“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Dia Internacional da Juventude
Com a palavra, a juventude
O Ano Internacional da Juventude, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), começará no dia 12 de agosto e, como um imenso alto-falante global, ampliará nos espaços reais e virtuais, em centenas de idiomas, as vozes de jovens do mundo inteiro, que dirão alto e forte o que pensam, vivenciam e desejam para o presente e o futuro do mundo.
Enquanto a geração adulta luta por conservar princípios de uma sociedade, em muitos aspectos, insustentável, a juventude descobre novos paradigmas simbólicos, éticos e religiosos para a vida, a convivência e a transformação do mundo. O fenômeno cultural da globalização das informações e da cultura midiática trouxe a ruptura de continuidade dos saberes, valores e crenças das gerações e o descompasso da experiência vital entre as idades, que tem um ponto nevrálgico na educação. O currículo, ainda apoiado na visão adulta do saber, mostra-se incapaz de reconhecer e integrar os jovens como protagonistas sociais, culturais e religiosos no presente.
O Ensino Religioso é o componente curricular pioneiro no aspecto da multiculturalidade, ao ver a diversidade contida no Fenômeno Religioso como objeto de conhecimento e educação integral. Cabe-lhe também a missão de envolver todas as idades da escola em um coletivo trabalho interdisciplinar entre estudantes e professores.
Maria Inês Carniato
Diretora de redação
Fonte: http://www.paulinas.org.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário