Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da organização das nações Unidas - ONU. No brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, com o tema "Viver com HIV/AIDS" e o slogan "A vida é mais forte que a AIDS", tem como base o conceito de Prevenção Positiva. O objetivo é mostrar que, a partir do tratamento, as pessoas infectadas têm uma maior qualidade de vida e novas perspectivas, uma questão que envolve toda a sociedade. Daí a importância de combater a discriminação, o preconceito e o estigma que envolvem a doença, e reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas.
Por que o laço vermelho como símbolo?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupos de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/AIDS, divulgar as necessidade dos que vivem com HIV/AIDS e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumentos de marketing e perder sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a AIDS, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.
Para mais informações acesse o portal informativo do programa Nacional de DST e AIDS: www.aids.gov.br
Fonte: www.sesifarmacias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário