Powered By Blogger

sábado, 25 de junho de 2011

27 de junho-Dia Internacional do Diabético



27 de junho
Dia Internacional do Diabético

O diabetes é uma doença crônica causada por distúrbio do metabolismo dos açúcares, gorduras e proteínas do organismo, que gera deficiência na produção de insulina. Como conseqüência, pode haver glicosúria, acidose, perda de líquidos e coma. 

Uma pessoa é considerada diabética quando não produz insulina ou quando esse hormônio não age com eficiência. Em média, 6% da população desenvolvem essa doença, mas um terço dessas pessoas não sabe que é diabética. 
Há dois tipos de diabetes: o do tipo I, geralmente detectado na infância, é aquele em que a produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente ou mesmo ausente; nesse caso, é necessário ministrar insulina por meio artificial. O do tipo II pode surgir na fase adulta; é aquele em que o pâncreas produz insulina, mas o hormônio não age como deveria. 

Alguns sintomas estão ligados ao diabetes, tais como: dormência nos pés, muita sede e vontade de urinar muitas vezes ao dia. Obviamente, esses são sintomas encontrados em outras doenças, ou até em nenhuma; portanto, para detectar a doença, a pessoa necessita fazer um exame de sangue e uma avaliação médica. 

Os diabéticos precisam de acompanhamento médico periódico, bem como de controle nutricional, redução da ingestão não só de açúcar, mas também de carboidratos, além de outros cuidados importantes. 

Se o doente for bem orientado e seguir as dietas com responsabilidade, pode levar uma vida normal, ou quase normal, com algumas limitações que podem ser facilmente adaptáveis à sua rotina. Hoje em dia, há muitos produtos no mercado voltados para essa fatia da população, os quais oferecem boas opções para a dieta alimentar. 

Existem várias pesquisas que visam produzir novas drogas e testar ervas que possam ser capazes de reduzir a administração diária de insulina para os portadores do tipo mais grave de diabetes. Tudo dever ser feito, porém, sob acompanhamento médico, pois o diabetes é classificado como uma doença silenciosa. Isso significa que a doença vai minando o organismo sem que a pessoa sinta de imediato. 

É importante o diabético manter controlado o nível de açúcar no sangue, obedecer às regras básicas de alimentação e fazer exercícios físicos, para que possa levar uma vida normal.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas



WebTVCN

WebTVCN

Escolha Viver Sem Drogas

Catedral - Drogas

Novela Jonas - Drogas

26 de junho-Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas e Dia Nacional de Combate às Drogas



26 de junho
Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas e 
Dia Nacional de Combate às Drogas


A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou-o com o Dia Nacional de Combate às Drogas, cujas comemorações nas escolas e entidades se estendem por mais de uma semana, tal a importância que o tema suscita em toda a sociedade. 


Atualmente, obter informação sobre drogas é muito fácil, pois o acesso aos meios de comunicação (televisão, revistas, internet etc.) é viável para todos, independentemente do nível econômico da pessoa. Se, por um lado, essa facilidade de informação pode ser esclarecedora quando as drogas são abordadas com seriedade, por outro lado, pode ser uma porta aberta para o consumo delas, uma vez que há muitas propagandas a favor do vício, direta ou indiretamente, sobretudo nas novelas. Muitas vezes, os próprios pais incentivam seus filhos ao consumo de drogas, por meio de exemplos pessoais ou mesmo por brincadeira. 

Pais e educadores precisam estar bem informados sobre os perigos e as conseqüências das drogas e conservar com os filhos de maneira franca, pois o diálogo é o melhor caminho. 

A dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. Por isso, é indispensável a ajuda de um profissional competente. Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no início, a realidade do vício é bem diferente. O viciado passa por uma experiência terrível de angústia, insegurança e medo. A família sofre tanto quanto ele. Muitas delas são destruídas durante esse processo. O vício pode ser tratado, mas o sucesso desse tratamento depende de uma variedade de fatores. 

O tráfico de drogas movimenta muito dinheiro, razão pela qual não se pode negar que a empresa do narcotráfico seja altamente poderosa e perigosa. A campanha dos traficantes é mais eficaz do que todas aquelas efetuadas contra as drogas. Por isso, não se deve ter a ilusão de que as drogas serão combatidas facilmente. É preciso implantar outras medidas repressivas e, sobretudo, preventivas. É na família, portanto, que deve começar a luta contra o narcotráfico, com continuidade nas salas de aula, para que os jovens sejam reeducados e reintegrados ao convívio social, livres do vício e da violência.


Referência: Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também
Dia do Metrologista
Fonte:  Paulinas



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Solenidade do Nascimento de João Batista - Canção Nova - Santo do Dia!.flv

Viva São João!!!

Festa Junina - Comemoração da Festa Junina - Brasil Escola

Festa Junina - Comemoração da Festa Junina - Brasil Escola

Curiosidades da Festa Junina - Brasil Escola

Curiosidades da Festa Junina - Brasil Escola

O Papa no Corpus Christi: a Eucaristia é o caminho para transformar o mundo

O Papa no Corpus Christi: a Eucaristia é o caminho para transformar o mundo

Santa Clara de Assis: corpus christi

Santa Clara de Assis: corpus christi: "jlnepo e comunidade"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROJETO DIDÁTICO - FESTA JUNINA.

24 de junho-Dia de São João



24 de junho
Dia de São João

São João Batista é o santo mais festeiro das comemorações juninas, e sua festa é conhecida e apreciada em todo o Brasil. 


A tradição diz que Isabel, mãe de são João, era prima da Virgem Maria e prometeu avisar esta assim que a criança nascesse.

Numa noite estrelada, são João veio ao mundo. Para avisar a Virgem, a prima mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado.

A Virgem Maria correu logo para visitar Isabel, levando-lhe de presente uma capelinha e um ramo de folhas secas e perfumadas para estofar a caminha do recém-nascido. Por esse motivo, na Festa de São João, é preciso haver um mastro, uma fogueira e uma capelinha.

O Nordeste é a região do país onde há a maior concentração de cidades que se dedicam mais aos festejos de são João, como Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba, e Piritiba, na Bahia. O público que freqüenta essas festas cresce a cada ano; essas cidades recebem milhões de turistas. Os preparativos para a festa começam em meados de maio e se estendem a todo o mês de junho, no qual já se inclui a festa em si.

Adultos e crianças de qualquer crença ou região do país participam dessas festas.
Há comidas típicas que enriquecem o folclore brasileiro: cuscuz, pipoca, amendoim torrado, pé-de-moleque, batata assada, tapioca, canjica, pamonha, milho assado ou cozido, cocada, doce de abóbora com coco, arroz-doce, pinhão assado etc. Como a noite é considerada a mais fria do ano no Brasil todo, a bebida preferida é o quentão ou o vinho quente com canela.

Balões coloridos são soltos no ar e os mastros são levantados com cantos, orações e fogos de artifício. Há danças como a quadrilha, bingo, barracas de jogos, dentre outras brincadeiras.
As festas juninas mantêm viva essa tradição, cujo ápice é a Festa de São João

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também
Dia do Caboclo (Mameluco)
Fonte:  Paulinas

Corpus Christi em Divinópolis | Comunidade Católica Sacramento de Amor

Corpus Christi em Divinópolis | Comunidade Católica Sacramento de Amor

terça-feira, 21 de junho de 2011

23 de junho-Os Santos mais conhecidos deste mês

23 de junho
Os Santos mais conhecidos deste mês

13 de junho
Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua nasceu em 1195, em Lisboa. De família muito rica e da nobreza, ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Empolgado com o estilo de vida e de trabalho dos franciscanos, que, saiam pelo mundo pregando e evangelizando, resolveu também ir pregar no Marrocos. Entrou para a Ordem, vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Antônio.

Pregava contra as novas formas de corrupção nascidas do luxo e da avareza dos ricos e poderosos das cidades. Morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo papa Gregório IX.
Santo Antônio é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Há uma forma de caridade denominada "Pão de Santo Antonio", que copia as atitudes do santo em favor dos pobres.

24 de junho
São João Batista
Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele ficou mudo por duvidar que seria pai com a idade avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício". Assim foi avisado Zacarias pelo anjo Gabriel.

O primo João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão terrestre.

Lucas também fala a respeito da infância de João: o menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo".

Morreu degolado no governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra veneração litúrgica.

29 de junho

São Pedro e são Paulo
A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja.
E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

A morte de Pedro pode ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja".
São Paulo, que foi convertido à fé em Jesus Cristo na estrada de Damasco, e escolhido para levar o seu nome diante dos povos. É o maior missionário de todos os tempos, o "Apóstolo dos Gentios".

Fonte:  Paulinas

domingo, 19 de junho de 2011

Entrevista com Padre Reginaldo Manzotti Domingão do faustão 19/06/2011 ...

Moda inverno:)

21 de junho-Início do Inverno


21 de junho
Início do Inverno

As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol. 

Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição. 

Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação. 
Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho. Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano. 

Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão. 

O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro. A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores. 

No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova. 

O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também!
Dia da Mídia
Dia Universal Olímpico
Fonte:  Paulinas