Powered By Blogger

sábado, 20 de agosto de 2011

Bom fds :)

Jeveaux

22 de agosto- Dia do Folclore


22 de agosto
Dia do Folclore

O Dia do Folclore foi criado por meio do decreto federal no 56.747, de 17/8/1965. A palavra "folclore" surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos: folk, que significa "povo", e lore, "conhecimento". Folk + lore quer dizer, portanto, ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), cujo pseudônimo era Ambrose Merton, um pesquisador da cultura européia. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore". 

Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore, em 1951: "Constituem fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular ou pela imitação". Portanto, folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, representado pelos seus diversos movimentos culturais regionais; pode ser percebido na culinária, na linguagem, no artesanato, na religiosidade, no vestuário e nos usos e costumes de uma nação. 

Nem todo costume pode ser chamado de folclore. Para que certo costume seja assim considerado, é preciso que tenha surgido há muito tempo, que seja praticado por grande número de pessoas e que também tenha origem anônima, ou seja, que ninguém saiba ao certo quem é seu criador. 

O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação da nação brasileira, sobretudo os africanos, indígenas e europeus. Pode-se perceber essa influência em algumas manifestações do folclore brasileiro como as festas típicas, as roupas, os personagens e as lendas. 

Lendas/personagens: saci-pererê, boitatá, curupira, caipora, lobisomem, mãe d'água (iara), mula-sem-cabeça, negrinho do pastoreio, uirapuru, pindorama, pirarucu, boto etc. 

Festas típicas: moçambique, reisado, folias de Reis, fandango, vaquejada, maracatu, bumba-meu-boi, festas juninas, congadas, cavalhadas, alardo, mulinha de ouro, jaraguá etc. 

Há também outras manifestações do folclore, como: cantigas de roda, provérbios, versinhos infantis, parlendas, jogos infantis, adivinhações, crendices etc. 

As pessoas que estudam o folclore são chamadas "folcloristas". Um dos principais estudiosos brasileiros foi Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). 

O folclore, portanto, pode ser assim classificado se for: 
uma manifestação popular; constituído de uma tradição; transmitido oralmente e pela prática; anônimo, porque os criadores são desconhecidos; criação livre e espontânea dos povos. Conhecer o folclore de um país é valorizar sua cultura, compreender seu povo e aprender sobre boa parte de sua história.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas


FOLCLORE BRASILEIRO (Danças Brasileiras)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PodCast - São Miguel Arcanjo, oração, novena, história, defende-nos no combate!

PodCast - São Miguel Arcanjo, oração, novena, história, defende-nos no combate!

Ficai, Senhor, comigo (Oração São Padre Pio)

18 de agosto-Dia Mundial da Fotografia



18 de agosto
Dia Mundial da Fotografia

No século XI, na Turquia, os caravaneiros do deserto observaram que o raio de sol que penetrava pelo furo de uma tenda projetava imagens invertidas dos objetos. Assim surgiu o que hoje se conhece como câmara escura. 

Nos séculos seguintes, a câmara escura se tornou comum entre os sábios europeus, que já podiam observar os eclipses solares, sem prejudicar os olhos. No século XIV, já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio ao desenho e à pintura. Leonardo da Vinci (1452-1519) fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas sobre os espelhos, publicado somente em 1797. Em 1685, Johan Zahn descreveu a utilização de um espelho, para redirecionar a imagem ao plano horizontal, facilitando assim o desenho nas câmaras portáteis. 

Em meados do século XIX, cientistas franceses e ingleses descobriram que determinadas substâncias mudavam de cor ao serem expostas à luz e que, após um tratamento químico, poderiam ser utilizadas para formar imagens duradouras. Assim surgiu a fotografia, combinando as câmaras escuras com o processo químico de fixação de imagens. Uma pequena caixa de madeira, criada pelo inventor francês Louis Jacques Daguerre, foi apresentada oficialmente na Academia de Ciências de Paris, em 18 de agosto de 1839. 

No Brasil, no interior do estado de São Paulo, em 15 de agosto de 1832, ocorreu um fato que destacou o país das grandes capitais européias. A inexistência de recursos para impressão gráfica, naquela época, levou Antoine Hércules Romuald Florence, desenhista francês radicado no Brasil, a pesquisar fórmulas alternativas. Florence deu sentido prático à sua descoberta, denominando-a de photographie, cinco anos antes do astrônomo inglês John Herschel, a quem a história atribuiu o mérito de ter criado essa palavra. 

Em 1833, Florence aprimorou a invenção e passou a fotografar com chapa de vidro e papel pré-sensibilizado para contato. Foi o primeiro a usar a técnica "negativo/positivo", empregada até hoje. Mas o seu pioneirismo não pôde ser confirmado, porque não houve registro oficial na época. 

A fotografia chegou ao Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1840, com o abade Louis Compte (ou Comte), que registrou, em 21 de janeiro do mesmo ano, as primeiras imagens do Rio de Janeiro a pedido de D. Pedro II, durante uma demonstração. O imperador, por sua vez, se interessou tanto pela fotografia, que se tornou o primeiro fotógrafo brasileiro, com menos de 15 anos de idade. Depois, além de praticante, tornou-se colecionador e mecenas da nova arte. 

No início do século XX, o industrial norte-americano George Eastman lançou a câmera-caixão, denominando-a Kodak Brownie, de fácil manuseio, pois utilizava rolos de filmes, inventados por ele. Inicialmente, estes eram monocromáticos, porém, na década de 1930, foram desenvolvidos os filmes coloridos. 

No século XXI, já existem as câmeras digitais, que permitem, em segundos, a transposição da imagem para qualquer meio magnético, como disquete, CD-ROM, DVD etc. Surgiram também os primeiros minilabs digitais - equipamentos automáticos de revelação/impressão de fotos. 

A fotografia é uma forma de comunicação não-verbal e pode conter múltiplos significados, dependendo de quem a interpreta. É arte e técnica unidas, informação de impacto e importante complemento da mídia.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

My Boy - Elvis Presley.avi

16 de agosto-Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio


16 de agosto
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

A vida na superfície do planeta Terra só foi possível em virtude da camada de ozônio que o envolve. Inicialmente, a vida apareceu no fundo do mar, com as algas unicelulares, as quais produziram o oxigênio que veio à superfície terrestre e foi transformado em ozônio pela ação dos raios solares ultravioleta. A camada de ozônio está localizada a uma altura que varia de 20 a 40 km da superfície da Terra. O ozônio (O3) é uma variedade alotrópica do Oxigênio (O2). É um gás azulado que protege nosso planeta, filtrando as radiações ultravioleta emitidas pelo Sol. 

A destruição da camada de ozônio é um dos mais graves problemas ambientais herdados do século XX. Essa destruição, ainda que parcial, diminui a resistência natural da Terra e oferece passagem aos raios solares prejudiciais à saúde de seres humanos, animais e plantas. As conseqüências mais conhecidas são o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica etc. O problema começou a partir de 1930, quando algumas substâncias foram produzidas artificialmente em laboratório, especialmente as aplicadas em refrigeração (geladeiras, ar-condicionado etc.) e nos aerossóis. 

Em 1985, os cientistas detectaram que o equilíbrio da atmosfera estava sendo alterado. Na Antártida, houve grande redução da espessura dessa camada. Esse fenômeno, denominado "buraco na camada de ozônio", está em contínua expansão e vem sendo percebido com bastante freqüência. 

Nas últimas décadas, tentou-se evitar ao máximo a utilização do gás que destrói o ozônio, o clorofluorcarboreto (CFC). Mesmo assim, o buraco produzido na camada de ozônio continua a aumentar, fato que preocupa cada vez mais a população mundial. As ineficientes tentativas de se diminuir a produção de CFC, devido à dificuldade de se substituir esse gás, sobretudo nos refrigeradores, poderão ter conseqüências funestas para a humanidade. 
As massas de ar circulam no mundo todo. Um poluente lançado no Brasil pode atingir a Europa, devido às correntes de convecção. Essa circulação de ar não ocorre na Antártida, em virtude do rigoroso inverno de seis meses. Os poluentes atraídos durante o verão permanecem nessa área até a época de subirem para a estratosfera. Ao chegar o verão na Antártida, os primeiros raios de sol quebram as moléculas de CFC e aumentam o buraco. 
Em 1998, o tamanho do buraco da camada de ozônio da Antártida foi o maior já registrado, com mais de três vezes o tamanho do Brasil. Ainda não existe um resultado positivo para recuperar a camada de ozônio, não só na Antártida, como também em todo o mundo. O Brasil tem participado desse trabalho de avaliação contínua da camada de ozônio, monitorando o país e a Antartida, onde mantém, desde 1999, uma equipe na Base Comandante Ferraz, para medir o buraco da camada de ozônio por meio de balões de pesquisa. 
Ver também Dia Internacional do Planeta Terra (p.183), Dia do Aniversário da Eco-92 (p. 284), Dia Mundial do Meio Ambiente (p. 291), Dia Mundial da Ecologia (p. 288) e Dia Nacional do Ibama (p. 70).


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas


Elvis Presley: 16 DE AGOSTO DE 1977 - O DIA EM QUE ELVIS MORREU

Elvis Presley: 16 DE AGOSTO DE 1977 - O DIA EM QUE ELVIS MORREU: "A MORTE - O ano de 1977 ficaria marcado no imaginário de milhões de pessoas no mundo, pois fatos de grande importância acontec..."

Elvis Presley: Homenagens ao 34 anos - Jairo Mello Elvis

Elvis Presley: Homenagens ao 34 anos - Jairo Mello Elvis: "Show Meu Amigo Elvis - Especial ELVIS 34 ANOS DE SAUDADE No dia 16/08/11, às 22h o ator e intérprete JAIRO MELLO ELVIS estará apresen..."

Suspicious Mind - Elvis Presley

Elvis Presley - You've lost that loving feeling

Elvis Presley - You've lost that loving feeling

Elvis Presley - Suspicious Mind (1970)

domingo, 14 de agosto de 2011

15 de agosto-Dia da Informática


15 de agosto
Dia da Informática

A história da computação começou recentemente para a humanidade, se considerarmos a evolução da espécie. O computador é uma máquina capaz de efetuar cálculos com um grupo de números, armazenar e exibir o que foi computado e, ainda, adaptar-se para efetuar outros cálculos com um novo grupo de números. O primeiro "modelo" foi o ábaco, um ancestral do computador, usado desde 2000 a.C.; ainda é encontrado no Japão e em outros países. O ábaco consta de um tabuleiro retangular de madeira, com fileiras de arames nos quais deslizam pequenas bolas, ou argolas, usadas em operações aritméticas, feitas manualmente, movimentando-se as bolas em grupos. 

Blaise Pascal, matemático, físico e filósofo francês, inventou a primeira máquina calculadora em 1641, aos 18 anos de idade, talvez para ajudar o pai, que era fiscal de impostos. Pascal chamou a invenção de "pascalina". 

Outro "pai" do computador é o matemático inglês Charles Babbage, que nasceu numa rica família inglesa, em 1792. Em 1834, criou uma máquina de calcular analítica que tinha muitas das características dos computadores modernos. Os "programas" eram controlados por cartões perfurados, e os resultados saíam impressos automaticamente. Havia também um "contador" aritmético e dispositivos de memória separados. Grande parte da arquitetura lógica e da estrutura dos computadores atuais provêm dos projetos de Babbage, que é lembrado como um dos fundadores da computação moderna. 

Em 1936, as idéias de Babbage foram comprovadas, quando um jovem matemático inglês, Alan Turing, publicou um artigo chamado "On computable numbers" [Sobre números computadorizados]. Embora Turing seja quase desconhecido, sabe-se que ele liderou uma equipe de pesquisa na Inglaterra e desenvolveu a mais secreta invenção da Segunda Guerra Mundial: o Colossus, primeiro computador eletromecânico do mundo, que podia decifrar os códigos alemães durante a guerra. 

Depois da guerra, Turing colaborou no projeto do primeiro computador eletrônico dos Estados Unidos, o Eletronic Numerical Integrator and Calculator (Eniac), desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, em 1946. Turing era desconhecido porque trabalhava para o serviço secreto inglês. 

O desenvolvimento do computador continuou, mas só com a invenção do transistor de silício, em 1947, tornou-se possível aumentar a velocidade das operações na computação. Os transistores substituíram as válvulas, por serem mais rápidos, mais exatos e não gerarem calor. 

Em meados da década de 1960, os cientistas observaram que um circuito eletrônico funcionaria de modo igualmente satisfatório se tivesse o tamanho bem reduzido. Os laboratórios começaram experimentando a gravar o circuito num único chip de silício. Antes do fim da década de 1960 nasceu o "circuito integrado". O desenvolvimento de um circuito em um único chip levou, naturalmente, à construção de múltiplos circuitos em um só chip. O resultado da colocação de vários chips juntos é o conhecido microprocessador. 

Apesar da pouca semelhança entre a tecnologia do microchip atual e os diversos projetos de Babbage e Turing, pode-se afirmar que a estrutura prática criada por Babbage ainda é utilizada nos microprocessadores atuais. A teoria matemática de Turing, que possibilitou tudo isso, ainda não foi superada. 

O computador é, pois, uma máquina que armazena sinais elétricos que representam números. Alguns destes são instruções que dizem ao computador o que fazer com os outros números. A máquina segue essas instruções com exatidão, sem se cansar e sem cometer erros (embora reproduza fielmente os erros do programador); processa milhares de operações por segundo, cujo resultado são mais números, por sua vez "traduzidos" nas informações desejadas e numa forma compreensível. A atividade dos programadores (seres humanos) torna o computador um instrumento útil, explorando sua destreza para realizar tarefas e transformando problemas em soluções. 

Os computadores digitais do início do século XXI podem ser comprados em supermercados e se tornaram máquinas populares capazes de realizar um grande número de tarefas, dependendo de como são programados pelos usuários. 
Apesar de a informática facilitar a vida do ser humano, ele não pode deixar que as máquinas substituam completamente o seu trabalho, porque o progresso tem de estar a seu serviço e não contra ele.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Imagem: (Meramente ilustrativa)

Fonte: paulinas



Quarentena de São Miguel Arcanjo, oração, novena, história, defende-nos no combate!

Quarentena de São Miguel Arcanjo, oração, novena, história, defende-nos no combate!