9 de abril
Dia Nacional do Aço
Em
De acordo com o Dicionário Houaiss, aço é "liga de ferro e carbono (de 0,2% a 1,8% deste, no máximo), que pode conter outros elementos e que endurece pela têmpera". O aço é um produto obtido por meio do refinamento do ferro-gusa, obtido no alto-forno, com, geralmente, um elevado teor de carbono e impurezas.
Atualmente, o aço está presente no dia-a-dia de todas as pessoas. Mesmo as indústrias que não fabricam produtos confeccionados com esse material - como tecidos, madeiras etc. - têm suas maquinarias feitas de aço. Inegavelmente, o aço gera crescimento econômico para toda a sociedade.
No Brasil, a produção siderúrgica teve início em 1925, quando a Usina de Sabará, pertencente à Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, tornou-se a primeira usina integrada da América do Sul a utilizar o carvão vegetal como redutor.
Um fato importante ocorrido recentemente foi a privatização da siderurgia brasileira, concluída em 1993, que resultou numa complexa estrutura patrimonial no âmbito siderúrgico. Hoje existem 11 empresas/grupos que atuam no Brasil, com a estrutura societária internacionalizada.
A maior siderúrgica da América do Sul, a Companhia Siderúrgica Nacional, foi criada pelo decreto-lei nº 3.002, de 30/1/1941, sancionado pelo presidente Getúlio Vargas. A Companhia Vale do Rio Doce - empresa de capital misto criada pelo artigo 10 do decreto-lei nº 4.352, de 1º/6/1942, sancionado também pelo presidente Getúlio Vargas - consolidou sua posição no mercado mundial na década de 1950.
No século XXI, há previsões de que haja baixa produção global de aço bruto. Corrobora essa assertiva o fato de que os países desenvolvidos têm continuado a produzir de laminados, sem alterar sua posição no mercado.
O Brasil tem se mantido entre o oitavo e o nono lugar, colocando-se junto aos maiores competidores, o que equivale a quase metade do total produzido pela América Latina e a 3% do total mundial.
Hoje, as siderúrgicas preocupam-se com a redução de custos e com o aperfeiçoamento dos produtos fabricados, visto que o objetivo mundial é continuar incentivando o que já está em curso, para consolidar efetivamente o setor.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas
Fonte www.paulinas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário