Powered By Blogger

sábado, 22 de janeiro de 2011

24 de janeiro-Dia do Jornalista


24 de janeiro
Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é comemorado em honra de seu patrono, são Francisco de Sales, príncipe de Genebra, que foi sagrado bispo e enfrentou uma dura luta ideológica entre católicos e calvinistas. Em 1594, a pé e sem dinheiro, ele entrou na cidade de Thonon, para pregar. Suas palavras, porém, foram recebidas com hostilidade e silêncio. 

Francisco redigiu, então, suas conhecidas Controvérsias, distribuindo-as em forma de fascículos pelas casas da cidade. Dessa forma ele instituiu as bases da imprensa clandestina, pois aonde suas palavras não conseguiam chegar, a palavra impressa chegava. 

São Francisco de Sales desempenhou um importante trabalho eclesiástico e cultural e foi nomeado doutor da Igreja. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que se instituiu também o Dia do Jornalista. Pio XI, em uma carta-encíclica, o nomeou Padroeiro dos Jornalistas. 

A determinação dessa data para homenagear os jornalistas transcende o significado religioso e aborda a vida do profissional em total dedicação à verdade e ao amor, semeados em suas matérias espalhadas por jornais, revistas, televisão ou internet. 

O compromisso do jornalista, enquanto cientista da informação, é relatar e denunciar fatos ocorridos na sociedade, a serviço do progresso cultural, social, econômico e intelectual de todo ser humano. 

É histórico o envolvimento da categoria dos jornalistas com a promoção da qualidade da formação em jornalismo, sobretudo mediante a universidade. A partir de 1900, iniciaram-se as tentativas para que a formação do jornalista se desse por meio do ensino superior . Mas os primeiros cursos só foram implantados na década de 1940. Apenas em 1969 houve a regulamentação da profissão, com a exigência de diploma universitário para o registro profissional. 

O jornalista é a testemunha de uma história e, ao mesmo tempo, é quem a registra para figurar na memória da sociedade. Ele é o principal instrumento e mediador para que sejam atendidos e respeitados os direitos à informação, à liberdade de expressão, à comunicação ética realmente voltada ao interesse público, de acordo com a constituição.
Dia do Jornalista
O compromisso do jornalista, enquanto cientista da informação, é relatar e denunciar fatos ocorridos na sociedade, a serviço do progresso cultural, social, econômico e intelectual de todo ser humano.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br 




24 de janeiro-Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social


 Dia da Previdência Social
Os benefícios da previdência social representam direito constitucional de todo brasileiro. Basicamente, trata-se de um contrato firmado entre o trabalhador e o governo, em que o primeiro se compromete a pagar a cada mês uma quantia previamente calculada, e o segundo se compromete a devolver essa quantia, sob a forma de benefícios, sempre que o trabalhador estiver incapacitado ao trabalho ou se aposentar. O Ministério da Previdência e Assistência Social é o órgão que intermedia esse contrato, administrando o dinheiro recolhido do povo brasileiro. Os benefícios - aposentadorias, pensões, auxílios e bolsas - são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Para arrecadar o dinheiro do pagamento de benefícios, as empresas públicas ou privadas recolhem a contribuição diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Quanto ao, trabalhador autônomo, é ele o responsável direto pelo recolhimento da contribuição, exceto os prestadores de serviço, cuja contribuição é recolhida pela empresa beneficiária dos serviços; o desconto efetuado na fonte é enviado pela entidade ao INSS, a título de contribuição previdenciária. 

Em 24/1/1923, por meio da lei no 4.682 (Lei Elói Chaves), foi criado o sistema previdenciário. A antiga Caixa de Aposentadoria e Pensões foi institucionalizada para beneficiar os empregados das estradas de ferro e seus familiares. A partir desse modelo, o sistema previdenciário brasileiro começou a ser traçado para garantir o sustento das pessoas que não mais podiam fazer parte do mercado de trabalho. 

A Constituição brasileira estabelece que o trabalhador brasileiro tem direito à aposentadoria ao completar determinado tempo de serviço ou ao atingir determinada idade. Existem também as aposentadorias especiais e aquelas concedidas por invalidez. As aposentadorias especiais são concedidas aos trabalhadores envolvidos com atividades insalubres. Nesse caso, o trabalhador deve comprovar a exposição a agentes nocivos, sejam químicos, físicos ou biológicos, durante o período de trabalho. Já a aposentadoria por invalidez é concedida ao cidadão considerado incapaz de continuar exercendo a atividade profissional necessária à sua subsistência. 

Os benefícios previdenciários são importantes conquistas sociais de todo brasileiro que trabalhou para o sustento de sua família e para o desenvolvimento do país. O respeito ao aposentado, bem como aos seus direitos previstos em lei é dever de todo bom cidadão que dá importância à família e aos valores morais. Por isso, o Dia da Previdência Social e o Dia do Aposentados são comemorados em todo o território nacional.
Dia Nacional do Aposentado e
Dia da Previdência Social 
Os benefícios previdenciários são importantes conquistas sociais de todo brasileiro que trabalhou para o sustento de sua família e para o desenvolvimento do país. O respeito ao aposentado, bem como aos seus direitos previstos em lei é dever de todo bom cidadão que dá importância à família e aos valores morais. 

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br


24 de janeiro-Dia da Constituição Brasileira

24 de janeiro
Dia da Constituição Brasileira
A Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado. Também chamada de Magna Carta, contém um conjunto de normas reguladoras referentes à forma de governo, à organização dos poderes, à distribuição de competências e aos direitos e deveres dos cidadãos. O Brasil teve sete constituições, - uma no período monárquico e seis no período republicano -, além de algumas reformas constitucionais. 

Constituição de 1824: primeira Constituição do país, outorgada por D. Pedro I. Manteve os princípios do liberalismo moderado e fortaleceu o poder pessoal do imperador, por meio do Poder Moderador, que ficava acima dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Constituição de 1891: primeira Constituição republicana. Foi promulgada pelo Congresso e estabeleceu o presidencialismo. Conferiu maior autonomia aos estados da federação e garantiu a liberdade partidária. Instituiu eleições diretas para a Câmara, para o Senado e para a Presidência da República, com mandato de quatro anos. Estabeleceu o voto universal e não-secreto para homens acima de 21 anos e o vetou a mulheres, analfabetos, soldados e religiosos. Determinou a separação oficial entre o Estado e a Igreja católica e eliminou o Poder Moderador. 

Constituição de 1934: promulgada pela Assembléia Nacional Constituinte, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Conferiu maior poder ao governo federal e estabeleceu o voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos e o direito de voto às mulheres. Previu a criação da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho. 

Constituição de 1937: outorgada por Getúlio Vargas, refletiu os ares fascistas europeus. Dessa forma, institucionalizou o regime ditatorial do Estado Novo. Institui a pena de morte e suprimiu a liberdade partidária. Anulou a independência dos poderes e a autonomia federativa. Permitiu a suspensão de imunidade parlamentar, a prisão e o exílio de opositores. Estabeleceu eleição indireta para presidente da República, com mandato de seis anos. 

Constituição de 1946: promulgada durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, comemorando a derrota do nazi-fascismo da Segunda Guerra Mundial e a queda do Estado Novo. Restabeleceu os direitos individuais e extinguiu a censura e a pena de morte. Devolveu a independência dos três poderes e a autonomia dos estados e dos municípios. Restabeleceu a eleição direta para presidente da República, com mandato de cinco anos. 

Reforma de 1961: importante reforma, que adotou o parlamentarismo como forma de governo. Posteriormente foi anulada pelo plebiscito de 1963, que restaurou o regime presidencialista. 
Constituição de 1967: promulgada pelo Congresso Nacional, durante o governo de Humberto Castello Branco. Institucionalizou a ditadura do regime militar de 1964. Manteve o bipartidarismo criado pelo Ato Adicional nº. 2 e estabeleceu eleições indiretas para presidente da República, com mandato de quatro anos. 

Reforma de 1969: importante reforma, que marcou o período assinalado pelo regime militar. Incorporou o Ato Institucional n. 5 (AI-5), permitindo que o presidente, entre outras prerrogativas, fechasse o Congresso, cassasse mandatos e suspendesse direitos políticos. Mais tarde, com a abertura política, os abusos foram derrubados pela opinião pública nacional e internacional. 

Constituição de 1988 (Constituição da República Federativa do Brasil) sétima e atual Constituição brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988, durante o governo de José Sarney. Confere maior liberdade e mais direitos ao cidadão, que foram negados durante o regime militar. Prevê a incorporação de emendas populares e mantém o Estado como república presidencialista. Na introdução dessa Carta, observa-se: 
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 

A Constituição de 1988 e as emendas posteriores conferiram ao Brasil o título de uma das nações mais democráticas do mundo. Essa Constituição, por ser uma das mais avançadas existentes, dá a possibilidade de garantir a qualquer cidadão o pleno exercício de seus direitos, de forma a sustentar o desenvolvimento do país com base na justiça e na responsabilidade. Também se comemora a Constituição no dia 5 de outubro, em que foi promulgada a que se encontra em vigor.
Dia da Constituição Brasileira

A Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado. Também chamada de Magna Carta, contém um conjunto de normas reguladoras referentes à forma de governo, à organização dos poderes, à distribuição de competências e aos direitos e deveres dos cidadãos. 
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Laço e o Abraço (Mário Quintana)


Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço… uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando… devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.

Então o amor e a amizade são isso…
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
 Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.” (Madre Teresa de Calcutá)
Fonte: mixonia40.wordpress.com

Luzes da Ribalta - Charles Chaplin MP3

22 de janeiro-Dia do Senado


22 de janeiro
Dia do Senado
 Senado Federal é o permanente guardião da unidade, da integração e da soberania do povo brasileiro, com a responsabilidade de preservar a Federação, a harmonia entre os estados e a união de todos os brasileiros. Foi em Roma que o Senado, ou Senatus, se constituiu assembléia permanente, tornando-se a mais alta autoridade do Estado. Nesse período, o Senado romano assessorava e fiscalizava as autoridades executivas, controlava o Judiciário, as finanças públicas, as questões religiosas e, sobretudo, dirigia a política externa, até militarmente. O Senado brasileiro derivou inicialmente do sistema municipal português. Cidades como São Luís e Olinda já dispunham de seus Senados, com bastante autonomia para deliberarem sobre assuntos locais ou mesmo para levantarem revoltas contra a Coroa. Assim, eram freqüentes as desavenças entre os senadores de câmara, representantes da aristocracia rural e do povo, e os governadores das capitanias, representantes da Coroa portuguesa. Com a Independência do Brasil, a Constituição outorgada de 1824 definiu o Brasil como uma monarquia centralista, hereditária e estabeleceu os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. O Poder Moderador era exercido pelo imperador que tinha todo o poder para sancionar ou vetar os projetos de lei. O Poder Legislativo era delegado à Assembléia-Geral, composta pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, com a sanção do imperador. Assim nasceu o Senado brasileiro, fortemente influenciado pela cultura greco-romana. O cargo de senador era vitalício, indicado diretamente pelo imperador, fato que causou uma série de protestos por parte da elite intelectual brasileira. Mais tarde, com o movimento republicano, o Senado brasileiro passou a ser influenciado pelo modelo americano. O Senado passou a ser composto por homens eleitos, com mandato temporário; cada estado teve uma participação igual em sua composição. Assim, o modelo atual de nosso Senado não sofreu influência portuguesa. A Constituição brasileira determina que cada estado e o Distrito Federal elejam três senadores, com mandato de oito anos. Cada um será eleito com dois suplentes. Atualmente, eles são eleitos por voto direto, tornando-se legítimos representantes do povo. O Poder legislativo é exercido efetivamente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Ao Senado compete, entre outras atribuições, processar e julgar o presidente, vice-presidente e os ministros de Estado, nos crimes de responsabilidade, bem como ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República e o Advogado-geral da União.


Dia do Senado
O Senado Federal é o permanente guardião da unidade, da integração e da soberania do povo brasileiro, com a responsabilidade de preservar a Federação, a harmonia entre os estados e a união de todos os brasileiros.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas



O que sei sobre o Criador Pe. Zezinho, scj



O que sei sobre o Criador 
Pe. Zezinho, scj 
Ninguém o revelou melhor do que Jesus. Ensinou-se a imaginar um pai exigente, mas infinitamente bom e perdoador. Disse que veio Dele. Encheu nosso coração e acendeu nossa imaginação de vontade de saber mais sobre Ele. Mais importante: disse que o deveríamos chamar de Pai porque o Criador, antes de tudo, é Pai. 
Imagine, pois, um arquiteto chamado Deus, que fez um gigantesco monumento chamado Universo, misterioso e cheio de detalhes indecifráveis. O monumento apenas lembra que Ele, o autor, existe, mas não deixa nenhum desenho ou sinal de como ele era. Estudando-o, saberemos que alguém muito competente criou aquele monumento, mas não sabemos como ele era. 
Nem poderemos dizer que esta sua obra se parece ou é igual a Ele porque nunca ninguém vivo o viu. Mal conhecemos um canto do Universo, como queremos comparar o Universo desconhecido ainda, ao Deus ainda mais desconhecido? Quem falou dele não deixou descrição clara o suficiente para que possamos dizer: Deus é assim. 
Só podemos dizer que fez algo maravilhoso e misterioso. O Criador não se parece com a sua criatura, o Universo. Mas o Universo, pelo seu mistério, tem algo de semelhante ao seu criador. Até hoje ninguém conseguiu destrinchar os detalhes desta obra e por tempo inimaginável não vai conseguir. É demais para nossos recursos. Quando tivermos descoberto o que acharmos quase tudo, ainda ficará faltando quase tudo. 
Isto eu posso saber sobre Deus; você também: Deus é muito mais! Junte toda a sabedoria que há e ainda não saberemos dizer quem é Deus. É mais fácil dizer que existe, mas defini-Lo é impossível, faltam pensamentos e palavras para tanto! 

Pensaste em mim 
Letra e Música de Pe. Zezinho - scj 
DO AMOR SERENO DE UM CASAL FOI QUE EU NASCI 
MAS ERAS TU QUE ME QUERIAS POR AQUI 
ESTAVAS LÁ NO AMOR BONITO DE MEUS PAIS 
MAS DESDE ENTÃO ME RESERVAVAS MUITO MAIS 
PENSASTE EM MIM QUANDO NEM MESMO EU EXISTIA 
SOU RESULTADO DO TEU INFINITO AMOR 
EU TE AGRADEÇO A CADA NOVO E SANTO DIA 
POR TEU AMOR ESSENCIALMENTE CRIADOR 
A MINHA PRECE AGRADECIDA EU VIM FAZER 
PORQUE ME DESTE A ENORME CHANCE DE NASCER 
ESTAVAS LÁ QUANDO EU CRESCI PRA SER ALGUÉM 
ESTÁS COMIGO A ME MOSTRAR O QUE CONVÉM 
PENSASTE EM MIM A CADA PASSO DA JORNADA 
SOU RESULTADO DESSE AMOR QUE NÃO TEM FIM 
MINHA ALMA SEGUE PASSO A PASSO NESSA ESTRADA 
ANTES QUE EU PENSE SEI QUE JÁ PENSASTE EM MIM 

www.padrezezinhoscj.com 
Comentários para: online@paulinas.com.br

Referência: Contemplativo
Fonte: www.paulinas.org.br 


Gregorian Chant Benedictinos

21 de janeiro-Dia Mundial da Religião



21 de janeiro

 Dia Mundial da Religião

O Dia Mundial da Religião deve celebrar a tolerância e o diálogo entre todas as pessoas que acreditam no princípio da bondade e na força geradora de vida que vem de Deus. De fato, todos que seguem uma religião têm intimamente a crença na existência do Divino que rege nossa vida e que nos chama a compartilhar a essência da caridade para uma vida melhor. Então, por que há tanta intolerância, raiva e competição entre os seguidores das diferentes religiões? Deveria a religião ser um ponto de divisão e desentendimento entre os seres humanos? Como os católicos devem se comportar diante de tantas linhas religiosas, algumas mais antigas que o próprio cristianismo? Para o papa João Paulo II, em sua declaração Dominus Iesus, a Igreja católica não rejeita absolutamente nada daquilo que há de verdadeiro e santo nessas religiões. Considera com sincero respeito esses modos de agir e de viver, esses preceitos e doutrinas que, embora em muitos pontos estejam em discordância com aquilo que ela afirma e ensina, muitas vezes refletem um raio daquela Verdade que ilumina todos os homens. Nesse sentido, a Igreja católica está cada vez mais empenhada na sua missão de evangelizar, administrando as diferenças religiosas com flexibilidade, respeito e caridade. Hoje, há religiões tão variadas quanto as culturas desenvolvidas pelo ser humano. Podem ser classificadas em três tipos básicos: - Monoteísmo: crença em um único Deus supremo. As grandes religiões monoteístas são o cristianismo e suas variações, o judaísmo e o islamismo. - Politeísmo: adoração de vários deuses, como é o caso do hinduísmo, do budismo, do confucionismo, do xintoísmo e do taoísmo. - Dualismo: crença na igualdade de forças entre o bem e o mal, típica do zoroastrismo. O diálogo inter-religioso é de extrema importância para o entendimento das pessoas e para a manutenção da paz entre os povos. O respeito pela religião alheia é princípio básico da boa convivência e da caridade cristã. O cristianismo sofreu algumas divisões no decorrer dos seus dois mil anos de história. Primeiro a Igreja católica do Ocidente se separou da Igreja católica do Oriente, e a cristandade se dividiu entre católicos romanos e ortodoxos. Mais tarde, o monge Martinho Lutero se rebelou contra a Santa Sé e se desligou de Roma. Esse evento deu origem ao protestantismo. Dentro deste, existem inúmeras divisões que surgiram devido ao livre exame da Bíblia pregado pelo próprio Lutero. Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja católica tem se esforçado mais efetivamente em promover o diálogo entre as várias denominações cristãs, para reunir novamente o corpo místico de Cristo numa única Igreja.

Dia Mundial da Religião

O diálogo inter-religioso é de extrema importância para o entendimento das pessoas e para a manutenção da paz entre os povos. O respeito pela religião alheia é princípio básico da boa convivência e da caridade cristã. 

 Referência:

Fonte: www.paulinas.org.br 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

São Sebastião - cancaonova.com - Santo do Dia!.flv

São Sebastião-20 de Janeiro

São Sebastião
 20 de Janeiro
 O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais oriundos de Milão, na Itália, no século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à de seus irmãos! Ao entrar para o serviço no império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do império. Sebastião ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas do mistério da Trindade. Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. Mas um apóstata denunciou-o para o império e lá estava ele, diante de um imperador muito triste, porque era uma traição ao império. Mas ele deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o império era este serviço. Denunciou o paganismo e a injustiça.
São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensar que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem. Evangelizou, testemunhou, mas, desta vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.
São Sebastião, rogai por nós!
Imagem (Meramente ilustrativa)

Fonte: www.cancaonova.com

20 de janeiro-Dia do Farmacêutico

20 de janeiro

 Dia do Farmacêutico

Os chineses, há mais de 2.500 anos, já desenvolviam seus remédios e fórmulas, extraindo princípios das plantas para curar as doenças. Os egípcios também fabricavam remédios com vegetais e sais metálicos. Além disso, era comum o uso de ungüentos feitos com banha de diversos animais. Na Índia, os brâmanes extraíam medicamentos de mais de seiscentas espécies de plantas. Na Grécia antiga, a arte da cura era muito relacionada com os cultos religiosos, nos quais eram utilizadas fórmulas mágicas e invocações que não tinham cunho científico. Mesmo assim, o ofício de farmacêutico se desenvolvia plenamente dentro da rica cultura grega. Hipócrates, considerado o pai da medicina, foi o primeiro a sistematizar os grupos de medicamentos, dividindo-os em narcóticos, febrífugos e purgantes. O grande salto quantitativo e qualitativo da farmacologia aconteceu com o médico suíço Theophrastus Bombastus von Hohenheim, dito Paracelso (1493-1541). Ele revolucionou a medicina, bem como a farmacologia, ao propor novas maneiras de se diagnosticar e tratar as doenças. Para a medicina tradicional daquela época, as moléstias eram tratadas de modo agressivo, objetivando o fim dos sintomas, por meio de sangrias, vômitos e infiltrações. Paracelso, por outro lado, baseava a medicina na observação e na experiência, fundando-a na química. Insistia na necessidade de o médico conhecer a física e a química. Segundo ele, os processos vitais podiam ser interpretados e modificados com o uso de substâncias químicas. A química do seu tempo era ainda a alquimia, mas Paracelso soube libertar-se de certas crendices, assinalando a passagem da alquimia para a química científica. Antigamente o farmacêutico, ou boticário, era envolvido por uma atmosfera mágica e lendária. Conhecedor dos elementos químicos e da física, muitas vezes era confundido pela crendice popular. A sua atuação, porém, sempre foi de suma importância para as sociedades mais antigas. Hoje, o farmacêutico desenvolve e estuda remédios, cosméticos e alimentos industrializados, na medida em que conhece a formulação química desses produtos e sua respectiva ação no organismo humano. Cabe a ele também registrar as novas drogas, verificar se os produtos chegam ao consumidor fora dos padrões, ou mesmo contaminados. Na área industrial, ele pesquisa e testa não só princípios ativos que serão usados em medicamentos, como também a aplicação dos novos remédios, sua produção e distribuição. No campo do comércio, controla a venda de remédios nas farmácias, hospitais e postos de saúde. No Brasil, a profissão de farmacêutico é regulada pelo Conselho Federal de Farmácia, com base na lei no 3.820, de 11/11/1960. O farmacêutico é também obrigado a se registrar no Conselho Regional de Farmácia. Desde 1998, o governo federal passou a exigir que as indústrias farmacêuticas, as farmácias de manipulação e as drogarias mantivessem esse profissional efetivo no seu quadro de funcionários. Sua função é verificar se todo medicamento vendido corresponde à solicitação contida no receituário médico. Ele está proibido, porém, de receitar medicamentos; poderá indicar apenas a troca por um similar de outro laboratório ou por um mais barato. Com essa nova postura profissional, o farmacêutico foi valorizado e se tornou ainda mais respeitado pela população. O Dia do Farmacêutico não foi formalmente oficializado; existe por tradição e consenso da classe. Desde 20 de janeiro 1916, quando foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F.), no Rio de Janeiro, eles se reúnem, neste dia, para festejá-la.
Dia do Farmacêutico

Antigamente o farmacêutico, ou boticário, era envolvido por uma atmosfera mágica e lendária. Conhecedor dos elementos químicos e da física, muitas vezes era confundido pela crendice popular. A sua atuação, porém, sempre foi de suma importância para as sociedades mais antigas.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte: www.paulinas.org.br