Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de julho de 2011

2 de julho-Dia do Bombeiro Brasileiro


2 de julho
Dia do Bombeiro Brasileiro

Na Antiguidade, os governantes já se preocupavam com os danos causados pelos incêndios. No ano 27 a.C., o imperador Augusto, para proteger a cidade de Roma e a população contra os incêndios, solicitou a criação de um destacamento com essa finalidade; eram os vigilis. Não existe, contudo, quase nenhum registro sobre a evolução dessas organizações de combate ao fogo. A partir de 1666, após o grande incêndio de Londres, as companhias seguradoras, que desejavam proteger as propriedades de seus clientes, começaram a formar brigadas particulares. A Europa passou também a se organizar para enfrentar esse problema. 

No Brasil, o imperador D. Pedro II, por meio do decreto no 1.775, de 2/7/1856 regulamentou, pela primeira vez, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, o badalar do sino fazia com que homens, mulheres, crianças e idosos ficassem em fila e passaram os baldes de mão em mão, do poço mais próximo até o local do incêndio, na tentativa de apagá-lo. Certo dia, extinguir um incêndio, um homem emprestou sua bomba d'água manual. Daí em diante, a palavra "bombeiro" popularizou-se. 

Em 1932, durante a Revolução Constitucional, enquanto os homens lutavam, as mulheres assumiram o comando dessa corporação, formando várias equipes de bombeiras. Em 1991, foi criada a primeira turma de quarenta bombeiras (com cinco oficiais), que receberam o nome de "pioneiras do fogo". 

Conhecidos como os "soldados do fogo", os bombeiros arriscam a própria vida pela vida do próximo e para bem servir a comunidade, de acordo com os lemas "Uma vida por muitas" e "Vidas alheias e riquezas salvar". 
Queridos e respeitados no mundo inteiro, os bombeiros têm a função de salvar em todos os casos de emergência e catástrofes, coletivas ou individuais, na presença ou não de fogo, como em enchentes, atropelamentos e outras situações de risco. 

O Dia do Bombeiro Brasileiro, a ser festejado no Brasil no dia 2 de julho, para homenagear esses profissionais, verdadeiros "anjos do fogo", foi instituído pelo decreto federal no 35.309, de 2/4/1954.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia Nacional do Hospital
Dia Internacional do Cooperativismo
Fonte: Paulinas

Catedral em pauta

Catedral em pauta

1 de julho-Dia da Vacina BCG


1 de julho
Dia da Vacina BCG
A vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921. Produzida por meio de cepas da bactéria da tuberculose bovina e aplicada sob a forma de injeção intradérmica, imuniza crianças de 0 a 4 anos e adultos. 

É indicada para prevenir não só as formas graves da tuberculose, bem como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. 

Desde 1976, a vacina é obrigatória para crianças menores de 1 ano de idade; por lei, deve ser aplicada ainda na maternidade em recém-nascidos com peso igual ou superior a 2 kg. 

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda revacinar todas as crianças em idade escolar, que estejam com 6 anos de idade, independentemente de terem ou não cicatriz vacinal, em razão de dados estatísticos que alertaram para o retorno dessa doença, que já havia sido erradicada do Brasil. 

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch. É uma doença contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa por meio da saliva, sobretudo quando o doente tosse, espirra ou fala, ou por objetos contaminados. Ao ser expelido no ambiente, o bacilo pode permanecer no ar por várias horas, facilitando a contaminação. Um único micróbio pode contaminar uma pessoa, embora, para que ocorra a transmissão da tuberculose, sejam necessárias muitas horas de convívio com uma pessoa contaminada. 

Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse persistente por mais de três semanas, acompanhada, geralmente, por escarro com sangue, perda de peso, dor no peito, suor noturno, cansaço e febre no final da tarde. 
Felizmente, a tuberculose já tem cura. A doença é detectada por meio de um exame de raio X ou abreugrafia. Após o diagnóstico, a pessoa contaminada se submete a um tratamento que dura, aproximadamente, seis meses e inclui a combinação de três remédios antibióticos, ou seja, um tipo de quimioterapia de curta duração. Sem um tratamento adequado, o paciente pode morrer ou sofrer sérias conseqüências. Não convém interromper o tratamento ao desaparecerem os sintomas, pois os bacilos podem permanecer vivos e escondidos em partes dos pulmões, acarretando a reincidência da doença. 

A vacina BCG pode ser simultaneamente aplicada com outras vacinas, mesmo com as de vírus vivos. Só é contra-indicada em casos de imunodeficiência congênita ou adquirida - por exemplo, indivíduos HIV-positivos, que apresentem sintomas da doença, e durante a gravidez. 

Com o advento da Aids, houve alta no número de casos de tuberculose em portadores do vírus. Hoje, a associação dessas duas enfermidades - Aids e tuberculose - constitui um sério problema de saúde pública, principalmente por contribuir para o aumento dos índices de mortalidade. O Ministério da Saúde adota a vacinação com BCG como uma das medidas de proteção contra a transmissão da tuberculose. Doses da vacina são aplicadas em todos os estados brasileiros como parte do Programa Nacional de Imunizações, numa tentativa de novamente erradicar essa doença do país, de uma vez por todas
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Veja também:
Dia da Instituição do Real como Unidade Monetária
Fonte: Fonte:  Paulinas


Blog Apostolinas: ORIENTAÇÕES PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANT...

Blog Apostolinas: ORIENTAÇÕES PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANT...: "Carta que a Congregação está enviando aos Bispos para promover na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Jornada Mundial de Oração pela S..."

Walmir Alencar - Tu És Pedro (Excelente Audio)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Orientações para o dia mundial de oração pela santificação do clero « Presbíteros

Orientações para o dia mundial de oração pela santificação do clero « Presbíteros

365 DIAS COM OS SANTOS DO CARMELO


JULHO

01- A Santíssima Virgem é o modelo mais perfeito de nosso sexo. Não viveu Ela sempre em uma contínua oração, no silêncio, no esquecimento do que era da terra
(Santa Teresa dos Andes)
02- No recolhimento e no silêncio se realiza a obra da salvação. No diálogo silencioso do coração com Deus, são preparadas as pedras vivas pelas quais se constrói o reino de Deus...
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
03- Ninguém penetrou tanto a profundidade do Mistério de Cristo como a Virgem Maria.
 (Beata Elizabete da Trindade)
04- Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro.
 (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
05- Deus mesmo nos educa a caminharmos com a mão na sua mão, isto por meio da liturgia da Igreja.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
06- Rezamos nestes quinze dias antes da Assunção as quinze dezenas do Rosário. Asseguro-lhe que enche a alma de felicidade essa devoção à Santíssima Virgem.
 (Santa Teresa dos Andes)
07- Ajudar Cristo a carregar a cruz proporciona uma alegria forte e pura e, aqueles que podem e a levam, os construtores do Reino, são os autênticos filhos de Deus...
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
08- Cada vez que comungar, peça a Deus algum dom pela grande misericórdia com que veio à sua pobre alma.
 (Santa Teresa de Jesus)
09- Tomei a Virgem Santíssima por Mãe e ela encarregou-se de preparar-me, cobrindo-me (com o seu manto) e amparando-me sempre. Como é boa nossa dulcíssima Mãe!
 (Santa Maria Maravilhas de Jesus )
10- Por esse tempo (aos meus sete anos), começa minha devoção à Virgem Maria. Meu irmão Lucho deu-me essa devoção, com a qual estive e estarei, assim o espero, até a minha morte.
 (Santa Teresa dos Andes)
11- A cada homem que vem a este mundo, Jesus repete: “Esta é a minha Mãe. Por ela vencerás.”
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
12- Se Deus está em nós , e se Deus é amor, é inevitável que nós sejamos irmãos: por isso o nosso amor pelo próximo está na medida do nosso amor por Deus.
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
13- Fala a Santíssima Virgem de coração a coração. Quando te sentes só olha para Ela e verás que sorrindo te diz: “Tua mãe jamais te deixa só.”
 (Santa Teresa dos Andes)
14- Temos por modelo a Virgem Santíssima. Permaneçamos com Ela ao pé da cruz com viva fé e perfeito amor.
 (Santa  Maria Maravilhas de Jesus)
15- Maria foi tão singela em sua humildade porque viveu sempre esquecida de si mesma, desapercebida a seus próprios olhos, desapegada de si própria.
 (Beata Elizabete da Trindade)
16- Quando morreu minha mãe, fui aflita a uma imagem de Nossa Senhora e supliquei-lhe que fosse minha mãe.
 (Santa Teresa de Jesus)
17- Se cada criatura soubesse quantos bens lhe alcançou Maria e de quantos males a defendeu, todos morreriam de amor por ela.
 (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
18- Cumprir a amorosíssima vontade de nosso Deus, é unicamente o que importa na vida; e nisto está a paz, a felicidade e, sobre tudo, a santificação.
 ( Santa Maria Maravilhas de Jesus )
19- Calar quando somos acusados injustamente é um grande ato de humildade, e imitamos mais intimamente nosso Senhor que arcou com todos os nossos pecados.
 (Santa Teresa de Jesus)
20- Eu quisera corresponder ao Senhor passando sobre a terra como a Santíssima Virgem, “guardando todas estas coisas em meu coração”.
 (Beata Elizabete da Trindade)
21- Tudo é silêncio, harmonia, unidade em Deus. E para viver nele é necessário simplificar-se, ter apenas um pensamento e atividade: louvor.
 (Santa Teresa dos Andes)
22- Quando é Deus que fala, a alma se vê imediatamente instruída, entendendo coisas que pareceriam levar um mês para serem coordenadas, sem depois dizer que alguma delas é tão elevada a ponto de causar admiração à própria alma e ao próprio intelecto.
 (Santa Teresa de Jesus)
23- Quando sofrer, olhe sua Mãe Dolorosa com Jesus morto entre seus braços. Compare sua dor. Nada há que se assemelhe.
 (Santa Teresa dos Andes)
24- Maria é a saúde na enfermidade, a consolação nos trabalhos, a paz nas tentações, a luz na escuridão, enfim, a Medianeira de todos os bens.
 (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
25- Meu Deus, como é verdade que sois um amigo poderoso e generoso que podeis tudo o que quereis, não deixando de amar quem vos ama!
(Santa Teresa de Jesus)
26- Só o Senhor pode tocar os corações; e a oração nunca deixa de ser ouvida.
 (Santa Maria Maravilhas de Jesus)
27- É necessário viver constantemente contemplando a Deus, sobretudo a Jesus Cristo, pois a Humanidade é a porta a ser franqueada para entrar na Divindade.
 (Santa Teresa dos Andes)
28- Queres, ó alma sequiosa e faminta, achar teu Deus, que tão ansiosamente procuras? Busca-o em Maria e por Maria, e o acharás.
 (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
29- Ó meu Deus , que pode fazer uma alma se não se consumar-se por Vós?
(Santa Teresa de Jesus)
30- Só a oração nos pode salvar, além de nossa perfeita fidelidade.
 (Santa Maria Maravilhas de Jesus)
31- A Virgem que guardava no seu coração cada palavra que Deus lhe dirigia, é o modelo das almas atentas nas quais é revivida a oração de Jesus Sumo Sacerdote.
 (Santa Teresa Benedita da Cruz)
 Fonte: www.mosteirosaojose.com.br

O Cantico De Maria Walmir Alencar Adoracao E Vida

O Cantico De Maria Walmir Alencar Adoracao E Vida

WebTVCN

WebTVCN

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Viver com alegria: Show do Pe Fábio de Melo

Viver com alegria: Show do Pe Fábio de Melo: "Em Três Pontas - MG Dia: 03/07/2011 Local: Centro de Eventos Wagner Tiso Horário: 21h Em Comemoração ao Aniversário da Cidade ..."

Ingressos Do Peão De Três Pontas 2011 - Centro De Eventos Wagner Tiso (três Pontas) - Três Pontas - 03 Julho 2011 | Sai do Sofá

Ingressos Do Peão De Três Pontas 2011 - Centro De Eventos Wagner Tiso (três Pontas) - Três Pontas - 03 Julho 2011 | Sai do Sofá

Viver com alegria: Show do Pe Fábio de Melo

Viver com alegria: Show do Pe Fábio de Melo

Dia do Caminhoneiro - 30 de Junho

São Pedro e São Paulo Apóstolos - Canção Nova - Santo do Dia!.flv

PARA REFLETIR...

O último suspiro de Jesus foi o primeiro da Igreja Sorrindo pra Vida - 27/06/2011  
Saiba aceitar o "não" do Espírito Santo Sorrindo pra Vida - 27/06/2011  
Seja pedra fundamental da Igreja Sorrindo pra Vida - 29/06/2011

WebTVCN

WebTVCN

30 de junho-Dia do Caminhoneiro

30 de junho
Dia do Caminhoneiro
Há alguns anos, o caminhoneiro tinha a imagem romântica de um profissional que vivia na estrada, transportando o progresso, enfrentando os problemas de trabalho para sustentar a família com dignidade. Era visto como um irmão da estrada, avisando com sinais próprios sobre os perigos, sempre disposto a ajudar o colega ou mesmo o motorista particular nas ultrapassagens arriscadas.

Hoje os caminhoneiros estão organizados em sindicatos; os problemas que eles enfrentam, para a própria sobrevivência e a da família, são conhecidos por meio de suas manifestações de desagrado, greves etc. 
Essas reivindicações tiveram início na década de 1980, com a recessão, e no início da década de 1990. Nesse período, o volume de cargas a transportar diminuiu, e a concorrência aumentou, com a chegada dos novatos que usavam a indenização para comprar caminhões. Por essa razão, os valores dos fretes caíram. 

Atualmente, a categoria é, em geral, composta por profissionais autônomos. Isso ocorre porque eles podem dispor de seu tempo. A faixa etária oscila entre 30 e 54 anos, ao contrário dos motoristas com vínculo empregatício, cuja faixa etária está entre 25 e 40 anos. 

Em relação ao caminhão, a frota do autônomo está com idade média de, pelo menos, 15 anos. Entretanto, a renovação dela está ocorrendo, embora não acompanhe a velocidade das transportadoras. 

A comunicação eletrônica segmentada, via rádio, desperta bastante interesse no caminhoneiro, pois representa, para ele, não só uma maneira de ser ouvido, como também um veículo de atualização e entretenimento. A maioria dos caminhoneiros possui telefone celular. 

A internet, que dispõe de vários portais de cargas e sites voltados para o segmento, assim como o computador, já tem uma expressiva penetração no meio, sobretudo entre os autônomos, que em geral possuem computador em casa. 
O autônomo, portanto, representa uma grande força no transporte rodoviário e na matriz da logística de distribuição de cargas no país.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas

Fonte:  Paulinas


MERCADO NA REDE: 30 de Junho, O Dia do Caminhoneiro

MERCADO NA REDE: 30 de Junho, O Dia do Caminhoneiro: "Hoje comemoramos o Dia do Caminhoneiro ! Esta profissão é comemorada todo dia 30 de Junho em nosso país, ao contrário do dia de São Cristó..."

terça-feira, 28 de junho de 2011

Padre Fábio...

CATEQUESE COM PE SÉRGIO

29 de junho-Dia do Pescador


29 de junho
Dia do Pescador
Apesar de o Brasil ser um imenso país com um extenso litoral, a atividade pesqueira artesanal e, conseqüentemente, os pescadores, foram marginalizados na economia brasileira, pois deixaram de receber estímulos para aumentar sua produção, ao ser extinta a Superintendência de Desenvolvimento Pesqueiro (Sudepe) e ao ser revogado o decreto lei no 1.217, de 9/5/1972, que dispunha sobre incentivos à pesca. 

Atualmente, os pecadores estão sendo expulsos de áreas tradicionalmente destinadas à pesca para cederem espaço aos luxuosos loteamentos instalados à beira-mar. 

Conforme o IV Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca, são vários os fatores que impedem a modernização da pesca artesanal, tais como: falta de capacitação do pescador, lenta transferência de tecnologia, dificuldades de acesso ao mercado, falta de infra-estrutura para conservação do pescado (o que obriga o pescador a sujeitar-se ao intermediário), falta de linhas de crédito e falta de uma política eficaz de proteção ao local de trabalho do pescador artesanal. 

Esses problemas são os responsáveis diretos pelo baixo nível de desenvolvimento da pesca artesanal em todo o litoral do Brasil. O pescador tem acesso ao objeto de seu trabalho, o mar, mas nem sempre possui os meios para exercer sua profissão com dignidade. Apesar de o nível de produção ser qualitativamente bom, a pesca artesanal deixa muito a desejar no aspecto quantitativo, em razão da falta de recursos materiais, fato que contribui para que o pescador continue em total pobreza. 

As comunidades de pescadores estão desaparecendo, vitimadas pelo processo do chamado "avanço tecnológico". Mesmo a tradicional jangada, símbolo do pescador, está sendo esquecida. 

A vida do pescador não é fácil. Ele sai de madrugada, deixa sua família em terra firme e vai para o mar para cumprir seu dever. Como não há segurança em seus pequenos barcos, os pescadores ficam à mercê das intempéries. Mas a paixão pelo mar supera qualquer trauma sofrido pelos destemidos pescadores. 

A atividade da pesca é de fundamental importância, por ser responsável pelo fornecimento de alimentos e por proporcionar emprego em zonas costeiras e rurais. O êxito dessa atividade, contudo, depende da proteção dos ecossistemas marinhos em que é exercida, principalmente daqueles ameaçados pela exploração desenfreada dos recursos naturais e pela poluição. Essas conseqüências devem ser evitadas mediante ações coletivas efetuadas entre governo e população.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte:  Paulinas


segunda-feira, 27 de junho de 2011

28 de junho-Dia do Papa

28 de junho
Dia do Papa

Hoje é o Dia do Papa. 

Jesus conferiu a Pedro o primado na Igreja: "Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu" (Cf. Mt 16,13-19). 
Desde então, a sucessão a Pedro nunca se interrompeu. Bento XVI é o 266º (Ducentésimo, sexagésimo sexto) sucessor de Pedro. 
O Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 e foi batizado no mesmo dia. 
O período da sua juventude não foi fácil. A fé e a educação da sua família prepararam-no para enfrentar a dura experiência daqueles tempos, em que o regime nazista mantinha um clima de grande hostilidade contra a Igreja Católica. Precisamente nesta complexa situação, descobriu a beleza e a verdade da fé em Cristo; fundamental para ele foi a conduta da sua família, que sempre deu um claro testemunho de bondade e esperança, radicada numa conscienciosa pertença à Igreja. 
Foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1951. 
No ano de 1953, doutorou-se em teologia com a tese «Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho». 
De 1962 a 1965, prestou um notável contributo ao Concílio Vaticano II como «perito». 
A sua intensa atividade científica levou-o a desempenhar importantes cargos ao serviço da Igreja. 
Em 25 de Março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de München e Freising. 
Paulo VI criou-o Cardeal, no Consistório de 27 de Junho desse mesmo ano. 
João Paulo II nomeou-o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de Novembro de 1981. 
Foi Presidente da Comissão encarregada da preparação do Catecismo da Igreja Católica, a qual, após seis anos de trabalho (1986-1992), apresentou ao Santo Padre o novo Catecismo. 
Entre as suas numerosas publicações, ocupam lugar de destaque o livro «Introdução ao Cristianismo», uma compilação de lições universitárias publicadas em 1968 sobre a profissão de fé apostólica, e o livro «Dogma e Revelação» (1973), uma antologia de ensaios, homilias e meditações, dedicadas à pastoral. 
Foi eleito papa no dia 19 de abril de 2005.


Fonte:  Paulinas