Powered By Blogger

sábado, 24 de setembro de 2011

25 de setembro-Dia Nacional da Radiodifusão


25 de setembro
Dia Nacional da Radiodifusão

Edgard Roquete Pinto, fundador da primeira emissora de radiodifusão brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual Rádio Ministério da Educação e Cultura), nasceu a 25 de setembro, data escolhida para ser o Dia Nacional da Radiodifusão. 

Contudo, para que o século XX se tornasse um marco na comunicação, foi necessária a contribuição de pessoas importantes como: William Gilbert, físico inglês, que no século XVII fez experiências com eletrostática e magnetismo; Lee de Forest, cientista americano, inventor da válvula tríodo, ou seja, de três pólos; Michael Faraday, físico e químico inglês, que descobriu a indução eletromagnética; James C. Maxwell, físico escocês, que elaborou a teoria eletromagnética da luz; Hertz, físico alemão, que demonstrou, na prática, a teoria das ondas de rádio; Thomas A. Edison, físico norte-americano, que inventou a lâmpada e o fusível; Pupin, físico norte-americano, que descobriu a sintonia elétrica; Branly, físico francês, que desenvolveu o coesor; Popov, engenheiro russo, que agregou o captador elétrico ao coesor; Marconi, físico italiano, que usou um oscilador tipo Hertz e um coesor de Branly-Popov para transmitir e receber sinais à pequena distância e inventou o rádio. 

Entretanto, foi John Ambrose Fleming, engenheiro eletricista inglês, quem deu o maior impulso à radiodifusão, ao inventar a válvula de Fleming, ou díodo, com dois pólos. Com base nessa descoberta, Lee de Forest construiu a válvula tríodo, transformando por completo a indústria do rádio. Com a nova tecnologia, transmitiam-se não só os sinais como também a voz e a música, por meio de ondas hertzianas. De Forest foi o primeiro a transmitir música de ópera e programas humorísticos pelo rádio, diretamente de sua estação, na Califórnia. 

A partir da década de 1930 até a década de 1960, as emissoras de rádio se profissionalizam, e os transmissores e aparelhos receptores ficaram cada vez mais potentes, fato que tornou a radiodifusão muito popular. Os progressos na amplificação permitiram que as ondas das emissoras fossem separadas e que o som melhorasse, em razão de não mais haver interferências. 

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, a tecnologia foi aprimorada e surgiram, nos Estados Unidos, os primeiros emissores em freqüência modulada (FM), fabricados pela General Electric (GE), em 1942, com pequeno alcance, mas com recepção em alta-fidelidade. Por outro lado, a difusão em amplitude modulada (AM), com longo alcance, apresentava distorções. 

Com o advento do satélite artificial de telecomunicações Score I, em 1958, as emissoras de FM obtiveram maior alcance, com baixíssimos níveis de ruído e de distorções. Esse satélite representou o maior salto tecnológico da história da radiodifusão, sobretudo na irradiação dos programas de forma global. 

A International Telecommunications Satellite Organization (Intelsat) surgiu em 1965, dando ensejo a que se iniciassem as transmissões comerciais. Nesse mesmo ano, o Brasil integrou-se a esse sistema de telecomunicações.
Referência:
Veja também:
Fonte: paulinas



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quaresma de São Miguel 39º dia

São Pio de Pietrelcina - Canção Nova - Santo do Dia!.flv

SACRAMUSIC | Padre Pio - 8 histórias de arrepiar

SACRAMUSIC | Padre Pio - 8 histórias de arrepiar

♥♫PRIMAVERA - TIM MAIA♥♫

23 de setembro-Início da Primavera

23 de setembro
Início da Primavera
Os solstícios e os equinócios determinam as estações do ano, que ocorrem de três em três meses. 

Solstício é o período em que o Sol se afasta mais do equador. No solstício de inverno, o dia é curto e a noite é longa. No solstício de verão, ocorre o inverso: o dia é longo e a noite é curta. Equinócio é o período em que o Sol se aproxima da linha do equador. No equinócio da primavera, o Sol vai do hemisfério sul para o hemisfério norte. No equinócio do outono, dá-se o oposto: o Sol vai do hemisfério norte para o hemisfério sul. Nessa época, a duração do dia é realmente igual à da noite; por isso adotou-se a palavra latina "equinócio", que significa "igualdade da noite e do dia". 

Os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à "mãe Terra" tudo o que ela lhes oferecia - alimentos, remédios e riquezas - por meio de cerimônias realizadas no início e no final de cada estação, ou seja, nos equinócios e nos solstícios. 

Tradicionalmente, a primavera é considerada a mais bela e fértil fase da "mãe Terra", quando todos os seres, plantas e animais acordam de seu repouso (inverno) para iniciarem um novo ciclo de produtividade. Na primavera, desabrocham as flores, as folhas tornam-se mais verdes, a grama cresce exuberante, os pássaros se acasalam e há mais luminosidade e alegria na natureza, bem como no ser humano, que se torna mais otimista. 

No hemisfério sul, a primavera se inicia no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. No hemisfério norte, ocorre no dia 20 de marco e termina em 21 de junho.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas

Primavera

Sangrando-Gonzaguinha

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

22 de setembro-Dia da Defesa da Fauna

22 de setembro
Dia da Defesa da Fauna

A lei no 9.605, de 12/2/1998, estabelece sanções penais e administrativas para as condutas e atividades que lesem o meio ambiente e para que seja resguardada também a fauna silvestre, nativa, exótica ou doméstica. Essa lei foi regulamentada pelo decreto no 3.179, de 21/9/1999, que estabelece o valor das multas aplicadas contra os infratores. 
Em razão de haver inúmeras espécies em risco de extinção em vários países do mundo, a caça predatória e o comércio internacional de animais têm sido restringidos. 

O Brasil firmou, em Washington, em 3 de março de 1973, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) e implementou-a mediante o decreto no 3.607, de 21/9/2000, designando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como autoridade administrativa. 

Embora seja ilícito, o tráfico de animais silvestres constitui o terceiro maior negócio ilegal do mundo, abaixo do tráfico de drogas e de armas. Esse comércio movimenta um mercado internacional de bilhões de dólares, anualmente - só o Brasil é responsável por mais de 10% dessa receita. Anualmente, 12 milhões de animais são retirados das florestas brasileiras. Desse total, cerca de 30% abastece o mercado internacional e 70%, o mercado interno. Pouco menos de 50% dos animais traficados chegam com vida ao seu destino final. Nossa lista oficial de animais ameaçados de extinção já ultrapassa duzentas espécies. 

É preciso, pois, que as populações se conscientizem e estabeleçam regras para que seja preservada a natureza, bem como todos os seres que nela existem, visto que seus recursos são perecíveis e estão diretamente ligados à sobrevivência humana na face da terra.


Referência:
Fonte: paulinas



23 de Setembro-São Padre Pio de Pietrelcina


Paz e Bem no sinal de esperança e de consolação que vem do Senhor.
(Padre Pio)

Oração
Fica comigo, Senhor, pois preciso da tua presença para não te esquecer. Sabes quão facilmente posso te abandonar.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.
Fica comigo, Senhor, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.
Fica comigo, Senhor, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar tua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que ouça tua voz e te siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.
Fica comigo, Senhor, se queres que te seja fiel.
Fica comigo, Senhor, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.
Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho.
Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.
Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti.
Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão, a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não as mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!
Fica comigo, Senhor, pois é só a ti que procuro, teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais.
Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.
Padre Pio
http://saopio.wordpress.com/

Celina Borges - Fica comigo Senhor

SACRAMUSIC | Padre Pio - 8 histórias de arrepiar

SACRAMUSIC | Padre Pio - 8 histórias de arrepiar

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quando cremos as profecias de Deus se cumprem em nossa vida Sorrindo pra Vida - 16/09/2011

Você é especial


Alguém te disse que você é especial?
Mas, disseram isso hoje?
Se não disseram, eu estou afirmando agora, com todas as letras: 
V-O-C-Ê - É - E-S-P-E-C-I-A-L!!!.
Pra dizer a verdade, eu acho que você tem aquela força interior que ainda está guardada, e a hora que você resolver colocar de vez para fora, ninguém, ouça bem, ninguém vai te segurar.
Sabe aquela pessoa que tem tudo para ser a mais feliz do mundo? Pois é, essa pessoa é você.



Você tá perguntando por quê? Ora, primeiro, porque você é único, não existem duas pessoas com as suas características, sua digitais e mapa genético, só por isso, você já é especial, e além de tudo é Filho de Deus, e Deus é poderoso, logo, você também tem poder.


Sabe o que anda estragando um pouquinho, e as vezes, até demais, o seu sucesso? Não, não é a inveja e nem o olho gordo dos outros, é o seu medo, a sua insegurança. Você anda colocando muitos "se" na sua vida. Você anda duvidando demais das coisas e quem duvida, não alcança, aliás, quem duvida, nem sai do lugar.


 Pare de perguntar o porquê disso, o porquê daquilo, e parta para a ignorância, ou seja, para a ação. As dificuldades vão aparecer, isso é lógico, mas com a sua força, com as suas qualidades e com a sua determinação quem vai te segurar?

 Para com essa história de idade, de rosto, de corpo, de saúde e outras besteiras que você fica colocando como empecilho para a sua felicidade. Você é você e pronto! Ninguém pode decidir nada por você. É você quem deve satisfações para você.

 E, por favor, vou falar bem alto para você não esquecer jamais:

NÃO ABRA MÃO DOS SEUS SONHOS EM FAVOR DE NINGUÉM. NINGUÉM, entende isso? Se alguém te pedir para abrir mão de alguma coisa que você deseja e precisa fazer, em nome de um capricho disfarçado de amor, não faça! Não faça por que você vai se arrepender e vai cobrar isso no futuro e essa dor eu não desejo para ninguém.

 Viva os seus sonhos, e se alguém resolver entrar na sua frente para atrapalhar, ligue a quinta marcha e vá embora. A condução que leva a felicidade, não aceitos passageiros medrosos ou inseguros. Pense nisso, por amor à você, que é tão especial. 

Eu acredito em você.

Paulo Roberto Gaefke

Fonte: www.meuanjo.com

21 de setembro-Dia da Árvore (Festa das Árvores)


21 de setembro
Dia da Árvore (Festa das Árvores)

O decreto no 55.795, de 24/2/1965, instituiu a "Festa Anual das Árvores em todo o território nacional, em substituição ao Dia da Árvore". Em razão das diferenças climáticas brasileiras e fisiogeográficas, o evento é festejado na última semana de março, no Norte e Nordeste, e a partir do início da semana do dia 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 

O 2º. artigo desse decreto declara que a finalidade do evento é "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem- estar dos cidadãos". 

No entanto, por tradição, o Dia da Árvore continua sendo comemorado a 21 de setembro. 
As árvores são valorizadas e defendidas mundialmente, em razão de sua importância para a sobrevivência dos seres vivos no planeta. 

Desde o Descobrimento até hoje, o Brasil tem sofrido com o desmatamento e com as queimadas, que destruíram grande parte da maior reserva florestal do planeta, fato que provocou e provoca um dos os principais problemas ecológicos, visto que as árvores contribuem para a manutenção do equilíbrio da natureza, ao oferecerem abrigo e alimento à fauna, protegerem o solo impedindo sua erosão e purificarem o ar do planeta. 

Mesmo nos centros urbanos a árvore é importante, pois alem de amenizar a paisagem, contribui para purificar o ar saturado de poluentes, dá sombra e frescor, agasalha pássaros e insetos e ajuda as pessoas a obterem níveis satisfatórios de qualidade de vida. Ademais, ela fornece matéria-prima para a fabricação do papel, de móveis e objetos, amortece o impacto da chuva no solo, umedece o ar e funciona como regulador da temperatura. Estimular o plantio de árvores, portanto, é despertar na população o desejo de tornar o nosso planeta saudável e habitável. 



Referência:
Veja também:
Fonte: paulinas

Para refletir...


Os repatriados celebraram a Páscoa no dia
 catorze do primeiro mês.
Esd 6,19
...
Uma vida sem amor é como árvores sem flores e sem frutos. E um amor sem beleza é como flores sem perfume. Vida, amor, beleza: eis a minha trindade.
 Gilbran Kahlil Gibran
2011-09-2
...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

20 de Setembro Dia do Gaúcho RS Brasil Borin Produções

20 de setembro-Dia do Gaúcho

20 de setembro
Dia do Gaúcho

A cultura gaúcha é uma mistura da cultura dos índios, portugueses, negros e espanhóis que viviam na região Sul do país, enriquecida posteriormente com a cultura dos imigrantes italianos, poloneses e alemães. 

Para conservar as tradições do Rio Grande do Sul, foi fundado o Partido Liberal Histórico, em 1860, por Gaspar Silveira Martins, Antônio Gomes Pinheiro Machado, Osório e Félix da Cunha. Na década de 1940, grupos de tradicionalistas gaúchos resolveram manter as tradições do povo gaúcho criando a Ronda Gaúcha, conh
ecida também como Ronda Crioula, que ocorria entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha. 

Em 1947, estudantes gaúchos se organizaram também para preservar as tradições e, no ano seguinte, fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). 

Por meio da lei no 4.850, de 11/12/1964, promulgada pela Assembléia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro foi oficializado como o Dia do Gaúcho, passando a ser um feriado apenas no Rio Grande do Sul. 

Pessoas de todo o Brasil e também de outros países participam das festas da Semana Farroupilha. Durante esse período, os funcionários públicos trabalham usando roupas típicas da tradição gaúcha. No dia 20 encerra-se o festejo; há desfiles com peões montados a cavalo e "prendas" (mulheres bonitas) que desfilam com seus vestidos coloridos.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas