Powered By Blogger

sábado, 16 de outubro de 2010

Reflexão sobre o mês missionário

“Não se abre uma rosa apertando-se o botão”, escreveu alguém. É um pensamento muito próprio para uma reflexão sobre a vocação missionária do cristão para o mês que se avizinha: o mês de outubro, dedicado às missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: “Eis que vos enviou como carneiros em meio a lobos vorazes” (Cf. Mt. 10,16). E, quando, mal recebidos em uma cidade, João e Tiago pretendiam mandar o fogo dos céus sobre aquele povo, mas Jesus os repreendeu “Não sabeis de que espírito sois? (Cf. Lc. 9,55).


A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. O texto do profeta Isaias lido por Jesus na sinagoga de Nazaré (Cf. Lc. 4,16-22) e a si próprio aplicado, diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, eis porque me ungiu e mandou-me evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça”(Cf. Is. 61, 1-4)


E, logo a seguir, no Sermão da Montanha, revirando todos os princípios e conceitos que o pecado instilara nos corações dos homens, da sociedade e da cultura, declara bem aventurados os mansos, os misericordiosos e os que promovem a paz, (Cf. Mt. 5).


A violência e a agressividade afastam os corações. Não é a toa que Santa Terezinha foi declarada padroeira das missões, ela que jamais transpôs as grades de seu convento e, partindo deste mundo aos vinte quatro anos, podia prometer que dos céus enviaria uma chuva de rosas sobre a terra. São Francisco de Sales, igualmente ensinava que se apanham mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre.


Quanta paciência e compreensão mostraram os santos missionários de todos os tempos na inculturação da fé em corações duros e arraigados numa cultura pagã totalmente diversa dos caminhos cristãos. Davam tempo ao tempo, como o semeador aguarda com paciência o tempo da colheita.


O plano salvífico de Deus não é imposto. Como na criação Deus respeitou a vontade do homem que optou pelo pecado, assim também o respeita na opção que ele faz diante da oferta da salvação. “Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”, diz Santo Agostinho.


O cristão que tem, pelo batismo, a vocação missionária, a missão de anunciar a Boa Nova, tem de ter, ele próprio, um coração semelhante ao de Cristo, manso e humilde, como pedimos na jaculatória, “fazei nosso coração semelhante ao vosso”.


O missionário, ao levar a Boa Nova a um mundo angustiado e sem esperança ou cuja esperança se esgota com o último suspiro, não pode se apresentar triste e descorçoado, impaciente ou ansioso, mas deve manifestar uma vida irradiante de fervor e da alegria de Cristo.


Nesse espírito o missionário, sem tergiversar sobre sua fé e sobre a mensagem, abra sua voz para “propor aos homens a verdade evangélica e a salvação em Cristo,com absoluta clareza e com todo o respeito pelas opções livres que a consciência dos ouvintes fará” (E.N 80). Lembre-se “não se abre uma rosa apertando-se o botão”.


DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
Fonte: paroquiasantanadelavras

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

17 de outubro Dia Nacional da Vacinação

As vacinas constituem a melhor proteção para evitar algumas doenças; por isso, é importante cumprir o calendário de vacinação da criança desde o seu nascimento e conhecer as características das vacinas, a época em que devem ser administradas e o tipo de reação que podem causar.


A produção das vacinas é feita a partir da suspensão de microrganismos que provocam determinadas doenças. Eles podem estar mortos ou atenuados. Quando a suspensão é introduzida num organismo, suscita imediatamente a formação de anticorpos que irão combater o agente infectante, caso haja contaminação. Portanto, as vacinas aumentam a imunidade do organismo humano ou animal.


Vacina BCG: imuniza contra a tuberculose. Deve ser aplicada sobretudo após o nascimento, ou o mais precocemente possível. Sua aplicação não é recomendada durante a gravidez.


Vacina tríplice: imuniza contra a difteria, o tétano e a coqueluche. Deve ser aplicada a partir dos dois meses de vida, em três doses, com intervalo de dois meses entre estas.


Vacina contra H. influenzae B: imuniza contra as infecções causadas pelo H. influenzae B, principalmente meningite e pneumonia. Deve ser aplicada a partir dos dois meses de vida, em três doses.


Vacina Sabin: imuniza contra a poliomielite (antes da Sabin, existiu a vacina Salk). É aplicada de forma oral. Uma gotinha dela deve ser administrada a partir dos dois meses, em três doses, e depois com reforço anual até os 5 anos.
Vacina contra a hepatite B: é aplicada em três doses.


Vacina contra o sarampo: deve ser aplicada em bebês com 9 meses.
Vacina antivariólica: imuniza contra a varíola. É preparada a partir do vírus da varíola bovina. Deve ser aplicada a partir dos 6 anos de idade.


Vacina contra a rubéola: deve ser aplicada em todas as mulheres que não estejam grávidas e nas mulheres suscetíveis no pós-parto e pós-aborto espontâneo, para prevenir a rubéola e a síndrome da rubéola congênita. A gravidez deve ser evitada por um período de 30 dias após o recebimento da vacina. É possível que o vírus vacinal seja eliminado pelo leite materno, razão pela qual poderá ocorrer uma infecção benigna de leve intensidade, no recém-nascido.


As reações vacinais vão de mal-estar a alterações na temperatura, ou leves erupções cutâneas, mas são menos importantes que a própria doença. A vacinação generalizada aumentou a sobrevida e diminuiu a mortalidade infantil. A população adulta também se beneficia dos avanços científicos, ao manter e preservar sua saúde.


A vacina contra a gripe, na ocasião da campanha nacional de vacinação do idoso, ocorre, em geral, no primeiro quadrimestre do ano, com a aplicação de dose única anual. Nessa ocasião, é atualizada a situação vacinal da população idosa, especialmente com a aplicação da vacina dupla bacteriana tipo adulto (contra difteria e tétano) e, em condições de exposição e risco, também com a aplicação da vacina contra a febre amarela. Vacina-se também contra pneumococos a população idosa que se encontra nos hospitais, nas casas de repouso, nos asilos e nas casas geriátricas, com dose única e reforço após 5 anos.


Como algumas vacinas são compostas de vírus vivos atenuados, recomenda-se que todos, crianças e adultos, portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida (incluída a Aids), avaliem suas condições clínicas, juntamente com o seu médico, que deverá indicar a vacina ou não. Todas as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde ou nos centros de referência para imunobiológicos, durante todo o ano, para recém-nascidos, crianças e adultos portadores de condições clínicas especiais.
Fonte: paulinas.org.br/
Imagem (meramente...)

16 de outubro Dia da Tecnologia

A partir da última década do século XX, os avanços tecnológicos ocorreram de modo acelerado, tornando mais próximos o real e o virtual, ou seja, as realidades - interna e externa - começaram a perder os limites que as diferenciavam, como acontece nos processos psicóticos.


Contudo, os avanços constantes da tecnologia, que vêm prolongando a vida, aumentando as velocidades, encurtando as distâncias, e a rapidez das comunicações e outros aperfeiçoamentos voltados ao conforto material não contribuíram para solucionar os problema mais sérios da humanidade, como guerras, criminalidade e tráfico de drogas. Ao contrário, esses problemas, que existem há milênios, se aprimoram e nos levam a questionar sobre esse progresso e suas conseqüências.


O valor das descobertas é inquestionável, mas estas envolvem graves dilemas, como o da clonagem, visto que, se for estendida à espécie humana, colocará em risco dois grandes valores: a dignidade do ser humano e a da família.
A clonagem dos animais ou dos seres humanos, o progresso da biotecnologia ou de outras áreas da ciência refletem a busca do ser humano pela perfeição. No entanto, todo esse progresso, ao lado dos benefícios, está provocando guerras, violências, mortes, vícios, degradação do planeta, num ritmo que poderá destruir a humanidade. É chegado, pois, o momento de avaliarmos os avanços tecnológicos sob a luz dos valores éticos e morais, para que todos possam usufruir dos resultados benéficos da tecnologia.
Fonte: paulinas.org.br/
Imagem (meramente...)

16 de outubro Dia da Ciência

A expansão da ciência moderna no século XVII causou grande impacto sobre toda a sociedade mundial, a ponto de Francis Bacon apontar para a responsabilidade da ciência para com a humanidade, em razão do poder que aquela exercia sobre esta. A associação do método experimental e das matemáticas, característica da ciência moderna, aumentou a possibilidade de serem aplicados conhecimentos científicos para solucionar inúmeros problemas práticos de extrema importância para as pessoas. As novas fronteiras culturais e os rumos da economia mundial têm sido, em boa parte, estabelecidos pela evolução da ciência, visto não mais a ser possível pensar em desenvolvimento e bem-estar da sociedade sem relacioná-los aos avanços da ciência.


A presença da ciência brasileira na bibliografia internacional ganhou relevância a partir da década de 1970, após a criação dos cursos de pós-graduação. Graças ao extraordinário avanço da pesquisa científica brasileira no final do século XX, os cientistas das áreas mais qualificadas podem, hoje, dar importante suporte às demandas das empresas do país.


Neste início do século XXI, a ciência avança e está presente em todas as casas, embora de forma desigual. A criação e utilização de espaços e recursos para a divulgação científica contribuem muito para reduzir as diferenças e promover as novas descobertas da ciência e tecnologia.


De acordo com os cientistas, a saúde será uma das áreas de maior desenvolvimento num futuro bem próximo. No entanto, para a opinião pública mundial, está cada vez mais difícil avaliar ou julgar alguns resultados das sofisticadas pesquisas científicas - sobretudo as da engenharia genética -, que suscitam questões de natureza ética, religiosa, bem como envolvem riscos ambientais, como a questão nuclear.


Há, pois, necessidade de controle democrático e ético da ciência por parte da comunidade internacional, aliado à informação e divulgação dos resultados científicos das pesquisas, sejam estes benéficos ou maléficos para os cidadãos comuns ou para o planeta.


Fonte: paulinas.org.br/
Imagem (meramente...)

No Dia dos Professores, o Vídeo Show relembra os mestres da ficção

Confira homenagem aos queridos educadores da telinha

Na série Separação?! , Débora Bloch interpretou Karin, uma professora infantil fora do comum. Karin levava seus problemas conjugais para a sala de aula e os compartilhava com seus aluninhos do maternal. Isso muitas vezes assustava as crianças. No vídeo ao lado, a personagem pede a opinião da criançada e de Cinira, diretora do colégio, sobre o tamanho da sua boca.



Dia do Professor

Se parássemos pra pensar
o quanto vale um professor
nós daríamos bem mais valor
á essa profissão de ensinar.

Pois independente de seu salário
nos ensina com muita dedicação
ajudando toda nossa população
com esse seu trabalho diário.

E não haveria nenhum doutor
se no início de sua carreira
não tivesse tido uma carteira
e principalmente um professor.

A esse grande profissional
demonstro a minha gratidão
reconhecendo que sua profissão
é importante e fundamental.

Enfim, somos todos gratos
por tudo que fizeste por nós
e agora, em uma só voz,
diremos: Professor...muito Obrigado.

Hildo Daniel -Bauru-SP
Fonte: (Arte e Educação)
Imagem: (Meramente ilustrativa)



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Video dia dos professores SP iii

15 de outubro - Dia do(a) Professor(a)

O Dia do(a) Professor(a) é comemorado no Brasil em outubro, porque nesse mês, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no país. No entanto, o documento se oficializou somente em 15 de outubro de 1933, e a data comemorativa só em 14/10/1963, com o decreto nº. 52.682.


A partir dessa data, o sistema educacional brasileiro sofreu muitas modificações, geradas pelas graves crises da nossa economia, pelos regimes políticos que se sucederam, pelos arrochos salariais, em todas as categorias profissionais, tendo como conseqüência a queda do nível da qualidade do ensino, porque atingiu principalmente a carreira do(a) professor(a) formador do pensamento da sociedade.


Estudos realizados em diversos países do mundo têm demonstrado que os professores estão sempre sujeitos a um profundo estresse, que abala sua saúde mental continuamente. Hoje, esse estresse já é reconhecido pelos organismos internacionais como "enfermidade profissional", cujos efeitos repercutem na sala de aula. É considerado não um fenômeno isolado, mas um fator de risco dessa profissão. No Brasil, a situação ainda é pior para o(a) professor(a), em razão das péssimas condições de trabalho.


Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº. 9.394, de 20/12/1996, a formação de professores para atuação na educação básica, fundamental e média deverá ser de nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. Mas o decreto nº. 3.554, de 7/8/2000, estabeleceu que "A formação em nível superior de professores para a atuação multidisciplinar, destinada ao magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, far-se-á, preferencialmente, em cursos normais superiores".


Atendidas as formalidades legais, o professor terá jornadas de trabalho de 45 horas semanais, com um acréscimo de 10 a 20% desse tempo aos trabalhos relativos à escola, prestados na sua própria residência. Esse trabalho extra, além de não ser remunerado, tem efeitos nocivos sobre a produtividade e saúde dos educadores. Quanto ao número de alunos é superior a cinqüenta por classe, em todas as escolas públicas do país. O salário varia entre dois a sete salários mínimos, de acordo com a graduação do(a) professor(a). Por esse motivo, alguns professores lecionam para cerca de mil alunos em mais de vinte classes.


Para valorizar o professor, figura fundamental na transmissão de valores, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou, em 1994, o Dia Mundial do Professor, que já é comemorado em mais de cem países no dia 5 de outubro. O Brasil, contudo, manteve sua festa tradicional, que acontece no dia 15.
Fonte: paulinas.org.br/

domingo, 10 de outubro de 2010

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral

« Sejam Todos Bem-Vindos!»



Roberto Carlos e Meninas Cantoras de Petrópolis: "Nossa Senhora"(1995)

Roberto Carlos - Todas as Nossas Senhoras

A12 A Mãe Aparecida mais perto de você

A12 A Mãe Aparecida mais perto de você

«Poema Dia das Crianças»

Poema Dia das Crianças

(Célia Piovesan)

Ficar de novo pequenina

Olhando as crianças brincando
Comecei a pensar
Talvez quando eu era criança
Adulta eu queria ficar...

E mil lembranças
Voltam em minha mente
De quando eu era pequenina
Uma criança somente.....

Muitas recordações...
Dias felizes....as emoções
E ate das tristezas
Que um dia tive....

Sera mesmo que aproveitei?
Sera que eu valorizei?
A grandeza......a alegria..
Aquela vivencia em plena "folia"?

Sera que o adulto eu analisei?
Sera que eu acreditei?
Que tudo seria melhor quando eu crescesse?
E adulta eu fiquei!!!!!

E hoje quero confessar
Que a infância me fascina...
E que eu daria tudo....
Pra ficar de novo pequenina!

Criança
(Walter Pereira Pimentel)

Já fui sonho, projeto, feto...
Hoje sou como o raiar de um novo dia
O brotar de uma semente
O desabrochar de uma flor.

Sou como uma doce melodia
Com autor e partitura
Só preciso que me "toquem" com ternura
Para que eu possa ser gente.

Do bem, quero ser sempre contexto
Não nasci para ser avesso
Sou portador de sol
Trago luz
Alegria e esperança
Afinal sou criança
Imagem e semelhança de Jesus!

PARABÉNS!!!!!!!

Alegria de ser Criança...

Alegria de ser Criança


(Aline Freitas)

Ser criança é saber perdoar,
é saber amar,
e não guardar mágoas.

Ser criança é brincar,
correr,
viver feliz.

Ser criança é viver na eternidade,
sonhar sonhos de esperança
para encontrar um mundo melhor!

Quem dera se todos tivessem a alegria de ser criança!!!!!!!


Feliz Dia das Crianças!!!!!!!