Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Oração Pela Família

Semana Nacional da Família

Semana Nacional da Família é de 8 a 14 de Agosto

“Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Este é o tema da Semana Nacional da Família (SNF), que começou Domingo, 8, dia dos pais e transcorrerá até 14 de Agosto 2010. Esta é a 14ª edição do evento e repete o tema do 6º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no México, em janeiro de 2009.
“Nessa semana, as comunidades eclesiais, escolas, clubes, associações, animadas pela Pastoral Familiar, têm um espaço para preparar e organizar programações diversas, revigorando a integração familiar e ressaltando as virtudes e valores da família
“, disse o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Orlando Brandes.
“Queremos criar cada vez mais a tradição da Semana Nacional da Família, nas dioceses e nas paróquias de todo o Brasil. Fazer com que as famílias possam refletir sobre os temas, não somente na Semana Nacional, mas todos os dias”, completou dom Orlando.
Durante a semana, as paróquias trabalharão o tema de acordo com o livro “A Hora da Família 2010”, elaborado pela Comissão. O livro traz roteiros para celebrações nos lares, nos grupos e escolas.
(CNBB)
Fonte: http://www.pjumuarama.com.br/

Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos

Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos

Minuto de Deus

Semana da Família


As bem-aventuranças

São Mateus

Capítulo 5, 1-12

1 Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2 Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3 Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Perseid meteor shower

Academia Econômica | Dia do Economista

Academia Econômica | Dia do Economista

TV Aparecida e Canção Nova confirmam debate com presidenciáveis

TV Aparecida e Canção Nova confirmam debate com presidenciáveis

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

12 de agosto - Dia Nacional das Artes


A arte é a criação humana com valores estéticos, ou seja, beleza, equilíbrio, harmonia, que expressam as emoções, a história, os sentimentos e a cultura dos povos. Apresenta-se sob variadas formas: plástica, música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura etc. A arte pode ser visualizada e/ou ouvida (artes audiovisuais). Atualmente, alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra, interagindo com o artista.

O ser humano cria a arte com o intuito de expressar o que pensa, divulgar suas crenças (ou as de outros), estimular e distrair a si mesmo e aos outros, além de explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
O que vemos, quando admiramos uma obra de arte, depende da nossa experiência, dos nossos conhecimentos, da nossa disposição em determinado momento, da nossa imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.

A humanidade sempre usou as pesquisas em escavações para acompanhar sua evolução histórica. Sabemos que, desde os mais remotos primórdios, o ser humano sempre desejou deixar gravado, para as gerações futuras, registros de como e onde vivia. Por isso, fazia desenhos e pinturas nas rochas.

Os seres humanos evoluíram, mas a curiosidade sobre seus ancestrais segue até hoje. Notamos que é com as artes dessas culturas que os processos evolutivos e de comunicação são comprovados, causando, por vezes, muitas polêmicas.

No início do século XX, os povos nativos começaram a ser reconhecidos como culturas diferentes das civilizações oficiais, bem como passaram a ter relevância suas contribuições sociais e ambientais, deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho e as artes como professores. A literatura se enriqueceu com as lendas e tradições indígenas, que revelam como funciona o pensamento do ser humano nativo. A pintura corporal é uma arte feminina, pois só a mulher pinta o corpo dos filhos e do marido. As cores e os desenhos "falam", dão recados, pressagiam êxito. A arte plumária serve para enfeitar - mantos, máscaras, cocares - e passa aos seus portadores elegância e majestade. É uma arte especial, com finalidade puramente estética.

O trançado, outra atividade artística, requer habilidade manual. A variedade de plantas brasileiras possibilita ao índio uma inesgotável fonte de matéria-prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e inúmeros adornos pessoais, utensílios domésticos, utensílios para caça e pesca, redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos etc.

A cerâmica destaca-se, principalmente, pela sua utilidade, ganhando destaque na sua forma, nas cores e na decoração exterior. Seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó.

No início do século XX, existia uma divisão entre artistas e críticos diante das artes. De um lado, havia os que diziam que a arte deveria ser uma cópia fiel do real; do outro, os que pleiteavam total liberdade criadora para o artista, de modo que não ficasse cerceado pelos limites da realidade.

Essa nova arte apareceu, inicialmente, na atividade crítica e literária de Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e Mário de Andrade, em 1912. A divisão entre os defensores da estética conservadora e os vanguardistas da arte renovadora prevaleceu por muito tempo e atingiu seu clímax na Semana de Arte Moderna, realizada nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. No interior do teatro, foram apresentados concertos e conferências, enquanto, no saguão, foram montadas exposições de artistas plásticos.
Fonte: http://www.comep.org.br/

Dia Internacional da Juventude


Com a palavra, a juventude
O Ano Internacional da Juventude, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), começará no dia 12 de agosto e, como um imenso alto-falante global, ampliará nos espaços reais e virtuais, em centenas de idiomas, as vozes de jovens do mundo inteiro, que dirão alto e forte o que pensam, vivenciam e desejam para o presente e o futuro do mundo.

Enquanto a geração adulta luta por conservar princípios de uma sociedade, em muitos aspectos, insustentável, a juventude descobre novos paradigmas simbólicos, éticos e religiosos para a vida, a convivência e a transformação do mundo. O fenômeno cultural da globalização das informações e da cultura midiática trouxe a ruptura de continuidade dos saberes, valores e crenças das gerações e o descompasso da experiência vital entre as idades, que tem um ponto nevrálgico na educação. O currículo, ainda apoiado na visão adulta do saber, mostra-se incapaz de reconhecer e integrar os jovens como protagonistas sociais, culturais e religiosos no presente.

O Ensino Religioso é o componente curricular pioneiro no aspecto da multiculturalidade, ao ver a diversidade contida no Fenômeno Religioso como objeto de conhecimento e educação integral. Cabe-lhe também a missão de envolver todas as idades da escola em um coletivo trabalho interdisciplinar entre estudantes e professores.

Maria Inês Carniato
Diretora de redação

Fonte: http://www.paulinas.org.br/

Homenagem ao Dia Internacional da Juventude


Dia Mundial da Juventude

Juventude é sol nascente,
ditosa aurora da vida,
é mar revolto, corrente,
longínquo cais de partida.

Juventude é esperança,
chama sedenta de amor,
música, passo de dança,
é raiz, néctar e flor.

Juventude é rara graça
que Deus deu à Natureza.
Vive-a bem, que quando passa
deixa saudade e tristeza.
Fonte: http://www.portalis.co.pt/

A Vision of K 12 Students Today - Legendas em PT-BR

Mostra do Projovem Urbano comemora em Brasília Dia da Juventude - Portal Vermelho

Mostra do Projovem Urbano comemora em Brasília Dia da Juventude - Portal Vermelho

11 de agosto -Santa Clara de Assis


Clara nasceu em Assis, no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica, onde possuía de tudo. Porém o que a menina mais queria era seguir os ensinamentos de Francisco de Assis. Aliás, foi Clara a primeira mulher da Igreja a entusiasmar-se com o ideal franciscano. Sua família, entretanto, era contrária à sua resolução de seguir a vida religiosa, mas nada a demoveu do seu propósito.

No dia 18 de março de 1212, aos dezenove anos de idade, fugiu de casa e, humilde, apresentou-se na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Ele, então, cortou-lhe o cabelo, pediu que vestisse um modesto hábito de lã e pronunciasse os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

Depois disso, Clara, a conselho de Francisco, ingressou no Mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas, para ir se familiarizando com a vida em comum. Pouco depois foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde Inês, sua irmã de sangue, juntou-se a ela.

Pouco tempo depois, Francisco levou-as para o humilde Convento de São Damião, destinado à Ordem Segunda Franciscana, das monjas. Em agosto, quando ingressou Pacífica de Guelfúcio, Francisco deu às irmãs sua primeira forma de vida religiosa. Elas, primeiramente, foram chamadas de "Damianitas", depois, como Clara escolheu, de "Damas Pobres", e finalmente, como sempre serão chamadas, de "Clarissas".

Em 1216, sempre orientada por Francisco, Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa. Mas conseguiu o "privilégio da pobreza" do papa Inocêncio III, mantendo, assim, o carisma franciscano. O testemunho de fé de Clara foi tão grande que sua mãe, Ortolana, e mais uma de suas irmãs, Beatriz, abandonaram seus ricos palácios e foram viver ao seu lado, ingressando também na nova Ordem fundada por ela.
A partir de 1224, Clara adoeceu e, aos poucos, foi definhando. Em 1226, Francisco de Assis morreu e Clara teve visões projetadas na parede da sua pequena cela. Lá, via Francisco e os ritos das solenidades do seu funeral que estavam acontecendo na igreja. Anteriormente, tivera esse mesmo tipo de visão numa noite de Natal, quando viu, projetado, o presépio e pôde assistir ao santo ofício que se desenvolvia na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, que pareciam filmes projetados numa tela, santa Clara é considerada Padroeira da Televisão e de todos os seus profissionais.
Depois da morte de são Francisco, Clara viveu mais vinte e sete anos, dando continuidade à obra que aprendera e iniciara com ele. Outro feito de Clara ocorreu em 1240, quando, portando nas mãos o Santíssimo Sacramento, defendeu a cidade de Assis do ataque do exercito dos turcos muçulmanos.

No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu das mãos de um enviado do papa Inocêncio IV a aguardada bula de aprovação canônica, deixando, assim, as sua "irmãs clarissas" asseguradas. Dois anos após sua morte, o papa Alexandre IV proclamou santa Clara de Assis.
Fonte: http://www.paulinas.org.br/

Caetano no Show Circuladô / Santa Clara, Padroeira da Televisão

Clara não imaginou: é padroeira da TV

Clara não imaginou: é padroeira da TV

ZENIT - Santa Clara, padroeira da televisão há 50 anos

ZENIT - Santa Clara, padroeira da televisão há 50 anos