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sábado, 12 de junho de 2010

Ser Simplesmente Amada e Elogiada


“Tudo o que é grande e inspirador é criado pelo ser humano que trabalha em liberdade”, Albert Einstein (1879-1955) Cientista Alemão.
Os ensinamentos da Literatura para vida sentimental são infindáveis. A título de exemplo, focalizo Os Contos de Canterbury, do inglês Geoffrey Chaucer, que deu origem ao filme do italiano Pier Paolo Pasolini. Num dos contos, Chaucer não só aborda aquela que viria a ser uma das principais questões de Freud como lhe dá uma reposta da maior atualidade, o que é surpreendente tendo em vista que a obra foi escrita no século XIV. Chaucer conta a história de um rapaz que violou uma jovem e escapou da morte imediata graças à rainha. Ela decidiu que comutaria a pena capital se, no prazo de um ano, ele respondesse à seguinte pergunta: “O que as mulheres mais querem?”. O rapaz, então, saiu pelo mundo propondo a questão a todas as mulheres, sem encontrar duas que lhe dissessem a mesma coisa. Até deparar com uma senhora que parecia ter mais de 100 anos e que lhe deu uma resposta convincente: “O que as mulheres mais desejam é a liberdade. Querem ser Livres para fazer o que bem entenderem”. Quanto o rapaz reproduziu essa resposta para a rainha, o silêncio tomou conta do salão. Como nenhuma das mulheres presentes – solteiras, casadas ou viúvas – discordou dessa afirmativa, a pena de morte foi definitivamente suspensa.
A mulher quer ser amada e amar, ser elogiada e elogiar, para isso ela deseja toda liberdade e respeito.
Desde que os esmaltes saltaram definitivamente dos salões de beleza para a casa, como um acessório de moda que toda mulher tem aos montes – somente em 2009, a produção cresceu 36%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos – , não basta embalar a cor do momento. É preciso embalar a cor do momento. É preciso fazer dela um objeto de desejo. E é aí que a criatividade e o marketing entram. Atualmente, as principais marcas do mercado têm reuniões seriíssimas para decidir que o que a gente antes chamava de vermelho agora se chama Deixar Beijar, que Sereia é o novo verde, e que Preguicinha virou sinônimo de rosa.
– Hoje, a marca ousa mais nas cores e nos nomes, para agradar desde as consumidoras mais tradicionais até as mais antenadas – analisa Mel Girão, diretora executiva de marketing da Risqué. – Além da cor, o próprio nome do esmalte acaba entrando no circuito da moda.
– Para a brasileira, a escolha da cor está relacionada ao seu estado de espírito – acredita Adriana Garcia, do marketing da Colorama. – O nome ajuda a tornar tudo mais lúdico e interessante. É o caso do Batom Vermelho, que representa bem a busca pelo tom vermelho sedutor.
Não é o batom, não é o esmalte, não é a roupa, o corte de cabelo, a maquiagem, o sapato, não é o adorno em si que faz a mulher toda feliz, e sim, a ternura de um elogio sincero pelo seu reconhecimento de ser vista pelo momento de sua arte em seu corpo e pela beleza que expressa a sua alma. Alma, beleza e arte é o conjunto intrínseco misterioso e magistral da mulher.
Dentro desse contexto a mulher quer ser feliz, maravilhosa, elogiada e amada por seu espaço de novidades que lhe causa prazer. A sua natureza é de atitude muito delicada e apreciada. Com razão, a mulher é coração, é emoção, é estética criativa e construtiva. Sua pele é dez vezes mais sensível do que a do homem. Daí, “sensibilidade à flor da pele”, ou seja: o carinho e a carícia é tudo para sua intimidade.
Todo seu desejo de profunda beleza e enigma vai se expressando no decorrer do tempo pela sua criatividade sentimental abissal de liberdade, de amor e de respeito. A mulher é sábia, detentora de mistérios e possuidora da arma mais poderosa do mundo. Ela se mostra para encantar, deslumbrar, construir e se revelar progressivamente. Só depende dela mesma para realizar o seu projeto.
Colossal é a sua incomensurável opulência. Seu ser é mais profundo do que o Oceano, suas aspirações vão além da eternidade e o seu ódio é infernal. Nada, absolutamente nada satisfaz a mulher se o amor não estiver em primeiro lugar. Tudo em seu interior se concretiza em ser simplesmente amada e elogiada. Seus sentimentos são mais valiosos do que todo ouro e todas as pedras preciosas do Universo.

Inácio José do Vale
Escritor, Professor e conferencista.
Mestre em Psicologia Social

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