Powered By Blogger

sábado, 13 de novembro de 2010

Amigo é...


Paz e bem!

«Dia Internacional do Estudante-17 de novembro»


17 de novembro


 Dia Internacional do Estudante


 Na Antigüidade, muitos povos já possuíam uma estrutura escolar. No Egito antigo, um pequeno grupo de jovens era preparado para integrar a classe dos sacerdotes e administradores, enquanto a maioria aprendia técnicas para o trabalho braçal. Na China, as crianças de famílias ricas eram educadas pelo chefe distrital. Na Grécia antiga, existia um sistema educacional não só para instruir e formar o cidadão, como também para preparar os jovens para os postos de guerreiros e soldados. Na Idade Média, entre os séculos V e XV, a educação escolar ficou vetada à população, pois ficou restrita às catedrais e aos mosteiros. No século XVI, a quantidade de escolas aumentou, devido ao humanismo, movimento que buscava novos horizontes por meio da ciência e da razão. Era exclusividade das elites, visto que os pobres só tiveram acesso ao ensino público depois de quatro séculos. No Brasil, o ensino começou em 1549, com a chegada dos padres jesuítas. Eles adaptaram o sistema de ensino europeu para dar aulas e propagar a fé católica. Assim, os primeiros estudantes brasileiros, os índios, aprenderam a ler, a escrever e a falar o português. Depois, foram criadas as primeiras escolas no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco, para os filhos dos brancos, As escolas são diferentes em todo o mundo, visto que cada país escolhe o sistema mais adequado à sua cultura, às condições sociais da população e ao seu próprio desenvolvimento econômico. Num estudo sobre a qualidade do ensino, feito à pedido da ONU, as escolas norte-americanas, suíça e japonesa ficaram entre as dez melhores do mundo. Como a educação básica é obrigatória nesses três países, o índice de crianças e jovens que freqüentam a escola é quase total. A maioria estuda em escola pública. O ano letivo desses estudantes é de, no mínimo, duzentos dias, igual ao do Brasil, porém com maior carga horária, incluindo o sábado. Eles iniciam as aulas de manhã e saem à tarde; o horário aumenta nas séries mais avançadas. No Brasil, é alto o índice de repetência e de abandono escolar. Um aluno em cada quatro repete o ano antes de chegar à 5a série; cerca de 30% dos alunos abandonam a escola entre a 1a e a 5a séries. Há milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever, um número superior ao de habitantes de muitos países, embora tenha havido queda no índice de analfabetismo a partir de 1995.
  Referência:
 Datas comemorativas: cívicas e históricas
Imagem: (Meramente ilustrativa)
 Fonte: paulinas

«Dia da Proclamação da República do Brasil-15 de novembro»


15 de novembro


 Dia da Proclamação da República do Brasil


 No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de republicanos solicitou ao Marechal Deodoro da Fonseca que cercasse o palácio em que se reunia o gabinete de ministros, presidido pelo ministro Visconde de Ouro Preto e o derrubasse do poder, fato que ocorreu no mesmo dia, de forma inconstitucional. Caíra o governo, mas a monarquia continuara. Dom Pedro II, reuniu-se, então, com os políticos do partido majoritário para constituir um novo governo. Foi escolhido Gaspar da Silveira Martins, adversário do Marechal Deodoro. Este, indignado, e sentindo-se injustiçado pelo Imperador, assinou o documento que proclamava a República, na noite do dia 15 de novembro de 1889, tornando-se, deste modo, o primeiro presidente brasileiro. A República Federativa do Brasil, contudo, foi proclamada provisoriamente. Havia a necessidade do pronunciamento definitivo da nação, livremente expressado pelo voto popular, conforme a Constituição brasileira determina. O plebiscito para "referendar" a República foi convocado somente em 1993, ou seja, 104 anos depois de esta ter sido proclamada.
 Imagem: (Meramente ilustrativa)
 Referência: Datas comemorativas: cívicas e históricas
 Fonte: paulinas

«Dia do(s) Bandeirante(s):14 de novembro»



14 de novembro
 Dia do(s) Bandeirante(s)
 As expedições dos bandeirantes mais famosos partiram do rio Tietê para desbravar o interior do Brasil, e ampliar suas fronteiras, procurar ouro e pedras preciosas e capturar índios. No final do século XVI, esse movimento se intensificou com a ajuda do Governo-Geral que estimulou a busca de riquezas, oficializando as bandeiras. Os colonizadores, porém, estavam interessados em capturar índios integrantes das missões dos jesuítas, pois esses nativos já estavam habituados ao trabalho agrícola. Em 1623, partiram tantas bandeiras, que São Paulo se tornou quase um povoado só de mulheres, crianças e velhos. Em 1624, o governador-geral assinou um decreto que destinava à Coroa a quinta parte dos indígenas capturados gerando protestos por parte dos bandeirantes, visto ser uma atividade econômica altamente lucrativa. No começo do século XVIII, os paulistas continuaram a avançar pelo sertão. Em 1716, alcançaram as margens do rio Cuiabá, em busca dos índios coxiponés e da lendária serra dos Martírios. Em 1718, deram início às monções, aos descobrirem ouro em Mato Grosso, nas margens dos rios iniciou-se assim, o garimpo com instrumentos rudimentares. Instrumentos mais adequados foram introduzidos por pessoas mais experientes na extração de metal, ajudadas por centenas de aventureiros que saíam de São Paulo para trabalhar junto à bem-sucedida expedição. Assim surgiram as Lavras do Sutil, depois conhecidas por Minas do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, descobertas por acaso pelos índios do arraial de Miguel Sutil, um bandeirante paulista de Sorocaba, que se fixou às margens do rio Cuiabá, para explorar a região. Com essas expedições surgiram os arraiais, as vilas, as cidades. Muitas bandeiras fracassaram por causa da fome, das doenças e dos ataques dos índios. As que tiveram sucesso conseguiram ampliar o território nacional. A esses bandeirantes se devem, pois, os contornos aproximados do Brasil atual. Os mais famosos bandeirantes foram homenageados com monumentos e seus nomes colocados nas vias públicas: Fernão Dias, Raposo Tavares, Anhangüera. Contudo, aliada ao heroísmo desses homens, há a cruel atuação de alguns deles na destruição das missões jesuíticas e na captura dos índios. Hoje, o bandeirantismo é fomentado por uma associação organizada, que existe em quase todos os estados brasileiros e é regulamentada pela Federação dos Bandeirantes do Brasil. Seus integrantes são meninos e meninas, que se comprometem a cumprir várias normas: defender e proteger as plantas e os animais, enfrentar com sabedoria as dificuldades, desenvolver a cidadania, assumir uma atitude responsável e solidária com a comunidade e a natureza. Ou seja, o movimento incentiva os jovens a desenvolver o espírito desbravador e aventureiro dos bandeirantes, para que possam enfrentar os novos desafios sociais do século XXI.
 Imagem: (Meramente ilustrativa)
 Referência: Datas comemorativas: cívicas e históricas
 Fonte: www.paulinas.org.br

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bárbara Maix - Jornal Nacional destaca beatificação

Regional Norte 2 realiza 14º Encontro das CEBs

Regional Norte 2 realiza 14º Encontro das CEBs

Nada Te Perturbe!


Letra de “Nada Te Perturbe”
Composição: Santa Teresa de Jesus
Irmã Kelly Patrícia


Eleva o pensamento, ao céu sobe
por nada te angusties, nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue com coração grande
e venha o que vier, nada te espante.

Vês a glória do mundo? É glória vã,
nada tem de estável, tudo passa!
Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa!

Aspira às coisas celestes, que sempre duram.
Fiel e rico em promessas, DEUS não muda.
Ama-O como merece, bondade imensa
mas não há verdadeiro amor sem a paciência.

A confiança e fé viva mantém a alma.
Quem crê e espera, tudo alcança.

DEUS não muda! A paciência tudo alcança!

Do inferno acoçado embora se veja
Enganará seus furores quem a DEUS tem
Que lhe venham desamparos, cruzes e desgraças

Sendo DEUS o seu tesouro, nada lhe falta.
Id, pois, bens do mundo, pois tudo é nada

Ainda que tudo percas, só DEUS basta!

Quem a DEUS tem, nada lhe falta. Só DEUS basta! (3x)



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PADRE FÁBIO O ILUMINADO


BLOG DO FÁBIO ARRUDA: GOOGLE

BLOG DO FÁBIO ARRUDA: GOOGLE: "RAIO X DA SAÚDE – GOOGLE LEMBRA OS 115 ANOS DA DESCOBERTA DO RECURSO DE GRANDE UTILIDADE NA MEDICINA. E A HUMANIZAÇÃO ? O Google colocou na ..."

Delicadeza

“A alma é invisível
um anjo é invisível
 o vento é invisível
o pensamento é invisível
e no entanto
com delicadeza
 se pode enxergar a alma
se pode adivinhar um anjo
 se pode sentir o vento
se pode mudar o mundo
com alguns pensamentos”.

(Roseana Murray)



Bênção Irlandesa


Que o caminho seja brando a teus pés,
O vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
As chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja, 
que os Deuses te guardem nas palmas de Suas mãos

Que a estrada abra à sua frente, 
que o vento sopre levemente em suas costas, 
que o sol brilhe morno em e suave em sua face, 
que a chuva caia de mansinho em seus campos. 
E até que nos encontremos de novo... 
Que os Deuses guardem você na palma da suas mãos. 

Que as gotas da chuva molhem suavemente o seu rosto, 
que o vento suave refresque seu espírito, 
que o sol ilumine seu coração, 
que as tarefas do dia não sejam um peso nos seus ombros, 
e que os Deuses envolvam você no seu manto de amor.

Nada Te Perturbe - Kelly Patricia