Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ENTRE O NOSSO E O DOS OUTROS



Citado no livro “Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo” de Jacques Atalli, o rabino Hillel aborda quatro tipos de posse que expressam quatro comportamentos.
1-Meu-meu/teu-teu; 2-meu-teu/teu-meu; 3-meu-meu/teu-meu;  4-meu-meu/ teu-teu.
1-O que é meu é meu e o que é teu é teu. 2- O que é meu é teu e o que é teu é meu. 3-  O que é meu é meu e o que é teu é meu. 4-  O que é meu é teu e o que é teu é teu.
Somente o último conceito expressa sabedoria, porque somente ele contém entrega que vai além da barganha ou do exclusivismo. Somente a última postura reflete alteridade plena. Trata-se de ascese no mais alto grau. Poucas pessoas saberiam vivê-la.
Platão na sua obra De Republica, também acentua que a cidadania consiste em alguém saber a diferença entre o “meu” e o “não meu”. Quem não sabe o limite extrapola e toma posse.

Imagem (Meramente ilustrativa)
Fonte: www.padrezezinhoscj.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário