Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

1 de abril-PÁSCOA - Símbolos e Mensagem



1 de abril
PÁSCOA - Símbolos e Mensagem



Páscoa - Mensagem e símbolos 
O que é a Páscoa? 
Páscoa é a solenidade da ressurreição de Jesus Cristo. Jesus, que foi crucificado e morto na sexta-feira e teve seu corpo colocado em um sepulcro, ressuscita e está vivo no meio de nós. A palavra Páscoa é de origem hebraica ( Pessach), e significa passagem, ou seja,passagem da morte para a vida. 
Símbolos da Páscoa 

LUZ 
As luzes caracterizam as celebrações pascais. Nas comunidades religiosas e Igrejas, no sábado da vigília pascal com o fogo novo acende-se uma grande vela denominada círio pascal e com ele acendem-se todas as velas das pessoas presentes. O círio é símbolo de Jesus Cristo que comunica sua luz a todos os povos. 

CÍRIO PASCAL 
No círio há duas letras gregas -alfa e ômega - , a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim. Jesus disse: " Eu sou o princípio e o fim". E São Paulo dirá: "Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre" (Hb 13,8). 
No círio há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança. 

PEIXE 
Peixe é um dos símbolos mais antigos. Os primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado, utilizavam a palavra peixe, escrita em grego: ICTYS. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nas catacumbas, a figura e a palavra peixe são encontradas. A relação com a Páscoa se acha neste detalhe da palavra e de ser um elemento que aparece nos encontros de Jesus com os apóstolos após a Ressurreição (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43). 

SINOS 
Os sinos festivos, que repicam na noite da Ressurreição, expressam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. 


VESTES BRANCAS 
As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam, em primeiro lugar os anjos, "personagens de vestes fulgurantes" (Lc 24, 4), que anunciaram a Ressurreição. 

ALELUIA 
O Cântico do Aleluia (HALLELUI-YAH ) que significa louvor ao Senhor, é um dos símbolos mais expressivos da alegria da Ressurreição. 

GIRASSOL 
Maria Madalena encontrou Jesus ressuscitado num jardim. As flores alegres simbolizam o clima festivo da Páscoa. Dentre as flores, o girassol é um dos símbolos mais ricos em conteúdo. 
Sempre voltado para o sol, do nascente ao poente, o girassol é símbolo dos cristãos, que vivem sua fé na Ressurreição, voltados e recebendo luz do Sol-Cristo. De Cristo Luz recebem força, calor, motivações e energia. 

O CORDEIRO 
Simboliza Cristo, oferecido em sacrifício em favor do seu rebanho. 

O PÃO E O VINHO 
Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos. 

OVO DE PÁSCOA 
O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer. 

COELHO 
O coelho é um animal bastante fecundo, capaz de gerar em grande quantidade. 
É símbolo da Páscoa que acontece dentro da comunidade também fecunda de vida da graça de Deus. 

CARTÕES 
Os cartões levam mensagem de alegria e de vida para quem os recebe. Simbolizam os mensageiros (anjos) que anunciaram a ressurreição de Jesus. Quem envia um cartão de Páscoa é uma mensageiro desta Vida Nova! Podem ser enviados cartões impressos ou virtuais. Acesse e envie cartões com belas mensagens em: http://www.paulinas.org.br/cartoes/plHomeCartoes.aspx?idTipo=54 

MÚSICA 
As alegres músicas de Páscoa desde as clássicas até as populares comunicam também o anúncio feliz da Vida que é Jesus. Recorde-se: Aleluia de Haendel, as inúmeras Bênçãos Pascais, no CD Ação de Graças no Dia do Senhor - Ciclo de Natal- Ciclo Pascal- Tempo Comum. 

MENSAGEM 

É PÁSCOA! 
Páscoa é passagem! 
Passagem para onde? 
As autoridades do tempo pensavam ter eliminado a comunicação com Jesus. 
Calaram sua voz. 
Paralisaram seus gestos. 
Anularam suas expressões e o colocaram num túmulo. 
Apagaram sua presença. 
Poucos perceberam. 
Poucos creram, mas na verdade Jesus passou para a "outra margem"! 
Jesus criou uma EXPRESSÃO NOVA DE VIDA! 
A "outra margem" é a estrada de Emaús por onde caminha com dois discípulos. 
A "outra margem" é a praia do mar da Galileia, onde, VIVO, ele prepara o peixe 
para a partilha com os amigos. 
A "outra margem" é a presença viva no Cenáculo, onde rompe os limites das portas 
e dos corações fechados pelo medo! 
A "outra margem" é 
construção de vida que se faz hoje, 
a partir da comunicação libertadora. 
Hoje é a passagem para a "outra margem"! 
Hoje é PÁSCOA! 

(Ir. Patrícia Silva, fsp) 

Veja também:
Dia da Abolição da Escravidão Indígena
Fonte www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário