causa as doenças coronárias, entre elas o infarto. Comparado a quem não fuma, o fumante corre o dobro do risco de sofrer um infarto do miocárdio, porque o tabaco lesiona os vasos sangüíneos e aumenta a concentração do colesterol maligno, ocasionando o entupimento de veias e artérias. Essa obstrução, quando ocorre no cérebro, causa derrames e aneurismas. 

Muitos fumantes estão conscientes dos problemas que o tabaco acarreta à sua saúde e procuram preservar as pessoas que não fumam das agressões do cigarro. Nem todos os fumantes, porém, têm essa consciência; muitas vezes, obrigam as pessoas que estão ao seu redor a fumarem passivamente. O fumante passivo não fuma porque deseja; ele é obrigado a respirar a fumaça do cigarro de outras pessoas. Entre os fumantes passivos, as mais prejudicadas são as crianças, que podem ficar com a saúde debilitada. Há outro problema: essas crianças, quando crescerem, poderão seguir o exemplo dos pais. 

O mundo inteiro está empenhado em erradicar esse mau hábito. Diversas medidas, com força de lei, têm sido tomadas para preservar os direitos de quem não fuma e zelar pela saúde e recuperação dos fumantes. Há algum tempo, o hábito de fumar está proibido em repartições públicas, aviões, restaurantes, shopping centers e outras áreas de convívio coletivo. A publicidade de cigarros também tem sido combatida e proibida, para que não estimule a juventude ao vício. 

No Brasil há várias leis antitabagismo, como a lei no 9.294, de 15/7/1996, que estabelece em seu artigo 2o: "É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente". 

A lei no 10.167, de 28/12/2000, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, permite a propaganda do cigarro somente na parte interna dos locais de venda do produto e proíbe não só anúncios nos meios de comunicação, incluindo internet, outdoors, placas e cartazes luminosos, como também as campanhas promocionais, com distribuição de qualquer tipo de amostra ou brinde, a venda de cigarros em estabelecimentos de saúde, o uso de cigarros em aviões, a venda do produto por via postal e a propaganda indireta contratada (merchandising). Essa lei foi alterada pela lei no 10.702, de 14/7/2003 e atribui pesadas multas aos infratores.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Pentecostes
Fonte www.paulinas.org.br


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo tentará reverter pontos polêmicos do Código Florestal no Senado | Agencia Brasil

Governo tentará reverter pontos polêmicos do Código Florestal no Senado | Agencia Brasil

Frases de Ir. Dulce! Para refletir...

 “A beleza está nas pessoas, nas plantas, nos bichos, em todas as coisas de Deus.
É mais intensa ainda nos olhos de quem consegue ver, acima da simplicidade, a
beleza com que ele criou cada pequeno detalhe da vida”. (Ir. Dulce)


 “O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode sim mudar a realidade”. (Ir. Dulce)


“A oração é para nossa alma como o ar para o nosso corpo”. (Ir. Dulce)

“Se amamos a deus como ele deve ser amado, então fazemos tudo por ele, ou
seja, por aquele que é Sua imagem e semelhança: o pobre, o carente,
 o necessitado”. (Ir. Dulce)

“Precisamos ser evangelho vivo”. (Ir. Dulce)
“Se imitarmos o exemplo de nossa mãe do céu, a humildade, a caridade, o
silêncio, seremos realmente felizes”! (Ir. Dulce)


“Diante de sofrimentos, lutas e tribulações, devemos nos guiar pela nossa fé.
tudo se torna mais fácil, quando se tem fé. não uma fé oscilante, mas uma fé
firme naquele que tudo pode e tudo nos concede”. (Ir. Dulce)


“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo
caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me dá forças para ir
sempre em frente”. (Ir. Dulce)


“A sublimidade da nossa vida está na doação total de nosso ser a Deus”!
  (Ir. Dulce)


Fonte: www.arquidiocesesalvador.org.br

IRMÃ DULCE


Sua obra é eterna e nobre,
O seu nobre ministério,
Sempre a serviço do pobre,
Fez do amor o seu império.

O amor foi sempre o seu mistério,
Como a eterna luz da divindade.
Do seu humilde e santo relicário,
Vem as bênções da eternidade.

Tinha por templo a caridade,
Por símbolo a fé e o puro amor.
Seu sorriso era pura bondade,
Igual o desabrochar de uma flor.

Sua vida foi sempre à santidade,
Como um anjo a serviço de Cristo,
Com imenso amor e humildade.

Salvador-Ba, 22/05/2005
Everaldo Cerqueira


Richard Clayderman - Titanic

segunda-feira, 23 de maio de 2011

29 de maio-Dia do Estatístico




29 de maio
Dia do Estatístico


A palavra "estatística" vem do alemão Statistik, palavra criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum. Significa "analisar", "verificar". Atualmente, a estatística moderna consiste em um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa, envolvendo o planejamento do que se quer medir, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, a análise e a distribuição das informações. Em suma, o objetivo principal da estatística é fornecer métodos e técnicas para que se possam interpretar situações incertas. 

O uso da estatística existe há mais de cinco mil anos. Em 3000 a.C., eram feitos censos na Babilônia, na China e no Egito. O imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano, porque as informações eram utilizadas para a aplicação de impostos e alistamento militar. Essa aplicação da estatística perdurou até a Idade Média, visto que a população influenciava diretamente no poderio militar de uma nação. 

Entre os séculos XVI e XVIII, o poder econômico começou a ganhar mais importância que o poder militar. O mercantilismo fez uso da estatística para analisar variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens, alimentos e riquezas. Assim, a estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, com o objetivo básico de descrever os bens do Estado. 

No Brasil, o ensino da estatística teve início oficialmente com os primeiros cursos dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

Atualmente, o órgão governamental responsável pelas estatísticas no Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundado em 1934, com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE) A principal missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania. Para tanto, por meio da estatística, o IBGE colhe os dados sobre a situação social, econômica e demográfica do país, fornecendo os números à sociedade.




Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br

28 de maio-Dia do Ceramista

28 de maio
Dia do Ceramista


A palavra "cerâmica" vem do grego keramikós, que significa "de argila". A cerâmica é um dos materiais que acompanha o ser humano desde a Pré-História. Ao deixar as cavernas e se tornar agricultor, o ser humano necessitou de utensílios domésticos que pudessem auxiliá-lo em seu dia-a-dia. Tais utensílios tinham de ser de material resistente, impermeável e de fácil fabricação. Assim, a argila foi adotada no seu fabrico. O ser humano descobriu que a argila podia ser moldada, quando misturada à água, e que endurecia ao ser queimada. Com essa descoberta, ele pôde fazer casas, vasilhas para armazenamento de água, alimentos, vinho, óleo etc. 

Para a arqueologia, esses utensílios são de valor incalculável quando encontrados em escavações, pois a partir deles os cientistas podem estudar a cultura de determinada civilização. 

A canalização de cerâmica foi utilizada desde 4000 a.C. Na ilha de Creta, era utilizada em obras de irrigação, drenagem, transporte de água e coleta de esgotos. 

Antes da descoberta da América, há mais de dois mil anos, os indígenas já fabricavam utensílios de cerâmica. No Brasil, é famosa a cerâmica da ilha de Marajó. As culturas pré-colombianas também produziram cerâmica de grande valor artístico por seu marcante expressionismo. 

Há evidências, encontradas em escavações, da técnica da cerâmica no antigo Oriente, com datas que remontam a quase oito mil anos. 

Na Europa, a partir do século XVI, surgiram importantes centros da arte ceramista: Urbino e Faenza, na Itália; Nantes e Sèvres, na França; Talavera de la Reina, na Espanha; Saxônia, na Alemanha; Delft, na Holanda etc. Na China, são famosas as técnicas ceramistas das dinastias Tang e Ming, que muito influenciaram as do Ocidente. 

Muitos objetos de cerâmica feitos hoje em dia ainda são fabricados com técnicas parecidas com aquelas utilizadas pelos ceramistas de culturas milenares. O conhecimento técnico tem crescido lentamente, por milênios; cada etapa desse crescimento se torna inviável sem seu precedente. 

A cerâmica é essencialmente argila ou barro, moldado e endurecido pelo calor do forno, cuja temperatura pode variar de 450 a 700 graus. A qualidade da argila usada e a quantidade de calor a que é submetida a peça decidem a característica técnica do utensílio. 

O ceramista é um artesão que tem talento e sensibilidade para transformar um simples barro em peça de arte decorativa e/ou utilitária. Ele conta com uma matéria-prima abundante na natureza e a transforma com sabedoria e dedicação. Com um pouco de argila disforme em suas mãos, o ceramista faz uma belíssima peça, que servirá para registrar sua época e, ao longo do tempo a história da nossa civilização.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br


27 de maio-Dia da Mata Atlântica

27 de maio
Dia da Mata Atlântica

Quando Pedro Álvares Cabral avistou pela primeira vez o Brasil, pôde observar a densa mata que cobria nosso litoral e servia de abrigo aos nativos. Ancorado próximo da região que hoje é Porto Seguro, Cabral tomou posse da terra. Logo depois, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal, descrevendo a beleza do lugar e a riqueza e variedade das plantas. Ele estava tecendo uma descrição da mata Atlântica, que se estendia por todo o litoral brasileiro. 

No início, a mata Atlântica estava distribuída em uma área superior a 1,3 milhão de km², ocupando cerca de 17 estados brasileiros, ou seja, 15% do território nacional. Com a exploração da rica flora, porém, a mata ficou reduzida a cerca de 100 mil km², apenas 8% do total inicial. As principais ameaças enfrentadas pela mata Atlântica, hoje, resultam da ação direta do ser humano sobre as florestas: desmatamento e queimadas para loteamentos clandestinos, empreendimentos de infra-estrutura, exploração predatória dos recursos florestais, extração ilegal de madeira, expansão agropecuária e urbana, turismo desordenado, entre outras. 

A mata Atlântica possui uma vasta biodiversidade, ou seja, uma rica variedade de plantas e animais. Além disso, é conhecida pelos seus inúmeros centros de endemismo, espécies que são encontradas somente num determinado local. A Mata Atlântica contém cerca de 450 espécies, por isso é considerada recordista mundial em diversidade de espécies de árvores. Anteriormente, esse recorde era da Amazônia peruana, com cerca de trezentas espécies, muitas das quais já foram extintas ou estão em perigo de extinção. A situação da fauna também é muito grave, pois das 202 espécies ameaçadas de extinção no Brasil, 171 estão na mata Atlântica. 

Algumas organizações não-governamentais (ONGs) têm se empenhado na defesa da mata Atlântica e exercido um papel fiscalizador e denunciador de extrema importância para a sua preservação. Entre elas, há a Fundação SOS Mata Atlântica, fundada em setembro de 1986. 

É entidade privada e não possui vínculos partidários nem religiosos, nem visa lucros. Sua proposta é trabalhar em projetos de educação ambiental, recursos hídricos monitoramento da mata atlântica com o auxílio de satélite artificial, ecoturismo, produção de mudas de espécies nativas, políticas públicas, legislação ambiental, denúncia contra agressões ao meio ambiente etc. É de suma importância, também, o banco de dados que a fundação elabora, bem como as parcerias, os patrocínios e todas as contribuições que recebe de seus mais de setenta mil membros. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação estabeleceram um convênio para desenvolver o Atlas dos remanescentes florestais da mata Atlântica e efetuar o monitoramento do bioma por meio de imagens de satélite. 

No Brasil, o órgão do governo responsável pela preservação, conservação, uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), criado pela lei no 7.735, de 22/2/1989. O Ibama foi formado pela fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria Especial do Meio Ambiente, Superintendência da Borracha, Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.


Referência:
Fonte www.paulinas.org.br








25 de maio-Dia Nacional da Adoção

25 de maio
Dia Nacional da Adoção


Dia instituído pela lei no 10.447, de 9/5/2002. 
Adotar uma criança é sempre um ato de coragem, sobretudo para as mulheres, pois é preciso enfrentar o desejo da família de ter um neto que carregue suas características genéticas, o preconceito da sociedade em relação às crianças abandonadas e, principalmente, o medo irracional de tratar como filho uma criança que não se sabe "de qual família veio". 

O problema mais comum relacionado à adoção, no Brasil, é o fato de a criança adotada sempre ser vista como o último recurso para pessoas incapazes de ter filhos biológicos. Por isso, elas só desejam recém-nascidos, julgando que assim podem evitar contar-lhes a verdade. 

Essa atitude talvez seja uma herança do antigo Código de Menores, que exigia dos candidatos à adoção um exame de comprovação de esterilidade. Atualmente, em decorrência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela lei no 8.069, de 13/7/1990, o juiz que fizer essa exigência estará cometendo constrangimento ilegal e poderá ser processado por isso. Outro avanço importante diz respeito à herança. A antiga lei que estabelecia a legitimação adotiva excluía o filho adotivo do direito de sucessão hereditária. Hoje, tanto a Constituição Federal (art.227, §6o) quanto o novo Código Civil (lei no 10.406, de 10/1/2002, art.1626) asseguram aos filhos adotados os mesmos direitos e deveres dos filhos legítimos. 

Muitas pessoas alegam que não revelam a verdade para proteger a criança contra o preconceito ou para evitar contato com sua família biológica. Nada disso justifica a mentira, que pode causar efeitos danosos, muitas vezes irreversíveis, para toda a família. A revelação para a criança sobre a sua condição de adotiva deve ser feita o quanto antes e sempre da maneira mais natural possível. Os pais que não tiverem condições emocionais para fazê-lo, precisam de ajuda psicológica. 

Os pais adotivos devem encarar as suas dificuldades procriativas e não sublimá-las com a adoção de uma criança. Também não podem encarar a adoção como um ato de caridade e compaixão. É preciso que a adoção seja aceita como uma possibilidade de vinculação, legal e afetiva, que não depende da gestação, mas da convivência, como acontece com os filhos biológicos. 

Tanto o homem como a mulher maiores de 21 anos de idade podem ser pais adotivos, independentemente do sexo ou do estado civil. O pretendente à adoção deve oferecer um ambiente familiar adequado e ser 16 anos mais velho do que a criança a ser adotada. 

Os estrangeiros que não moram no Brasil e que desejam adotar uma criança ou adolescente brasileiro, precisam de um laudo de habilitação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do estado em que deseja ser inscrito. Em São Paulo, esse laudo é obtido por meio da Comissão Judiciária de Adoção Internacional. 

A lei brasileira proíbe adoção por parte de parentes ascendentes - avós e bisavós - ou descendentes - filhos, netos e irmãos. No entanto, tios e primos podem adotar. Os adolescentes maiores de 12 anos devem, obrigatoriamente, dar seu consentimento para serem adotados. Pessoas acima de 18 anos podem ser adotadas, mas não com direitos tão amplos quanto os concedidos pelo ECA.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia da Indústria
Dia Nacional do Trabalhador Rural
Fonte www.paulinas.org.br


Sindrome de Burnout

Dedicação exagerada ao trabalho pode ser sintoma de Burnout

Dedicação exagerada ao trabalho pode ser sintoma de Burnout