Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vídeo em homenagem ao dia do Padre

HOMENAGEM AOS PADRES

São João Maria Vianney Canção Nova Santo do Dia!

*4 de agosto-Dia do Padre*


4 de agosto
Dia do Padre

O Dia do Padre é celebrado oficialmente a 4 de agosto, data da Festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico". 

Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus. 

João Maria Vianney, nasceu na França, em 1786. Depois de passar por muitas dificuldades por causa de suas poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. O bispo que o ordenou acreditou que o seu ministério não seria o do confessionário, pois achava que sua capacidade intelectual era muito limitada para dar conselhos. 

Ele foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley, o mesmo que vislumbrou, por santa inspiração, seu dom e, confiando nele, o preparou para o sacerdócio. Padre Balley, outra vez inspirado, acreditou que o dom de seu auxiliar era justamente o do conselho e o colocou a serviço do confessionário. Assim, padre João Maria Vianney, homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja. Conhecido também como o Cura d'Ars, mais tarde, foi o pároco da cidade onde morreu, em 1859. 

São João Maria Vianney, canonizado por Pio XI em 1925, é o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: "Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa" (1Cor 1,28) . 

O padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um "pai" (padre) à semelhança de Cristo, que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita, tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para a missão que lhe é designada. 

A vida simples e a simplicidade dos ensinamentos de Jesus Cristo são o fundamento do seu ministério, único parâmetro e exemplo a seguir. A sua tarefa é continuar a missão de Jesus Cristo, o único e eterno sacerdote. É o padre que, por meio do Evangelho, leva os seres humanos a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, é pessoa que nasce com esse dom e logo cedo, ou no momento oportuno, ouve o chamado do Pai para se consagrar a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Deus. 

Ser padre é ser "pai" de uma comunidade inteira. Como tal, ele é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, exemplo de humildade, penitência e tolerância, o pregador e conversor da fé cristã. Enfim, é um comunicador e entusiasta da Igreja, que luta por uma vivência cristã mais perfeita, dessa Igreja missionária, que não sobreviveria sem o sacerdote, como afirmou o próprio Jesus Cristo, seu fundador pela Paixão por nós. 

Sua missão é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar os pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade por meio da Eucaristia. Confia nas palavras de Lucas 21,15 "(....) eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater - e é verdadeira testemunha da fé, por sua oração, sacrifício e coragem cristã.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas


terça-feira, 2 de agosto de 2011

3 de agosto-Dia do Capoeirista




assinaturas personalizadas
3 de agosto
Dia do Capoeirista
A capoeira surgiu no início do Brasil colonial, quando havia o sistema escravocrata. Os escravos trazidos da África trouxeram uma dança composta de gestos que imitavam os animais, em que os pés e o gingado do corpo tinham destaque. Era o jogo angolano da "dança das zebras", disputa festiva pelo amor de uma mulher. Formava-se uma roda, em meio ao canto e à dança, e, no centro, dois capoeiristas davam início à luta, cujo vencedor ficava com a amada.

O primeiro canto, entoado geralmente pelo capoeirista mais antigo que fazia parte da roda, é hoje acompanhado não só por berimbaus, mas também por atabaques, ganzás, agogôs e pandeiros. 

Em razão da intensidade com que os escravos eram oprimidos e castigados pelos senhores de engenho, e da escassez de armas, os simples gestos dessa dança se transformaram em movimentos de defesa. A observação do comportamento dos animais brasileiros, particularmente o lagarto, a cobra e a onça, que atacam e se defendem com destreza, ajudou os escravos a criarem um conjunto de movimentos que reuniu a agilidade, a técnica e a força, utilizadas inicialmente nas rasteiras, nos pulos, nas cabeçadas que iriam se desenvolver posteriormente. 

A origem do nome é controvertida. Alguns dizem que "capoeira" veio do tupi-guarani, com o significado de "descampado em meio ao mato alto ou clareira". Chamava-se, então, de "capoeira" o negro que jogava, porque o mato baixo das capoeiras era ideal para a prática dos movimentos. Em Portugal, "capoeira" é a gaiola na qual são carregados frangos. Assim, capoeira era o nome dado aos negros, porque carregavam frangos para o mercado. 
A capoeira se divide basicamente em duas correntes: angolana e regional. 

O ritmo angolano é mais lento e cadenciado. O regional é ligeiro, marcado por uma seqüência de golpes. 
Dois anos depois da abolição da escravatura no Brasil, em 1890, um decreto sobre a imigração autorizava a entrada de estrangeiros, mas somente com o consentimento do Congresso Nacional. Então a prática da capoeira passou a ser uma contravenção penal. O jogo, porém, resistiu, sobreviveu e mais tarde transformou-se em cultura popular brasileira. Com isso, surgiram os grandes nomes de célebres capoeiristas, que passaram para a história, como Nascimento Grande, Manduca da Praia, Natividade, Pedro Cobra e Besouro Mangangá, entre outros. 

Atualmente, o capoeirista desenvolve as duas linguagens rítmicas com a mesma capacidade. Acima de tudo, ele aprende a trabalhar diversas facetas da capoeira, tais como arte, dança, luta, jogo, exercício de características acrobáticas, de controle e consciência corporal, de resistência, de força, de criatividade e de flexibilidade. 
A arte da capoeira, como outras manifestações populares, representa hoje um importante aspecto do folclore brasileiro.


domingo, 31 de julho de 2011

365 DIAS COM OS SANTOS DO CARMELO

AGOSTO
01- Desejemos e pratiquemos a oração não a fim de nos satisfazer, mas termos força no serviço de Deus.
(Santa Teresa de Jesus)

02- Deus está sedento do amor de suas criaturas. O próprio Deus mendiga por nós. Demo-nos a Ele. Não sejamos mesquinhos, porque Deus é todo bondade e generosidade para conosco.
(Santa Teresa dos Andes)

03- O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em ter uma grande desnudez e em padecer pelo Amado (Jesus).
(São João da Cruz)

04- Trabalhemos juntas pela salvação das almas. Poderia fazer muito pouco ou antes, absolutamente nada, se estivesse sozinha; o que me consola é pensar que a seu lado (do irmão padre) posso servir para alguma coisa: realmente, o zero, por si mesmo, não tem valor, mas colocado perto da unidade torna-se poderoso, desde que se ponha do lado certo, depois e não antes!... Foi aí que Jesus me colocou e, espero ficar sempre ali, seguindo-o de longe, pela oração e pelo sacrifício.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)

05-  Para as suas grandes obras, Deus escolhe os instrumentos mais humildes.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)

06- Ó Cristo, meu amado crucificado por amor, quisera ser uma esposa para vosso coração, quisera cobrir-vos de glória, amar-vos... até morrer de amor.
(Beata Elizabete da Trindade)

07- Quem se entrega ao Senhor sem reservas, Ele o escolhe como instrumento, para construir o seu reino.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

08- Ele tudo suporta na Eucaristia e está disposto a fazê-lo a troco de achar uma só alma que O acolha com amor e O conserve dentro de si. Seja essa alma a nossa! Sim, porque se nenhuma houvesse, com razão o Eterno Pai não Lhe consentiria permanecer conosco.
(Santa Teresa de Jesus)

09- Estás diante do Senhor que pende da Cruz com o coração despedaçado; Ele derramou o sangue de seu coração para conquistar o teu coração.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

10- Para enamorar-se Deus de uma alma, não olha a sua grandeza, mas a grandeza de sua humildade.
 (São João da Cruz)

11- Tenho a certeza de que Deus jamais deixará de favorecer as almas firmemente decididas a ser Dele.
(Santa Teresa de Jesus)

12- A única coisa que te deve preocupar é conhecer a Jesus para amá-Lo, pois se conseguires enamorar-te dEle saberás mais tarde segui-lo onde sua vontade divina te indicar.
 (Santa Teresa dos Andes)

13- Tenha firmeza de coração contra todas as coisas que a (o) moverem ao que não é de Deus, e seja amiga (o) de padecer por Cristo.
(São João da Cruz )

14- Essa intimidade com Jesus, no íntimo da alma, é que foi o belo sol a iluminar minha vida.
 (Beata Elizabete da Trindade )

15- No dia da Assunção da Rainha dos Anjos e Senhora nossa, quis o Senhor fazer-me esta graça: numa visão representou-me a sua subida ao Céu, a alegria e solenidade com que foi recebida e lugar onde está. Dizer como foi isto, eu não o saberia. Foi grandíssimo o deleite que o meu espírito teve de ver tanta glória. Causou isto em mim grandes efeitos e tirei de proveito ficar com mais e maiores desejos de passar grandes trabalhos e de servir a esta Senhora pois tanto mereceu.
(Santa Teresa de Jesus)

16- Jesus ama os corações alegres, ama uma alma sempre sorridente. Quando, então, saberá esconder-Lhe suas tristezas ou dizer-lhe, cantando, que está feliz de sofrer por Ele?
 (Santa Teresinha do Menino Jesus)

17- A alma deu-se a Deus e deve dar-se inteiramente, pois o amor não deixa nada para si. Tudo consome para que dessas cinzas levante-se uma pessoa só: Cristo! A criatura consumiu-se na divindade.
 (Santa Teresa dos Andes)

18- A alma desejosa de que Deus se lhe entregue totalmente, há de se entregar toda, sem reservar nada para si.
(São João da Cruz)

19- Que bom e verdadeiro amor o de quem é capaz de fazer bem a todos, sacrificando-se pelos outros. Progride muito, assim, em todas as virtudes.
 (Santa Teresa de Jesus)

20- Ó meu Deus Trindade, apaziguai-me a alma, fazei dela o vosso céu, vossa morada preferida, o lugar de vosso repouso.
(Beata Elizabete da Trindade)

21- Estar diante da face do Deus Vivo, esta é a nossa vocação.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

22- A quantos tudo abandonam por amor de Deus, Ele se entrega totalmente.
 (Santa Teresa de Jesus)

23- Nunca tomes um homem por exemplo no que tiveres a fazer, por santo que seja, porque o demônio porá diante de ti as suas imperfeições; mas imita a Cristo que é sumamente perfeito e sumamente santo e jamais errarás.
 (São João da Cruz)

24- Ó meu Deus, que pode fazer uma alma se não consumir-se por Vós?
(Santa Teresa de Jesus)

25- Consinta em tropeçar a cada passo, até em cair, em levar suas cruzes sem forças, ame sua impotência; sua alma tirará mais proveito do que se, levada pela graça, você praticasse com entusiasmo atos heróicos que encheriam sua alma de satisfação pessoal e de orgulho.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)

26- Oh! grande coisa é quando o Senhor dá luz para entender o muito que se ganha em padecer por Ele.
(Santa Teresa de Jesus)

27- Em sua bondade o Senhor está sempre inclinado para vós, para vos arrebatar e vos estabelecer nele.
 (Beata Elizabete da Trindade )

28- Não consiste o amor de Deus em ter lágrimas; nem gostos e ternuras, mas sim em servi-lo com justiça, fortaleza de ânimo e humildade.
(Santa Teresa de Jesus)

29- Quando uma alma cresce no amor a Deus, Ele, por sua vez, em amor transborda também.
 (Santa Maria Maravilhas de Jesus )

30- Quem pôs em minha alma a semente da vocação foi a Santíssima Virgem. Esta terna Mãe jamais foi invocada em vão por seus filhos. Ela amou-me e, não encontrando outro tesouro maior para me dar em prova de sua singular proteção, deu-me o fruto bendito de suas entranhas, seu Divino Filho. Que mais poderia me dar? 
(Santa Teresa dos Andes)

31- Tenho por certíssimo: Deus dá muito maiores cruzes aos que verdadeiramente O amam. Quem O amar verá que pode fazer muito por Ele.
(Santa Teresa de Jesus)

Fonte: http://www.mosteirosaojose.com.br/

Meditação do mês de agosto


Cristo se recusa a pertencer ao passado.

Ele quer ser mais do que uma sombra, saída de uma parábola de dois mil anos atrás. Quer ser nosso contemporâneo. Quer continuar vivendo em sua Igreja. O que antes Ele fez em sua própria figura, Ele quer repetir até o fim dos tempos em todos aqueles que trazem o seu nome e se nutrem com seu santíssimo orpor e sangue. Ele quer romper os limites de sua existência histórica a fim de, por amor a seu Pai, buscar sempre de novo, inclusive nos dias de hoje, seu rebanho perdido.

Por isso, o Redentor pede de vocês e de mim que lhe emprestemos uma figura viva, para que ele
possa novamente ir pelo mundo, como o bom samaritano, o pai do filho pródigo, como o amigo dos publicanos e pecadores, como o bom pastor e como o protetor dos oprimidos.
Pe. Werenfried van Straaten

Fonte: tirada do livro Um mendigo de Deus.

1 de agosto-Dia Nacional do Selo

1 de agosto
Dia Nacional do Selo

O primeiro selo adesivo foi criado no dia 6 de maio de 1840, na Inglaterra. 
Os antigos e complicados sistemas tarifários, foram, então, substituídos por uma tarifa única, em todo o território da Grã-Bretanha, ou por uma tarifa especial, caso a carta tivesse peso maior que o normal ou se destinasse ao exterior. O pagamento antecipado da tarifa mediante a aplicação de um pequeno recibo de papel gomado sobre os objetos confiados ao correio representou um sistema tão simples e inovador, que se manteve até hoje. 

A reforma postal iniciou-se quando seu precursor, o inglês Rowland Hill, presenciou a chegada de uma diligência do correio e a distribuição da correspondência, quando estava numa hospedaria rural. O carteiro entregou uma carta a uma jovem camareira que, depois de olhá-la e revirá-la, devolveu-a sem a abrir, dizendo que não tinha dinheiro para pagar a tarifa. Gentilmente, Hill pagou a importância ao carteiro e para sua surpresa, ouviu a moça dizer que o dinheiro havia sido gasto inutilmente, pois ela já sabia tudo o que o irmão queria dizer-lhe: alguns sinais que ele havia colocado sobre o envelope permitiam-lhe saber que o remetente estava bem de saúde, sentia saudades e esperava revê-la em breve. Hill percebeu por meio desse episódio, que a reforma dos correios era indispensável, pois o sistema de pagar pelas cartas ao recebê-las estava ultrapassado e trazia prejuízos aos cofres do Estado. 

Apresentou, então, um projeto em 1837, com o título de Post Office Reform, que foi aprovado em 1840, depois de muito esforço. 

Criou-se, a partir daí, o primeiro selo. A primeira emissão foi dedicada à rainha Vitória, cuja efígie foi elaborada por meio de uma medalha cunhada pelo artista William Wyon. O artista Edward Henry Courbould reproduziu-a em aquarela, que depois foi impressa. Nasceu, assim, o penny black, juntamente com o selo de serviço, o two pence azul, com a sigla V.R. (Victoria Regina) no lugar das cruzes-de-malta. 

O Brasil foi o segundo país do mundo e o primeiro das Américas a emitir selos adesivos postais, ao criar o famoso olho-de-boi, emitido em 1°. de agosto de 1843, no valor de 30, 60 e 90 réis. Daí por diante, todos os países civilizados passaram a empregar a selagem postal. 

Posteriormente, surgiu a filatelia, que é o estudo do conjunto de selos, carimbos, franquias e chancela mecânicas, folhas comemorativas etc., que permitem que se observe a evolução, o desenvolvimento e os usos dos correios. Os interessados nesse estudo, assim como os colecionadores, são conhecidos como filatelistas. 

Atualmente, os selos exigem muita paciência e talento para serem criados, constituindo verdadeiras obras de arte. Os correios estabelecem os temas, depois a Comissão Filatélica decide se o selo será ou não lançado. Em caso positivo, o tema é encomendado a um artista, que produz o selo e o submete à aprovação do Departamento de Filatelia. Caso seja aprovado é enviado à Casa da Moeda, para ser impresso. Finalmente, vai para os guichês de vendas das agências dos Correios.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas

Fonte:  Paulinas