Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Espiritualidade


“Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-no a parar: ‘Fica conosco, já é tarde e o dia declina’. Entrou, então, com eles.” (Lc. 24, 28-29)
 O convite

Leia todo o texto dos “Discípulos de Emaús (Lc. 24, 13-35). Jesus não queria passar adiante. Ele conhecia os dois; era até sobrinho de um deles (Cléofas – esposo de Maria, irmã de Nossa Senhora; e diz a tradição que era irmão de José, pai adotivo de Jesus). Alguém muito próximo, muito além até dos laços familiares, um discípulo querido. 

Cléofas e o outro discípulo estavam entristecidos, sem esperança, cegos de abatimento – como ficamos nós quando nossa alma está prostrada. Jesus é o Mestre e o amigo que caminha com eles e quer dar-lhes a capacidade de enxergar com os olhos da fé. E aos poucos o coração deles vai se aquecendo, o peso do luto vai se aliviando e a alegria beija-lhes a alma de forma suave. 

Jesus não queria passar adiante, mas era necessário que eles o convidassem a entrar. Respeitoso, espera o convite. Quantas vezes ele andou ao nosso lado e simplesmente deixamos que Ele passasse adiante!... Estávamos tão detidos em nossos próprios problemas e dores que não tivemos a sensibilidade necessária para convidá-lo. Mas agora renova-se a presença divina ao seu lado e pode ser que Ele faça como se quisesse passar adiante. O que você fará? Deixará que mais uma vez Ele não entre em sua vida por falta de convite? Ele não entrará se você não o convidar! 

Eles não só pediram a Ele que entrasse, mas foram incisivos no convite e “forçaram-no a parar”. Você se lembra do que o mesmo evangelista Lucas fala sobre a oração: “Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo” (Lc. 18, 1)? Diga pra Ele insistentemente: 

– Fica conosco, Senhor! Fica comigo, na minha vida. Partilha de minha dor e de minha alegria. Entra na minha casa, não apenas como hóspede, mas como dono. Partilha do que tenho e do que sou. O dia declina... 

O declinar do dia

O “declinar do dia”: momentos em que nos sentimos cansados, solitários e até mesmo sem esperança. E é preciso dizer ao Mestre: “Fica conosco”! 

E ei-lo ali, entrando mais uma vez na casa dos seus discípulos para partilhar com eles o sinal maior de sua presença: a Eucaristia. Seus olhos se abrem quando Ele toma o pão, abençoa-o e o serve a eles. Dali para frente, este seria o magno sinal de Sua presença ao lado deles e de todos os discípulos que tiveram os olhos abertos pela fé. 

Você poderá experimentar a palavra do Mestre abrasando agora o seu coração. Você poderá celebrar esta presença em comunidade, como fizeram ao voltar a Jerusalém, percorrendo o mesmo caminho, mas de forma nova, mas com a alma restaurada. E toda vez que o pão for partido, soará aos seus ouvidos a voz do Mestre dizendo: “Fazei isto em memória de mim” (Lc. 22, 21)! 

Provavelmente os discípulos de Emaús nunca mais disseram que era tarde, pois nunca é tarde para quem tem o Jesus ao seu lado. Sempre é tempo para transformar o coração. 

Uma vivência

Procure valorizar o período do FINAL DE TARDE ou a noite para estar na presença de Deus. Tenha em mente a passagem dos discípulos de Emaús e convide Jesus para entrar e permanecer com você e em você. 

Autor: Pe. Sérgio Luiz e Silva

Fonte: padresergio.com

Imagem(Meramente ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário