Powered By Blogger

sábado, 25 de setembro de 2010

Maria Santíssima, Nossa Senhora - Catequese com Padre Sérgio 3

Dia de...


28 de setembro

Dia da Mãe Preta

No dia 28 de setembro de 1871, Isabel, a princesa imperial regente, em nome do imperador D. Pedro II, sancionou a Lei do Ventre Livre, que libertou os filhos de escravas nascidos a partir daquela data, com o objetivo de diminuir a população escrava no Brasil.


Esse dia tornou-se, portanto, consagrado à mãe preta, escrava que era obrigada a amamentar os filhos de sua dona, cuidando deles dia e noite, enquanto seus próprios filhos eram entregues ao seu senhor e sofriam todos os maus-tratos da escravidão.


A lenda da Mãe Preta é oriunda do Rio Grande do Sul. Surgiu juntamente com a cidade de Passo Fundo. A escrava Mariana, apelidada de Mãe Preta, pertencia ao cabo Neves, proprietário das glebas de Passo Fundo. Seu único filho, que era a sua alegria, fugiu de casa e nunca mais voltou. Mãe Preta, chorava sem cessar. As lágrimas por ela derramadas penetraram na terra e se transformaram em uma fonte, que se tornou famosa entre os habitantes da cidade e os viajantes.


Dizem que, antes de morrer, Mãe Preta foi visitada pelo Menino Jesus, que lhe pediu para não mais chorar, pois seu filho se encontrava no céu. Segundo a lenda, Jesus lhe disse: "Como recompensa pela tua dor, pede o que quiseres, que eu te darei". Mãe Preta então pediu: "Dá-me a felicidade de ir para junto de meu filho, mas, como lembrança, quero deixar esta fonte, para que aquele que dela beber, retorne sempre a este lugar".


Cabo Neves doou a terra onde jorra a água da fonte, sobre a qual foi construído um chafariz. Essa água era transportada pelos escravos e serviu, inicialmente, para abastecer a então vila de Passo Fundo.
Fonte: paulinas.org.br/

nunca deixe de voar

SER IDOSO E SER VELHO

Idoso é quem tem muita idade; velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células; a velhice, a degenerescência do espírito .
Você é idoso quando se pergunta se vale a pena; você é velho quando, sem pensar, responde que nâo.
Você é idoso quando sonha; Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende; Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita; Você é velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;
Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs; Você é velho quando ele só tem ontens.
O idoso se renova a cada dia que começa.O velho se acaba a cada noite que termina.
Pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, onde o sol desponta e ilumina a esperança , o velho tem sua miopia voltada para as sombras do passado.
O idoso tem planos, o velho tem saudades .
O idoso curte a vida. O velho sofre, plena de projetos e a preenche de esperança. Para ele, o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.
Para o velho, suas horas se arrastam destituídas de sentido.
As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Em suma , o idoso e o velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração. Que você, idoso, tenha uma longa vida, mas nunca fique velho.
Fonte: http://rogerom.vilabol.uol.com.br/

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Semana mundial do turismo aborda sensibilização turística

Semana mundial do turismo aborda sensibilização turística

Dia Mundial do Turismo 2009 com o tema “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da Ecoeficiência”

Dia Mundial do Turismo 2009 com o tema “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da Ecoeficiência”

Alegria, Alegria - Caetano Veloso

Caetano Veloso - Alegria Alegria Alegria

27 de setembro - Dia da Música Popular Brasileira

A música popular brasileira (MPB) surgiu no período colonial, quando brancos, índios e negros integraram os ritmos e os sons de suas etnias e os disseminaram em todas as classes sociais.


Francisca Edwiges Gonzaga, mais conhecida por Chiquinha Gonzaga, compositora e pianista brasileira, foi uma das pioneiras divulgadoras da MPB, contagiando o publico, sobretudo com a música carnavalesca "Abre alas", em 1899.
Em 1917, foi gravado o primeiro samba: "Pelo telefone", de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida.


Há nomes que merecem destaque na MPB: Pixinguinha, que fez muito sucesso com as músicas "Carinhoso"e "Rosa", conhecidas até hoje, "Ai, eu queria", "Mentirosa"; Noel Rosa ("Com que roupa?", "Feitio de oração", "Feitiço da Vila"); Cartola ("Divina dama", "As rosas não falam") e Ataulfo Alves ("Ai que saudade da Amélia", "Laranja madura"). Zé Kéti ("Máscara Negra"), Nelson Cavaquinho ("Folhas secas"), Candeia e outros enriqueceram também a MPB e influenciaram os novos compositores.


A música européia exerceu também muita influência na nossa música carnavalesca, a marchinha; o samba também foi alterado, tornando-se mais lento, o que deu origem ao samba-canção, que depois se tornou "samba de fossa", ou seja, musica cheia de nostalgia, que falava de desencontros e solidão. Lupicínio Rodrigues destacou-se nessa modalidade.


Na década de 1940, foi criada a expressão "bossa nova", que ressurgiu na década de 1950, sob a influência do jazz. Em 1958, o cantor e compositor João Gilberto gravou a música "Chega de saudade" e se tornou símbolo da bossa nova, ritmo que também consagrou Tom Jobim.


No final da década de 1960, as músicas "Domingo no parque", de Gilberto Gil, e "Alegria, alegria", de Caetano Veloso, deram início ao movimento musical chamado Tropicalismo, organizado não só por esse dois compositores, como também por Tom Zé, Os Mutantes, e Torquato Neto.


Francisco Buarque de Holanda, o Chico, é considerado um dos expoentes da música popular brasileira, ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Morais, Baden Powell, Paulinho da Viola, Billy Blanco, Martinho da Vila, Francis Hime, Toquinho, entre outros.
Fonte: www.paulinas.org.br/

Dia de...


27 de setembro


Dia Nacional do Idoso


Envelhecer com dignidade e qualidade de vida é o objetivo almejado pela sociedade mundial para todas as nações. Estas, portanto, têm de desenvolver novas políticas públicas para que o idoso seja valorizado e tenha seus direitos garantidos.


O Brasil, para cumprir tais preceitos, instituiu o Estatuto do Idoso, por meio da lei no 10.741, de 1o/10/2003, com regulamentos estabelecidos nos decretos no 5.130, de 8/7/2004, e no 5.155, de 23/7/2004.


O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados a todas as pessoas "com idade igual ou superior a sessenta anos, para que seja preservada sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade".


O Estado, a sociedade e a família do idoso têm o dever de ampará-lo, cuidando para que não haja atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, segundo essa lei.


A lei também prevê: atendimento preferencial imediato, ocupação, participação e convívio do idoso com as demais gerações, garantia de acesso aos serviços de saúde e assistência social, faculdade de ir e vir, de expressar-se e emitir opinião, de praticar esportes e divertir-se, de participar na vida familiar, comunitária e política, de buscar refúgio, auxílio e orientação.


De acordo com a lei no 8.842, de 4/1/1994, os Conselho Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso devem zelar pelo cumprimento de todos os direitos assegurados ao idoso. O não-cumprimento de tais preceitos poderá gerar punição na forma da lei.


Os profissionais de saúde são também obrigados a comunicar os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra o idoso, não só à autoridade policial, como também ao Ministério Público, ao Conselho Municipal do Idoso, ao Conselho Estadual do Idoso ou ao Conselho Nacional do Idoso.


Visto que os idosos têm direito ao lazer, o Estatuto do Idoso lhes assegura, em seu artigo 23, desconto de pelo menos 50% nos ingressos para quaisquer eventos.


Quanto ao transporte coletivo urbano e semi-urbano, os idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade, exceto nos serviços seletivos e especiais. Quanto ao transporte interestadual, a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos tem direito ao Bilhete de Viagem do Idoso. As empresas de transporte deverão, portanto, reservar duas vagas gratuitas aos idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Caso os idosos excedam as vagas gratuitas, o valor da passagem terá um desconto mínimo de 50%. De acordo com o decreto no 5.130/04, haverá para cada idoso um único Bilhete de Viagem do Idoso. Tanto este quanto o bilhete de desconto da passagem são intransferíveis e ambos serão emitidos pela empresa de transporte.


A data comemorativa do Dia do Idoso foi estabelecida pela Comissão de Educação do Senado Federal, em 1999.






quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RADIODIFUSÃO VIDEO

Dia de...

25 de setembro

 Dia Nacional da Radiodifusão

Edgard Roquete Pinto, fundador da primeira emissora de radiodifusão brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual Rádio Ministério da Educação e Cultura), nasceu a 25 de setembro, data escolhida para ser o Dia Nacional da Radiodifusão.

Contudo, para que o século XX se tornasse um marco na comunicação, foi necessária a contribuição de pessoas importantes como: William Gilbert, físico inglês, que no século XVII fez experiências com eletrostática e magnetismo; Lee de Forest, cientista americano, inventor da válvula tríodo, ou seja, de três pólos; Michael Faraday, físico e químico inglês, que descobriu a indução eletromagnética; James C. Maxwell, físico escocês, que elaborou a teoria eletromagnética da luz; Hertz, físico alemão, que demonstrou, na prática, a teoria das ondas de rádio; Thomas A. Edison, físico norte-americano, que inventou a lâmpada e o fusível; Pupin, físico norte-americano, que descobriu a sintonia elétrica; Branly, físico francês, que desenvolveu o coesor; Popov, engenheiro russo, que agregou o captador elétrico ao coesor; Marconi, físico italiano, que usou um oscilador tipo Hertz e um coesor de Branly-Popov para transmitir e receber sinais à pequena distância e inventou o rádio.

Entretanto, foi John Ambrose Fleming, engenheiro eletricista inglês, quem deu o maior impulso à radiodifusão, ao inventar a válvula de Fleming, ou díodo, com dois pólos. Com base nessa descoberta, Lee de Forest construiu a válvula tríodo, transformando por completo a indústria do rádio. Com a nova tecnologia, transmitiam-se não só os sinais como também a voz e a música, por meio de ondas hertzianas. De Forest foi o primeiro a transmitir música de ópera e programas humorísticos pelo rádio, diretamente de sua estação, na Califórnia.

A partir da década de 1930 até a década de 1960, as emissoras de rádio se profissionalizam, e os transmissores e aparelhos receptores ficaram cada vez mais potentes, fato que tornou a radiodifusão muito popular. Os progressos na amplificação permitiram que as ondas das emissoras fossem separadas e que o som melhorasse, em razão de não mais haver interferências.

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, a tecnologia foi aprimorada e surgiram, nos Estados Unidos, os primeiros emissores em freqüência modulada (FM), fabricados pela General Electric (GE), em 1942, com pequeno alcance, mas com recepção em alta-fidelidade. Por outro lado, a difusão em amplitude modulada (AM), com longo alcance, apresentava distorções.

Com o advento do satélite artificial de telecomunicações Score I, em 1958, as emissoras de FM obtiveram maior alcance, com baixíssimos níveis de ruído e de distorções. Esse satélite representou o maior salto tecnológico da história da radiodifusão, sobretudo na irradiação dos programas de forma global.

A International Telecommunications Satellite Organization (Intelsat) surgiu em 1965, dando ensejo a que se iniciassem as transmissões comerciais. Nesse mesmo ano, o Brasil integrou-se a esse sistema de telecomunicações.
Fonte: paulinas.org.br/

dom gil sobre eleicoes

CNBB condena violência contra os Guarani-Kaiowá

CNBB condena violência contra os Guarani-Kaiowá

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

23 de setembro Início da Primavera

Os solstícios e os equinócios determinam as estações do ano, que ocorrem de três em três meses.

Solstício é o período em que o Sol se afasta mais do equador. No solstício de inverno, o dia é curto e a noite é longa. No solstício de verão, ocorre o inverso: o dia é longo e a noite é curta. Equinócio é o período em que o Sol se aproxima da linha do equador. No equinócio da primavera, o Sol vai do hemisfério sul para o hemisfério norte. No equinócio do outono, dá-se o oposto: o Sol vai do hemisfério norte para o hemisfério sul. Nessa época, a duração do dia é realmente igual à da noite; por isso adotou-se a palavra latina "equinócio", que significa "igualdade da noite e do dia".

Os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à "mãe Terra" tudo o que ela lhes oferecia - alimentos, remédios e riquezas - por meio de cerimônias realizadas no início e no final de cada estação, ou seja, nos equinócios e nos solstícios.

Tradicionalmente, a primavera é considerada a mais bela e fértil fase da "mãe Terra", quando todos os seres, plantas e animais acordam de seu repouso (inverno) para iniciarem um novo ciclo de produtividade. Na primavera, desabrocham as flores, as folhas tornam-se mais verdes, a grama cresce exuberante, os pássaros se acasalam e há mais luminosidade e alegria na natureza, bem como no ser humano, que se torna mais otimista.

No hemisfério sul, a primavera se inicia no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. No hemisfério norte, ocorre no dia 20 de marco e termina em 21 de junho.
Fonte: paulinas.org.br/

22 de setembro Dia da Defesa da Fauna

A lei no 9.605, de 12/2/1998, estabelece sanções penais e administrativas para as condutas e atividades que lesem o meio ambiente e para que seja resguardada também a fauna silvestre, nativa, exótica ou doméstica. Essa lei foi regulamentada pelo decreto no 3.179, de 21/9/1999, que estabelece o valor das multas aplicadas contra os infratores.
Em razão de haver inúmeras espécies em risco de extinção em vários países do mundo, a caça predatória e o comércio internacional de animais têm sido restringidos.

O Brasil firmou, em Washington, em 3 de março de 1973, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) e implementou-a mediante o decreto no 3.607, de 21/9/2000, designando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como autoridade administrativa.

Embora seja ilícito, o tráfico de animais silvestres constitui o terceiro maior negócio ilegal do mundo, abaixo do tráfico de drogas e de armas. Esse comércio movimenta um mercado internacional de bilhões de dólares, anualmente - só o Brasil é responsável por mais de 10% dessa receita. Anualmente, 12 milhões de animais são retirados das florestas brasileiras. Desse total, cerca de 30% abastece o mercado internacional e 70%, o mercado interno. Pouco menos de 50% dos animais traficados chegam com vida ao seu destino final. Nossa lista oficial de animais ameaçados de extinção já ultrapassa duzentas espécies.

É preciso, pois, que as populações se conscientizem e estabeleçam regras para que seja preservada a natureza, bem como todos os seres que nela existem, visto que seus recursos são perecíveis e estão diretamente ligados à sobrevivência humana na face da terra.
Fonte: paulinas.org.br/

21 de setembro Dia da Árvore (Festa das Árvores)

O decreto no 55.795, de 24/2/1965, instituiu a "Festa Anual das Árvores em todo o território nacional, em substituição ao Dia da Árvore". Em razão das diferenças climáticas brasileiras e fisiogeográficas, o evento é festejado na última semana de março, no Norte e Nordeste, e a partir do início da semana do dia 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


O 2º. artigo desse decreto declara que a finalidade do evento é "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem- estar dos cidadãos".


No entanto, por tradição, o Dia da Árvore continua sendo comemorado a 21 de setembro.
As árvores são valorizadas e defendidas mundialmente, em razão de sua importância para a sobrevivência dos seres vivos no planeta.


Desde o Descobrimento até hoje, o Brasil tem sofrido com o desmatamento e com as queimadas, que destruíram grande parte da maior reserva florestal do planeta, fato que provocou e provoca um dos os principais problemas ecológicos, visto que as árvores contribuem para a manutenção do equilíbrio da natureza, ao oferecerem abrigo e alimento à fauna, protegerem o solo impedindo sua erosão e purificarem o ar do planeta.


Mesmo nos centros urbanos a árvore é importante, pois alem de amenizar a paisagem, contribui para purificar o ar saturado de poluentes, dá sombra e frescor, agasalha pássaros e insetos e ajuda as pessoas a obterem níveis satisfatórios de qualidade de vida. Ademais, ela fornece matéria-prima para a fabricação do papel, de móveis e objetos, amortece o impacto da chuva no solo, umedece o ar e funciona como regulador da temperatura. Estimular o plantio de árvores, portanto, é despertar na população o desejo de tornar o nosso planeta saudável e habitável.
Fonte: paulinas.org.br/

Dia Internacional da Paz – 21 de setembro de 2010

Dia Internacional da Paz – 21 de setembro de 2010

21 de setembro – Dia Internacional da Paz

21 de setembro – Dia Internacional da Paz

Video oficial da Marcha mundial pela Paz e Não violência

UN INTERNATIONAL DAY OF PEACE '09