3 de agosto
Dia do Capoeirista
Dia do Capoeirista
A capoeira surgiu no início do Brasil
colonial, quando havia o sistema escravocrata. Os escravos trazidos da África
trouxeram uma dança composta de gestos que imitavam os animais, em que os pés e
o gingado do corpo tinham destaque. Era o jogo angolano da "dança das
zebras", disputa festiva pelo amor de uma mulher. Formava-se uma roda, em
meio ao canto e à dança, e, no centro, dois capoeiristas davam início à luta,
cujo vencedor ficava com a amada.
O primeiro canto, entoado geralmente pelo
capoeirista mais antigo que fazia parte da roda, é hoje acompanhado não só por
berimbaus, mas também por atabaques, ganzás, agogôs e pandeiros.
Em razão da intensidade com que os escravos eram
oprimidos e castigados pelos senhores de engenho, e da escassez de armas, os
simples gestos dessa dança se transformaram em movimentos de defesa. A
observação do comportamento dos animais brasileiros, particularmente o lagarto,
a cobra e a onça, que atacam e se defendem com destreza, ajudou os escravos a
criarem um conjunto de movimentos que reuniu a agilidade, a técnica e a força,
utilizadas inicialmente nas rasteiras, nos pulos, nas cabeçadas que iriam se
desenvolver posteriormente.
A origem do nome é controvertida. Alguns dizem que
"capoeira" veio do tupi-guarani, com o significado de
"descampado em meio ao mato alto ou clareira". Chamava-se, então, de
"capoeira" o negro que jogava, porque o mato baixo das capoeiras era
ideal para a prática dos movimentos. Em Portugal, "capoeira" é a gaiola
na qual são carregados frangos. Assim, capoeira era o nome dado aos negros,
porque carregavam frangos para o mercado.
A capoeira se divide basicamente em duas
correntes: angolana e regional.
O ritmo angolano é mais lento e cadenciado. O
regional é ligeiro, marcado por uma seqüência de golpes.
Dois anos depois da abolição da escravatura no
Brasil, em 1890, um decreto sobre a imigração autorizava a entrada de
estrangeiros, mas somente com o consentimento do Congresso Nacional. Então a
prática da capoeira passou a ser uma contravenção penal. O jogo, porém,
resistiu, sobreviveu e mais tarde transformou-se em cultura popular brasileira.
Com isso, surgiram os grandes nomes de célebres capoeiristas, que passaram para
a história, como Nascimento Grande, Manduca da Praia, Natividade, Pedro Cobra e
Besouro Mangangá, entre outros.
Atualmente, o capoeirista desenvolve as duas
linguagens rítmicas com a mesma capacidade. Acima de tudo, ele aprende a
trabalhar diversas facetas da capoeira, tais como arte, dança, luta, jogo,
exercício de características acrobáticas, de controle e consciência corporal,
de resistência, de força, de criatividade e de flexibilidade.
A arte da capoeira, como outras manifestações
populares, representa hoje um importante aspecto do folclore brasileiro.
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