Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

16 de outubro Dia da Tecnologia

A partir da última década do século XX, os avanços tecnológicos ocorreram de modo acelerado, tornando mais próximos o real e o virtual, ou seja, as realidades - interna e externa - começaram a perder os limites que as diferenciavam, como acontece nos processos psicóticos.


Contudo, os avanços constantes da tecnologia, que vêm prolongando a vida, aumentando as velocidades, encurtando as distâncias, e a rapidez das comunicações e outros aperfeiçoamentos voltados ao conforto material não contribuíram para solucionar os problema mais sérios da humanidade, como guerras, criminalidade e tráfico de drogas. Ao contrário, esses problemas, que existem há milênios, se aprimoram e nos levam a questionar sobre esse progresso e suas conseqüências.


O valor das descobertas é inquestionável, mas estas envolvem graves dilemas, como o da clonagem, visto que, se for estendida à espécie humana, colocará em risco dois grandes valores: a dignidade do ser humano e a da família.
A clonagem dos animais ou dos seres humanos, o progresso da biotecnologia ou de outras áreas da ciência refletem a busca do ser humano pela perfeição. No entanto, todo esse progresso, ao lado dos benefícios, está provocando guerras, violências, mortes, vícios, degradação do planeta, num ritmo que poderá destruir a humanidade. É chegado, pois, o momento de avaliarmos os avanços tecnológicos sob a luz dos valores éticos e morais, para que todos possam usufruir dos resultados benéficos da tecnologia.
Fonte: paulinas.org.br/
Imagem (meramente...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário