Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Maledicências Pe. Zezinho, scj

Maledicências 
Pe. Zezinho, scj 


É fácil falar contra nossos desafetos. 
Se sua fama ou posição nos incomoda, 
diminuí-los ajuda a derrubá-los e o espaço passa a ser nosso... 

É fácil omitir-nos quando deveríamos falar. 
Passamos por legais e o erro continua, graças à nossa covardia. 
É fácil falar quando deveríamos ter calado. 
É fácil lançar suspeitas, fácil falar sem provas. 
É fácil tornar-se cúmplice de uma calunia 
e acreditar sem exigir provas. 

É fácil esquecer o quanto devemos à pessoa 
de quem acabamos ou acabaram de falar mal. 
Basta que um pouco a mais de mesquinhez. 

Por causa de fofocas e maledicências 
muitos grupos se desfizeram, 
amigos se calaram e sumiram, 
benfeitores se cansaram de ajudar, 
vizinhos não mais se visitaram, 
relacionamentos se desfizeram 
até mortes aconteceram. 

Por maledicências 
famílias se desintegraram, 
igrejas se estranharam, 
e quem ajudava perdeu a motivação. 
Retirou-se na sua dor. 

Estava certo São Tiago quando falou sobre a língua: 
é um pequeno órgão que se gloria de grandes coisas, 
pequeno fósforo que põe fogo numa floresta.(Tiago 3,5) 
Se alguém pretende ser religioso refreie sua língua. 
É pavio aceso pelo inferno! (Tiago 3,6) 
Aquele que controla a língua tem as rédeas da sua alma. 

Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/mensagem.aspx?Data=28/10/2011


29 de outubro-Dia Nacional do Livro e Semana do Livro


29 de outubro
Dia Nacional do Livro e Semana do Livro

Este dia foi instituído pela lei nº. 5.191, de 18/12/1966, assinada pelo presidente Costa e Silva. A Semana Nacional do Livro, comemorado de 23 a 29 de outubro, foi definida pelo decreto nº. 84.631, de 14/4/1980. 

Na Antiguidade, o livro era bem diferente do que conhecemos hoje, pois não existia papel para registrar a escrita. Utilizavam-se os mais diversos materiais, como: cascas de árvores, folhas de palmeiras, tabuinhas de barro ou cera, papiro, blocos de pedra ou pergaminho, obtido da pele de animais. 

Os escribas egípcios registravam o cotidiano em um sofisticado material, em razão de terem descoberto que as folhas sobrepostas de uma planta que crescia às margens do rio Nilo davam um excelente papel, depois de serem separadas e coladas. Assim nasceu o papiro, que deu origem à palavra "papel" (do latim papyrus). 

Quando Roma invadiu o Egito, apossou-se dos papiros escritos, que eram lavados e usados para novas escritas. Depois, os romanos inventaram um novo tipo de papel, utilizando cascas de árvores. 

Na China, a escrita era feita sobre um papel rudimentar produzido com a polpa do bambu, e da amoreira. Tanto os chineses como os japoneses escreviam também sobre o algodão e a seda. 

Os árabes obtinham folhas de papel por meio de uma pasta de trapos. Os europeus, do século XII ao século XV, também se utilizavam de trapos moídos com goma de árvore para produzir um papel grosseiro. Os registros de grandes obras, contudo, eram feitos pelos copistas medievais sobre pergaminho. 

Quando Gutenberg inventou a máquina impressora, em meados do século XV, surgiu o primeiro livro impresso: a Bíblia, considerada como o livro mais lido do mundo. 

Hoje, em razão da alta tecnologia, os livros são produzidos em larga escala, nos mais diferentes tipos e padrões, abordando os mais diversificados assuntos e colocados no mercado com espantosa rapidez. 

O dia 29 de outubro foi escolhido para homenagear o livro no Brasil, porque foi nessa data (em 1810) que o príncipe-regente D. João fundou a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Esse acontecimento foi marcante e de extrema importância para a popularização do livro, já que a biblioteca permite acesso fácil à leitura para qualquer pessoa, disseminando o conhecimento.

Referência: 
Veja também: 
 Dia da Criação da Biblioteca Nacional
 Fonte http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=29&Mes=10: 







quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ORAÇÃO A SÃO JUDAS TADEU

“São Judas Tadeu, 

modelo missionário de Jesus”


São Simão e São Judas Tadeu cancaonova com Santo do Dia!

São Judas Tadeu - ORAÇÃO

28 de outubro-São Judas Tadeu


28 de outubro
São Judas Tadeu

Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo. 

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus. 

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá. 

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres. 

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos. 

Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do Império Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens. 

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70. 

Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido. 

A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

Veja também:


Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=28&Mes=10





terça-feira, 25 de outubro de 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Santo Antônio de Sant'Anna Galvão cancaonova com Santo do Dia!

25 de outubro-Santo Antônio de Sant'Anna Galvão


Santo Antonio de Sant'Anna 
Galvão 
Frei Galvão 
1739-1822
25 de outubro
Santo Antônio de Sant'Anna Galvão

O brasileiro Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá, São Paulo. Seu pai era Antônio Galvão de França, capitão-mor da província e terciário franciscano. Sua mãe era Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros de Pindamonhangaba. O casal teve onze filhos. Eram cristãos caridosos, exemplares e transmitiram esse legado ao filho. 

Quando tinha treze anos, Antônio foi enviado para estudar com os jesuítas, ao lado do irmão José, que já estava no Seminário de Belém, na Bahia. Desse modo, na sua alma estava plantada a semente da vocação religiosa. Aos vinte e um anos, Antônio decidiu ingressar na Ordem franciscana, no Rio de Janeiro. Sua educação no seminário tinha sido tão esmerada que, após um ano, recebeu as ordens sacerdotais, em 1762. Uma deferência especial do papa, porque ele ainda não tinha completado a idade exigida. 

Em 1768, foi nomeado pregador e confessor do Convento das Recolhidas de Santa Teresa, ouvindo e aconselhando a todos. Entre suas penitentes encontrou irmã Helena Maria do Sacramento, figura que exerceu papel muito importante em sua obra posterior. 

Irmã Helena era uma mulher de muita oração e de virtudes notáveis. Ela relatava suas visões ao frei Galvão. Nelas, Jesus lhe pedia que fundasse um novo Recolhimento para jovens religiosas, o que era uma tarefa difícil devido à proibição imposta pelo marquês de Pombal em sua perseguição à Ordem dos jesuítas. Apesar disso, contrariando essa lei, frei Galvão, auxiliado pela irmã Helena, fundou, em fevereiro de 1774, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência. 

No ano seguinte, morreu irmã Helena. E os problemas com a lei de Pombal não tardaram a aparecer. O convento foi fechado, mas frei Galvão manteve-se firme na decisão, mesmo desafiando a autoridade do marquês. Finalmente, devido à pressão popular, o convento foi reaberto e o frei ficou livre para continuar sua obra. Os seguintes quatorze anos foram dedicados à construção e ampliação do convento e também de sua igreja, inaugurada em 1802. Quase um século depois, essa obra tornar-se-ia um "patrimônio cultural da humanidade", por decisão da UNESCO. 

Em 1811, a pedido do bispo de São Paulo, fundou o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba. Lá, permaneceu onze meses para organizar a comunidade e dirigir os trabalhos da construção da Casa. Nesse meio tempo, ele recebeu diversas nomeações, até a de guardião do Convento de São Francisco, em São Paulo. 

Com a saúde enfraquecida, recebeu autorização especial para residir no Recolhimento da Luz. Durante sua última enfermidade, frei Galvão foi morar num pequeno quarto, ajudado pelas religiosas que lhe prestavam algum alívio e conforto. Ele faleceu com fama de santidade em 23 de dezembro de 1822. Frei Galvão, a pedido das religiosas e do povo, foi sepultado na igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construíra. 

Depois, o Recolhimento do frei Galvão tornou-se o conhecido Mosteiro da Luz, local de constantes peregrinações dos fiéis, que pedem e agradecem graças por sua intercessão. Frei Galvão foi beatificado pelo papa João Paulo II em 25 de outubro de 1998, e canonizado em 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI, em São Paulo, Brasil.

Veja também:



Imagem: (Meramente ilustrativa)

Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=25&Mes=10






Dia do Dentista Brasileiro-25 de outubro

Dia do Dentista Brasileiro

25 de outubro

As extrações dentárias efetuadas no Brasil, a partir do seu descobrimento, baseavam-se em técnicas primitivas; os instrumentos eram inadequados e não havia anestesia nem alguma forma de higiene. O barbeiro ou o sangrador exercia essa atividade; era forte, cruel, insensível e rápido. Via de regra, era aprendiz de um bom profissional, ignorante e pouco estimado pela sociedade. 

Desde a vinda do príncipe-regente D. João ao Brasil até a época em que D. Pedro tomou posse como regente do Brasil, a profissão era exercida por barbeiros, sangradores e cirurgiões, fiscalizados pelo cirurgião-mór. Eles tinham de possuir uma carta de confirmação da profissão, que era dada "aos barbeiros e sangradores", em geral, os escravos. Em 1631, a lei previa uma multa a todos que "tirassem dentes" sem licença. 

A quarta edição do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Eduardo de Faria, define: "Barbeiro: s.m. - o que faz barba; (antigo) "sangrador", cirurgião pouco instruído que sangrava, deitava ventosas, sarjas, punha cáusticos e fazia operações cirúrgicas pouco importantes". 

Em 1728, na França, Piérre Fauchard, o Pai da Odontologia Moderna, revolucionou a odontologia ao estabelecer novos conceitos, ao criar técnicas e aparelhos. 

Nessa época, no Brasil, começava a exploração do ouro nas Minas Gerais, atividade que atraiu um grande número de pessoas para o local. Por isso, a Corte portuguesa nomeou José S. C. Galhardo o primeiro cirurgião-mór, ato que acabou regulamentando essa atividade profissional. 

A primeira carta para dentista foi dada, em 1824, a Gregório Raphael da Silva. Em 1828, foi extinto o cargo de cirurgião-mór, passando a fiscalização para a concessão das cartas às Câmaras Municipais e à Justiça Ordinária. 
O ensino da odontologia no país foi instituído em 1880, por Vicente Cândido Sabóia, o Visconde de Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 

Hoje, os dentistas ou odontólogos são profissionais respeitados e responsáveis pela saúde bucal e dos dentes, do bom funcionamento da articulação e da mastigação. Podem ser especialistas em uma ou mais áreas da odontologia e atuam não só no magistério, na indústria odontológica e na farmacêutica, como também na administração ou planejamento de saúde oral do setor público. 

O dentista é também homenageado no Dia Mundial do Dentista, em 3 de outubro, época em que são realizados vários fóruns mundiais, organizados para discutir e apresentar os novos caminhos da medicina e da odontologia para melhorar a manutenção da saúde bucal das populações, sobretudo as mais carentes.

Referência:

Datas comemorativas: cívicas e históricas

Veja também:



Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=25&Mes=10






domingo, 23 de outubro de 2011

24 de outubro-Dia da Organização das Nações Unidas (ONU)


24 de outubro
Dia da Organização das Nações Unidas (ONU)

O Dia da Organização das Nações Unidas é comemorado em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) surgiu oficialmente a 24 de outubro de 1945, data em que a sua Carta foi aceita e confirmada pela maioria dos 51 Estados - membros fundadores. Atualmente, a ONU é composta por 192 Estados-membros. 

A sede da ONU fica em Nova Yorque (EUA), mas o terreno e os edifícios são território internacional. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. O seu logotipo representa o mundo rodeado por ramos de oliveira, símbolo da paz. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês; as duas últimas são consideradas línguas de trabalho. A sede da ONU na Europa fica em Genebra, Suíça. O Secretariado da ONU é chefiado pelo Secretário-Geral. 

Cada país, grande ou pequeno, rico ou pobre, tem um único voto; as decisões tomadas pela Assembléia tornam-se resoluções e têm o peso da opinião da comunidade internacional. A ONU pretende colaborar com as nações e trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com os problemas ambientais e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos. 
O nome "Nações Unidas" foi concebido por Franklin Delano Roosevelt, quando era presidente dos EUA, Ele empregou pela primeira vez esse termo na Declaração das Nações Unidas, de 1º. de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de 26 nações se comprometeram, em nome de seus governos, em lutar juntos contra as potências do Eixo. 

Os princípios da ONU estabelecem que todos os Estados-membros gozam de igualdade soberana; portanto, devem obedecer à Carta igualmente. Os países-membros devem tentar resolver suas diferenças por meios pacíficos e evitar utilizar a força. Deverão, de acordo com a carta, tentar dar toda a assistência à Organização, porque a ONU não pode interferir nas questões internas de nenhum país.
Referência:
Veja também:
Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=24&Mes=10

23 de outubro-Dia Mundial das Missões


Dia Mundial das Missões
O missionário e a missionária estão associados de modo singular à pessoa de Cristo, pois Jesus disse: "Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai"
 (Jo 14,12).