Powered By Blogger

sábado, 29 de janeiro de 2011

Não sei amar direito Pe. Zezinho, scj


Não sei amar direito 
Pe. Zezinho, scj 


Perdoa-me Senhor! Não sei amar direito. Acho que nunca saberei. Amo um pouco pessoas que eu não conheço; amo muito algumas pessoas que conheço; amo mais ou menos a maioria dos que conheço e chego a não amar algumas pessoas que me fizeram e ainda querem o meu mal, apesar de todo o bem que eu lhes fiz. 
Ainda não sei perdoar totalmente, amar sem retribuição, amar por amar. Ainda espero gratidão, retribuição e recompensa. Por isso, meu Senhor, estou pedindo a graça de amar sem reservas. Por mim mesmo não sou capaz desse amor. 

Mas tua graça pode me tornar tão santificado que eu possa até retribuir com amor àqueles que não me amam. Sei que ainda não sei amar. Mas Tu que és amor, ensina-me essa parte da vida; eu ainda não a assimilei. 

Foi para isso que eu vim ao mundo, mas ainda não consegui realizar este desígnio. Amo pouco e seletivamente, calculadamente. Ensina-me o verdadeiro jeito, o teu jeito! 

www.padrezezinhoscj.com 


Imagem: (Meramente ilustrativa)

Fonte: www.paulinas.org.br 

A todos um ótimo final de semana! :)


Você é o resultado de si mesmo

Frase do dia


O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus.
 (São João da Cruz)
30/01/2011

31 de janeiro-Dia Mundial do Mágico

31 de janeiro

 Dia Mundial do Mágico

 A mágica é o segundo maior hobby do mundo; só perde para a filatelia. No entanto, é mais do que um hobby, é uma profissão. A definição de "mágico" pode ser: "aquele que pratica a magia", mas entende-se por magia "a tentativa de controlar a natureza por meio de feitiços e encantamentos"; assim, a palavra "mágico" não se encaixa muito bem nessa profissão. Na verdade, o mágico é um ator. Ele não faz feitiços nem encantamentos, ele usa de artifícios e engana os olhos das pessoas, para que seus truques pareçam, de fato, uma magia, embora sejam uma ilusão. É preciso muito treinamento para que os truques do mágico convençam os espectadores, por isso ele precisa ter muita habilidade com as mãos e praticar durante meses, para que a apresentação seja perfeita. Os mágicos profissionais enfrentam um grave problema: sua profissão não é regulamentada. Por isso, eles precisam lutar para conseguir trabalho, respeito e direitos. Nessa profissão, é importante que os truques não sejam revelados, para não perderem a graça. A categoria sofreu um grande trauma quando Mister M, um mascarado que fez muito sucesso nas noites de domingo, na TV, desvendou o mistério de uma série de truques. Mas os mágicos não perderam a esperança de manter viva a criança que existe dentro de cada um de seus espectadores, pois sabem que essa é a verdadeira magia.


 Referência:


Veja também



Fonte: www.paulinas.org.br 


30 de janeiro-Santa Martinha



30 de janeiro

Santa Martinha

O pai de Martinha era um homem público, eleito três vezes cônsul de Roma. Ele pertencia a nobreza, era muito rico e cristão. Quando a menina nasceu, no começo do século III, o acontecimento foi amplamente divulgado na corte, entre o povo e pelos cristãos, pois a pequena logo foi batizada. 

Martinha cresceu em meio à essa popularidade, muito caridosa, alegre e uma devota fiel ao amor de Jesus Cristo. Com a morte de seu pai a jovem recebeu de herança duas fortunas: uma material, composta de bens valiosos e a outra espiritual, pois foi educada dentro dos preceitos do cristianismo. A primeira, ela dividiu com os necessitados assim que tomou posse da herança. A segunda, foi empregada com humildade e disciplina, na sua rotina diária de diácona da Igreja, na sua cidade natal. 



Desde o ano 222, o imperador romano era Alexandre Severo, que expediu um decreto mandando prender os cristãos para serem julgados e no caso de condenação seriam executados. Chamado para julgar o primeiro grupo de presos acusados de praticar o cristianismo, o imperador se surpreendeu ao ver que Martinha estava entre eles e tentou afastá-la dos seus irmãos em Cristo. Mas ela reafirmou sua posição de católica e exigiu ter o mesmo fim dos companheiros. A partir deste momento começaram os sucessivos fatos prodigiosos que culminaram com um grande tremor de terra. 

Primeiro, Alexandre mandou que fosse açoitada. Mas a pureza e a força com que rezou, ao se entregar à execução, comoveram seus carrascos e muitos foram tocados pela fé. Tanto que, ninguém teve coragem de flagelar a jovem. O imperador mandou então que ela fosse jogada às feras, mas os leões não a atacaram. Condenada à fogueira, as chamas não a queimaram. Martinha foi então decapitada. No exato instante de sua a execução a tradição narra que um forte terremoto sacudiu toda cidade de Roma. 

O relato do seu testemunho correu rápido por todas as regiões do Império, que logo atribuiu à santidade de Martinha, todos os prodígios ocorridos durante a sua tortura assim como o terremoto, ocasionando um cem número de converções. 

No século IV, o papa Honório mandou erguer a conhecida igreja do Foro, em Roma, para ser dedicada à ela, dando novo impulso ao seu culto por mais quatrocentos anos. Depois, as relíquias de Santa Martinha ficaram soterradas e sua celebração um pouco abandonada, durante um certo período obscuro vivido pelo Cristianismo. 

Passados mais quinhentos anos, ou melhor catorze séculos após seu martírio, quando era papa, o dinâmico Urbano VIII, muito empenhado na grande contra-reforma católica e disposto a conduzir o projeto de reconstrução das igrejas. Começou pela igreja do Foro, onde as relíquias de Santa Martinha foram reencontradas. Nesta ocasião, proclamou Santa Martinha padroeira dos romanos e ainda compôs hinos em louvor à ela, inspirado na vida imaculada, da caridade exemplar e do seu corajoso testemunho a Cristo.



Veja também!
Santa Jacinta de Marescotti
Fonte: www.paulinas.org.br



Santa Jacinta Marescotti - cancaonova.com - Santo do Dia!.flv

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Você é o resultado de si mesmo...


Nunca culpe ninguém, nem se queixe de nada nem dos outros, porque
somente você faz sua vida.
Aceite a responsabilidade de edificar-se a si mesmo e de acusar-se pelo fracasso para recomeçar a corrigir-se.
O triunfo do verdadeiro ser humano surge das cinzas do erro.
Nunca se queixe do meio onde vive ou dos que o cercam. Nesse mesmo ambiente, há os que souberam vencer.
As circunstâncias são boas ou más, de acordo com a vontade e a força de seu coração.
Aprenda a transformar qualquer situação difícil em uma arma triunfal.
Não se queixe da pobreza, do estado de saúde ou da sorte; enfrente-os corajosamente e aceite  que, de qualquer modo, são resultado de seus atos...e a prova de que você deve vencer.
Não se queixe da falta de dinheiro.
Qualquer momento é bom para começar, e nenhum é tão terrível para desistir.
Não se amargure com os próprios fracassos nem os atribua a outros.
Aceite-se agora ou sempre dará desculpas como uma criança. Deixe de enganar-se.
Comece agora mesmo! Você é a causa de si mesmo, de sua tristeza, sua necessidade, sua dor, seu fracasso.
Sim você foi o ignorante, o viciado, o insaciável, o desordenado e o irresponsável. Você, mais ninguém.
A causa de seu presente é seu passado, como a de seu futuro será seu presente.
Aprenda com os fortes, os ativos, os audaciosos. Imite os corajosos, os enérgicos, os vencedores, os que não aceitam que uma situação seja difícil, os que vencem apesar de tudo.
Pense menos em seu problemas e mais em seu trabalho, e suas dificuldades acabarão.
Aprenda a ser maior que o mais forte dos obstáculos.
Dentro de você, há uma pessoa capaz de qualquer coisa. Olhe-se no espelho de si mesmo. Reconheça-se pela coragem e vontade, não pela
fraqueza de justificar-se.
Ao auto conhecer-se, você será livre e forte e deixará de ser uma marionete das circunstâncias.
Porque você é seu destino, e ninguém pode substituí-lo na construção dele.
Levante-se, olhe a manhã repleta de luminosidade e força, respire a luz do amanhecer. Você é parte da força da vida.
Desperte, caminhe, mexa-se, lute,  decida-se.
                           E você triunfará na vida.

Fonte: celipoesias.net

Pensamento do dia


30 de janeiro-Dia da Saudade


30 de janeiro

Dia da Saudade


A palavra "saudade" é um exemplo da complexidade da língua portuguesa. Existe, em todas as línguas, um equivalente para essa palavra: "sinto sua falta". Os brasileiros, porém, sabem que sentir falta não é o mesmo que sentir saudade. Dessa forma, é um privilégio haver em nossa língua tão bela palavra, que nos permite materializar tão sublime sentimento. 

O objeto da saudade pode ser uma pessoa, um local, ou mesmo idéias e acontecimentos. Sentimos saudades dos amigos, dos parentes, da pessoa amada, de casa, do cachorro, do dia da formatura. Mais do que sentir falta, saudade expressa um sentimento de perda e de satisfação. É uma dualidade, embora difícil de se definir: lamenta-se o que está longe e, ao mesmo tempo, se agradece nostalgicamente por ter estado perto. 

Não há como definir a saudade sem apelar à poesia e à emoção. Afinal, saudade é sentimento, e não se pode definir com exatidão e palavras concretas a sua essência. Os poetas brasileiros sempre souberam expressar muito bem a saudade. Gonçalves Dias cantou a saudade da pátria ao escrever, no século XIX, o poema Canção do Exílio, quando estava na Europa: "Minha terra tem palmeiras, / onde canta o sabiá; / as aves que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá". Casimiro de Abreu, quando teve saudades do Brasil, escreveu um poema também chamado Canção do Exílio: "O país estrangeiro mais belezas / Do que a pátria não tem / [...] Dá que eu veja uma vez o céu da pátria, / O céu do meu Brasil!". Ao recordar a infância em Meus Oito Anos, Casimiro versejou: "Oh! Que saudades que tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!". Cecília Meireles compôs primorosos versos em Murmúrio: "Traze-me um pouco da tua lembrança, / aroma perdido, saudade da flor! / - Vê que nem te digo - esperança! / - Vê que nem sequer sonho - amor !".


Referência:

Veja também:

Fonte: www.paulinas.org.br 




Citação do dia...


Que nossa vida se esgote Nele... Façamo-nos silenciosas para ouvir aquele que tem tanto a nos dizer...
 (Beata Elizabete da Trindade)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sorrindo pra Vida

Citação do dia


 Aja por amor d’Ele. Não busque agradar as criaturas. Erram tanto em seus juízos...! No entanto, Deus te penetra em cada instante como se fosses a única criatura existente. (Santa Teresa dos Andes)
...

O amor do Senhor não tem limites. Que não o tenha tampouco o nosso. 
(Santa  Maria Maravilhas de Jesus)

27 e 28-01-2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Santo Tomás de Aquino - cancaonova.com - Santo do Dia!.flv

28 de janeiro-Dia Mundial do Hanseniano


 28 de janeiro
Dia Mundial do Hanseniano


O hanseniano é o portador da hanseníase, que antigamente era chamada de "lepra", palavra que surgiu da tradução para o grego da palavra tsara-ath, um termo hebreu para "degradação". Era uma palavra utilizada desde os tempos da construção da pirâmide de Gizé, no antigo Egito, há mais de seis mil anos. Os trabalhadores escravizados e submetidos às duras condições do deserto ficavam expostos a diversas doenças, principalmente as de pele. Os doentes, amedrontados, acabavam fugindo das pirâmides e eram chamados de tsara-ath. Esse fenômeno de fuga pode ser observado em muitos relatos, principalmente na Bíblia. 

Assim, a palavra "lepra" designava toda e qualquer doença de pele, como psoríase, eczema, vitiligo, sarna, micoses etc. O grande preconceito, porém, recaía sobre os portadores de hanseníase, devido aos efeitos devastadores da doença. Os hansenianos, estigmatizados, freqüentemente eram abandonados pela família, expulsos das cidades e condenados a viver no exílio. Não só a exclusão social, como também a fome causavam mais mortes do que a própria doença. 

A hanseníase tem esse nome em homenagem ao cientista Gerhard Hansen (1841-1912), que, em 1873, descobriu o bacilo causador da doença. Os principais sintomas são a atrofia nervosa, o surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, dormência, caroços nas orelhas e queda de pêlos. O bacilo provoca a insensibilidade dos membros, fato que coloca o portador em sério risco, visto que os ferimentos passam despercebidos, e o doente deixa de tratá-los. Isso acaba causando putrefação e a conseqüente perda da área afetada. 

Dos quatro tipos de hanseníase existentes, somente duas são transmissíveis. Mesmo assim, os portadores só podem transmiti-la mediante contato íntimo e prolongado e, ainda, se estiverem sem tratamento. A hanseníase não é hereditária nem sexualmente transmitida, mas pode atingir qualquer pessoa. Contudo, tem cura! 

O tratamento é muito simples e é efetuado em qualquer posto de saúde. A cura pode levar de seis meses a dois anos. O primeiro comprimido já impede que o doente; transmita a doença; em muitos casos, as manchas e os caroços começam a sumir. 

Em razão do preconceito e da falta de informação, o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos da doença, perdendo somente para a Índia, em oposição aos países de Primeiro Mundo, que já erradicaram esse mal. 
É preciso ficar sempre atento ao aparecimento de manchas pelo corpo, sobretudo aquelas insensíveis ao calor e à dor. Em caso de dúvida, basta dirigir-se o mais depressa possível, sem nenhum constrangimento, ao posto de saúde mais próximo, ou procurar um médico.

Referência:
Fonte: www.paulinas.org.br 




28 de janeiro-Dia do Portuário e Dia da Abertura dos Portos às Nações Amigas


28 de janeiro

Dia do Portuário e 
Dia da Abertura dos Portos às Nações Amigas


No século XIX, Napoleão Bonaparte, imperador da França, exercia seu domínio militar sobre toda a Europa. A única potência que ainda fazia frente ao seu poderio era a Inglaterra. Donos de uma poderosa frota naval, os ingleses o derrotaram na Batalha de Trafalgar, em 1805. 

Para enfrentar a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, que consistia em mantê-la isolada em sua ilha, sem contato comercial com outras nações. Nenhum país poderia comercializar com a Inglaterra, sob a ameaça de represália militar francesa. Como Portugal sempre foi um dos principais parceiros comerciais da Inglaterra, não desejava respeitar o bloqueio. Assim, aconselhada pelos ingleses, a família real portuguesa mudou-se com toda a corte para o Brasil. Em 1807, logo após a partida da família real, Napoleão invadiu Portugal. 

Portugal não tinha como se defender dos franceses; precisava da proteção dos ingleses. Por isso, a Inglaterra solicitou a abertura dos portos brasileiros como condição para apoiar a fuga da família, real. Portugal teve, então, de assinar um tratado que taxava em 15% as mercadorias dos navios ingleses. O imposto aplicado aos ingleses era menor que aquele aplicado às outras nações, incluído Portugal. Assim, o comércio brasileiro ficou entregue aos ingleses durante muito tempo. 

Em 1808, por meio de decreto real, os portos brasileiros foram abertos a todas as nações amigas que quisessem comercializar com a Colônia, fato que foi considerado o primeiro grande passo para a independência política e econômica do Brasil, apesar do domínio inglês. 

Os portuários são os profissionais que trabalham nos portos carregando mercadorias, dirigindo guindastes e empilhadeiras, movimentando contêiners dentro e fora dos navios. Entre outras atribuições, estão a fiscalização da entrada e da saída de mercadorias e passageiros dos portos. Também cuidam da manutenção dos equipamentos, da iluminação e do bom funcionamento dos modernos meios de operação portuária, bem como do controle alfandegário. Esse trabalho é muito importante, pois é por meio do porto que se faz o exercício do comércio interno e externo, que redunda em divisas para o país e melhoria das condições de vida do povo.

Referência:
Fonte: www.paulinas.org.br 

Não sei amar direito Pe. Zezinho, scj

Não sei amar direito 
Pe. Zezinho, scj
 Perdoa-me Senhor! Não sei amar direito. Acho que nunca saberei. Amo um pouco pessoas que eu não conheço; amo muito algumas pessoas que conheço; amo mais ou menos a maioria dos que conheço e chego a não amar algumas pessoas que me fizeram e ainda querem o meu mal, apesar de todo o bem que eu lhes fiz. 
Ainda não sei perdoar totalmente, amar sem retribuição, amar por amar. Ainda espero gratidão, retribuição e recompensa. Por isso, meu Senhor, estou pedindo a graça de amar sem reservas. Por mim mesmo não sou capaz desse amor. 

Mas tua graça pode me tornar tão santificado que eu possa até retribuir com amor àqueles que não me amam. Sei que ainda não sei amar. Mas Tu que és amor, ensina-me essa parte da vida; eu ainda não a assimilei. 

Foi para isso que eu vim ao mundo, mas ainda não consegui realizar este desígnio. Amo pouco e seletivamente, calculadamente. Ensina-me o verdadeiro jeito, o teu jeito! 

www.padrezezinhoscj.com

Imagem: (Meramente ilustrativa)

 Fonte: www.paulinas.org.br 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Criado por Deus Pe. Zezinho, scj


Criado por Deus 
Pe. Zezinho, scj 

 Deus não fabrica lixo, logo, ao me criar, criou um ser importante, que não existia antes e não será nunca mais repetido. Não haverá nunca outra pessoa exatamente como eu, dure o mundo o tempo que durar. Deus não faz clones. Só o ser humano é capaz de tal aberração. Quem não sabe criar, copia, e copia mal! 
Quando digo que Deus me criou, parece-me perfeitamente válido, necessário até, que eu coloque o meu ser de indivíduo criado por Deus, como o de um ser privilegiado. Ele podia, no concerto da criação, ter criado tudo o que lhe aprouvesse, menos eu. Se no meio de bilhões e bilhões e bilhões de criaturas Ele escolheu criar também a mim, é porque também tenho um significado no seu projeto e na sua obra. Aqui, ao usar a palavra "eu", nós não estamos sendo nem egoístas e não estamos sendo, neste caso, nem excludentes, nem exclusivistas. 
Toda vez que, agradecido, eu louvo a Deus pela chance que me deu de ser alguém, estou com a minha atitude entrando no concerto da criação e dizendo a Deus: "Muito obrigado, Tu que és aquele quem é e deste-me a graça de ser quem sou. Mas assim como Tu és quem és para tudo e para todos, eu também quero ser alguém para os outros. O meu ser só existe em função do Teu ser e da Tua criação. O meu ser perde a importância se não for em função dos outros". 
Todos esses sentimentos são lindos e maravilhosos de se ter e devemos mantê-los, porque, sem isso, jamais mantemos o nosso lugar aqui, agora, já, no concerto da criação. Oremos para entendermos isso! 

Imagem: (Meramente ilustrativa)
www.padrezezinhoscj.com 
Fonte: www.paulinas.org.br 


25 de janeiro-Dia da Fundação da Cidade de São Paulo

25 de janeiro
 Dia da Fundação da Cidade de São Paulo

 "A 25 de janeiro do Ano do Senhor de 1554, celebramos em paupérrima e estreitíssima casinha a primeira missa, no dia da conversão do apóstolo são Paulo e, por isso, dedicamos a ele nossa casa." Esse relato do padre José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo, revela as origens humildes da cidade que surgiu em torno do Colégio da Companhia de Jesus.
Situada a uma altitude de 860 metros, no planalto de Piratininga, no Sudeste do Brasil, e ocupando uma área de 1.525 km2, a cidade de São Paulo cresceu e se transformou na maior metrópole da América Latina e na terceira maior cidade do mundo, depois de Nova Yorque e de Tóquio. 

A cidade começou a crescer em razão da cultura do café e da imigração de europeus e não mais parou. A urbanização foi tomando conta da paisagem, com importantes melhorias para a população. Em 1891, foi aberta a famosa avenida Paulista. Em 1892, o viaduto do Chá passou a ligar o centro velho à cidade nova. Em 1825, foi inaugurado o primeiro jardim público de São Paulo, que é hoje o Jardim da Luz. Em 1901, começaram a chegar os trens à nova estação da São Paulo Railway, a Estação da Luz. Em 1911, São Paulo ganhou o Teatro Municipal. 

Hoje, a cidade industrializada e populosa deve seu sucesso aos milhares de imigrantes e aos milhares de migrantes brasileiros que fizeram e fazem dela um sinônimo de desenvolvimento econômico.



25 de janeiro-Dia do Carteiro


25 de janeiro
Dia do Carteiro

Os primeiros sistemas postais utilizavam-se de mensageiros a cavalo para levar aos governantes e ao povo as notícias sobre resultados de batalhas e fatos políticos. Sua atuação era muito importante, pois de suas informações dependiam o deslocamento de tropas e as decisões estratégicas. Contudo, muitas vezes eles eram alvo dos inimigos. Entre os famosos e históricos sistemas postais está o do império persa, no século VI a.C. O século da comunicação postal, entretanto, foi o XIX, com acelerados progressos e transformações. 

A primeira correspondência oficial brasileira foi enviada por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, contando as maravilhas do país recém-descoberto por Pedro Álvares Cabral. A carta de Caminha é considerada a certidão de nascimento do Brasil, por ser seu primeiro documento oficial. 

O dia 25 de janeiro marca a nomeação do alferes João Cavalheiro Cardozo para o cargo de correio da Capitania do Rio de Janeiro, quando surgiram os correios-mores no Brasil. É considerada a data da instituição da atividade postal regular no país. Essa nomeação foi feita pelo 7o correio-mor do Reino (1641-1674) e 1º. correio-mor das Cartas do Mar, Luiz Gomes da Matta Neto. Para alguns profissionais da área, o verdadeiro Dia do Carteiro seria em 30 de agosto, data em que, em 1822, Paulo Bregaro teria partido do Rio de Janeiro para São Paulo com as cartas para D. Pedro, as quais, segundo registra a história, provocaram o "grito do Ipiranga" e a Independência do Brasil. 

O cargo público de carteiro foi criado, no Brasil, em 1844. Artur Bernardes, um dos primeiros carteiros do país, chegou a ser presidente do Brasil, de 1922 a 1926. Porém, antes mesmo de esse cargo público ter sido criado, os mensageiros já iam e vinham pelas estradas da Colônia levando as mensagens de vilarejo a vilarejo. O tropeiro, foi o primeiro entregador de correspondência do Brasil, depois surgiu o estafeta, o carregador de mala-postal e o inspetor de serviço postal. 

Embora a tecnologia e os transportes se desenvolvam com rapidez, a figura do carteiro continua a ser insubstituível.


Referência:

 Fonte: www.paulinas.org.br