Powered By Blogger

sábado, 3 de setembro de 2011

A ORAÇÃO DE SETEMBRO


Senhor, é setembro e o Brasil comemora  o Dia da Pátria. Somaram-se nesta  Terra de  Santa Cruz. Sonhos na esperança de que a riqueza do solo, o verde das matas, a  beleza,  enfim, desta Pátria, transformem-se em mesa de todos, morada de todos, sem exclusão.  Ouvi o clamor deste povo brasileiro, olhai para os marginalizados, em vossa  misericórdia, e fazei justiça, nos estados, cidades, nos recantos deste país e  purificai  de  todos os males o Governo  central de Brasília!  Infundi nas consciências de  nossos governantes, legisladores, magistrados, o espírito da verdadeira ética moral.  Sobretudo,  o senso de justiça.   Fazei que a Pátria seja sinal, do que cremos, verdade que  provém de  vós!  Amém.
Frei Walter Hugo de Almeida, OFM
Imagem: (Meramente ilustrativa)
Fonte: FOLHINHA Sagrado Coração De Jesus

Mês da Bíblia na TV Canção Nova

Salmo (Salmos 53)


Salmo (Salmos 53)
Sábado, 3 de Setembro de 2011
São Gregório Magno
— Quem me protege e me ampara é meu Deus.
— Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!
— Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

*Mês da Bíblia*

Mês da Bíblia:
 ''Senhor, sua Palavra para mim é fonte de vida plena''
Há 39 anos a Igreja celebra, em setembro, o Mês da Bíblia. A celebração surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil.
Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.
Você já leu a Bíblia hoje? Clique aqui e confira a Liturgia do dia!
"Senhor, sua palavra para mim é fonte de vida plena.
Ela me traz forças para enfrentar as dificuldades
Alegria para dissipar o mal
E toda coragem necessária para seguir em frente!
 ...
Obrigado meu Deus por estar sempre comigo.
Sua Palavra é minha força!"

Fonte: http://tv.cancaonova.com/mostramateria.php?id=6369

3 de setembro-Dia do Biólogo


3 de setembro
Dia do Biólogo
A biologia, ciência que estuda os seres vivos, é de extrema importância para que se possa entender e melhorar cada ecossistema. O primeiro biólogo de quem se tem noticia foi Aristóteles, um filosofo grego que fez a primeira classificação dos animais. Há outros nomes famosos ligados a biologia: Galeno, Cuvier, Charles Darwin, Pasteur, Mendel, Fleming, Cohen, Boyer e, recentemente, Wilmut.
A profissão de biólogo e biomédico foi regulamentada, no Brasil, pela lei n? 6.684, de 3/9/1979, assinada pelo presidente João Figueiredo, com alterações introduzidas pelas leis no 7.017, de 30/8/1982, e no 9.098, de 19/9/1995. Embora essa profissão exista, formalmente, há pouco tempo, tem sido muito valorizada. Para exercê-la é necessário registrar-se no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Antes da regulamentação, as atribuições de biólogo pertenciam a agrônomos, médicos, farmacêuticos etc.
O biólogo pode atuar nas áreas de: biologia celular ou citobiologia, biologia marinha, biologia molecular ou engenharia genética, biofísica, bioquímica, botânica, ecologia humana e vegetal, embriologia, genética, genética ecológica, histologia, microbiologia, zoologia etc.
Além disso, o biólogo pode exercer suas atividades em centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas, em ONGs que atuem em áreas ecológicas, no magistério etc.
Juramento do biólogo
"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia da Polícia Militar
Fonte: paulinas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

31 de agosto-Dia do Nutricionista

Recados para Orkut

31 de agosto
Dia do Nutricionista


Muitas pessoas associam, erroneamente, o nutricionista a dietas para controlar peso, não aproveitando, de fato, todos os benefícios que ele pode lhes oferecer para terem uma vida mais saudável. O nutricionista é o profissional que está apto a reeducar as pessoas, orientando-as sobre os valores nutricionais de cada alimento, sem, contudo, deixar de zelar pelo sabor, que deve ser sempre agradável ao paladar. 

A frase "Nós somos o que comemos" traduz muito bem a importância que os alimentos têm em nossa vida. 
A maioria das pessoas estabelece uma dieta alimentar errada, rica em gorduras supersaturadas, em sódio e calorias, ou seja, ingere grandes quantidades de frituras, sal, carboidratos e doces; com isso, perde a qualidade de vida e o bem-estar. 

Para a alimentação ser saudável é preciso observar os Grupos dos Quatro Alimentos: 
- Grupo 1: carne, aves e peixes; 
- Grupo 2: laticínios e ovos; 
- Grupo 3: frutas e hortaliças; 
- Grupo 4: cereais, legumes, sementes e frutos secos. 

Muitas pessoas, porém, concentram-se mais em um item do que o aconselhável.
Há sérias conseqüências, sobretudo, quando o exagero ocorre no grupo 1, pois a carne vermelha, como já está provado, pode causar muitos malefícios. 

Atualmente, os grupos 3 e 4 estão sendo mais valorizados, pois é sabido que frutas, hortaliças, cereais e legumes são vitais para a saúde e não têm nenhuma contra-indicação no consumo diário. 

É da competência do nutricionista, com base nesses quatro grupos, elaborar cardápios para creches, hospitais, hotéis, escolas, redes de lanchonetes ou fast-food, grandes empresas, bem como supervisionar cozinhas experimentais ou participar de programas de saúde pública, para orientar a população sobre a melhor maneira de se alimentar e de aproveitar os alimentos. Muitos hospitais, academias e restaurantes estão contratando mais nutricionistas, para que seus clientes tenham uma dieta alimentar equilibrada e saudável. 

Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde demonstram que mais de 15% das crianças brasileiras são desnutridas e que a obesidade cresce, sem controle, no Brasil. Portanto, cabe ao nutricionista escolar promover a educação alimentar das crianças. 

Com o crescimento assustador da população mundial, os alimentos serão escassos no futuro. O nutricionista terá então um papel fundamental para solucionar esse grave problema que atingirá todo o nosso planeta. Ele saberá, por exemplo, orientar sobre a reciclagem de todo e qualquer alimento, para que nada seja desperdiçado, hábito que deve estar presente na vida do ser humano sempre, pois nunca se deve desperdiçar comida, em respeito a tantas pessoas que passam fome.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas


Memórias, Pensamentos e Palavras - Geizom Sokacheski: Padre Reginaldo Manzotti, estará no programa da He...

Memórias, Pensamentos e Palavras - Geizom Sokacheski: Padre Reginaldo Manzotti, estará no programa da He...: Hoje, terça feira dia 30/08 ás 22h00 padre Reginaldo Manzotti, é convidado do programa "Hebe" da Rede TV, mande o seu recado para a apresen...

domingo, 28 de agosto de 2011

Dia de...

Investimentos em recados de Dia Nacional do
 Combate ao Fumo não param!
Recados para Orkut
recados orkut
recados para orkut

29 de agosto-Dia Nacional de Combate ao Fumo


29 de agosto
Dia Nacional de Combate ao Fumo

O uso do cigarro é um vício que não traz benefício algum para as pessoas, sejam elas fumantes ou não. Por essa razão, foi instituído este dia por meio da lei no 7.488, de 11/6/1986, assinada pelo presidente José Sarney. 

O consumo de cigarros é a mais devastadora causa de doenças e mortes prematuras da história da humanidade, pois provoca, a cada ano, a morte de quatro milhões de pessoas no mundo, ou seja, uma a cada oito segundos. Por hora, dez pessoas morrem no Brasil em razão de doenças relacionadas ao cigarro, fato que constitui um quadro com conseqüências graves para a saúde da população, bem como para a economia e o meio ambiente. 

Os malefícios do tabaco são provenientes, em grande parte, das minúsculas partículas de alcatrão nele existentes. O cigarro contém substâncias cancerígenas. Além disso, a fumaça do cigarro é composta de 2% a 6% de monóxido de carbono, gás tóxico que dificulta o transporte e a utilização do oxigênio, e altera o funcionamento dos microscópicos cílios do sistema respiratório. Essa fumaça também contém ciliotoxinas, que produzem irritação nos olhos, no nariz e na garganta e ocasionam alergia respiratória em fumantes e não-fumantes. 

O tabagismo também é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, causador de milhares de mortes por ano no país. No pulmão, além de câncer, o uso do cigarro promove outras doenças graves, como o enfisema. O cigarro está também relacionado com a causa de tumores malignos em vários órgãos como: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga. Os fumantes correm quase o dobro do risco dos não-fumantes de sofrer um infarto do miocárdio ou morte por doenças coronarianas (derrame). 

O fumante passivo não fuma, porém respira a fumaça emitida pelos fumantes. As crianças são as maiores vítimas do fumo passivo. Os filhos de mães que fumaram durante a gravidez tendem a nascer com peso e altura inferiores aos filhos de mães não-fumantes. A criança que convive com fumantes está mais sujeita a se tornar um fumante e a fumar mais precocemente. 

Os prejuízos causados ao meio ambiente estão diretamente relacionados ao cultivo do tabaco. O desmatamento em larga escala, para obtenção da lenha usada nas estufas em que é feita a cura (secagem) das folhas do tabaco, contribui para a ocorrência de erosões e destruição do solo. Este se empobrece, ao se tornar exposto às chuvas fortes e à insolação, fato que contribui para a perda de matéria orgânica. 

Nesse processo, queimam-se muitas árvores, na proporção de uma árvore para cada trezentos cigarros produzidos. Além disso, as árvores também são sacrificadas para a fabricação do papel utilizado na manufatura do cigarro. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não serão refeitas as condições naturais necessárias à flora e à fauna da mata virgem. 

A par disso, há os incêndios provocados por cigarros, que constituem um importante agravo ao meio ambiente: pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são relacionados a pontas de cigarros, que não foram apagadas. 
A lei no 10.167, de 28/12/2000, alterada pela lei no 10.702, de 14/7/2003, restringe a propaganda do cigarro à parte interna dos locais de venda do produto, ficando proibidos os anúncios em quaisquer meios de comunicação, em outdoors, em placas e em cartazes luminosos. Essa lei disciplina também o uso de produtos derivados do tabaco. 

Além disso, eleva o valor das multas a serem aplicadas em caso de descumprimento e determina aos órgãos competentes que exerçam a fiscalização do cumprimento da lei no 9.294, de 15/7/1996, que trata de produtos fumígeros. 

A diminuição do tabagismo está relacionada não só com a diminuição do número e da gravidade de doenças cardiovasculares e pulmonares, do câncer, e das hospitalizações, como também com o menor número de recém-nascidos de baixo peso e com a menor incidência de distúrbios físicos, cognitivos e emocionais que afetam os filhos de mães que fumaram durante a gestação. Ou seja, para o governo, é melhor e mais barato gastar com o combate ao fumo do que cuidar dos problemas decorrentes dele, visto que haverá mais recursos para investir em outras áreas da saúde. 

Grande parte dos fumantes (80%) deseja parar de fumar, mas não consegue. Esses fumantes usam a droga em quantidades maiores do que desejariam e mantém o seu uso, apesar de conhecerem os danos físicos e psicológicos que advêm dela. Embora a maioria dos fumantes já tenha enfrentado algum problema físico em função do cigarro, livrar-se deste hábito é uma das tarefas mais difíceis que um ser humano pode enfrentar, o que demonstra que as manifestações da dependência da nicotina são muito semelhantes às de outras drogas pesadas, embora seu uso não produza manifestações psíquicas. Ainda que fumar não torne a pessoa mais agressiva nem eufórica, o seu padrão de consumo é típico de uma droga que produz dependência.