Powered By Blogger

sábado, 15 de outubro de 2011

Feliz Dia Dos Professores!


Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeações escreve na alma.

Bertold Brecht

Momento de Oração

Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus.

Lc 12,8



 




Belissimo Esposo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

15 de outubro-Dia do(a) Professor(a)


15 de outubro

Dia do(a) Professor(a)

O Dia do(a) Professor(a) é comemorado no Brasil em outubro, porque nesse mês, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no país. No entanto, o documento se oficializou somente em 15 de outubro de 1933, e a data comemorativa só em 14/10/1963, com o decreto nº. 52.682. 

A partir dessa data, o sistema educacional brasileiro sofreu muitas modificações, geradas pelas graves crises da nossa economia, pelos regimes políticos que se sucederam, pelos arrochos salariais, em todas as categorias profissionais, tendo como conseqüência a queda do nível da qualidade do ensino, porque atingiu principalmente a carreira do(a) professor(a) formador do pensamento da sociedade. 

Estudos realizados em diversos países do mundo têm demonstrado que os professores estão sempre sujeitos a um profundo estresse, que abala sua saúde mental continuamente. Hoje, esse estresse já é reconhecido pelos organismos internacionais como "enfermidade profissional", cujos efeitos repercutem na sala de aula. É considerado não um fenômeno isolado, mas um fator de risco dessa profissão. No Brasil, a situação ainda é pior para o(a) professor(a), em razão das péssimas condições de trabalho. 

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº. 9.394, de 20/12/1996, a formação de professores para atuação na educação básica, fundamental e média deverá ser de nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. Mas o decreto nº. 3.554, de 7/8/2000, estabeleceu que "A formação em nível superior de professores para a atuação multidisciplinar, destinada ao magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, far-se-á, preferencialmente, em cursos normais superiores". 

Atendidas as formalidades legais, o professor terá jornadas de trabalho de 45 horas semanais, com um acréscimo de 10 a 20% desse tempo aos trabalhos relativos à escola, prestados na sua própria residência. Esse trabalho extra, além de não ser remunerado, tem efeitos nocivos sobre a produtividade e saúde dos educadores. Quanto ao número de alunos é superior a cinqüenta por classe, em todas as escolas públicas do país. O salário varia entre dois a sete salários mínimos, de acordo com a graduação do(a) professor(a). Por esse motivo, alguns professores lecionam para cerca de mil alunos em mais de vinte classes. 

Para valorizar o professor, figura fundamental na transmissão de valores, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou, em 1994, o Dia Mundial do Professor, que já é comemorado em mais de cem países no dia 5 de outubro. O Brasil, contudo, manteve sua festa tradicional, que acontece no dia 15.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas

15 de Outubro-Dia de Santa Teresa de Ávila

15 de Outubro, 
Dia de Santa Teresa de Ávila.


Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus) 15 de Outubro

Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus)

15 de Outubro


Santa Teresa de Ávila Santa Teresa de Jesus cancaonova com Santo do Dia!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Citação do dia


Nosso Pai não leva todos pelo mesmo caminho. Os menos favorecidos podem ser os maiores aos olhos de Deus.

Santa Teresa d’Ávila

2011-10-14

Versículo do Dia

Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos

 pardais.

Lc 12,7b-c

2011-10-14

Para refletir...


Como é que você reage às quedas que sofre na vida? Como é que você administra os fracassos? Não há receitas mágicas que nos façam vencer os obstáculos.
Mas ouso dizer que há um jeito interessante de olhar para as quedas que sofremos. É só não permitir que elas sejam definitivas. É só NÃO PERDER DE VISTA A PRIMAVERA QUE O OUTONO PREPARA... Administre bem os problemas que você tem, não permita que o contrário aconteça. Se você não administrá-los, eles administrarão você. Deus lhe quer vencedor, a vitória já está preparada feito o presente que está embrulhado e que precisa ser aberto. Não perca tempo!
JÁ COMEÇOU VENCER AQUELE QUE SE LEVANTOU PARA RECOMEÇAR O CAMINHO.

(Pe. Fábio de Melo)

Outubro, Mês Missionário!

Outubro, Mês Missionário!

Citação do dia


A partilha do pão leva a entender melhor a Eucaristia, e esta leva a partilhar o pão. 
Dom Eugênio Rixen


Versículo do dia


Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos.
Rm 3,29

14 de outubro-Dia Nacional da Pecuária

14 de outubro
Dia Nacional da Pecuária


A pecuária é a arte e a indústria do tratamento e criação dos rebanhos e exerce um importante papel na economia brasileira. O maior rebanho do Brasil é o de aves, seguido pelo rebanho bovino, mas há também outros importantes: caprinos, ovinos, eqüinos, suínos etc. Esses animais fornecem produtos como leite, queijo, lã, ovos e, sobretudo, carne e couro. 

O desenvolvimento da indústria da carne teve início no século XIX, mas solidificou-se no século XX, a partir de conhecimentos genéticos em favor de maior produtividade, com o objetivo de suprir a demanda das populações dos grandes centros urbanos, que surgiram com a Revolução Industrial. 

No Brasil, o de
senvolvimento industrial da carne é muito recente, mas próspero, visto que os pecuaristas têm se adaptado ao mercado cada vez mais competitivo ao intensificar ao máximo suas atividades produtivas, utilizando material genético adequado, técnicas de cruzamentos e manejo reprodutivo eficientes, bem como tecnologias para produção e fornecimento de alimentos e para outras etapas do manejo otimizadas. 

A criação de avestruz, ou estrutiocultura, iniciada no Brasil em 1995, com dois criadouros e menos de cem animais, evoluiu rapidamente, juntamente com a tecnologia de criação dessa ave. Embora seja uma opção pecuária pouco conhecida, oferece perspectiva excelentes para o futuro, em razão da carne saborosa do avestruz e dos produtos advindos de sua pele, como sapatos, cintos e bolsas.



Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas



Quando a Gente Encontra Deus - Padre Zezinho scj.mpg

domingo, 9 de outubro de 2011

12 de outubro-Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira Oficial do Brasil

12 de outubro
Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira Oficial do Brasil

Em meados de 1717, o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador das províncias de São Paulo e de Minas Gerais, foi visitar a Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje Ouro Preto, MG. A Câmara de Guaratinguetá solicitou aos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves os peixes necessários para o almoço que seria oferecido ao conde. Os pescadores nada conseguiram pescar no rio Paraíba, até chegarem ao Porto Itaguaçu, onde João Alves lançou a rede. Para sua surpresa, "pescou" uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Ao lançar a rede pela segunda vez, surgiu a cabeça da imagem. No momento em que a cabeça e o corpo foram unidos, os peixes começaram a pular na rede, em abundância, para a alegria dos pescadores.

A imagem de Nossa Senhora permaneceu com a família de Filipe Pedroso durante 15 dias, durante os quais a vizinhança se reuniu para rezar. Muitas graças foram alcançadas por todos aqueles que rezavam diante dela, e a notícia dos milagres foi se espalhando pelo Brasil. A família do pescador construiu um oratório, mas o afluxo de devotos era tão grande, que o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela, em 1734, no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. O número de fiéis aumentava a cada dia. Em 1844, foi iniciada a construção de uma igreja maior - atual Basílica Velha -, inaugurada em 1888.

Em 1894, chegou à vila um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para ajudarem a atender os romeiros que iam pedir graças e agadecer a Nossa Senhora "Aparecida" das águas.

A 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, pelo bispo de São Paulo, D. José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.
Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja, no alto do morro dos Coqueiros, se tornou Município, ou seja, a cidade de Aparecida do Norte.

A atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também chamada de "Basílica Nova", começou a ser construída em 1955 e foi consagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil. É a terceira igreja que o povo brasileiro construiu para sua amada padroeira: Nossa Senhora "Aparecida".
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas

12 de outubro-Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira Oficial do Brasil

Consagração a Nossa Senhora da Conceição Aparecida


♪ Músicas online grátis! Acesse: http://www.powermusics.com/


 do saudoso P. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R.
(†21/julho/1987)

Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas desejando participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos a língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção.
 Consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
 Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos servos. Acolhei-nos debaixo da vossa proteção.
Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da nossa morte.
Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a
fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no
céu, por toda eternidade. Assim seja.
Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, a bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre. Amém.

12 de outubro-Dia da Criança e Dia Universal da Criança

12 de outubro
Dia da Criança e Dia Universal da
A garantia de proteção especial à criança passou a ganhar destaque internacional com a Declaração de Genebra, em 1924, que trazia uma página específica tratando dos Direitos da Criança. No Brasil, as crianças já eram homenageadas no dia 12 de janeiro, desde 1920, mas a data não era oficial, porque o projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho ainda não tinha sido aprovado. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decidiu por sua aprovação, mediante o decreto nº. 4.867, de 5/11/1924, e sua inclusão no calendário oficial das comemorações brasileiras. Era uma maneira de reforçar a Declaração de Genebra, da qual o Brasil havia participado. O decreto estabeleceu o dia 12 de outubro como o Dia da Criança. 
Em 20 de novembro de 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou e oficializou em 1960 a Declaração dos Direitos da Criança, por meio da Assembléia Geral das Nações Unidas, que proclamou dez princípios, "visando que a criança tenha uma infância feliz e possa gozar, em seu próprio benefício e no da sociedade, os direitos e as liberdades aqui enunciadas [...]", visto que "a criança, em virtude de sua falta de maturidade, física e mental, necessita de proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento". Em razão de essa Declaração ter sido aprovada em 20 de novembro, essa data foi escolhida pela ONU como o Dia Universal das Crianças, embora a homenagem ocorresse na maioria dos países em dias diferentes. 

No Brasil, no dia 12 de outubro, as crianças são festejadas porque são o futuro da Nação. Por isso, é preciso assegurar seu direito à vida, à dignidade, à saúde, à segurança, à educação, para que possam se tornar cidadãos que irão promover o verdadeiro progresso econômico e social do mundo, de acordo com os artigos 227, 228 e 229 da Constituição Federal brasileira de 1988.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia do Basquete
Dia do Descobrimento da América e Dia de Cristóvão Colombo
Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira Oficial do Brasil
Dia da Inauguração do Cristo Redentor
 
Fonte: paulinas

11 de outubro-Dia do Deficiente Físico

11 de outubro
Dia do Deficiente Físico

A pessoa portador de deficiência física (PPD) é aquela que apresenta membros ou órgão com insuficiência ou ausência de função, como paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de atividades, de acordo com o decreto federal nº. 3.298, de 20/12/1999. 
A lei federal nº. 7.853, de 24/10/1989, estabelece "normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência e sua efetiva integração" (art. 1º.). O artigo 2º. preceitua, no inciso I, a inclusão e a inserção da PPD no sistema educacional, tornando obrigatórios a oferta gratuita da educação especial em escolas públicas e o oferecimento de programas de educação especial em unidades hospitalares e congêneres, em que os educandos portadores de deficiência estejam internados. No inciso III , a lei preceitua o apoio governamental à formação e à orientação profissional à PPD, garantindo-lhe o acesso aos cursos regulares dirigidos à formação profissional e "o empenho do Poder Público quanto ao surgimento e à manutenção de empregos, inclusive de tempo parcial, destinados às pessoas portadoras de deficiência que não tenham acesso aos empregos comuns", para que possa ser integrada no mercado de trabalho. 
É preciso que a PPD procure seus direitos e cumpra seus deveres e, como todo cidadão, lute pelo seu espaço no mercado para produzir e interagir socialmente.
O deficiente físico não é um inválido, pois é capaz de trabalhar e ter uma vida normal, dentro de suas limitações. Na sociedade, porém, ele se defronta com muitos problemas. Um deles é o preconceito, que dificulta sua inclusão. Outro problema é a falta de infra-estrutura para sua locomoção nas ruas, nos transportes públicos e nos lugares públicos. Embora haja leis que lhe garantam direitos, é preciso muito empenho por parte da PPD para que ela seja respeitada como cidadã, pelas autoridades e pela comunidade.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: paulinas