Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

9 de Setembro dia do Médico Veterinário

9 de setembro-Dia do Médico Veterinário

 9 de setembro
Dia do Médico Veterinário
...
Os veterinários são médicos que tratam de animais, não só na área de prevenção e assistência clínica, como também na de produtos de origem animal, contribuindo para a melhoria da zootecnia. 

Na área da clínica de pequenos animais, as funções principais recaem sobre o diagnóstico e tratamento de doenças de animais de estimação, como cães, gatos, pássaros etc. 

Na área da clínica de grandes animais as funções são semelhantes à da clínica de pequenos animais, mas nesses casos que os veterinários também aconselham produtores de animais e desenvolvem medidas que evitam a propagação de doenças entre animais, visando a saúde do próprio ser humano.

Hoje, os médicos veterinários não se limitam as clínicas e as fazendas de pecuária, pois estão também presentes na indústria alimentícia. Sua principal missão é cuidar da saúde dos animais para evitar a transmissão de doenças ao ser humano. Em fazendas e granjas, o veterinário cuida da higiene, da alimentação e das boas condições de abrigo da criação, certificando-se de que os animais não estão ingerindo substâncias nocivas que possam deixar resíduos na carne que vai para a mesa do consumidor. 

Nas grandes metrópoles, como São Paulo, quase todos os supermercados contratam esse profissional. Ele acompanha a chegada do frango, da carne de boi e do leite, checa a existência de micróbios no ambiente de estocagem e verifica a temperatura ideal dos freezers. Além disso, orienta os funcionários sobre normas de higiene no manuseio dos produtos. 

Na Administração Pública, os veterinários podem trabalhar como técnicos superiores dos departamentos de fiscalização sanitária. Na iniciativa privada, podem exercer sua atividade em clínicas particulares, em empresas industriais (agropecuárias; de transformação de produtos de origem animal; de alimentos para animais etc.), ou em laboratórios de análises. 


A profissão de médico veterinário foi regulamentada pelo decreto no 23.133, de 9/9/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Por essa razão o Dia do Veterinário é comemorado na mesma data.
---

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas 
Fonte: paulinas



Blog Oficial do Orkut: 2a-feira tem Skank no Orkut Ao Vivo!

Blog Oficial do Orkut: 2a-feira tem Skank no Orkut Ao Vivo!: Em ritmo de Rock in Rio – que está cada vez mais próximo! – o Orkut Ao Vivo continua com sua programação especial antecipando o evento mus...

Roberto Carlos - Jerusalem de Ouro -ירושלים של זהב

8 de setembro-Dia Internacional da Alfabetização


8 de setembro
Dia Internacional da Alfabetização

 Dia Internacional da Alfabetização 
Este dia foi assim designado pela ONU. 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) define o analfabeto como a pessoa que, aos 15 anos ou mais, é incapaz de interpretar um texto simples ou de escrever de modo resumido os fatos de seu cotidiano. 

A pessoa alfabetizada domina a escrita e pode participar de uma vida social normal. Ao ser alfabetizada, a pessoa reconstrói sua identidade de cidadã, pois resgata sua expressão oral e corporal de modo a não se sentir inferiorizada, fato que lhe dá a possibilidade de se integrar na família e na comunidade. 

O objetivo da alfabetização é fazer com que a pessoa aprenda a buscar sua realização pessoal e profissional, para que possa exercer sua cidadania, visto ser o analfabetismo o grande causador da exclusão social das camadas mais pobres da população (não só no Brasil, como também na maioria das nações). Segundo pesquisas, as pessoas que procuram a alfabetização pertencem a uma classe econômica excluída; encontram-se numa faixa etária de 14 a 70 anos e possuem um emprego basicamente braçal. 

Até recentemente, era considerada alfabetizada a pessoa que assinava o próprio nome e sabia ler e escrever coisas básicas. Hoje, só é considerada alfabetizada a pessoa que consegue ler um manual de instrução, exigência mínima do novo mundo do trabalho.

 Referência:
 Fonte: paulinas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARA REFLETIR...



Agora, porém, rejeitai tudo isto: ira, furor, malvadeza, ultrajes, e não saia de vossa boca nenhuma palavra indecente;
Cl 3,8
---
Um povo inteiro pode ser culpado de prolongar o sofrimento dos seus pobres, das crianças e dos enfermos. Se aceitarem leis injustas, todos pecam.
Pe. Zezinho
---
2011-09-07

Frase do dia


Toda nação que se preza não abre mão de três coisas:
 Orgulho emocional, esperança coletiva e Moeda estável.
John Stuart Mil

Pátria Amada, Brasil

A Pátria



A Pátria
por Olavo Bilac               
Poema publicado em Poesias Infantis

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!

Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...
Quem com seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o sue esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!
Fonte: http://pt.poesia.wikia.com/wiki/A_P%C3%A1tria

Mensagem para refletir - *Madre Tereza de Calcutá*

Beata Teresa de Calcutá - Canção Nova - Santo do Dia!.flv

Viver com alegria: Conheça história de uma freira de Minas Gerais, da...

Viver com alegria: Conheça história de uma freira de Minas Gerais, da...: Igreja do Brasil pode ganhar mais uma santa A cidade de Três Pontas, sul de Minas Gerais tem motivos em dobro para comemorar. Recentemen...

Beata Teresa de Calcutá

Filho do Céu - Padre Fábio de Melo: Padre Fábio de Melo em Montes Claros

Filho do Céu - Padre Fábio de Melo: Padre Fábio de Melo em Montes Claros: Iluminar é o nome do show que o Padre Fábio de Melo realizará em Montes Claros no dia 16 de Setembro, às 21h, no Parque de Exposição João Al...

7 de setembro-Dia da Independência do Brasil

 
7 de setembro
Dia da Independência do Brasil

Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental, que proibia o comércio entre os países europeus e a Inglaterra. O país que desobedecesse ao decreto seria invadido e ocupado pelas tropas napoleônicas. 

Naquela época, Portugal era governado pelo príncipe-regente D. João, que resolveu fugir com a corte para o Brasil, aqui chegando em 1808, escapando, desse modo, do invasor. Quando Napoleão perdeu o poder, a família real portuguesa e sua corte retornou a Lisboa, e D. João, então D. João VI, deixou seu filho, D. Pedro, como regente do Brasil. 

D. Pedro tornou-se um regente de muito prestígio, razão pela qual D. João VI o aconselhou a voltar à corte portuguesa, em 1822. 

No dia 1º de janeiro desse mesmo ano, ele recebeu um manifesto escrito por José Bonifácio, assinado pela junta provincial de São Paulo e do Rio de Janeiro, segundo o qual a Corte de Lisboa, baseada "no despropósito e no despotismo", buscava impor ao Brasil "um sistema de anarquia e escravidão". 

Depois de ler o manifesto, D. Pedro assim se expressou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico", em 9 de janeiro, data conhecida como o Dia do Fico. No dia 11, as tropas portuguesas tentaram obrigar o príncipe a embarcar para Lisboa. Apoiado pelo povo e por tropas leais, D. Pedro resistiu. 

Em 1º de agosto, declarou inimigas todas as tropas enviadas de Portugal ao Brasil sem o seu consentimento. No dia 14, partiu para São Paulo para contornar uma crise na província. No dia 2 de setembro, no Rio de Janeiro, sua esposa Dona Leopoldina, depois de ler as cartas chegadas de Lisboa com as abusivas decisões da Corte, reuniu os ministros e enviou as cartas a D. Pedro, por intermédio de mensageiros. 

No dia 7 de setembro, o príncipe recebeu as cartas às margens do riacho Ipiranga e resolveu romper com Portugal. Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, sacou da espada e gritou: "Independência ou morte". Era 7 de setembro de 1822. 

Na capital, Rio de Janeiro, ele foi saudado como herói. A 1o de dezembro, aos 24 anos, tornou-se D. Pedro I, imperador do Brasil.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia da Raça
Fonte: paulinas

6 de setembro-Dia do Cabeleireiro

6 de setembro
Dia do Cabeleireiro
Na Pré-História, o troglodita já se esforçava para tratar e arrumar os cabelos, fato comprovado nos achados arqueológicos, como pentes e navalhas de pedra. Contudo, foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que gozavam de grande prestígio na corte dos faraós. 

Na Grécia antiga, no século II a.C., os penteados eram bem elaborados; os cabelos eram frisados, encaracolados delicadamente, com franjas em espiral; os cabelos das mulheres eram enfeitados com tiaras e fitas, pentes de bronze ou de marfim. 

Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Os kosmetes ou "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados. Os escravos cuidavam dos homens e as escravas, das mulheres. 

Os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos, tingidos ou descoloridos, uma vez que a cor mais em voga era a loura. 

Ainda na Grécia antiga, a moda dos cabelos se mantinha por dois a três séculos. A mudança era mais rápida na Roma antiga, onde as esposas dos soberanos eram imitadas pelas outras mulheres. No Império Greco-Romano, gregos e gregas faziam os penteados dos romanos e das romanas. Nesses salões, discutiam-se novidades e propagavam-se os mexericos. 

No século XVII, a partir de Luís XIV, a moda francesa dominou todas as civilizações. No começo do século XVIII, as mulheres casadas usavam uma touca para esconder os cabelos, pois somente seu marido poderia vê-los soltos. 

Os jornais de moda, nos séculos XVIII e XIX, divulgavam os estilos das casas reinantes de Paris e Viena, como também de todas as elites, por toda a Europa. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os parisienses Leonard, Autier e Legros Rumigny, que prestavam serviços à Rainha Maria Antonieta e recebiam altos salários. 

Na década de 1920, era moda as mulheres usarem cabelos curtíssimos, a la garçonne. Naquela época, as mulheres mais independentes e ativas, com intensa vida social e engajadas no trabalho, rejeitavam as tradições que as obrigavam a usar cabelos compridos, as quais remontavam à Idade Média. 

Hoje, há grande variedade de penteados.Os cabelos são tingidos nas mais variadas cores e tratados com xampus, condicionadores, cremes alisantes, hidratantes, antioxidantes, remineralizantes, amaciantes, que protegem não só os fios como o couro cabeludo contra os efeitos nocivos do meio ambiente e dos produtos químicos.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas

domingo, 4 de setembro de 2011

5 de setembro-Dia da Amazônia

5  de setembro
 Dia da Amazônia

A Amazônia é a região natural da América do Sul formada pela bacia do rio Amazonas e recoberta pela maior floresta equatorial do mundo: no sentido norte-sul, mede 2.000 a 2.500 km; no sentido leste-oeste, mede cerca de 3.000 km. A bacia amazônica abrange uma área de 6.915.000 km², dos quais 4.787.000 km² estão no Brasil. Visto ser reserva ecológica, a Amazônia é considerada o "pulmão do mundo", com imensas potencialidades no setor de pecuária, dos recursos minerais e da energia hidrelétrica.

A ocupação irresponsável da região já destruiu 550.000 km² de floresta, em razão do corte e das queimadas, resultando na liberação de 2 a 4% das emissões globais de carbono para a atmosfera, fato que tem contribuído para agravar o efeito estufa.

A transformação da paisagem amazônica está reduzindo as chuvas na região, em decorrência da menor evaporação e da menor absorção de energia solar realizadas pela vegetação. Ao reduzir-se a evaporação, há aumento da drenagem de água pelos rios, fato que provoca enchentes após períodos de chuva. Tais eventos causam impactos pouco conhecidos sobre os recursos pesqueiros.

Os estudos científicos sobre os impactos ambientais efetuados pelas organizações não-governamentais junto com a população amazônica organizada têm ajudado a conhecer mais a floresta e a promover o desenvolvimento sustentável, para que se possa preservar essa imensa e rica região para as futuras gerações.

Na Amazônia está localizado o maior rio do Brasil, o mais caudaloso do mundo e o segundo em extensão, com cerca de duzentos afluentes: o rio Amazonas, que nasce no Peru, no planalto de La Raya. Tem 7.025 km de extensão e chega a atingir 30 km de largura na foz.

Orellana denominou-o "rio das amazonas", em 1542. Ao descer o rio, foi atacado por uma tribo de índios, que julgou serem mulheres guerreiras, as quais, segundo a mitologia grega, teriam vivido no Ponto (Ásia Menor) e escravizavam os homens. Dedicadas à caça e à guerra, amputavam a mama direita (daí o nome "amazonas", que em grego significa "sem mamas"), para melhor manejar o arco e a flecha.

A Amazônia é a área de maior biodiversidade do mundo, razão pela qual foi invadida e explorada por muitos cientistas estrangeiros.

O Dia da Amazônia serve de alerta permanente para que não só o governo como também os brasileiros protejam e conservem o "pulmão do mundo".
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas




AMAZÔNIA - Insônia do Mundo

5 de Setembro - Dia da Amazônia | Brasil

5 de Setembro - Dia da Amazônia | Brasil