Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Eclesiologia Protestante

A Eclesiologia Protestante

Boa sexta-feira! :)


DEUS CUIDA DE MIM... AVES LINDAS!!!

5 de junho-Dia Mundial da Ecologia


5 de junho
Dia Mundial da Ecologia



O biólogo alemão Ernst Haeckel propôs, em 1866, que fosse criada uma disciplina mais específica, dentro da biologia, para estudar as relações dos seres vivos com o meio ambiente. Assim, surgiu a palavra "ecologia", originada das palavras gregas oêkos (casa) e logos (estudo). Contudo, essa disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até o século XX, quando os cientistas e as organizações começaram a dar maior importância ao seu estudo, em especial à preservação do meio ambiente, ameaçado pela ação destrutiva do ser humano. 

A ecologia ganhou importância social após um grande incidente que envolveu o petroleiro Torrey Canyon, que derramou mais de 100 mil toneladas de óleo na costa da Inglaterra, em 1967, deixando no mar uma mancha negra de 300 km². Desde então, a palavra "ecologia" ficou ligada ao conceito de preservação da natureza, e o ser humano passou a observar os resultados de sua intervenção no meio ambiente. 

A preservação dos meios naturais como uma condição para a manutenção da vida é o motivo pelo qual a ONU tem se esforçado para consolidar tratados e políticas ecológicas entre as nações. Dentre os assuntos mais discutidos, estão: preservação de mananciais de águas, diminuição da emissão de poluentes e preservação das matas nativas. 

Em 1992, a II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92, aconteceu no Rio de Janeiro. O Brasil assumiu um compromisso para preservar a natureza, em especial as suas matas nativas, como a floresta Amazônica. A Eco-92 apresentou importantes documentos que abordaram os efeitos da economia industrial sobre o meio ambiente. Esses documentos levantaram questões de difícil aplicação, pois deliberaram sobre o desenvolvimento das nações industrializadas, ou seja, os países ricos, e também sobre os países em desenvolvimento. 

Um desses documentos, a Agenda 21, assinada por 178 países, discorre sobre a aplicação regional de políticas de desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento que possa se auto-sustentar, sem esgotar os recursos naturais disponíveis. 

Atualmente, a maior preocupação dos ecologistas tem sido o aquecimento global provocado pela emissão de poluentes na atmosfera, o qual é responsável pelas súbitas mudanças climáticas que têm sido presenciadas e que acarretam terríveis conseqüências para o ser humano. Os países poluidores, em geral os mais ricos, são os principais responsáveis pela "saúde do planeta". Em 1997, esses países assinaram o Protocolo de Kioto, comprometendo-se a suprimir 5% das emissões de gases poluentes. Contudo, o maior poluidor da atmosfera - os Estados Unidos - retirou-se do acordo, o que torna ainda mais difícil acalentar a esperança de um futuro mais saudável para a humanidade. 

A ONU deliberou, na resolução no 2.994, de 14/01/1999, a comemoração do Dia da Ecologia e do Dia Mundial do Meio Ambiente.


Referência:
Veja também
Fonte www.paulinas.org.br







4 de junho-Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão


4 de junho
Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão ou Dia Internacional contra a Agressão Infantil, ou Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e da Agressão, como é denominado pela ONU, que o criou em 1982, não como data para se comemorar, mas para se refletir. 

A violência contra a criança é um assunto que desperta o interesse da sociedade que busca entender as razões de tal abuso. Há muitos tabus, falsas crenças e mitos sobre esse tema, como achar que a violência contra a criança atinge apenas as classes pouco favorecidas socioeconomicamente ou que se trata de um assunto novo. A história, contudo, prova o contrário. 

No século XVIII, a criança era pouco valorizada e muito desrespeitada, vítima de abusos sexuais, trabalhos forçados, dentre outros tipos de agressão, física ou moral. Na segunda metade do século XIX, porém, as crianças passaram a ser percebidas como seres humanos autônomos. A partir desse momento, algumas disciplinas (como a psicologia, pedagogia, pediatria e psicanálise) surgiram para analisar, compreender, auxiliar e direcionar o desenvolvimento infantil. 

No Brasil, as crianças eram assunto para os órgãos de segurança pública até 1935. Depois, elas passaram a ser assistidas pela Justiça até 1967; somente a partir dessa data tornaram-se objeto das instituições de promoção social. 
A idéia de que essa temática é apenas de cunho privado e que deve ficar entre as quatro paredes do lar é um erro da nossa cultura paternalista. Geralmente, a tendência da família é acobertar os familiares envolvidos na agressão ou não denunciar tais pessoas aos órgãos competentes, com o pretexto de não se envolver em escândalo perante a sociedade. 

O tema "violência de pais contra filhos" foi estudado durante anos. Chegou-se a conclusão de que todos os envolvidos, agressores e vítimas, são prisioneiros de uma teia em que a violência doméstica está mesclada à violência mais ampla, gerada no âmbito social. Os agressores de hoje, geralmente, foram vítimas no passado. 

A violência contra a criança e o adolescente se encaixa, basicamente, em quatro categorias formais: abusos físicos, abusos sexuais, abusos psicológicos e negligências. Zelar pelas crianças é uma tarefa não só dos pais, mas também dos parentes, da comunidade, dos profissionais de saúde, dos líderes da Pastoral da Criança, dos educadores, dos governantes, enfim, de toda a sociedade. Para dar suporte ao pleno desenvolvimento da criança e estimular as políticas de proteção ao menor de idade, a ONU divulgou, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança, a qual tem sido referendada por muitos países, neles incluído o Brasil. Nela constam dez princípios que podem ser assim resumidos: 

1. A criança deve ser protegida, para se desenvolver num lugar onde tenha liberdade e respeito. 
2. A criança tem o direito de ter um nome e de pertencer a um país. 
3. A criança tem direito a boa alimentação, moradia, diversão e assistência médica. 
4. A criança com problemas físicos, mentais ou sociais deve receber cuidados especiais. 
5. A criança precisa de amor e compreensão. Por isso, deve ficar com os pais ou num lugar em que receba carinho e segurança. A sociedade ou a autoridade pública tem o dever de ajudar a criança sem família e as famílias pobres. 
6. A criança tem direito de receber educação, que deverá ser gratuita e obrigatória. Na escola, as oportunidades devem ser iguais para todas. A criança deve ter todas as oportunidades de brincar, divertir-se e ser importante para a sociedade. 
7. A criança deve ser a primeira a receber socorros. 
8. A criança deve ser protegida contra o abandono, a crueldade e a exploração. Não se deve em caso algum permitir que ela tenha ocupação que prejudique sua saúde ou seu desenvolvimento físico, mental ou moral. 
9. Nenhuma criança pode ser discriminada por sua raça, cor, religião, sexo, língua, opinião, política ou de outra natureza etc. 
10. A criança deve ser educada em ambiente de compreensão, amizade, paz e fraternidade universal, para que ofereça sua energia e seu talento a serviço de seus semelhantes. 

Se esses direitos fossem respeitados e cumpridos pelos pais, responsáveis, autoridades públicas, enfim, por todos os responsáveis pela formação da criança, a violência e as agressões não existiriam e muito menos seriam classificadas por categorias. A lei federal nº. 9.970, de 17/05/2000, instituiu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Referência:
Imagem (Meramente ilustrativa)
Fonte www.paulinas.org.br

Deus Cuida de Mim ... Vídeos das Aves

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Para refletir...

Ninguém se aproxima de ti para fazer-te
 mal, pois eu tenho um povo numeroso nesta
cidade.
At 18,10b                                                        
2011-06-03
                                                            

Citação do dia

                                   
Apaixonar-se, apesar de tudo, é uma prova de
sanidade mental, pois no amor descobrimos
uma generosidade ilimitada.
                                                Saul Bellow



3 de junho-Dia do Aniversário da ECO-92

3 de junho
Dia do Aniversário da ECO-92


A I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento considerada como o principal evento que deu início ao movimento ecológico internacional, realizou-se em Estocolmo, Suécia, em 1972. Em 1992, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu realizar a II Conferência. O Brasil candidatou-se a sediá-la, pois também se preocupava com a causa ecológica. 

A II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92) foi realizada no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992. Contou com 178 delegações de países estrangeiros e a presença de 115 chefes de Estado e mais de três mil participantes, entre técnicos, cientistas e jornalistas. Esse evento repassou tudo o que ocorreu desde 1972, até compromissos firmados anteriormente, como, por exemplo, o de Montreal, assinado em 1987, relativo à proteção da camada de ozônio. 


A Eco-92 teve como resultado uma série de convenções, acordos e compromissos, alguns dos quais não foram cumpridos pelos países participantes, como o Protocolo de Kioto, que estabelecia a redução da emissão de gases. Outros foram reconfirmados, como o da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Dos 178 países que assinaram a Convenção em 1992, no Rio de Janeiro, 168 confirmaram a disposição de respeitá-la, incluindo o Brasil. Entre outros documentos, assinaram a Agenda 21, que é um compromisso com o "desenvolvimento sustentável" dos países, ou seja, uma promessa de que o progresso de cada nação estaria interligado à preservação do meio ambiente. 

Há aproximadamente dez anos, várias ações têm sido desenvolvidas para que se cumpram os dispositivos da CDB, se conheça melhor a biodiversidade, e esse fortaleçam os institutos de pesquisas, que fazem levantamentos e inventários. Esse período, contudo, não foi suficiente para que se conheça toda a diversidade brasileira, haja vista ser o Brasil considerado o país da megadiversidade, por concentrar 20% das espécies conhecidas no mundo. Falta, entretanto, pessoal capacitado para coletar dados e planejar o uso sustentável dessa biodiversidade. 


O objetivo da Eco-92 foi alertar as pessoas sobre as questões que afligem o ser humano e o planeta Terra, e implementar ações na busca de soluções. Por isso, há no calendário mundial diversas comemorações visando a conscientização dos povos e o comprometimento de seus governantes.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br


O blog do Google Brasil

O blog do Google Brasil

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viver com alegria: 99º Aniversário de Perdões-MG

Viver com alegria: 99º Aniversário de Perdões-MG

PARA REFLETIR...



Quando vier o Espírito da verdade, ele vos
 guiará em toda a verdade, porque não falará
 de si mesmo, mas do que ouvir, e vos anunciará
as coisas futuras.
 Jo 16,16

Citação do dia

Acho impossível que um indivíduo contemplando
 o céu possa dizer que não existe um
 Criador.
 Abraham Lincoln

365 DIAS COM OS SANTOS DO CARMELO


Meditação do mês
JUNHO


01- Se alguém vier lhe pedir um serviço faça tudo o que depender de você para fazê-lo mesmo que lhe custe muito, mas nunca diga não. Se visse Deus em cada um de seus irmãos, nunca recusaria nada, pelo contrário, procuraria adivinhar antes de pedirem, eis a verdadeira caridade. (Santa Teresinha do Menino Jesus)


02- Oh! Se soubesses as ternuras que encerra seu adorável Coração! Como não amá-lo até o delírio, como não desprezar tudo perante o espetáculo de seus encantos e belezas infinitas? 
(Santa Teresa dos Andes)



03- A oração consola, fortalece, anima, levanta para o céu, faz conhecer a Deus, ensina-nos a nos conhecer. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


04- Toma a Deus por esposo e amigo com quem andes constantemente e não pecarás, e saberás amar, e as coisas necessárias sucederão prosperamente para ti. (São João da Cruz)


05- Ele é um Deus de amor. Nós não podemos compreender até onde chega seu amor particularmente quando nos prova. (Beata Elizabete da Trindade )


06- Não há melhor meio para descobrir as insídias do demônio e obrigá-lo a dar-se a conhecer, do que o da oração. (Santa Teresa de Jesus)


07- Ó, Coração de Jesus, tesouro de ternura, és tu minha felicidade, minha única esperança. 
(Santa Teresinha do Menino Jesus)



08- Companheiro nosso no SS. Sacramento, que parece não estava na sua mão, apartar-se de nós, um só momento! Com tão bom Amigo presente, tudo se pode sofrer. É ajuda e dá força; nunca falta. (Santa Teresa de Jesus)


09- Para poder nos dar a Deus com amor devemos reconhecê-lo como Aquele que ama.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)



10- Vejo o Senhor carregado de tesouros do seu amor procurando almas vazias onde possa depositá-las. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )


11- Na oração, a grande lei é a da liberdade interior. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


12- Quisera que visses em Jesus, no Verbo, o amor que nos demonstrou. Olhemos nEle somente seu amor, já que Deus é amor. O amor é sua essência, no amor se encontram todas as suas perfeições infinitas. 
(Santa Teresa dos Andes)


13- O amor sabe tirar proveito de tudo; do bem e do mal que encontra em nós. (Santa Teresinha do Menino Jesus)


14- Viver submergidos em humildade é viver submergidos em Deus, porque Deus é o fundo desse abismo. (Beata Elizabete da Trindade )


15- Que te aproveita dar a Deus uma coisa se Ele te pede outra? Considera o que Deus quer e faze-o, que assim satisfarás melhor o teu coração do que com aquilo a que te inclinas. (São João da Cruz)


16- “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, é o tomado sem reservas nem reduções. O meu próximo não é aquele que me é simpático, mas é aquele que está junto de mim, sem exceção alguma. 
(Santa Teresa Benedita da Cruz )



17- Como havemos de tratar com o Senhor e que delicadezas de amor Lhe devemos já que, “amor com amor se paga!” (Beata Maria Maravilhas de Jesus )


18- Cada dia que passa compreendo melhor que “só Deus basta”. Esta é a máxima que tenho sobre minha cruz. Que seja também a tua. Busca a Ele e encontrarás tudo...(Santa Teresa dos Andes )


19- Que boa escola de humildade e desprendimento é a oração. Faz-nos caminhar em plena paz no meio da tempestade. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


20- Aconteça o que acontecer, permaneçamos abraçados à cruz, que é sempre um grande evento. (Santa Teresa de Jesus)


21- É preciso que o amor de Deus seja tão grande que chegue a extinguir por completo nosso amor próprio. (Beata Elizabete da Trindade )


22- Jesus vive já em meu coração. Procuro unir-me, assemelhar-me e confundir-me nEle. Sou uma gota d’água que hei de perder-me no Oceano Infinito. (Santa Teresa dos Andes)


23- Também tenho muitas distrações durante a oração, mas logo que me dou conta, rezo pelas pessoas que ocupam minha imaginação e assim elas aproveitam das minhas distrações. 
(Santa Teresinha do Menino Jesus)



24- Se na hora da conta te hás de lamentar por não teres empregado este tempo no serviço de Deus, por que não o ordenas e empregas agora como o quererás tê-lo feito quando estiveres morrendo? (São João da Cruz)


25- Um bom meio para orar continuamente é amar e ter a convicção e a lembrança sempre atual de que se é amado. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


26- Quantas coisas passaram, mas Cristo não passa. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )


27- Deus tem cuidado dos nossos interesses muito mais do que nós mesmos, sabendo o que convém. (Santa Teresa de Jesus)


28- Quanto mais se resiste no silêncio, menos se sente o mal.
 (Santa Teresa Benedita da Cruz )


29- A pureza de intenção, a simplicidade, nos dará a herança que o Senhor nos preparou na eternidade. (Beata Elizabete da Trindade )


30- A oração é a linguagem do amor, é a vida do amor. Ama muito e estarás sempre em oração. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


Fonte: http://www.mosteirosaojose.com.br/365_dias/365diascomossantos.html 

1 de junho-Dia da Imprensa


1 de junho
Dia da Imprensa

A imprensa é considerada o quarto poder, em razão de exercer grande influência no comportamento humano, ao conseguir manipular a opinião pública.

Quando o Brasil era colônia portuguesa, não havia imprensa, universidade nem livros, pois Portugal temia que a cultura e a circulação de idéias pudessem abalar o regime e a metrópole. Tudo mudou com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Em maio de 1808, D. João fundou a Imprensa Régia, que mais tarde passou a chamar-se Imprensa Nacional.

O primeiro jornal em língua portuguesa a circular no Brasil, em 1o de junho de 1808, foi o Correio Braziliense, fundado e elaborado em Londres por Hipólito José da Costa, jornalista brasileiro exilado na Inglaterra.

A Gazeta do Rio de Janeiro foi a primeira publicação oficial impressa no país, editada a partir de 10 de setembro de 1808, submetida à censura do palácio e dirigida por um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.
No âmbito nacional, há quatro jornais matutinos tradicionais no Brasil: Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, de São Paulo, e O Globo e Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro.

No âmbito regional, há jornais que exercem grande influência em suas comunidades, como: Zero Hora, de Porto Alegre (RS), O Estado de Minas, de Belo Horizonte (MG), secundados por A Tarde, de Salvador (BA), Jornal do Comércio, de Recife (PE), e Gazeta do Povo, de Curitiba (PR).

Em Brasília, circulam os jornais matutinos regionais: Jornal de Brasília, e Correio Braziliense (este com título que homenageia o órgão pioneiro da imprensa), de elevado conceito, visto serem os primeiros a chegar às mãos dos políticos e dos ministros.

É relevante a história da imprensa no Brasil, em virtude de estar vinculada a história da política brasileira, caracterizada pela alternância entre períodos de ditadura e de democracia, de censura direta ou indireta e de liberdade de expressão.


Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br

domingo, 29 de maio de 2011