Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

19 de junho-Dia do Migrante


19 de junho
Dia do Migrante


A migração humana é conseqüência de muitos problemas: econômicos, políticos, religiosos, raciais, dentre outros. Há vários tipos de migração: 
° Emigração: saída de grupo de pessoas de um país; 
° Imigração: entrada de grupo de pessoas em um país; 
° Nomadismo: deslocamento constante de povos que não possuem residência fixa; 
° Transumância: permanência temporária de um grupo de pessoas em determinadas regiões, com retorno ao local de origem; 
° Inter-regional: movimento de pessoas dentro do mesmo país, para áreas de atração. Destacam-se: 
a) Êxodo rural: movimento de pessoas que deixam o campo para viver na cidade, em função da mecanização da lavoura e das relações de trabalho no meio rural; 
b) Pendular: movimento de pessoas que trabalham nos grandes centros, mas residem em cidades periféricas e retornam ao lar, diariamente, no final da jornada. 

No Brasil, as maiores correntes migratórias são originárias das regiões Norte e Nordeste, em razão da desigualdade social existente nessas regiões, não só em conseqüência do clima seco e do solo pouco produtivo dos sertões, como também da má distribuição de terras e de renda entre a população. 

As regiões Sul e Sudeste do Brasil, bem desenvolvidas industrialmente, são cada vez mais visadas pelos migrantes, atraídos pela perspectiva de trabalho. 

São Paulo é a cidade do Brasil que mais acolhe migrantes. Na primeira metade do século XX, São Paulo ainda se resumia ao centro antigo e a alguns bairros. Com a chegada da industrialização ao ABC paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano), os migrantes se instalaram nessa região, criando essas três cidades periféricas da metrópole. Sem emprego, a maioria se instalou em terrenos irregulares, carentes de infra-estrutura, como saneamento básico. Assim, houve um crescimento populacional desenfreado e sem planejamento, gerando muitas favelas e cortiços habitados por milhares de migrantes, um verdadeiro desrespeito ao ser humano. 

Estima-se que, em 2050, a população mundial seja de 9,3 bilhões de pessoas; a distribuição geográfica, porém, será extremamente desigual, o que acarretará muitos casos de migração. 

"Acolher a diferença e promover a igualdade" é um tema sempre proposto pela Comissão Episcopal para ser discutido anualmente na Semana de Migrações. Esse tema não deve ficar restrito apenas ao intelecto; é necessária a ação de acolher verdadeira e positivamente essa diferença, não como uma oposição ou uma contrariedade, mas como uma riqueza, uma oportunidade de aprender com outras culturas. 

É o preconceito que estabelece classes e proeminências. Faz-se necessária a promoção de uma igualdade entre todos, qualquer que seja a origem, nacionalidade, língua, cor ou religião. 

O migrante necessita de uma política governamental que estabeleça leis que protejam seus direitos como cidadão, para que ele possa cumprir seus deveres e ter uma vida digna.



Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A IMIGRAÇÃO NO BRASIL

18 de junho-Dia Nacional da Imigração Japonesa



18 de junho
Dia Nacional da Imigração Japonesa


Em novembro de 1907, o Brasil e o Japão firmaram um contrato de imigração, em São Paulo, mas a imigração japonesa só teve início em 18 de junho de 1908. O vapor Kasato-Maru, que ancorou no Porto de Santos, trouxe 781 imigrantes, que se dirigiram a São Paulo, capital, para pousar na Hospedaria dos Imigrantes, atual Museu do Imigrante. Depois, seguiram para as fazendas de café localizadas no interior do estado de São Paulo e em outros estados. 
A imigração japonesa ao Brasil foi suspensa em 1941, em razão da Segunda Guerra Mundial, mas reiniciou em 1952. A maioria dos imigrantes pós-guerra desembarcou no Brasil em 1959. 

Na década de 1960, o Japão iniciou uma fase de grande prosperidade e rápido crescimento econômico; o mesmo ocorreu com a economia brasileira, que não precisavam mais de agricultores estrangeiros. Em virtude disso, as relações nipo-brasileiras, nesse período, passaram do predomínio da imigração, para o intercâmbio econômico. Houve, pois, aumento do comércio, do número de investimentos e das cooperações econômicas e técnicas entre os dois países. 

Depois desse período, o Brasil estabeleceu que só receberia os imigrantes que viessem com capital financeiro para investir em empreendimentos agrícolas, ou profissionais qualificados no setor industrial. Alguns milhares de japoneses que se achavam nessas condições se radicaram no país. 

No final da década de 1970, a colônia japonesa já era conhecida pelo seu poder aquisitivo elevado e pela sua posição social bem destacada. 

Entretanto, o percurso foi longo, repleto de dificuldades e dramas, apesar do progresso. Esses imigrantes não esmoreceram diante do árduo trabalho e da grande diversidade de clima, idioma, costumes e cultura. Muitos morreram vitimados por doenças. 

Em prol da família, porém, os imigrantes japoneses se dedicaram à agricultura, empenhados num objetivo: educar os filhos e proporcionar-lhes uma boa formação escolar. 

Hoje, o rosto oriental é encontrado não só na área agrícola, como também nas mais diversas áreas: política, médica, tecnológica, empresarial, judicial, universitária e em outras profissões, pois a colônia japonesa continua contribuindo para o crescimento e para a formação da nação brasileira. 
O Dia da Imigração Japonesa foi criado pela lei no 11.142, de 14/7/2005.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas



VIVER PRA MIM É CRISTO - PE FABIO DE MELO

VIVER PRA MIM É CRISTO - PE FABIO DE MELO

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Memórias, Pensamentos e Palavras - Geizom Sokacheski: PADRE REGINALDO MANZOTTI - ESTARÁ NO FAUSTÃO!!!!!...

Memórias, Pensamentos e Palavras - Geizom Sokacheski: PADRE REGINALDO MANZOTTI - ESTARÁ NO FAUSTÃO!!!!!...: "NESTE DOMINGO, 19/06. PADRE REGINALDO MANZOTTI – PARTICIPA DO DOMINGÃO DO FAUSTÃO. 45 Milhões de pessoas acompanham seus programas de Rá..."

CANTINHO DAS ORAÇÕES

Na verdade, entendo que em nada sou inferior aos “super-apóstolos”!
2Cor 11,5

Citação do dia


Nunca tenhamos pressa ao trabalhar para Deus.
Estamos ao seu dispor. Fazemos a sua obra,
não a nossa.
P. Mortier
2011-06-16

Mensagem do Meu Anjo - Barcos da Vida

Por Paulo Roberto Gaefke em 16/06/2011

Vida sem compromisso, sem lutas,
é como barco em mar sem vento,
é como carro sem combustível,
bicicleta sem pedal...

Ai daquele que se acostuma com o que parece "seu",
tudo vai ser tirado de repente.
Ai daquele que acredita que possui alguém ou alguma coisa,
nada vai lhe restar senão a dor da solidão, 
um longo tempo para reflexão.

Ai daquele que insiste em viver do passado,
o tempo vai lhe roubar o que deixou de viver,
e quando acordar, quem sabe o que vai lhe restar?

Pegue os remos da sua embarcação,
tome coragem para mudar o rumo desse barco,
não deixe que façam o seu caminho,
nem escolham o seu destino.
A vida é sua , o roteiro é seu,
e felicidade é tesouro pessoal,
que só podemos compartilhar, dividir,
quando a possuímos.
Não espere ser feliz com a felicidade dos outros.
Não se anule em nome de nada e nem de ninguém.

Um dia, mais cedo ou mais tarde, somos chamados,
pelo Tribunal da Nossa Consciência,
para dar conta dos atos e atitudes que praticamos,
para ver o que eles fizeram de bem e de mal para nós mesmos.
Ai de quem, na hora da pesagem, descobrir,
que pouco fez para a sua felicidade.
Que viveu uma ilusão, um amor fracasado,
uma maneira errada de amar, de viver e se entregar 
e ficou preso ao sonho que virou pesadelo.
O preço das escolhas erradas, quase sempre é muito caro,
é solidão, desânimo, desgosto, cansaço...

Antes que o julgamento venha,
pegue os remos do seu barco e escolha a direção,
ouça o que diz o coração, mas escute a razão.
Só então, mude o rumo e siga de verdade,
rumo ao bem estar, rumo a sua felicidade.
Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke
www.meuanjo.com.br
"Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão."
-- 
(Mensagem recebida por e-mail)


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Video Chocante - Desmatamento

A desertificação é um assassino silencioso

17 de junho-Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e a Seca



17 de junho
Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e a Seca

Muitas regiões da Terra estão a caminho de se tornarem grandes desertos. O fenômeno conhecido como desertificação transforma-se dia a dia em um grande problema. 

Quase um bilhão de pessoas no mundo, incluindo o Brasil, vivem em áreas ameaçadas pela desertificação. É como se houvesse quase um em cada seis habitantes do planeta. Cerca de duzentos milhões de indivíduos vivem em regiões que eram ou se tornaram desertos nos últimos anos, de acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O território brasileiro é alvo da desertificação. O problema, antes, se restringia ao sertão nordestino, seco por natureza. Hoje, até o Rio Grande do Sul tem porções de terra que se estão transformando em deserto. O avanço das áreas desérticas no Brasil deve-se sobretudo à interferência humana, por meio do desmatamento, do cultivo inadequado da terra e da mineração predatória. Na região Nordeste, uma extensão de terra do tamanho do quádruplo do estado do Rio de Janeiro já está em acelerado processo de desertificação. O fenômeno também ameaça o norte de Minas Gerais e a Amazônia. 

Nas florestas, tudo pode começar com uma simples queimada. Com a retirada da vegetação, a água das chuvas provoca erosão e arrasta a camada fértil para o leito dos rios. Nas chuvas subseqüentes, a água não se infiltra mais na terra. Sem água, as sementes não germinam e a mata não se reconstitui. Esse é o processo de desertificação, que provoca impactos ambientais, sociais e econômicos no mundo todo. Como decorrência dessa agressão à natureza, desaparece, de modo irreversível, parte da flora e da fauna, diminui a disponibilidade de água e os solos empobrecem e perdem sua produtividade agrícola. Os habitantes desistem de sobreviver em meio à seca e tentam a sorte nos centros urbanos. Em conseqüência disso, a qualidade de vida dessas populações não melhora, e a pobreza aumenta nas cidades. As perdas econômicas também são drásticas, porque a desertificação reduz as áreas de agricultura. 

A recuperação dessas áreas desertificadas é cara e demorada. No Nordeste, por exemplo, a natureza levaria cerca de mil anos para reverter o atual estagio de desertificação. O Ministério do Meio Ambiente calcula que precisariam ser gastos 2,8 bilhões de dólares durante vinte anos para que se pudesse reabilitar toda essa área do sertão nordestino. 
Os projetos de recuperação de regiões desérticas começaram a ser discutidos a partir da III Convenção Internacional das Nações Unidas de Combate à Desertificação, realizada de 15 a 26 de novembro de 1999, em Recife, Pernambuco. No Brasil, pouco se tem feito para melhorar a situação das áreas afetadas. Como conseqüência, há fome e êxodo rural. 

O estudo da desertificação começou na década de 1930, época em que os cientistas ficaram atentos à degradação de 380 mil km² do solo dos Estados Unidos, área uma vez e meia maior do que o estado de São Paulo. Mas foi com a tragédia da década de 1970 - uma seca que matou quinhentas mil pessoas no norte da África - que a comunidade internacional se deu conta do problema, e a ONU criou um programa para combater a desertificação mundial.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas



Foto com moldura

Foto com moldura

terça-feira, 14 de junho de 2011

Citação do dia


Se amar não nos custa nada, significa que não se ama de verdade.
Santa Gianna Beretta Molla
2011-06-14

CANTINHO DAS ORAÇÕES

 
Vós vos distinguis em tudo: na fé, na eloqüência, no conhecimento, no zelo de todo o gênero e no afeto para conosco. Cuidai de ser notáveis também nesta obra de caridade.
 2Cr 8,7

13 de junho- Início da Semana do Migrante



Segunda-feira, 13 de junho de 2011
 11ª Semana do Tempo Comum (Presbítero e Doutor), 3ª do Saltério (Livro III), cor Branca
 Hoje: Início da Semana do Migrante (até 21 de junho)

 Santos: Vito, Germana Cousin, Líbia, Joana Mance, Landelino (ex-bandido do Artois, convertido), Hesíquio (mártir no Danúbio inferior), Dulas (mártir da Ásia Menor), Guido (popular nos países francos e germânicos), Abraão (monge persa)

 Antífona: Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus. (Sl 23, 5-6)

 Oração: Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 I Leitura: II Carta de Paulo aos Coríntios (2Cor 6, 1-10) 

 Leia na íntegra! 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fernando Pessoa - Biografia e Poemas HD // By BrunoCosta

Filho do Céu - Padre Fábio de Melo: Santo Antônio!

Filho do Céu - Padre Fábio de Melo: Santo Antônio!: "'É viva a Palavra, quando são as obras que falam' Santo Antônio foi um grande pregador da Palavra de Deus, morreu aos 36 anos de idade e f..."

Citação do dia


O amor sabe tirar proveito de tudo; do bem e do mal que encontra em nós.
 (Santa Teresinha do Menino Jesus)

16 de junho-Dia da Unidade Nacional




16 de junho
Dia da Unidade Nacional

O Brasil é uma república presidencialista, cujo governo se divide em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. O Poder Executivo atua na chefia do Estado, tanto propondo, quanto aplicando as leis. No âmbito federal, estadual e municipal, é representado pelo presidente, governador e prefeito, todos auxiliados por suas equipes de governo. O Poder Legislativo também atua nos três âmbitos, elaborando as leis federais, estaduais e municipais. O Congresso Nacional é composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, enquanto os municípios têm como representantes os vereadores, responsáveis pela elaboração das leis municipais. O Poder Judiciário decide possíveis desacordos, com base na Constituição. O Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, a Justiça do Trabalho e as Justiças Eleitoral e Militar compõem o Poder Judiciário. A defesa e a soberania nacional é representada pelas Forças Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

A partir de 1988, com a promulgação da nova Constituição, a República Federativa do Brasil passou a contar com 26 estados em um Distrito Federal (onde está situada a capital nacional, Brasília), totalizando 27 unidades político-administrativas. Os estados são divididos em municípios, e estes em distritos. A cidade é a sede do município, e a vila é a sede do distrito. 

O Brasil compõe-se de cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa divisão se baseou em critérios político-administrativos e de homogeneidade. Embora não exista uma delimitação precisa dos elementos físicos e humanos entre uma região e outra, a delimitação política é precisa, com a finalidade de atender a objetivos estatísticos, didáticos e da unidade nacional. 

Na formação do mundo moderno, processos de crescimento rápido fora dos países centrais ocorreram basicamente em regiões que dispunham de abundantes recursos naturais. Quando estes se esgotavam ou perdiam sua importância, suas regiões produtoras entravam em decadência. Com o tempo, ficou claro que esse caminho jamais alteraria as relações de dominação e dependência. 

No século XX, contudo, esse padrão foi parcialmente alterado, pois economias não-centrais conheceram casos notáveis de crescimento que não se basearam na exploração extensiva de recursos naturais abundantes, mas em processos intensivos de industrialização. Criou-se, assim, ao longo desse século, um grupo de países intermediários, ou semiperiféricos, alguns de grande porte, como o Brasil. Durante décadas, isso permitiu a formulação de visões otimistas. Aparentemente, esses países estavam, enfim, conseguindo encurtar a distância que os separava dos líderes. 

Para manter, portanto, consolidada a paz e a estabilidade do país, militares e civis brasileiros precisam estar unidos. Só dessa maneira se constrói o bem-estar e a prosperidade e se fortalece a unidade nacional.

Referência:


Datas comemorativas: cívicas e históricas
Imagem (Meramente ilustrativa)
Fonte:  Paulinas

15 de junho-Dia do Paleontólogo



15 de junho
Dia do Paleontólogo
A paleontologia é a ciência que estuda animais e vegetais fósseis. O paleontólogo é um profissional persistente, curioso e muito paciente, visto que o trabalho com fósseis pode ser longo, cansativo e, muitas vezes, frustrante. Questionar tudo é a principal atividade desse profissional. 

A princípio, o paleontólogo preocupava-se apenas com a descoberta e a classificação dos diferentes organismos, para depois expô-los nos museus e instituições, porque não havia uma preocupação em entender como esse organismo era quando vivo. 

Hoje, o paleontólogo não está interessado no tamanho ou na aparência dos fósseis, mas nas informações que estes podem fornecer sobre seu estilo de vida, fisiologia, comportamento etc. É comum também não se preocupar em encontrar restos de um só organismo, mas todo o material que possa dar uma boa noção do ecossistema no qual ele estava inserido. Plantas, insetos e pequenos animais podem dizer muito sobre o hábitat da época. 

O fóssil passa por um processo muito demorado, que pode levar milhões de anos. Nem todos os animais acabam fossilizados, o que significa que estamos ainda muito longe de conhecer todas as espécies antigas do planeta, sobretudo porque a fossilização depende muito do acaso. 

A maioria dos fósseis é constituída pelas partes resistentes dos animais e das plantas, como ossos, conchas ou dentes, devido à grande proteção que o esmalte lhes confere. Há, porém, outros indícios dos antigos habitantes do planeta que podem servir para que nós os conheçamos melhor: os icnofósseis, ou seja, vestígios fossilizados deixados pelos animais, como pegadas, caminhos, escavações e coprólitos. É raríssimo encontrar um fóssil completo de vertebrado. Já os insetos, por exemplo, são muito encontrados fossilizados no âmbar, substância que, como o gelo e o betume, ajuda a conservar as partes moles do tecido. 

O paleontólogo tem formação em biologia ou em geologia, depois se especializa em paleontologia. Independentemente da sua formação, ele deve conhecer muito bem as duas áreas, além de outras ciências, para que possa entender não só os fósseis, como também as rochas nas quais eles são encontrados. Uma das áreas que ele deve dominar é a da anatomia comparada, visto ser especialmente importante no trabalhoso processo de reconstituição da aparência do organismo, seja ele animal ou vegetal. Alguns especialistas - os paleoartistas - possuem dotes artísticos utilizados para dar vida às suas idéias. 

Assim como outras ciências, a paleontologia está subdividida em diversas áreas em que os paleontólogos se especializam. O ideal, porém, é que eles tenham uma visão global, para que possam compreender melhor todo o ecossistema, seus processos e a relação das diferentes espécies das eras passadas.

Referência:
Imagem (Meramente ilustrativa)
Fonte:  Paulinas

14 de junho-Dia do Solista

14 de junho
 Dia do Solista
Devido às invasões estrangeiras ocorridas na Europa, a Igreja católica procurou registrar a variedade de manifestações culturais, desde o século III, já que os padres eram as únicas pessoas que sabiam cifrar músicas. 

Até o século IV, todos os fiéis participavam das cerimônias, cantando, batendo as mãos e os pés, dançando discretamente e tocando instrumentos (como harpa, órgão, sinos etc.). 

No século V, para uniformizar o seu culto em todos os lugares, a Igreja católica desenvolveu um estilo único e criou uma escritura musical exata. Assim, o papa Gregório I resolveu fundar a Schola Cantorum, em Roma, onde os padres-compositores deveriam estudar. A partir de então, um coro profissional passou a exercer todas as funções musicais nas cerimônias religiosas. O canto litúrgico foi oficializado no início do século VII e batizado, pelos monges de Solesmes (França), de "canto gregoriano", em homenagem ao papa Gregório I, que coligiu todas as músicas do cantochão. 

Embora a Idade Média (século VII ao XIII) seja conhecida como a Idade das Trevas, sua rica produção cultural sintetizou os conhecimentos greco-romanos, germânicos, árabes, judaico-cristãos, bizantinos etc., em todas as áreas artísticas. Quanto à música, os cantos gregorianos criados para o culto católico revelam a riqueza cultural dessa época. 

Os séculos XVII e XVIII são caracterizados pelas grandes disputas nos mares. Nessa época, surgiu a orquestra, composta por um grupo de músicos que substituíram os dançarinos, nos teatros internos dos palácios. Assim, apareceram os primeiros virtuoses. 

Surgiu também a ópera - oriunda da expressão italiana opera in musica, ou seja, obra literária posta em música. A ópera rompeu com o padrão anterior, propiciando o aparecimento do cantor solista de grande virtuosidade. Foi o começo do belo canto em que a cantora principal era apelidada de prima donna (principal mulher), e o cantor principal era o primo uomo (principal homem). As companhias italianas de óperas não só apresentavam como ensinavam todas as técnicas de produção de óperas. Em razão disso, a terminologia usada na música é de origem italiana. 

Óperas, canções, baladas, madrigais, oratórios e outros gêneros eram cultivados por todos os compositores, muitas vezes sob encomenda, outras vezes para promover algum cantor ou cantora. Os músicos e cantores tinham contratos rigorosos com os nobres ou com as igrejas. Normalmente o compositor treinava os seus solistas com muita rigidez. 

Atualmente, no Brasil, o músico profissional deve ser bacharel em música e só poderá atuar como cantor solista ou instrumentista solista se possuir especialização nessas áreas.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas

Santo Antônio - Canção Nova - Santo do Dia!.flv